Para aprender ukulele (que não tem aula na minha cidade) é melhor ter aula de violão ou cavaco ?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tecfrente

Ironia??

Obviamente que não!

A beleza na combinação da voz com a forma que o Israel Kamakawiwo'ole tocava seu ukele são ímpares. Ninguém toca como ele.

Além do que, o ukele foi um instrumento totalmente desprezado por décadas e foi graças a Israel ter feito sucesso, além de sua terra natal, nos anos 90, que o povo "conheceu" o ukele e virou modinha pop de tipos como Jack Johnson.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Ok, Lelo. Aquela música daquele vídeo que eu postei (Somewhere Over The Rainbow) é do filme Mágico de Oz, você deve saber. O Israel tocando ficou melhor do que qualquer outra versão, inclusive a original. Uma das causas disso a meu ver é justamente a voz dele. Caiu como uma luva para essa música.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Existe até "Harpa Ukulele" rsrs.

E olha quem eu encontrei tocando ... o famoso violonista juvenil Sungha Jung:



Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Sobre as cordas, não tem essa não... são só 4 de pouco sustain, se torcar menos fudeu a barca... Até porque vc tem dedo para apertar todas (e eu ainda insisto em fazer pestana).

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Tecfrente
Já vi algumas cifras de cavaquinho e não tem aquelas cordas a não serem tocadas (marcadas com "X" nas cifras), como no violão e guitarra. Então no cavaquinho (e ukulele) não tem esse negócio de "cordas não serem tocadas em acordes", não é ? Ou isso existe e eu não vi acordes assim ?
Ismah
Sobre as cordas, não tem essa não... são só 4 de pouco sustain, se torcar menos fudeu a barca... Até porque vc tem dedo para apertar todas (e eu ainda insisto em fazer pestana).

Sobre o cavaquinho, você tem razão. Sobre o ukulele, eu vejo assim: como o Ismah disse, são 4 cordas, vc tem 4 dedos, então normalmente dá pra apertar todas. Se o acorde for uma tétrade, então, você PRECISA apertar todas. Mas não é a ferro e fogo não. Se o acorde que você precisa é uma tríade e a posição está difícil pra uma troca rápida, dá pra tocar só 3 cordas. Não é o mais correto, mas quebra o galho.

Até mesmo porque, com a afinação reentrante, é muito comum em algumas posições de acorde você ter notas repetidas na mesma oitava (por exemplo, no Am colocando só o dedo na segunda casa da quarta corda, você tem A na primeira e na quarta cordas, na mesma oitava, sem somar muito pra harmonia). Isso ocorre porque há apenas dois semitons de diferença entre a 1ª e a 4ª cordas. Essa característica acaba sendo útil em algumas técnicas mais avançadas, como a campanella, mas tira um pouco da riqueza harmônica dos acordes mais simples.

Por exemplo, eu tinha o costume de fazer o meu Fm com só 3 cordas, passando o formato do Em uma casa pra frente e não tocando a 4ª corda. Não compromete tanto assim. Mas se você quer o melhor som possível, busque posições usando as 4 cordas e tente não repetir a mesma nota na mesma oitava. Essas notas repetidas não atrapalham na batida, mas se você for dedilhar não fica tão legal. Vale a pena procurar oitavas diferentes ou jogar uma sétima pra ficar mais bonito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para aprender ukulele (que não tem aula na minha cidade) é melhor ter aula de violão ou cavaco ?