Ajuste de dedeira (para bordão)

    Autor Mensagem
    serrvalle
    Veterano
    # mai/08


    Oi,
    Sou novo no forum e so fiz o cadastro pra poder postar esse topico.

    Tenho uma banda de samba e partido alto, toco violão (obviamente) e tinha notado que meus bordões as vezes ficavam meio "apagados". Então comprei uma dedeira pra dar mais força.

    Só que na falta de costume, a dedeira atrapalhava mais que ajudava. Aí resolvi fazer algumas modificações nela.
    Já tinha visto um violeiro ajustar sua dedeira pelo mesmo motivo. A pontinha eramuito grande e entrava muito no violao ou pegava nas cordas quando nao era pra pegar.
    Outra coisa é que sou magro e a dedeira so ficava firme quase no meio do dedão.

    Então preparei aoficina. Peguei o material d fazer unha da coroa e mãos à obra.

    Com o alicate eu redesenhei a ponta da dedeira, menor e um pouco mais arredondada.

    Aquele material (acho que é algum tipo de resina) é mais dificil de cortar do que eu imaginava. É muito duro, cheguei a quebrar um cortador de unha que tentei usar no começo.

    Usei a lixa de unha pra tirar as rebarbas e arredondar as bordas (como é na original).

    Depois de alguns testes e retoques eu consegui o formato ideal. Mas a dedeira continuava folgada.

    Fiz alguns testes com os pedaços que arranquei e percb que o material é termoplástico, porém pega fogo com muita facilidade, então nada de isqueiro ou vela pra modelar.

    O jeito foi ferver alguns mL de água pra amolecer o material.
    Cortei mais um pedaço (da outra ponta) pra poder fechar mais e lixei pra evitar cortes.

    Coloquei a água quente numa vasilha rasa e mergulhei a dedeira. Ela abre um pouco quando tá mais mole. Eu tava manipulando com uma pinça (de sombrancelha) pra não me queimar, mas nao dava pra ter controle total, então o jeito foi meter a mao mesmo.

    Tirei a dedeira da agua com a pinça e coloquei na mesa, antes que esfriasse eu usei as maos pra modelar. Apertei até ficar fechadinha.

    Ficou perfeita, agora é só treinar pra pegar as manhas e meus bordões estarão à altura do que eu quero alcançar.

    Não sei quem usa dedeira aqui (achei pouquíssimos posts sobre ela), mas acho que é uma informação util àqueles que já tentaam usar e nao conseguiram. É só remodelar.

    serrvalle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pra quem não sabe o que é uma dedeira, essa foto tem algumas.

    http://i.s8.com.br/images/musical/cover/img9/251629.jpg

    É tipo uma palheta que prende no polegar pra tocar as cordas de cima do violão.
    É usada também em banjo, viola caipira, etc...

    serrvalle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    uma dedeira mais de perto: http://www.foxtrot.com.br/produtos/foto56p179.jpg


    A minha é de um tipo de plastico, acetato ou resina perolada que faz escudo de guitarra estrato tbm...
    Achei como madriperola, mas amoleceu com a temperatura aí eu axo que eh algum plastico com acabamento tipo madriperola. Mas é duro pra #%¨@.

    lula_molusco
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    E pra quem não tem unhas compridas, resolve também?
    rôo unhas há séculos, to tentando parar, mas tá dificil.

    serrvalle
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: serrvalle
    · votar


    Tem umas dedeiras pra os outros dedos. Nunca usei, mas acho que o musico n tem o mesmo controle que teria com as unhas.

    Essa dedeira q eu tenho é so pra o polegar. Só pra os baixos.

    eu também não tenho unhas grandes, toco com o dedo mesmo. Só comprei a dedeira pra realçar os solos de bordão que etavam escodidos pelos outros instrumentos da minha banda.

    Já vi um violonista que usava unhas postiças, dessas que põe em salão de beleza. Ele colocava só quano ia tocar.

    serrvalle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    nesse link tem uma discussao sobre dedeiras. (a minha é igual à que ta no polegar do cara na ultima foto.

    http://brazilianguitar.net/index.php?act=Print&client=printer&f=9&t=99 7

    dukejazz3
    Veterano
    # out/08
    · votar


    serrvalle, Velho´me desculpe mas só vi seu topico agora.
    Pena ninguem ter respondido. Mas sua ideia foi muito boa ;
    Eu sou violonista de 7 cordas, sempre tive problemas com dedeiras,pois tenho o polegar grosso.
    Sempre perdi tempo para ajustala, até lixa de madeira eu já usei para reformalas,Ultimamente tenho usado unheiras ,parecidas com aquelas que Harpistas usam ,elas são de metal e sua regulagen,pelo menos no anel é bem mais facil. e a ponta é bem pequena.
    Fiz o que vc disse com a dedeira e gostei muito do resultado
    PARABENS!!!!!!!!!!

    TioAle
    Veterano
    # out/08
    · votar


    informação muito útil.. já tentei e desisti de usar dedeira justamente por não me adaptar e achar o formato dela não bom.

    agora com essas dicas maravilha!!

    m4lcon
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Muito boa dica mesmo!!! Também já tentei tocar con esse "troço", mas realmente é bem difícil de acostumar. São muito grandes...

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    serrvalle
    legal, muito interessante sua experiencia!

    sobre os termoplasticos, geralmente se usa com água quente sim. poe na agua fervida, e quando estiver no ponto que dá pra pegar na mão voce molda e espera esfriar.
    aprendi com minha irmã, que teve uma aula de mexer com isso.
    inclusive não pode fazer muitas vezes, que vai ficando quebradiço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuste de dedeira (para bordão)