Vale a pena um auto-didata estudar música?

    Autor Mensagem
    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14


    Olá a todos!
    A princípio, eu sou auto-didata, toco instrumentos de corda, tais como violão, baixo, guitarra, e ukulele.
    Toco desde os 08 anos de idade e tenho 19 hoje.
    Minha dúvida é a seguinte:
    - Vale a pena eu estudar um desses instrumentos mais a teoria musical (e canto), pois eu nunca entrei numa escola de musica!
    Tenho medo de perder a escencia e virar um robô, se é que me entendem!


    [Li as regras de criação de tópicos e me encontro no padrão das normas]

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Wsrodrigues

    Sempre vale à pena estudar.

    Mas, seja muito, muito criterioso na escolha de um professor, principalmente por ser autodidata.

    f14gomes
    Membro
    # nov/14
    · votar


    auto-didata é o cara que ESTUDA, porém sem um professor formal.

    Sempre vale à pena estudar.
    (2).

    não existe essa de virar um robô.
    Ou você conhece alguém que toque exatamente igual a outrem somente pelo fato de terem estudado na mesma escola de música?

    sucesso!!

    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Valeu! Sábias palavras!

    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Eu nunca entrei numa escola de música, nunca estudei com orientações de um professor, por isso tenho medo de perder tudo o que já aprendi, e acabar tocando por padrões, por conhecimentos dos outro e não pelos meus.
    Entendem?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wsrodrigues

    MEU CHAPÉU!!!

    Meu querido, vc vai sempre tocar pelo conhecimento dos outros, afinal alguém inventou tudo que vc toca, e as técnicas e músicas também...

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wsrodrigues
    Não tenha medo um professor não vai mudar a sua essência.

    O auto-didata demonstra uma capacidade de aprender ensinando a si mesmo.
    O professor faz parte do processo, ele indica o caminho ensina a técnica e alguns detalhes, mas o aprendizado de verdade só ocorre se o aluno imergir nos estudos, seja pela orientação do professor seja pela determinação própria em querer obter algo mais.
    Todos somos um pouco auto-didatas em tudo na vida.
    Mas o tempo que o professor se ocupa com o aluno é pequeno, e a diferença vai estar na perseverança e na dedicação.
    É difícil ensinar os outros, e mais difícil ainda é ensinar a si mesmo.

    Além de cultivar uma série de virtudes tem que ter humildade em saber aceitar o que os outros tem de bom para nos ensinar.
    E saber rever os conceitos para o aperfeiçoamento.
    A leitura, os vídeos e principalmente a prática muito nos ensinam.
    Os livros de bom conteúdo são aqueles em que o escritor é autêntico e sincero, e coloca a disposição dos outros o seu conhecimento adquirido muitas vezes numa vida inteira.
    Assim é muito importante a leitura de bons livros.
    Tem que ter muito discernimento pois se for olhar pela lado negativo, da soberba, da presunção, dos preconceitos, o auto-didata pode adquirir muitos vícios e conceitos errados, e um bom professor vai perceber isto.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Sou autodidata e estudo música.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Wsrodrigues
    so voce conhece o que ja sabe fazer e é o único a saber o que voce deseja fazer .
    se o que voce toca hoje esta bom pro gasto continue estudando como auto didata.
    é claro que uma outra pessoa influenciara na tua evolução,pra melhor ou pra pior ,vai começar o famoso a mão não esta no lugar,o som esta assim ,a tua pegada,a tua mãozada não esta legal.faça a escala "cem tatomica" etc...
    eu sou autodidata (violão)mas fui na escola estudar outras coisas que me interessavam musicalmente e continuo estudando sozinho,agora que ja conheço o caminho a seguir
    abç

    INNARELLI
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    não acredito em auto-didatismo num centro, mas sim descentralizado.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Vale, com certeza.

    Autodidatas tendem a ter "buracos" na sua formação. O aprendizado formal com um professor ou curso BONS - se for meia-boca não faça - vai preencher essas lacunas. E quem define a sua "essência" é você. As virtudes e os "vícios" que você, como autodidata, tem, cabe a você decidir se deve mantê-los ou não.

    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Adler3x3
    Concordo com seu ponto de vista.
    Mas, se eu estudar continuarei sendo natural no que faço?

    INNARELLI
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Wsrodrigues
    Mas, se eu estudar continuarei sendo natural no que faço?

    os auto-didatas são gênios que precisam ser possuídos pelo estudo científico da arte. ou seja, teoria, ler partitura. vai chegar numa hora que tu vai dizer: pow mas eu to tocando pior isso ta ficando chato.
    ledo engano, você vai tocar melhor e se interessando por suas próprias virtudes, e entender algo de sublime na música e descobrir o que você quer da arte. qual seu caminho, qual suas limitações, aprender a lidar com frustrações e aumentar a admiração como fiel da balança e esquecer a inveja que tem dos seus maiores ídolos.

    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Vcs são demais !!!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Wsrodrigues

    Esqueça este pensamento de natural.
    Tudo é natural, você esta usando instrumentos reais.
    Estudando com bom professores você só tem a ganhar.

    Estudando você compreende melhor a natureza e sempre vai natural.
    Acho que você não esta encontrando a palavra certa, talvez substituir pelo sentimento de tocar, de ser livre e espontâneo.
    Lembre é a união da teoria com a prática que leva a perfeição.
    É você que vai tocar o instrumento, você que esta no comando da situação.
    Existem exercícios e músicas na forma de exercício para a prática, e para aprender a tocar bem você tem que seguir as regras.
    As vezes muitos exercícios de forma repetida cansam, mas isto é somente para ganhar agilidade e força nos dedos., mas também é uma atividade natural.
    Se quer fazer uma versão da música igual a original, tem que seguir o figurino.
    Não se preocupe você não vai virar robô não.
    Isto não acontece nem na música virtual usando computadores, pois a ação humana sempre faz a diferença.
    A música é matemática é ciência, e a ciência estuda a natureza.
    Mas música também é acima de tudo arte.

    Wsrodrigues
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar



    Adler3x3

    Isso! A palavra certa, Ser Espontaneo!

    Espero continuar desse jeito quando eu começar a estudar na Faculdade de Musica!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena um auto-didata estudar música?