Autor |
Mensagem |
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
Eu sei tocar violao,só que eu não consigo decorar os intervalos,ja vi dicas aqui mas mesmo assim não funcionou. Alguem me ajuda?
|
CaioRobertoBR Veterano |
# jan/12
· votar
Postei só pra nao perder o tópico. Também quero saber !
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
Vamos aguardar!
|
kiki Moderador |
# jan/12
· votar
como assim decorar os intervalos? decorar pelo som?
pra qualquer coisa: o melhor jeito de decorar é usar até enjoar.
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
Por exemplo:
Eu saber qual é a sexta do C mentalmente. Assim com todas as notas!
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Faz assim:
Desenhe uma circunferência trigonométrica, e divide ela em 12 partes de 30° ( trinta graus ), ou seja, começa com 0°, depois 30°, 60°, 90º, 120°, 150°, 180°, 210°, 240°, 270°, 300°, 330° e finalmente 0° ( isto é uma volta de 360° ). Cada um desses 12 graus vai corresponder a cada nota da escala cromática na ordem ascendente. Cada intervalo de 30° vai corresponder a 1 semitom. Daí comece 0° = C, 30° = Db, 60° = D, 90° = Eb, e etc....
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
C = Tônica Db = segunda menor D = segunda maior Eb = terça menor E = terça maior F = quarta justa F#/Gb = trítono ( também chamado de "quarta aumentada" ou "quinta diminuta" ) G = quinta justa Ab = sexta menor A = sexta maior Bb = sétima menor B = sétima maior C = oitava justa
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Respectiva classificação numérica!
T 2b 2 3b 3 4j 4#/5b 5j 6b 6 7 7M 8j
|
thefuga Veterano |
# jan/12
· votar
Repetição... Ou da mesma forma que você aprendeu a tabuada.
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12
· votar
Inversão de intervalos!
Justa - Justa Menor - Maior ( e vice-versa ) Aumentada - Diminuta ( e vice-versa ) Superaumentada - Superdiminuta ( e vice-versa ) 20x aumentada - 20x diminuta ( e vice-versa )
entendeu?
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
Mais ou menos. Essa ordem eu ja sabia,o que nao entra na cabeça é que qual é qual! Pois não é só do ''C'' tem tambem das outras notas... Essas notas com ''b'' não costumam ser usadas né? ------------------------------------------ Não sei se vcs entenderam aminha dúvida,eu quero decorar ''que nota é de cada grau de cada nota''
|
OsamaBinLaden Veterano |
# jan/12 · Editado por: OsamaBinLaden
· votar
Vou dar um exemplo:
vou pegar a escala de dó maior
Dó - Ré - Mi- Fá - Sol - Lá - Si - Dó T 2 3 4j 5j 6 7M 8j
|
Rick Rock Veterano |
# jan/12
· votar
marcando o tópico
|
thefuga Veterano |
# jan/12
· votar
Ramon Gunner Como você decorou quanto é "5 x 7" ? Pra decorar isso, imagina que cada escala é uma tabuada. Decora elas da mesma maneira que você decorou a tabuada na "3ª série". Quer saber qual é a sexta de C ? Opção A: Faz as contas. Se souber as notas da escala é fácil, ainda assim vai ter que pensar um pouquinho se não tiver decorado. Opção B: Decora tudo. Se for fazendo as contas, uma hora vai ficar decorado. E importante, faça exercícios. Com exercícios fica muito mais fácil decorar as coisas - afinal você estará "exercitando" e com a repetição vai decorar tudo.
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12 · Editado por: Ramon Gunner
· votar
valeu cara!Eu andei pensando e cheguei num jeito de saber:
Se eu souber as triades de cada acorde é só eu raciocinar:
Se a 5 de C é G,então é só eu pensar rapido e ver que: G=5 G#=6m A=6M
Tava na minha cara e eu não vi isso... ---------------- Valeu pela ajuda!
|
dom de Deus Veterano |
# jan/12
· votar
Ramon Gunner
A=6M
acho que tem algo errado ai.
A não é 6M e sim uma 6 normal
|
dom de Deus Veterano |
# jan/12
· votar
Ramon Gunner
poxa vida , tem um vidio ótimo no cifra especialmente sobre intervalo só estuda e já era. inclusive eu tenho que olhar novamente.
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
dom de deus
Esse A=6M,é porque onde fiz aula o cara me ensinou assim:
T 2m 2M 3m 3M 4J 4a/5d 5J 6m 6M 7m 7M 8
---------------------------------- Será que você podia me passar o link do video?
|
thefuga Veterano |
# jan/12
· votar
dom de Deus Não tem "sexta normal". Tem sexta menor e sexta maior. Nunca ouvi falar de um intervalo "normal". Eles tem "nomes". Veja na tabela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_%28m%C3%BAsica%29
|
Rick Rock Veterano |
# jan/12
· votar
Ramon Gunner
O vídeo a que ele se refere é este aqui:
Não era difícil você procurar né brother.
Mas como não conhecia esse vídeo, acho que não conhece esses que vou te passar...tem muuuito conteúdo teórico no cifra club, e abaixo da maioria dos vídeos tem a apostila pra download. Eu baixei todas em PDF, imprimi e encadernei, estou estudando, desde intervalos, formação de acordes, escalas e até palhetada alternada pra melhorar a performance na execução dos solos.
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/
Divirta-se.
Abraço
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
Valeu!!!
|
Ramon Gunner Veterano |
# jan/12
· votar
Valeu!!!
|
dom de Deus Veterano |
# jan/12
· votar
thefuga
Não tem "sexta normal". Tem sexta menor e sexta maior.
Nunca ouvi falar de um intervalo "normal". Eles tem "nomes". Veja na tabela:
pensei que tinha. rsrsrs
tou verde no assunto ainda.
|