Como posso lixar meu rastilho?

Autor Mensagem
ana_3325
Membro Novato
# out/16


Olá eu comprei um novo rastilho pq meu irmao conseguiu a façanha de lixar o antigo rastilho baixinho demais kkk e ficou todo improvisado com papel em baixo ate trastejando as vezes e tbm com um som mt "pobre" :/ entao,gostaria de saber como faço pra lixar o meu novo rastilho e se tem q deixar essa "inclinaçao" dele ou ir lixando (embaixo) pra ficar reto? (Quero dizer sobre o rastilho ter um lado menos inclinado e o meu antigo rastilho ter sido reto)
Fotos do antigo rastilho e o novo: http://m.imgur.com/a/qGR1a

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


ana_3325
Eu costumo fazer assim: pegue uma lixa e cole num pedaço de madeira, é mais fácil você ir "raspando" o rastilho na lixa do que a lixa nele.

Primeiro, coloque o rastilho no violão e verifique a altura; tem que tirar muito? Tirar pouco? Aí faça o procedimento que disse acima.

Teste de novo, ficou bom?
Não precisa tirar a inclinação, aliás, fazendo do jeito que falei, ele vai gastar por igual, então tente manter a inclinação.

Geralmente o lado mais alto fica nas cordas mais graves, mas você pode testar invertendo e vendo o que prefere também...

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


E se for de osso prepare-se para o fedo de osso queimado. É horrível.

A dica do sandroguiraldo é excelente! Prenda a lixa numa superfície plana e passe o rastilho na lixa. Não deve ter inclinação aonde você lixar. Se não tiver captação do tipo piezzo você pode compensar a altura, caso tenha lixado demais, com uma lâmina de madeira, como calço. Não vejo nenhum problema nisso.

ana_3325
Membro Novato
# out/16
· votar


Leandro,capitaçao de piezzo?? Nem sei oq é isso ahaha se caso for algo relacionado a violao eletrico,eu tenho um violao acustico msm

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


ana_3325

É uma captação que fica sob o rastilho. O rastilho faz pressão sobre o piezzo, transferindo a vibração das cordas, que é convertido em corrente elétrica. Se fosse com este tipo de captação eu não recomendaria fazer por conta própria, já que o ajuste da pressão sobre o piezzo é determinante. No seu caso é mais tranquilo e acho até legal fazer por conta própria. Dá até pra usar lixa de unha ;)

pedronh
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
A regulagem de altura do do rastilho é simples, porém exige um conhecimento mínimo de luthieria. É necessário, antes, regular o braço. Uma boa dica para que se alcance a altura desejada é ter por base o fato de que cada milímetro aumentado no rastilho corresponde a aprox. meio milímetro no meio da escala. Logo, 8mm de rastilho para 4mm no décimo segundo traste, embora isso não seja, obviamente, um calculo exato. Eu, entretanto, não faço assim, faço mais no olho...
Ah, a maioria deixa o rastilho irregular, mais alto nos bordões, por alguns motivos, dos quais destaco evitar que trastejem.
As dicas foram boas, pois é preciso que o rastilho esteja regular/plano no lado que ficará pra dentro do cavalete.
Você deve saber o que quer, pois se deixar as cordas muito baixas terá mais conforto, porém deverá moderar a força da palhetada. Cordas muito próximas dos trastes são boas pra quem toca mais músicas dedilhadas...

Amago
Membro Novato
# jan/17
· votar


To lixando aqui um rastilho preto mas ele solta uma tinta na lixa( aja lixa) com o branco e bem mais fácil.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Eu lixei o nut de osso no esmeril e foi suado fazer... Se for plástico é mais tranquilo.

Amago

Tusq? Grafite?

Amago
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Amago
· votar


Tusq? Grafite?
Não sei, mas deve ser um dos 2

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Ismah
Eu lixei o nut de osso no esmeril e foi suado fazer

Sem contar o cheiro rsrsrs

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Eu não ligo pro cheiro... To acostumado com cheiro de bosta que tem aqui no interior... Ossinho queimado não me incomoda não hehe

Amago
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Amago
· votar


To acostumado com cheiro de bosta que tem aqui no interior...
Eu também moro no interior, (na zona rural) então e bosta pra todo lado rsrs

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Eu heim °,°

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


LeandroP

Há vacas pastando 10m longe de onde eu sento a noite para tocar violão, fumar cachimbo e berber um mate. Isso que é clima para country e blues de raíz. rs

Panucci meu querido, brigamos um dia, quando disse que quem ter banda, precisa dar um jeito de se locomover por veículo próprio com o equipamento. Tu acabou saindo da discussão, e ao que pareceu, um tanto ofendido. Mas o meu conceito de longe é bem maior que o teu...

Em centros urbanos, longe é atravessar a cidade. Pra mim longe é cruzar metade do estado. Pra ti ter ideia, as casas onde mais temos público são em Caxias do Sul, 60km longe e na capital, 87km longe. Cada show, implica em mais de 100km de estrada.

Na época, foi um problema do meu ponto vista - não que tenha mudado ele, continuo defendendo que banda que quer se dar bem tem que meter o pé na estrada e sair da zona de conforto, e carregar seu equipamento, porque a casa oferece entre muito pouco, pra nada, numa grande maioria das vezes.
Só que hoje eu entendi a sua realidade, e mesmo discordando, se tem dado certo pra ti, excelente.
Estive sempre em bandas com certo mercado, e estou numa banda que tocou já em boa parte do estado, e que é do interior! O show mais perto, implica em rodar 120km. :)

Amago
Membro Novato
# jan/17
· votar


Há vacas pastando 10m longe de onde eu sento a noite para tocar violão, fumar cachimbo e berber um mate. Isso que é clima para country e blues de raíz. rs
Pra mim funciona mais como um clima caipira de raiz mesmo, e um convite irrecusável (ou quase) a tocar viola.

LeandroP
Moderador
# jan/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Ismah

Relaxa com aquele assunto. Venho conversando com você numa boa e; apesar de as vezes não carregar o meu equipamento (por "n" razões) o que eu não gosto de levar comigo é o peso do rancor... Tá tudo na mais santa paz ;)

Mas eu não fico só no eixo Diadema/São Bernardo rsrsrs Tenho uns km's pra contar estórias e histórias rsrsrs

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Amago
Eu ainda que goste da viola, não é a inspiração... Gosto mais do som americano.

LeandroP

Fico feliz em olvir isso. :)

Amago
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Amago
· votar


Acho que minha viola nova veio de fabrica com rastilho de osso, pois está osso lixa-lo, (não resisti ao trocadilho rsrs) estou pensando em recorrer ao esmeril também, o problema e que o rastilho e liso diferente dos rastilhos de violão folk que estou acostumado a lixar, então eis que surgi a duvida, de que lado lixar? Onde passam as cordas? Ou onde o rastilho se apoia no cavalete? Ja lixei um pouco, mas desisti quando fiquei na duvida

LeandroP
Moderador
# abr/17
· votar


Amago

Depende do que você quer fazer com o rastilho. Se a sua intenção é unicamente baixar a altura das cordas, você deve lixar a parte de baixo. Se tem muito material na parte de cima, você deve lixar em cima. O ideal é que a profundidade do canal por onde passa a corda tenha espaço suficiente pra ela não escapar (no mínimo o diâmetro da corda.

Fique atento ao paralelismo na hora de lixar, pra não ficar mais alto de um lado e baixo de outro. E também tenha cuidado com o esmeril. Apesar de ser um equipamento fácil de trabalhar, também oferece perigo pra quem não tem experiência (não use camisa de mangas longas e segure a peça firme na mão).

Amago
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Amago
· votar


LeandroP
Estranho e que o canal que recebe o rastilho no cavalete e mais profundo onde passam as cordas agudas. Obrigado pela ajuda, vou tomar cuidado, minha intenção e baixar a ação mesmo

LeandroP
Moderador
# abr/17
· votar


Amago

Se o canal na madeira está com esta diferença pode ser necessário fazer esta compensação no próprio rastilho. Caso você "mate" a peça, é possível colocar um calço embaixo do rastilho sem problema algum. O bom é não matar a peça, mas é um risco que você corre também.

Amago
Membro Novato
# abr/17
· votar


LeandroP
Entendi, vou seguir suas dicas obrigado de novo

Will Bejar
Veterano
# mai/19 · Editado por: Will Bejar
· votar


Manos violeiros, bão aê?
Depois de muitos anos adquiri um violão.
Aí, ele veio com o rastilho mais fino e inclinado... entendo que ele deveria estar justo no slot, certo?
Tem como calçar ele ou melhor trocar logo?

Ismah
Veterano
# mai/19
· votar


Teria imagens, e como explicar melhor o que queres fazer?

entamoeba
Membro Novato
# mai/19
· votar


Will Bejar

Vai na gambiarra que não tem erro! Rastilho é caro pra caralho!

Ningen
Veterano
# mai/19
· votar


Will Bejar

Eu calçaria com pedaços meticulosamente cortados de papel. Afinal, papel é feito de madeira mesmo.. ¯\_(ツ)_/¯

Will Bejar
Veterano
# mai/19
· votar


https://photos.app.goo.gl/cuSYkpQfbTmsiNRFA

Will Bejar
Veterano
# mai/19 · Editado por: Will Bejar
· votar


double

Will Bejar
Veterano
# mai/19 · Editado por: Will Bejar
· votar


Tipo isso aí... rs... o rastilho veio mais fino que o slot, aí com a ação das cordas, ele inclina pra frente.

Será que calçando com papel dá certo? Ou será que tem algum material mais melhor?

LeandroP
Moderador
# mai/19
· votar


Will Bejar

O ideal é calçar essa diferença pra não ficar inclinado, pois pode dar problema de entonação (oitavas). Experimente usar aquela lâmina de madeira da caixa de fósforo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como posso lixar meu rastilho?