gabriel_atc Veterano |
# mar/16
Procurei e não achei tópico específico sobre isso.
Seguinte: Comprei um violão aço Epiphone 1964 Texan, made in Indonésia, excelente. Nut e rastilho de osso, afinadíssimo, inclusive nas oitavas. Afinação perfeita em todo o braço.
Ele veio com tarraxas Wilkinson, e notei que para afinar a corda Sol, antes de chegar no ponto, a tarraxa ficava muito dura, parece que vai quebrar tudo. Lembro que as tarraxas das demais cordas são normais, ou seja, ficam levemente mais "firmes" pouco antes do ponto de afinação. O problema é só na sol. Nenhuma corda "estrala" ao apertar, nem apresenta nenhuma anormalidade aparente.
Mandei o violão pra garantia e retornou como não sendo problema na tarraxa, mas voltou igual como foi.
Aí comprei no e-bay um jogo de tarraxas novas, iguais às originais, porém da Kluson, modelo deluxe, a mesma marca que vem nas gibsons. Por isso achei que ia resolver o problema. Uso cordas 0.010-0.47 da elixir.
Para a minha surpresa ficou a mesmíssima porcaria. Chega a dar medo de afinar a Sol. Porém, a exemplo das tarraxas originais, essas seguram bem a afinação.
Troquei várias vezes as cordas, inclusive de outras marcas, porque poderia ser problema na corda, e NADA MUDOU.
O que causa estranheza também é que no geral os epiphones, tanto violão como guita (tenho várias) são muito bons, muito bem construídos. Aliás sou fá dessa marca. Por favor, gostaria da opinião de um LUTHIER que me dê uma luz. Não sei o que pode ser.
|