Como "Decorar" acordes de tantas musicas?

    Autor Mensagem
    leobhbot
    Veterano
    # dez/14


    Olá pessoal;

    Toco violão a quase 3 anos, mas sempre foi por hobby, brincadeira, pegava uma musica de vez em quando, a tocava alguns dias, e depois parava... Porém agora, está aparecendo algumas oportunidades de tocar com um amigo em alguns locais, o problema é, são muitas musicas e as vezes sinto simplesmente impossível "decorar" ou "lembrar" os acordes de todas elas... sempre fui na prática, agora que comecei estudar a teoria (intervalos, formação de acordes) pra ver se ajuda um pouco.

    Gostaria de saber de músicos mais experientes, como conseguem ter na cabeça tantas musicas? O fato de conhecer intervalos e formação de acordes ajuda? Existe alguma outra técnica que não seja decoreba e repetição pura? Com o tempo, tocando todos os dias, o próprio ouvido já te "guia" a qual acorde tocar!?

    Agradeço aos colegas a ajuda que me darão.

    Muito Obrigado

    Att;

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    leobhbot
    cara, eu percebi que músicas que eu gosto mesmo, é fácil decorar, quase automático. Agora músicas pouco interessantes já é mais difícil. A dica é: Goste das músicas que você toca.

    leobhbot
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Opa Wuju, valeu pela dica.

    Mas infelizmente essa não é muito válida pra mim, tocando comercialmente infelizmente não podemos ficar preso somente ao que gostamos.

    Tem alguma outra dica que possa ajudar?

    Agradeço!

    Porco Pizza
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    leobhbot

    Cara, você pode decorar os acordes tocando varias vezes,
    Porem, se você estudando teoria, você vai começar a entender como o compositor escolheu aquela sequencia de acordes.

    Só para introduzir o assunto, da uma olhada nessa musica:

    Dm
    Chega pra ca meu bem que eu vou te ensinar
    F
    a nossa dança do estado do pará
    Dm
    é o calypso que chegou para ficar
    C
    nesse swing você também vai entrar
    Gm Bb
    mexa o pezinhinho e vá soltando todo
    F
    corpo de vez

    ---
    Ela esta na tonalidade de Fá maior:
    Os acordes do campo hamonico de Fá maior são:
    F - Gm - Am - Bb - C- Dm - E(meio diminuto)

    Agora repara que o Lord Chimbinha usou esses acordes na musica.
    Enfim

    Obvio que esse assunto é bem extenso e não tem como explicar em poucas linhas, então, eu te aconselho a estudar Harmonia musical.
    No Youtube no canal do Cifraclub tem muito material sobre esse assunto.

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    leobhbot
    O fato de conhecer intervalos e formação de acordes ajuda?
    sim. mas principalmente entender de tons e campo harmonico.

    por exemplo, tem umas sequencia bem manjadas que se repetem, tipo C-G-Am-F. isso inclusive em outros tons (E-C#m-A-B, D-Bm-G-A), se voce aprender a ver que é igual em outro tom voce consegue se lembrar.
    tem outras, essa é a mais basicona (tem uns videos no youtube de caras fazendo X musicas com quatro acordes,são esses daí).

    Existe alguma outra técnica que não seja decoreba e repetição pura? Com o tempo, tocando todos os dias, o próprio ouvido já te "guia" a qual acorde tocar!?
    sim, o ouvido guia. essas sequencias manjadas que eu falei vira quase automatico ouvir quando tem uma delas.
    depende muito do seu ouvido, mas depois de um tempo voce acha alguns acordes intuitivamente (eu levei varios anos, e ainda não sou muito bom se ir só de ouvido, tem gente que faz isso facil).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como "Decorar" acordes de tantas musicas?