Autor |
Mensagem |
euprofessor Membro Novato |
# nov/18
Boa tarde, não sou da área da música, mas estou lendo um texto sobre e não entendo o que seria "ordem" e suas diferenças: singela, duplas ou triplas. Poderiam me ajudar?
"viola de cinco ordens de cordas, singelas, duplas ou triplas.
Obrigado :)
|
sandroguiraldo Veterano |
# nov/18
· votar
euprofessor Há instrumentos que fogem do padrão 6 cordas do violão popular. Existem violas de 10 cordas, que são 5 pares de cordas duplas... Há violas de 12 cordas, com 6 pares duplos, há violões de 12 cordas...
Singela é quando é uma corda somente, caso do violão popular; são 6 cordas singelas, sozinhas.
Duplas é no caso das violas "caipiras" de 10 ou 12 cordas. Triplas eu não conheço.
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar
euprofessor
Vamos lá, já que você não é da área, e não sei qual a intenção do texto que você leu, vou tentar explicar de forma detalhada.
Primeiro, observe um violão comum. Você vai notar que ele tem 6 cordas de espessuras diferentes. Cada corda é afinada num tom e a mais grossa é mais grave e a mais fina mais aguda. São 6 cordas independentes na sonoridade, são "únicas", feitas para soarem independentes. São seis cordas unitárias, singelas.
violão 6 cordas
Num violão de 12 cordas, existem a mesma sequência de 6 cordas, porém cada uma delas recebe um par, para ser tocada e soar junto. Isso aumenta o brilho, da uma gama maior na sonoridade. Este par, comumente é afinado uma oitava acima nas graves e igual nos agudos. Mas não é regra, permite outras afinações e variações. Cordas Duplas.
violão 12 cordas
Por último... o violão é descendente direto de um instrumento chamado Viola Barroca ou Viola de Queluz que possuia "triplas" de cordas nos bordões para reforçar o som grave, e duplas nas agudas. Cordas Triplas. Isso não é muito comum hoje em dia.
Viola de Queluz
As "5 ordens" é porque as violas, diferente do violão possuem 5 cordas, e não 6. O comum é Viola de 10 cordas, ou seja 5 pares ou casais.
As violas são sempre em "ordem de 5 cordas". Assim, uma viola de 12 cordas tem 3 cordas duplas e 2 cordas triplas.
Espero ter ajudado.
|
# nov/18
· votar
Muito obrigado gente.
|
# nov/18
· votar
Gente, ainda sobre o texto, o que é um bordão?
"Esta ordem tripla apresenta três cordas de calibragens diferentes, a saber: um bordão com corda encapada, a oitava do bordão, também com corda encapada, e a oitava da oitava do bordão, sendo esta uma corda lisa de aço."
Eu achei que bordão eram as cordas mais graves do instrumento, agora estou perdido... POdem me ajudar?
Obrigado
|
# nov/18
· votar
Peraí, mas não entendi o que é a "ordem".. Quantidade de cordas?
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar
euprofessor
"o que é um bordão?"
Bordões, as mais grossas.....as mais graves... geralmente uma corda encapada, ou seja, possui um revestimento. No violão são 3 bordões e 3 primas, que são as mais finas, mais agudas e sem revestimento (geralmente).
"o que é a "ordem".. Quantidade de cordas?"
Não pense em quantidade pense, via de regra*, como um "fator matemático".
O violão têm 6 cordas, se for cordas duplas terá 12. (ordem de 6 cordas, 3 bordões e 3 primas)
A viola têm 5 cordas (2 bordões e 3 primas), se cordas duplas 10 cordas, mas quando tem bordão triplo tem 12 cordas:
2 Bordões triplos = 6 e 3 primas duplas = 6.
6 + 6 = 12 cordas de uma relação (ordem) de 2 + 3 = 5
(*) Via de regra, porque em música, quase nada é regra definitiva.
|