Como simular viola caipira no violão?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # set/15


    Teria alguma afinação que poderia deixar o violão com uma sonoridade de viola caipira?

    Desculpe se a minha pergunta é muito idiota kkkk

    Procurei e não encontrei nada no fórum.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Dá para dar uma tapeada com um octaver. Mas nada convincente, já que as primas são na mesma oitava, e os bordões em oitavas diferentes.

    Em estúdio, LPF de 48dB/oitava freq da nota, e envia isso para um octaver. HPF na mesma freq, e manda para um delay de 1~10ms. O mix dos dois sinais vai para um chorus fraquinho.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sanabria

    Violas não possuem afinação fixa... existem muitas variáveis em função do gosto pessoal e estilo do violeiro.

    Cebolão (mais comum): Que pode ser Mi Maior, Ré Maior ou Mi Bemol Maior.

    Rio Abaixo: Sol Maior.

    Rio Acima: Dó Maior.

    E muitas outras variações...

    Qualquer uma destas afinações, em cordas de aço, vão "remeter vagamente" a uma viola, principalmente se você tocar o violão como se toca a viola, porque é diferente. Mas, não dá prá fazer milagre sem as cordas primas... é só uma solução meia boca.

    Obs: Cebolão em Mi deve ficar muito "puxado" prá um violão, não sei se as cordas aguentam, nunca testei.

    Eu afino minha viola em Rio Abaixo... é um pouco mais difícil de tocar (os acordes ficam um pouco mais complicados), mas acho a sonoridade mais bonita e mais versátil (menos caipira e mais "universal").



    Óhhh...achei uma afinação de violão em Cebolão:



    sanabria
    Veterano
    # set/15 · Editado por: sanabria
    · votar


    Lelo Mig[i][/i]

    Legal vou usar essa afinação do primeiro vídeo.

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como simular viola caipira no violão?