Violeiro que usa dedeira ou palheta não é violeiro?

    Autor Mensagem
    tonnevef
    Membro Novato
    # abr/15


    Existe um certo preconceito com violeiros que usam dedeira ou palheta, a maioria diz que devem usar as unhas para tocar. Qual a opinião de vocês? (Não estranhem, é Viola Caipira mesmo).

    Renatoabc
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Rótulos...

    MMJr
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    O importante e tocar bem...



    tonnevef
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    MMJr

    Concordo, porém só tocar bem não agrada ao público, eles querem do jeito deles. Mas para aqueles quem não tem noção nem de como segurar a Viola não importa. Tem gente que sabe tocar, se orgulham demais e querem que outros toquem como eles tocam ou veem seus ídolos tocando de um jeito e seu amigo tem que tocar como ele, caso contrário não é Violeiro...

    MMJr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Pura vaidade...

    Cada um tem o direito e a liberdade de tocar do jeito que quiser...

    tonnevef
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: tonnevef
    · votar


    MMJr

    Se a Viola não fosse pra tocar como cada Violeiro prefere, seria proibida pra quem não toca como o Ídolo do presidente. Não é verdade? (É um ideologia =v)

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    pra mim o importante é o som que sai.

    violão tem muitas variantes - com dedo, com unha, com dedeira, com palheta... cada um envolve técnicas diferentes e sons diferentes.

    um problema da viola é que ela é muito associada a um estilo musical.
    se voce pensar no violao, ele está ligado a varios estilos, o que deixa um pouco mais de abertura pra permitir mais variações de tecnica.
    mesmo assim ainda vai rolar alguns preconceitos, tipo tocar bossa nova de palheta acredito que possa ser mal visto por alguns.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    kiki
    tocar bossa nova de palheta

    Isso é possível...?

    tonnevef
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Eu particularmente tenho dificuldade em tocar com a unha do dedão, então uso dedeira e as unhas ao mesmo tempo. Eu não consigo perceber a diferença porém há quem consiga, esse papo de o som com isso é tal e sem isso é tal pra mim é conversa mesmo, o importante é tocar a música com perfeição, sem trastejar e tudo mais.

    kiki
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Ismah

    depende muito do contexto, do público e da proposta.

    hoje toquei algumas, com um violão de aço, numa roda de amigos no meio de uma festa. significa local barulhento, instrumento menos adequado e publico pouco exigente. se eu tentasse dedilhar ia esfolar os dedos e ninguem ia ouvir nada.
    um exemplo menos tosco seria uma levada mais jazz, com violao aço ou guitarra semiacustica.

    não é o tradicional, vai soar diferente, mas eu acredito que dá. mas as tecnicas tem associações com estilos, voce está "traindo" um pouco o estilo.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Pois é, pensava em algo maior que apenas de improviso rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violeiro que usa dedeira ou palheta não é violeiro?