Pino da tarraxa subindo na corda Sol

    Autor Mensagem
    JonathanScripter
    Membro Novato
    # ago/17


    Não se se esta pergunta já foi feita, dei uma procurada mas não achei nenhuma com esta descrição, bom, comprei um violão a quase um ano (faz um ano mês que vem), desde que comprei ele, sempre na corda sol, a tarraxa sobe (mais precisamente o pino).

    Foto:

    http://imgur.com/a/s9C8z

    O pino já chegou a uma altura equivalente a 1/3 a mais que esta, e da uma impressão de que o pino vai sair voando enquanto toco, abaixei ele apertando quando troquei as cordas, não sei exatamente como devo abaixa-lo, um parafuso que tenho que apertar? agora que coloquei novas cordas e afinei, o pino subiu, e sobe gradativamente, o que afeta a afinação.

    Não ligue pela quantidade de corda que deixei sobrando, descuidei desta vez (mas se for este um dos motivos do pino subir, avise).

    Devo levar em um luthier ou posso resolver eu mesmo? E como se puder. Claro, contanto que seja seguro para a vida de meu violão.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não é o pino, é só o acabamento... Em tese, só apertar de volta...

    JonathanScripter
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah Em tese, mas ele não desce na mão com a corda afinada, só se eu usar um alicate.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu soltaria a corda e iria tentar empurrar de volta...

    Se não removeria a tarraxa e tentaria empurrar de volta...

    JonathanScripter
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: JonathanScripter
    · votar


    Ismah Este é o problema, antes de colocar estas cordas, abaixei ele, logo em seguida coloquei as cordas, isto segunda-feira, terça-feira já havia subido novamente, e hj está desta forma, se eu desafinar e abaixar e afinar de novo, ele sobe

    @edit: vou abaixar de alguma forma, se ele subir amanhã, bom, acho q só no luthier

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ponha uma bucha feita com a madeira de caixa de fósforos ou algumas coisa assim... Vai aumentar a pressão, e travar ele no lugar. Acredito que resolva.

    JonathanScripter
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah Vou tentar, obrigado pela ajuda

    Vitarossi
    Membro
    # ago/17
    · votar


    JonathanScripter,

    Se a sugestão do Ismah não funcionar, troque a tarraxa. Você deve encontrar aí barato em alguma loja, e não é difícil substituir.

    Vitarossi
    Membro
    # ago/17
    · votar


    Se bem que esse acabamento não deveria fazer diferença nenhuma na afinação...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    JonathanScripter

    A quanto tempo você tem esse violão e há quanto tempo você notou esse problema?

    JonathanScripter
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    A quanto tempo você tem esse violão e há quanto tempo você notou esse problema?

    Tenho o violão a um ano, se não me engano notei o problema na primeira afinação, mas não estava subindo tanto, agora está subindo bastante.

    LeandroP
    Moderador
    # set/17
    · votar


    JonathanScripter

    Então podemos deduzir que se trata de um defeito de fabricação.
    Um luthier pode tampar o furo e depois furar com a medida exata.

    Outra alternativa seria você mesmo fazer uma bucha usando alumínio de lata de refrigerante/cerveja.

    Com uma tesoura você corta o alumínio um pouco menor que a espessura do headstock do violão. E depois enrole este alumínio na bucha da tarracha, só que sem completar a volta, faltando aproximadamente uns 3mm pra preencher todo o diâmetro. Depois de pronto ele deve entrar batido no furo. Isso deve resolver seu problema.

    JonathanScripter
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    LeandroP

    Obrigado, vou levar a um luthier, preciso que sejam feitas regulagens também, já que o violão veio de uma linha de produção com peças de plásticos e trastes desnivelados (e cordas super altas).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pino da tarraxa subindo na corda Sol