Como transformar um violão comum em violão vazado?

Autor Mensagem
Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14


Ola! Sou novo aqui, e gostaria muito da ajuda de vocês.
Eu tenho dois violões, mas estava pensando em fazer um violão vazado pra mim (parecido com o silent da yamaha), tipo algo que eu possa guardar de recordação e tocar em casa de vez em quando. Eu consegui um Di Giorgio de 1985, ele tá meio zuado, mas acho que vai servir.
Bem, sem mais delongas; minhas dúvidas.
1- Qual tipo de madeira é aconselhável para fazer um corpo maciço, tipo não acústico? De preferência uma que seja clara, barata e fácil de trabalhar.
2- Verniz ou goma laca? Qual das duas é mais indicada em termos de cor e influência na sonoridade?
3- Posso tirar a tinta com removedor ou apenas com lixa?
4- Estou pensando em reaproveitar as laterais do violão. mas estão meio quebradas. Como faço para tampar esses "buracos" de forma que eles sejam imperceptíveis?
Obs.: Desculpa se eu falei algum absurdo, mas é que eu não entendo muito do assunto. E não vou levar ao luthier nem se ele me pagar pra fazer pra mim; quero fazer com minhas próprias mãos.
Bem, é isso, desde já agradeço pela colaboração de todos.

Joe Voj
Veterano
# dez/14
· votar


Mano, não quero cortar seu barato não, mas dificilmente dará certo.

Você tem as ferramentas certas pra isso ? Não vai rolar fazer no serrote e na lima não.

Caso você tenha as ferramentas, é muito mais fácil começar um do zero.
A unica parte que você vai aproveitar desse seu violão, seria o braço. Conhecendo esses violões, posso te dizer que deve ser daqueles mais grossos e desconfortáveis.
E como exatamente você ia aproveitar as laterais do seu ? Essas laterais são muito finas, não vão aguentar não...

Natanael Gama
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp

Cara o Joe Voj tah certo não mexa com isso Vc vai jogar o violão fora.

1. não faço ideia nunca vi ninguem fazer isso
2.goma laka é melhor para sonoridade mas não é qualquer um que sabe aplicar goma laka, os violões Do Souto são famosos mas depois que o Silvestre morreu levou o segredo com ele e acabou a fama.
3.sempre use lixa d´gua mas tem que saber fazer o acabamento com a mais fina possivel
4. isso acho que só o Bertola consegue responder..

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


o que seria um violão vazado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
A única coisa que vc vai conseguir é destruir um violão....
Abç

Baixão
Membro
# dez/14
· votar


Meu bro.
Esses violões vazados têm muito mais tecnologia do que parece. Eu já toquei no Yamaha Silent (Expomusic 2012). É um instrumento incrível em todos os aspectos. Há uma eletrônica específica. Imagine que o circúito eletrônico alí, é responsável por emular um som acústico natural, que já não há no instrumento. Não é um captador de guitarra e nem um piezo (rastilho).
Existem muitos violões vazados feito por luthiers, no mercado livre, olx e bom negócio. Pesquise! Você pode achar um que precise duma restauração, conserto ou ajuste. Existem vazados, de outros fabricantes, mais "em conta", como Condor, Eagle, Tagima, ...

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


Everton Chemp

Pressinto "merdices" a ser feita!

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Joe Voj

Tenho um vizinho que é marceneiro, ele pode me ajudar nos cortes da madeira; bem, naquilo que eu não conseguir, porque eu quero fazer com minhas próprias mãos.
Eu vou aproveitar o braço e as laterais. O corpo seria maciço (não acústico), então não precisa ter a mesma largura. Vou cortar as laterais ao meio e sobrepor uma na outra, assim ele vai ficar um pouco mais "grosso". Além disso, esse violão é muito antigo, o braço é leve e não tem tensor...

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Natanael Gama

Não tem problema se estragar, eu tenho mais dois, é só pra ter um legado de família sabe! rsrs...
É só pra guardar mesmo, ter algo que eu mesmo fiz...
Então você me aconselha a usar verniz e lixa d'água para acabamento...
Obrigado pelas dicas.

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Daimon Blackfire

Confere aí: https://www.youtube.com/watch?v=OqXCQZhrnHQ

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Maurício Luiz Bertola

Agradeço pelo conselho, mas não tenho nada a perder, pois tenho dois violões.
Me dá uma força ae mano, responde pelo menos uma das minhas perguntas...

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Baixão

Eu estava pensando em usar um captador de rastilho mesmo, será que não vai dar som nem um?
Mas o captador de rastilho não capita a vibração das cordas?
E sobre comprar, já pensei nisso, mas decidi por fazer eu mesmo.
Se não der pra tocar, não tem problema, porque eu não ia usar ele como instrumento principal, é só pra curtir mesmo, sei lá, zuar com os amigos...

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Lelo mig

É possível fazer, confere ae: https://www.youtube.com/watch?v=Cr7X_eF9dOI
Bem, eu não pretendo usar os mesmos materiais que ele usou, por isso estou pedindo a ajuda de vocês.
Cara, você já é um usuário top, me da uma força ae...

Slash_1989
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
Visto a qualidade dos materiais e principalmente o timbre e "afinação" do instrumento no final, deu pra ver que o Jheison não tem um padrão de qualidade muito bom.

Se pra você isso ta ótimo, se não interessa manter a afinação por mais de 2 minutos, se não se importa em empenar um braço com cordas de aço, e só quiser algo de enfeite (porque duvido que isso dure por muito tempo), então vá fundo!

Cara, você já é um usuário top, me da uma força ae...
Justamente por ser top, que ele não esta te dando uma força. Da onde você tirou que ser top é concordar com você?

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


Everton Chemp

"É possível fazer, confere ae:"

Cara, sejamos sinceros, ficou uma merda! Malacabado, com som ruim e trastejando!

É possível fazer? Sim!

Mas é preciso um projeto profissa, ter material ideal, ter ferramental ideal, ter local apropriado, e ter um conhecimento de marcenaria, pelo menos razoável.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Eu pegaria um braço de guitarra, e faria o corpo do zero... Não compensa o trabalho de sacrificar um violãozito...

Bloody_Rage
Veterano
# dez/14
· votar


mano, da esse violão pra mim, pelo amor de deus

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Slash_1989

Me importo com tudo isso que você disse sim!!!
Quero algo que eu possa guardar de recordação, mas algo que seja funcional.
Imagino que você também assistiu o vídeo que eu mandei pro Lelo mig; pois bem, eu só mostrei o vídeo para provar que é possível. No final eu disse que não quero usar os mesmos materiais que o cara do vídeo usou e é justamente por isso que estou pedindo a ajuda de vocês.

Cara, você já é um usuário top, me da uma força ae...
Justamente por ser top, que ele não esta te dando uma força. Da onde você tirou que ser top é concordar com você?

Ser usuário top não significa que ele tem que concordar comigo, mas sim que ele está aqui a muito tempo, portanto tem muita experiência; entende muito do assunto...
Desculpe se não fui claro em minha colocação...

Natanael Gama
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp

Na verdade violão vazado de violão só tem o nome se quer fazer alguma coisa é melhor fazer como o pessoal falou pegar um braço de guitarra e começar do zero e isso não é coisa simples de fazer. Violão Di Giorgio antigo dependendo do modelo vale uma boa grana, qual é o modelo desse Di Giorgio?

Se tiver surrado não há boa reforma que não resolva, Vc pode vender e fazer um vazado depois, a complicação é que Vc não tem as medidas e os parâmetros corretos a chance de não da em nada é muito grande.

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Concordo com você em gênero, número e grau!!!!
Ficou um lixo!!!!!!
Mas eu não quero fazer como ele fez, quero fazer do jeito certo e com os materiais certos; por isso o meu pedido de ajuda...
O projeto eu já tenho, e sobre os demais itens mencionados; eu tenho um vizinho marceneiro que pode me dar uma força naquilo que eu não for capaz...

Tem um outro vídeo de um cara que fez e ficou bom. o cara é luthier, claro que o meu não vai ficar no nível do que ele fez, mas quero apenas te mostrar que existe esperança pra mim!!!
Hehe...
O vídeo mostra o cara fazendo do zero, mas eu pretendo aproveitar o braço e as laterais.
Canfere ae: https://www.youtube.com/watch?v=yhKuNY9-ws8

Slash_1989 assiste também!!!

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Ismah

Eu já pensei nisso. Eu tenho um amigo que tem uma guitarra yamaha da década de 90 se não me engano... ela ta zuada e fica pendurada na parede, o cara não usa, não arruma e não faz nada. Acho que se eu conversar com ele, ele me vende baratinho...
Mas eu pensei que talvez o corpo vazado pode ficar muito leve, e o braço da guitarra é meio pesado...
Será que essa desproporção não vai deixa-lo meio incômodo de tocar?
Pensei num braço de violão justamente pela combinação de corpo e braço leves...
Então, o que você me diz?
É realmente melhor usar um braço de guitarra apesar da desproporção de peso entre corpo e braço?
E sobre sacrificar o violão, ele é muito velho e ta bem zuado. Ele tá me pedindo pra dar um up nele!!!!
Hehe...

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bloody_Rage

mano, da esse violão pra mim, pelo amor de deus
kkkkkkkkkkkkkk!!!!!
Cara ele ta muito ruim!!!!
Ele só tem dois destinos: renovação ou lixo!!!

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Everton Chemp
· votar


Natanael Gama

Acho o braço de guitarra meio pesado pra colocar num corpo leve...
O que você acha?
Essa diferença de peso não atrapalha?
Tô aqui pra aprende mano!!!!
E sobre começar do zero. Bem, eu acho que não ia ficar legal, porque eu não sei fazer headstock... Acho que o braço com os trastes eu até consigo...
Então do zero, é só pra quem ta acima do meu nível...
Fazer só um corpo maciço e aproveitar o braço e as laterais combina mais com minha realidade...

Violão Di Giorgio antigo dependendo do modelo vale uma boa grana, qual é o modelo desse Di Giorgio?
Não sei o modelo, porque a etiqueta dele ta muito rasgada. Além disso, moro numa cidadezinha do interior de Minas, é praticamente impossível achar alguém disposto a pagar por um violão antigo aqui...
Sobre as medidas. Pelo que eu vi ele é totalmente elétrico, acho que as medidas não vão interferir na sonoridade, se é disso que você esta falando... Mas estou pensando em medidas próximas as do silent da yamaha...

Mais uma vez agradeço pelos conselhos.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
acho que não ia ficar legal, porque eu não sei fazer headstock

Bicho faça só o corpo.

Fazer só um corpo maciço e aproveitar o braço e as laterais combina mais com minha realidade...

Cara o que diabos vc quer fazer com as laterais?

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Ismah

Cara, quero fazer os contornos do violão. tipo o silent da yamaha...
Mas e sobre a diferença de peso entre o braço de guitarra e um corpo leve?
O que você me diz?

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Galera

E sobre as minhas perguntas?
1- Qual tipo de madeira é aconselhável para fazer um corpo maciço, tipo não acústico? De preferência uma que seja clara, barata e fácil de trabalhar.
2- Verniz ou goma laca? Qual das duas é mais indicada em termos de cor e influência na sonoridade?
3- Posso tirar a tinta com removedor ou apenas com lixa?
4- Estou pensando em reaproveitar as laterais do violão. mas estão meio quebradas. Como faço para tampar esses "buracos" de forma que eles sejam imperceptíveis?

Da uma moral ae...

Slash_1989
Veterano
# dez/14
· votar


mas sim que ele está aqui a muito tempo, portanto tem muita experiência; entende muito do assunto...
Portanto não recomenda você fazer tal coisa.

eu tenho um vizinho marceneiro que pode me dar uma força naquilo que eu não for capaz...
Fico pensando o quanto um luthier que investiu anos da sua vida em estudo para conseguir aprender a construir um instrumento de qualidade se sente ao ler que seu vizinho marceneiro pode dar conta "daquilo que você não for capaz"...


E sobre as minhas perguntas?
Você não tem perguntas! Você já tem suas próprias respostas e não consegue aceitar nada que vá contra elas. Das duas uma: ou você abaixa sua bola e segue o conselho dos mais "experientes", como você mesmo disse; ou você fecha esse tópico e peça ajuda para seu vizinho. Porque daqui não sai o que você quer.

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
1- madeira fácil de trabalhar, leve e clara, e barata... marupá ou caixeta

2- verniz, é sólido esqueceu, pode caprichar nas demãos aí

3- lixa, manda ver na lixa

4- enxertos de madeira se forem pequenos, ou massa de madeira

Ps... Tenho certeza que vai ficar uma bela porcaria, me desculpe a sinceridade, existem coisas que você não imagina que estarão envolvidas aí, mas você tem o projeto, o vídeo, a vontade, borá começar, no final vai ter um violão a menos e uma tentativa a mais

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Slash_1989

Quero fazer apenas um corpo parecido com o silent da yamaha...
Esse corpo não é acústico. E cá pra nós, um corpo acústico é muito difícil de fazer, mas um como o do silent não deve ser nem um bicho de 7 cabeças...
O maior problema é saber qual é a madeira ideal e um sistema muito bom de captação...
Além das demais coisas que eu perguntei...
E acho que não precisa ter anos de estudo de luthiaria para pegar uma peça de madeira e cortar no formato do corpo do silent...
Como eu disse, o problema é o tipo de madeira, pois não é qualquer madeira que dá pra fazer um violão não acústico que tenha uma boa sonoridade...
Além da captação claro...
E quanto ao braço, que também não é nada fácil de se fazer, eu vou aproveitar do violão que eu tenho aqui mesmo.
A minha intenção é transformar um violão comum em um vazado e não fazer um do zero!!!!
Talvez você tenha razão, talvez pegar uma peça de madeira e esculpi-la no formato do corpo do silent e depois colar o braço já pronto de um violão, o cavalete, colocar as tarraxas e um bom sistema de captação seja uma tarefa exclusiva de um luthier...
Talvez eu esteja prestes a fazer a maior merda da minha vida, mas como eu disse acima; não tenho nada a perder...
E sobre minhas perguntas. Não sei se você leu o título do tópico, mas eu não perguntei se eu devo fazer isso, eu perguntei como fazer isso...
Então meu caro, se você não tem a resposta para minha pergunta, sugiro que você deixe que aqueles tem a tem, o façam.

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Everton Chemp
· votar


Edson Caetano

Obrigado por responder minhas perguntas e também por sua sinceridade, mas mesmo assim vou arriscar.
E independente do resultado vou comentar aqui, mesmo que tenha ficado um lixo.
Acho que essa experiência pode ajudar outros que venham a ter a mesma ideia um dia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como transformar um violão comum em violão vazado?