Como transformar um violão comum em violão vazado?

Autor Mensagem
Joe Voj
Veterano
# dez/14 · Editado por: Joe Voj
· votar


Seguinte mano. Você quer fazer um violão vazado. O Foda que parece que tu não tem muito conhecimento sobre como construir e não aceita a ajuda dos outros . Te dou uma ajuda então.
Que tal você começar por algo mais simples ?
Vendo muitos videos do Seasick Steve, eu falei: Poh, o cara toca com uns instrumentos que ele mesmo fez, vou fazer uma cigar box pra mim!
Funciona ? Sim
Segura Afinação ? Sim
Ficou boa ? Valeu a diversão.
Posso falar que é uma guitarra? Nunca
Mas eu estudei sobre o assunto, vi milhares de videos no youtube, li varios tutoriais, estudei como é calculada a escala do braço, estudei eletrônica, e tudo isso só foi possível porque tenho experiencia em como regular guitarra, violão e construção de pedais

E acho que não precisa ter anos de estudo de luthiaria para pegar uma peça de madeira e cortar no formato do corpo do silent...[b][/b]

Não precisa. Mas só porque tem o formato de um violão,não será um violão necessariamente.
Se eu pegar um Kadet vermelho e colocar um simbolo da Ferrari, ele não vai se transformar em uma ferrari, ou vai ?

Você quer fazer um projeto? Beleza, vá fundo.
Mas primeiro, esteja disposto a escutar criticas e sugestões de pessoas que posso te afirmar que tem muito mais conhecimento que você, tipo Natanael Gama, Slash_1989, Lelo Mig e principalmente o Bertola, que se você tiver um pouquinho de conhecimento de forum, deveria saber que é alguém pra se respeitar muito e abaixar a cabeça.

Primeiro faça o projeto. Desenhe no papel como você quer fazer o formato do violão. Leve pro seu vizinho, peça pra ele cortar a madeira naquele formato. Compre um braço de violão, ou arranque o do seu antigo, o violão é seu. Coloque o braço no violão. Pronto. Você terá uma linda peça de madeira para decorar a parede do seu quarto.Você mesmo disse que quer algo " só pra zuar". Vá lá e se divirta.

O processo de construção de violão não é simples. Se você acha realmente isso, só mostra o quão pouco conhecimento você tem na área.

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Joe Voj

Realmente não tenho conhecimento na área, fiz várias pesquisas sobre o assunto. tirei muitas dúvidas e acabei adquirindo outras...
Mas não vejo problema nem um em tentar...
E sobre não aceitar ajuda; é exatamente o contrário...
Me disseram que era pra fazer do zero, concordo que seria melhor mesmo, até coloquei um vídeo de um luthier fazendo um do zero e utilizando uma única peça pra fazer braço e corpo.
Mas eu nunca fiz nada parecido, então as chances de dar errado são muito maiores se eu fazer do zero...
Me disseram que eu deveria usar um braço de guitarra, eu disse que posso conseguir um e expressei minha dúvida quanto ao peso do braço da guitarra e se isso não seria problema, já que o corpo seria leve. Mas não obtive resposta.
Me disseram que a captação do silent não é uma captação simples e que não dava pra usar captação de guitarra e nem de rastilho (piezo). Eu disse que a intenção era usar um captador de rastilho mesmo e expressei minha dúvida se ele realmente não daria certo, pois o captador de rastilho capta a vibração das cordas, diferente de um outro captador (que eu esqueci o nome agora) que capta o som interno do violão acústico. Mas também não obtive resposta...
Bem, como você pode ver, eu aceito ajuda sim.
Agora sobre a falta de respeito... Eu respeito todo mundo aqui. O slash não foi o único que disse que não daria certo; outros também disseram isso. Você também disse isso!!!
E eu não faltei com respeito a ninguém, mas o slash foi o único que me mandou abaixar a bola... E respeito é uma via de mão dupla.
Mas não tenho nada contra o cara, nem conheço ele... por mim isso já ta no passado...
Se eu vesse ele na rua eu o cumprimentaria numa boa. O relacionamento humano é assim mesmo, existem pequenos atritos as vezes, o que não podemos é deixar que coisas tão pequenas como essas nos afastem das pessoas.
Eu quero ter algo que eu mesmo fiz entende?
Algo bonito e funcional
Uma coisa da qual eu possa me orgulhar; que eu possa dizer: Fui eu que fiz!!!!
Sei que as chances de dar erado são muito maiores que as chances de dar certo, e é por isso que escolhi o modo mais fácil que é um instrumento não acústico e aproveitar um braço já pronto. E é por isso também que estou aqui pedindo a ajuda de vocês.
Mas mesmo que eu transforme o violão num carvão pra churrasco, eu vou tentar. Porque se eu nunca tentar eu nunca vou conseguir...
E essa é a minha primeira tentativa. Depois de pronto vou analisar meus erros e tentar a segunda vez, depois a terceira e assim por diate...
Mas não é só porque é a primeira tentativa que vou usar porta de guarda roupa...
Vou fazer o melhor que eu puder já no primeiro violão.

Baixão
Membro
# dez/14
· votar


Everton,

Não desista de fazer seu violão e também não desista de permanecer no forum e depois postar o resultado (estou curioso).

Quando eu falei do captador de rastilho. O captador não somente capta as vibrações das cordas. Ele capta as vibrações de todo o conjunto. As cordas fazem o conjunto vibrar.
Quando eu disse que o Yamaha Sillent havia muito mais tecnologia que um simples violão, eu me referia a um circuito eletrônico que "trata" o som captado naquele "pau com cordas" e emula o som de um violão acústico. O Yamaha Sillent é assim! É incrível, mais é. Como eu disse eu já toquei em um e seu timbre é realmente lindão! Tá na cara que todo aquele brilho e harmônicos riquíssimos não são naturais do instrumento, pois é um "pau com cordas".

Consiga um equalizador próprio para violões vazados e mãos à obra!

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Baixão

Obrigado pelo incentivo mano!!!!
Vou procurar um captador próprio como você me aconselhou e pode deixar que eu vou fazer um vídeo e colocar aqui pra você ver o resultado; independente se vai ficar bom ou não...
Abraço!!!

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Galera

Quero agradecer pela ajuda de todos, acho que minhas dúvidas são apenas essas mesmo...
Vou começar em janeiro (2015) se pintar mais dúvidas durante o processo eu volto aqui no fórum de novo...
No final eu coloco o resultado e valeu mesmo pela ajuda!!!
Fui!!!

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Slash_1989
Fico pensando o quanto um luthier que investiu anos da sua vida em estudo para conseguir aprender a construir um instrumento de qualidade se sente ao ler que seu vizinho marceneiro pode dar conta "daquilo que você não for capaz"...


Não despreze um marceneiro. Tenho vários amigos na área, e um deles fez um corpo de guitarra em peça única, que deixaria muito luthier pra trás. Claro, ele tem apenas o ponto de vista de trabalhar a madeira, e teve auxílio de um terceiro.

Everton Chemp

Você realmente tem suas concepções, e não aceita opiniões que desvirtuem delas. Não podemos incentivar, sendo que não dará resultado positivo.

felipelfln
Veterano
# dez/14
· votar


Faz logo, ignora isso ai.. O violão é seu, tem mais é que tentar.. Não fazendo vc perde a experiencia

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


Baixão

Quando eu falei do captador de rastilho. O captador não somente capta as vibrações das cordas. Ele capta as vibrações de todo o conjunto. As cordas fazem o conjunto vibrar.
Quando eu disse que o Yamaha Sillent havia muito mais tecnologia que um simples violão, eu me referia a um circuito eletrônico que "trata" o som captado naquele "pau com cordas" e emula o som de um violão acústico. O Yamaha Sillent é assim! É incrível, mais é. Como eu disse eu já toquei em um e seu timbre é realmente lindão! Tá na cara que todo aquele brilho e harmônicos riquíssimos não são naturais do instrumento, pois é um "pau com cordas".

Consiga um equalizador próprio para violões vazados e mãos à obra!


Desde o dia que você me disse isso eu to revirando a net de ponta cabeça procurando um equalizador próprio pra violão vazado e não encontrei, mas encontrei um violão vazado semi acústico: https://www.youtube.com/watch?v=v5j1tjsPlN0

Será que se eu fizer assim tenho mais chances do meu violão dar certo?
Tenho algumas dúvias:
1- Ele mostrou uma pequena abertura no tampo, e afirmou que é para dar acesso ao tensor.Mas independente se é por causa do tensor ou não; ela está lá. Se eu decidir fazer um corpo semi acústico como esse eu tenho que fazer um buraco no tampo também?
2- Ele mostrou o equalizador e falou maravilhas dele. O que você achou do som? Você gostou? Você conhece esse equalizador? afinador-5-bandas-frete-gratis-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606105506-captador-de-violo-com -afinador-5-bandas-frete-gratis-_JM
Sabe de algum outro não muito caro que poderia ser melhor que esse?

Bem, acho que é isso, estou pensando em fazer assim semi acústico, você acha que é melhor do que um corpo sólido?
É isso mano. Abraço.

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah
Vi hoje um violão feito por marceneiro, estava bonito pra caramba, mas era laminado de mogno, (assim comentaram comigo) o negócio virou uma tonelada de peso, extremamente bem acabado até o estágio de construção em que ele se encontrava, mas não sei que corda ele vai colocar ainda, mas se for nylon, creio eu que nem vai conseguir reverberar na caixa

Um bom marceneiro é um mestre na arte da Madeira, não tenho dúvidas, mas falta detalhes que apenas pessoas treinadas no ofício irão saber

carlcarl
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
se posso dar mais um palpite:
penso que a parte mais complicada sera colar o braço no corpo do violão,verifique num corpo de guitarra tipo stratocaster (parafusado)
construa o corpo deixando uma base para o braço encaixar,use os dois:cola e parafusos(faça uma placa metalica )
não assisti aos videos que foram postados!!!!
se não pensou,pense em medir o comprimento entre o rastilho e o cavalete do violão di giorgio e este devera ser o mesmo no violão vazado(como voce o chama)
o captador piezo funciona,eu ja toquei em um baixo elétrico com um captador piezo e que não tem pre-amplificador interno e nenhum controle de volume e tonalidade ,basta usar um pre-amplificador externo.
faça um corpo pequeno,não precisa ser no formato nem medidas do corpo do di Giorgio.
boa sorte! de noticias do teu violão

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


carlcarl

Obrigado pelos conselhos!!! Vou medir e deixar tudo anotado antes de fazer qualquer coisa!!!
Obrigado também pela dica sobre como colar o braço... eu estava pensando em apenas colar e colocar alguns pinos internos de madeira...
Mas vou fazer como você me aconselhou!!
Tudo bem por você não ter assistido os vídeos, mas assiste pelo menos uma parte desse: https://www.youtube.com/watch?v=v5j1tjsPlN0

É um semi acústico. Bem, a intensão era fazer de corpo sólido, mas acho que se eu fizer assim tenho mais chances de fazer um violão tocável; o que você acha?
Corpo sólido ou semi acústico?
Se o semi acústico for melhor, tenho que fazer uma abertura no tampo? o do vídeo tem, mas ela fica tampada e o cara falou que é só pra dar acesso ao tensor... essa abertura mesmo tampada interfere no som? Preciso faze-la?
Se for corpo sólido pretendo fazer de marupá, mas se o corpo semi acústico for melhor; qual madeira clara e barata você me aconselha?

E mais uma vez obrigado pelos conselhos e fique a vontade em faze-lo quantas vezes quiser!!!

carlcarl
Veterano
# dez/14 · Editado por: carlcarl
· votar


Everton Chemp
assisti o video e tenho outra sugestão que me parece um pouco mais fácil de realizar.
penso que desta forma não sera necessário descolar o braço e nem o cavalete:
1)com ajuda do carpinteiro,tente serrar a lateral do violão em 2 partes ou seja,voce tera o fundo do violão com a metade ou menos(a espessura do violão é voce quem decide)que isto ,e o tampo(com o braço e o cavalete)com a outra metade.
2)descole com ajuda técnica do carpinteiro ,o fundo do violão para separa-lo da lateral.
3)desenhe no tampo o corte do vasado ,deixando uma faixa no meio parecida com a do violão do video.com muito cuidado retire com uma serra ou outra ferramenta a parte que devera ser retirada.
4)para reforçar cole uma régua de madeira entre o encontro do braço com o corpo do violão e na outra extremidade(lado do cavalete) tem um pedaço de madeira que serve como base para que as laterais
sejam coladas ,cole ai esta régua
5)se for possível(devido ao tamanho)pegue a madeira que foi retirada (serrada)do tampo e faça laterais para a parte do tampo que ficou no violão(cole-as nos dois lados)se a madeira não for suficiente,va em um luthier e veja se ele te vende baratinho um pedaço de tampo de um violão quebrado.
6)peque o fundo do violão faça o mesmo corte que foi feito no tampo,com a lateral que foi retirada do fundo faça a cobertura da parte interna,penso que para modelar a madeira sera necessário usar vapor d'agua fervendo(verifique na internet e cuidado para não se queimar.)
7)no meu violão Di Giorgio eu coloquei um captador de rastilho(é como uma fita) ****pense em fazer um furo na madeira que falei acima onde as laterais do violão se juntam para passar o jack(plug) e tambem um furo na base do cavalete pequeno para passar o fio do captador se do tipo do que tenho. marca b BAND(de uma olhada no site deles.
isto é o que penso,se der tudo errado te peço desculpas mas a minha intenção é a melhor possível
abç
abs: a regua tera que ser bem solida para impedir que o tampo empene,verifique isto antes de seguir as minhas idéias

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


carlcarl

Valeu mesmo cara!!!!!!!
Com esse tutorial não tem como errar!!!!
Vou seguir suas dicas e depois faço um vídeo e coloco aqui blz?
Obrigado mano!!!
Abraço!!!

carlcarl
Veterano
# dez/14
· votar


Everton Chemp
fico por aqui torcendo que o resultado seja satisfatório.
não é necessário agradecer,o objetivo principal de forums como este é a troca de experiências entre pessoas apaixonadas pelo que fazem ou pretendem fazer e que talvez nunca se encontrarão em outro lugar....
admiro a tua coragem e determinação(qualidades imensas) acompanhei as discussões e so decidi entrar quando tive a certeza de que voce sabia o que estava procurando e que so estava pedindo uma pequena orientação.
eu tambem não desisto facilmente quando quero alguma coisa e os meus instrumentos sempre foram cuidados por mim,ninguém põe a mão (não sou luthier e nunca estudei nada a este respeito de maneira convencional)
abraço

Everton Chemp
Membro Novato
# dez/14
· votar


carlcarl

Valeu pela força!!!!!!
Bem, eu refiz meu projeto baseado no tutorial que você fez pra mim, mas tem dois poréns.
1- É que quando eu medi onde ia passar o corte no tampo, a boca do violão será cortada nas laterais. E consequentemente o braço será separado do restante do corpo; digo, na parte do tampo...
Pra evitar que isso acontecesse, eu tive que abrir mais onde passaria o corte para não pegar na boca do violão, mas assim o corpo do violão vai ficar muito largo. e a intenção era fazer o corpo como se fosse a continuação do braço... O corpo iria ter exatamente a mesma largura do braço, que no meu caso é a partir do 12º traste aí ia abrindo levemente até o cavalete e assim até o final... O cavalete não iria ser inteiro, eu vou cortar as abas e usar só a parte indispensável dele, assim o corpo poderia ser estreito como eu planejei... é tipo o violão do vídeo que eu te mostrei, mas ele seria um pouco mais estreito, porque se você reparar, vai ver que o corpo dele começa mais largo que o braço, enquanto o meu vai começar com a mesma largura do braço...
2- De acordo com o seu tutorial, o corpo teria a mesma espessura, mas a intenção era fazer um corpo fino; tipo uns 5 cm...
Bem amigo, eu sou imensamente grato pelas suas dicas e seu apoio, mas acho que vai sair um pouco do que eu pretendo fazer.
Vou ter que descolar o braço e as laterais como eu tinha planejado antes, e fazer um corpo semi acústico.
O braço eu vou colar e parafusar como você me falou e fazer o mesmo com as laterais (que serão serradas ao meio, sobrepostas e vou passar uma massa de madeira por cima para ficar um pouco mais grosso).
Agora o corpo eu vou ter que fazer outro mesmo. Então fica minhas dúvidas: Eu pretendo pintar de preto e apenas envernizar o tampo. qual madeira você me aconselha pra fazer o tampo? Uma que seja clara, não muito cara e fácil de trabalhar.
E como o som será semi acústico, eu preciso fazer uma pequena abertura no tampo como uma pequena boca?
Bem amigo, é isso; obrigado mesmo pela ajuda e apoio, e se você puder me dar mais essas dicas eu seria muito grato.
Obs. Ainda não mexi no violão, apenas fiz o projeto.
Valeu amigo!!
Abraço!!!

Ismah
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ismah
· votar


Edson Caetano
Vi hoje um violão feito por marceneiro

Aí que está. Ele é marceneiro, entende de trabalho e qualidades de madeira, não de instrumentos, ergonomia de que necessitaria um músico.

Baixão
Membro
# jan/15
· votar


Everton Chemp
Tá fazendo, brow?
Como tá indo?
Tô curioso!

Abraço!

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Everton Chemp

Tambem to meio curioso com seu projeto.

Eu estou com um projeto de um violao antigo pra reformar que está andando a lentos passos por falta de tempo (esse nao vai ficar vazado).

Ontem veio me calhar mais um projeto (dessa vez o bicho violinístico está praticamente morto, [so tem o braço com a escala descolada]. O corpo virou caixote de lixo, o dono nem sabe por onde anda).
Bom, com isso, se ele ainda tiver vida, so vira um violão vazado, ou um cigar box na gambiarra.

Fora um projeto de um amp que vou fazer, que esse ai vai ficar um ampzinho portatil de violao mesmo.

Bom, por isso mesmo, como voce ta mais adiantado no projeto que eu, quero seguir seus passos.

Como anda o projeto mano???

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Baixão e Buja

Desculpe pela demora na resposta, é que não tenho entrado aqui com muita frequência...

Eu descolei o braço do violão e acabei tendo que descolar a escala também... Rsrs... Agora to na parte chata; lixamento...
Também to fazendo um vídeo com o passo a passo pra mostrar pra galera como eu fiz. Mas podem ficar tranquilos que vou voltar aqui sempre que eu tiver novidades.

Buja

Se você decidir usar o braço pra fazer um violão vazado; você já pensou no captador? Eu sou novato no ramo e essa foi minha maior dúvida...
Por causa dele já fiz e refiz meu projeto umas três vezes!!!
Já até pensei em fazer um corpo semi-acústico, até acho que seria melhor quanto a sonoridade, mas também seria mais difícil que um corpo sólido; e como esse é meu primeiro "trabalho", quero fazer da forma mais fácil pra ter mais chances de dar certo...
Bem, eu revirei a internet em busca de um captador específico para esse tipo de instrumento, mas não achei aqui no Brasil.
Achei no ebay e no aliexpress, mas eu nunca fiz compras no exterior e fico com um pé atrás de dar o azar de receber um produto com defeito e por isso desisti da compra. Mas se você quiser o link é esse aí:
http://pt.aliexpress.com/item/Genuine-Belcat-Preamp-EQ-for-Aria-Silent -Pratice-Travel-Guitar-Pickup/1280628721.html
Eu fiz várias buscas de captadores que pudessem dar certo, e achei um violão vazado feito por um luthier; e encontrei o captador que ele usou. Bem, não é um captador específico pra violão vazado, mas se um luthier usou e ainda colocou pra vender, então deve ter dado certo. O link do vilão dele é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-619815445-violo-vazado-williams -luthier-_JM
E o link do captador que ele usou e que eu também vou usar é esse:
afinador-5-bandas-frete-gratis-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606105506-captador-de-violo-com -afinador-5-bandas-frete-gratis-_JM

Aproveitando a conversa, gostaria que você me desse uma dica; você e o Baixão: Nylon ou aço?
Levando em conta que não haverá reverberação da caixa (e nem caixa); qual das duas opções pode me dar um som um pouco mais próximo de um violão convencional?
O braço que eu vou usar é linha aço, mas como ele é bem antigo, ele não tem tensor e é um pouco mais largo também. Essas características podem ser usadas numa corda de nylon, certo?
Bem, é isso. Abraços.

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Everton Chemp

Se você decidir usar o braço pra fazer um violão vazado; você já pensou no captador? Eu sou novato no ramo e essa foi minha maior dúvida...

Bom, como eu ainda nao comecei o projeto, o que me veio a mente era usar um captador que sirva tambem de rastilho. Ja usei um modelo desses um violão que eu tive.

http://www.izzomusical.com.br/public/files/produtos/3283/1.jpg

Porem..ao inves desse cabo p10 ai, eu iria cortar esse p10 macho e adapta-lo num p10 femea e colocar no violão.

Minha ideia besta era essa. Se souber de coisa melhor, sou todo ouvidos.

Aproveitando a conversa, gostaria que você me desse uma dica; você e o Baixão: Nylon ou aço?

O braço que eu vou usar é linha aço, mas como ele é bem antigo, ele não tem tensor e é um pouco mais largo também. Essas características podem ser usadas numa corda de nylon, certo?

No meu caso, será nylon. O violão de aço necessita ser muito bem construido para suportar o peso das cordas de aço. Como o braço do violao que eu vou mexer é muito velho, e nao tem nem tensor, o nylon é mais garantia de sucesso. Como primeiro projeto, já ta bom ne, rsrs

Agora quanto a voce, to vendo que voce pensa em investir um pouquinho mais. Se voce fizer o "eixo do violão" colado ao braço, e o braço estiver bom, e tiver tensor (opa, o seu braco é igual ao meu, sem tensor) ai sim daria pra por aço.

Levando em conta que não haverá reverberação da caixa (e nem caixa); qual das duas opções pode me dar um som um pouco mais próximo de um violão convencional?

Ai é o captador com a parte eletrica. Nenhuma opcao vai dar um timbre de violao com caixa nao. Mas os captadores piezo com pre-amp, como os que voce quer, e consequentemente, mais caros, vai dar um som bem melhor.
Mas é som de violão plugado com tampa anti-microfonia. Violao convencional mesmo, so com caixa acustica.

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Buja

Esse captador é uma boa ideia.
Não precisa cortar muito a madeira, e levando em conta que será um corpo sólido, essa é uma característica que deve ser levada em conta...
No meu caso, eu prefiro um captador associado a um pre, porque minha intenção é tocar com fone de ouvidos, então preciso do pre pra equalizar melhor o som...
O ramá usa captador Rmc nos violões vazados dele, ele usa como captador passivo; se quiser dar uma olhada o link onde ele explica como ele faz isso ta aí: https://www.youtube.com/watch?v=KVjwLBzehP4
Eu até pensei em fazer igual quando estava na busca implacável por um captador que funcione num violão sólido, mas depois que vi o preço e fiquei sabendo que só os profissionais podem "montar" esse tipo de captador num violão, desisti da ideia.
Mas eu sou leigo no assunto, e você já tem bastante experiência no ramo.. Se quiser, pode ser uma boa ideia...
Obrigado pela dica, vou usar cordas de nylon também.
Abraços!

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Galera

O braço do violão que vou usar não tem marcador e eu gostaria de colocar.
Estava decidido em colocar um adesivo próprio pra esse fim, mas vi que tem muita gente reclamando da qualidade do mesmo, então pensei em desenhar com tinta e dar uma demão de verniz pu por cima; o que vocês acham?
Posso fazer isso?
Tem algum risco de pesar a madeira da escala e interferir em alguma coisa?
Eu não vou pintar a escala, vou deixa-la como está, mas gostaria de desenhar com pincel e tinta tipo uns raios para servir de marcador e envernizar por cima...
Já pensei em comprar marcadores de verdade pra colocar, mas se eu entendi direito, eu tenho que cortar a madeira no desenho do marcador e encaixa-lo por dentro...
Levando em conta que esse é meu primeiro projeto, quero evitar coisas que exigem muita precisão.
Então, posso desenhar na escala?

Buja
Veterano
# jan/15
· votar


Everton Chemp

Estava decidido em colocar um adesivo próprio pra esse fim, mas vi que tem muita gente reclamando da qualidade do mesmo, então pensei em desenhar com tinta e dar uma demão de verniz pu por cima; o que vocês acham?
Posso fazer isso?
Tem algum risco de pesar a madeira da escala e interferir em alguma coisa?
Eu não vou pintar a escala, vou deixa-la como está, mas gostaria de desenhar com pincel e tinta tipo uns raios para servir de marcador e envernizar por cima...


Pode fazer sim. Nao da problema. Mas o verniz tem que ser de leve. Nada de camadas pesadas de verniz.

Olha, o que vou explicar abaixo, é o procedimento que eu faria, de forma caseira. Está longe de ser profissional, e nao aprendi nada disso com um luthier. O procedimento é puramente intuitivo. Pode dar muito errado hein. É so uma ideia. Nao faça isso, se quer algo seguro com qualidade aprimorada.

Voce pode desenhar na escala, mas tem que ser uma coisa que nao estrague a escala.

Se for fazer baixo revelo, nao pode deixar nenhuma rebarba. E o sulco tem que ser o mais raso possivel, apenas mesmo para estetica.

Eu particularmente acho que da trabalho. E o risco é grande rs.
Por exemplo, se quiser colocar dots na escala, tem que fazer o furo em baixo revelo certinho, e preencher os espacos vazios com algum preparado de madeira e cola, e depois lixar. Se errar, pode ferir a escala, e ficar um trabalho ruim, dificil de consertar.

A opção de usar inlays é interessante. Ja usei inlays em escala de guitarra e baixos meus, mas foi de forma que eu pudesse tirar facil. Nao da trabalho nenhum, porem, nao fica permanente. Fica, digamos, so bonitinho mesmo. Depois voce acaba rancando fora.

Voce pode usar inlays de uma forma melhor assim:
Primeiro vc limpa a escala, todinha e deixa sem sujeira nenhuma.
Pode-se limpar com um oleo de limao para escalas escuras, esfregando bem com uma flanela.

Dai vc aplica um inlay e passa uma espatula pra deixar bem fixo. É mais ou menos o mesmo processo de se aplicar insul-film ou plotagem.

Depois pode usar um compressor, ou mesmo pincel para passar uma fina camada de verniz. Deixe secar, por no minino 24 horas. Bom mesmo é 2 dias.

Depois disso, use uma lixa de grao fino, de 1200 por exemplo, e passe na escala toda, com leveza. Depois pode usar uma esponja com o lado verde para dar o acabamento final. Sempre movimentos circulares, com abundancia e 'leves'.

Ahh verniz sem cor hein. Senao o inlay vai ficar estranho.




Já pensei em comprar marcadores de verdade pra colocar, mas se eu entendi direito, eu tenho que cortar a madeira no desenho do marcador e encaixa-lo por dentro...

Isso mesmo. Tem que cortar a madeira com uma broca certa, numa morça certa tambem e muito bem alinhada. Ao que eu sei se usa broca de ponta reta e com baixissima rotacao.

Se for feito de forma manual, utiliza um instrumento de ponta fina e vai retirando pacientemente lasquinhas de madeira até da a profundidade certa e o minino de estrago na escala.

Depois se encaixa o dot e preenche com algum preenchimento a base de cola e madeira.

Coisa de luthier mesmo. Se o resultado final tem que ficar primoroso, eu nao arrisco fazer isso nao.

Levando em conta que esse é meu primeiro projeto, quero evitar coisas que exigem muita precisão.
Então, posso desenhar na escala?



Use inlay. Menos arriscado, melhor resultado, pra voce e pra mim, que nao somos luthieres e queremos coisa facil que da resultado!

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Buja

Obrigado pela dica!!
Abraço!!!

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Galera

Parece que o fantasma do captador voltou a me assombrar...
Vou colocar cordas de nylon, nesse caso, qual captador de rastilho seria melhor; cerâmico ou cobre?
Outra coisa, alguém conhece o equalizador da marca joyo?
O que eu queria usar, e já até comprei... é muito curvado, e como vou usar em madeira reta; ta me dando dor de cabeça...
Há! Antes de fazer essa pergunta, eu já pesquisei a resposta tanto para a diferença entre captador cerâmico/cobre, quanto para o equalizador joyo e não encontrei resposta...
Desde já, agradeço pela atenção.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Everton Chemp
Cerâmica é o material do imã, cobre o revestimento deste, ou seja sua pergunta é sem sentido ... E isso é para captadores tradicionais como os de guitarra, os de violão de nylon por exemplo é piezo, apenas a peça cerâmica está presente

Agora o equalizador, tem um monte de modelos retos, deveria ter pesquisado antes, agora tente efetuar a troca

Everton Chemp
Membro Novato
# jan/15
· votar


Edson Caetano

Desculpe, é que sou novo no ramo.
É a primeira vez que estou fazendo isso e tem um caminhão de coisas pra aprender...
Já fiz muitas pesquisas; tantas que você nem faz ideia, mas mesmo assim ainda tenho dúvidas...
Mas, valeu pela sinceridade...
O equalizador eu comprei pela internet; sabe como é né, cidade pequena é igual a preços altos... A solução agora é tentar passar pra frente, ou ficar no prejuízo.
Mas você não falou nada sobre a marca Joyo...
Conhece?
É boa? O que você acha dela?
Valeu mano.

Everton Chemp
Membro Novato
# fev/15
· votar


Galera

Já retirei o braço do violão e lixei completamente.
Comprei marupá e cortei no formato pra fazer o corpo. Bem, ainda ta na forma bruta, mas estou dando o acabamento nele....
Vou pintar o braço de preto e envernizar o corpo, mas como não tenho pistola de tinta, não vou usar pu; vou ter que passar verniz nitrocelulose com a boneca.
Alguém tem uma dica de qual tinta devo usar?
E como aplicar verniz nitrocelulose?
Desde já, agradeço pela ajuda.

Everton Chemp
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Everton Chemp
· votar


...

Everton Chemp
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Everton Chemp
· votar


Ficou pronto!!!
Bem, não ficou lá aquele trabalho profissional... Ta na cara que é muiiito amador...
Mas é meu primeiro trabalho; o próximo vai ser melhor.
Eu realmente transformei um violão comum num silent (violão vazado). tirando o tampo, o fundo e o cavalete, usei todo o resto.
As curvas que dão o formato de violão ao instrumento foram as próprias laterais que eu utilizei.
Eu removi, serrei no meio, sobrepus uma sobre a outra, enrolei umas tiras de pano pra dar mais firmeza (Já que é uma folha de madeira muito fina) e depois emborrachei usando tubo termoretratil. E assim, ficaram prontas as cuvas do violão.
O corpo foi feito de marupá, e ligado ao braço com encaixe macho-fêmea e parafusado com uma chapinha de guitarra.
Pintei com tinta preta spray e envernizei com spray colorgin decor.
Usei um captador de rastilho e um pré ativo.
E o mais importe. Funciona!!!!
Basta plugar a um cubo que o som sai alto e claro!!!
Se o cubo tiver saída pra fone, dá pra tocar e ouvir pelo fone plugado no cubo. Se plugar o fone direto no violão, não funciona. Não sei porque.
Bem, ta aí as fotos dele. Sei que não ficou bonito, mas funciona que é o principal.
Além disso, esse foi só pra aprendizado. Os próximos ficarão melhores!!!
Agradeço a todos pelo apoio!!
Aquele abraço!!!

Ob. Peço desculpas pois algumas imagens ficaram de lado. Tentei consertar, mas o site de compartilhamento de imagens não me permitiu fazer a alteração.

http://i60.tinypic.com/2b5g9e.jpg

http://i60.tinypic.com/xfdahe.jpg

http://i57.tinypic.com/v5woy8.jpg

http://i60.tinypic.com/zthn2q.jpg

http://i58.tinypic.com/iqa07a.jpg

http://i59.tinypic.com/6dx4ba.jpg

http://i60.tinypic.com/v76yb8.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como transformar um violão comum em violão vazado?