Autor |
Mensagem |
Wsrodrigues Membro Novato |
# nov/14
Olá a todos! A princípio, eu sou auto-didata, toco instrumentos de corda, tais como violão, baixo, guitarra, e ukulele. Toco desde os 08 anos de idade e tenho 19 hoje. Minha dúvida é a seguinte: - Vale a pena eu estudar um desses instrumentos mais a teoria musical (e canto), pois eu nunca entrei numa escola de musica! Tenho medo de perder a escencia e virar um robô, se é que me entendem!
[Li as regras de criação de tópicos e me encontro no padrão das normas]
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/14
· votar
Wsrodrigues
Sempre vale à pena estudar.
Mas, seja muito, muito criterioso na escolha de um professor, principalmente por ser autodidata.
|
f14gomes Membro |
# nov/14
· votar
auto-didata é o cara que ESTUDA, porém sem um professor formal.
Sempre vale à pena estudar. (2).
não existe essa de virar um robô. Ou você conhece alguém que toque exatamente igual a outrem somente pelo fato de terem estudado na mesma escola de música?
sucesso!!
|
# nov/14
· votar
Valeu! Sábias palavras!
|
# nov/14
· votar
Eu nunca entrei numa escola de música, nunca estudei com orientações de um professor, por isso tenho medo de perder tudo o que já aprendi, e acabar tocando por padrões, por conhecimentos dos outro e não pelos meus. Entendem?
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
Wsrodrigues
MEU CHAPÉU!!!
Meu querido, vc vai sempre tocar pelo conhecimento dos outros, afinal alguém inventou tudo que vc toca, e as técnicas e músicas também...
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/14
· votar
Wsrodrigues Não tenha medo um professor não vai mudar a sua essência.
O auto-didata demonstra uma capacidade de aprender ensinando a si mesmo. O professor faz parte do processo, ele indica o caminho ensina a técnica e alguns detalhes, mas o aprendizado de verdade só ocorre se o aluno imergir nos estudos, seja pela orientação do professor seja pela determinação própria em querer obter algo mais. Todos somos um pouco auto-didatas em tudo na vida. Mas o tempo que o professor se ocupa com o aluno é pequeno, e a diferença vai estar na perseverança e na dedicação. É difícil ensinar os outros, e mais difícil ainda é ensinar a si mesmo.
Além de cultivar uma série de virtudes tem que ter humildade em saber aceitar o que os outros tem de bom para nos ensinar. E saber rever os conceitos para o aperfeiçoamento. A leitura, os vídeos e principalmente a prática muito nos ensinam. Os livros de bom conteúdo são aqueles em que o escritor é autêntico e sincero, e coloca a disposição dos outros o seu conhecimento adquirido muitas vezes numa vida inteira. Assim é muito importante a leitura de bons livros. Tem que ter muito discernimento pois se for olhar pela lado negativo, da soberba, da presunção, dos preconceitos, o auto-didata pode adquirir muitos vícios e conceitos errados, e um bom professor vai perceber isto.
|
LeandroP Moderador |
# nov/14
· votar
Sou autodidata e estudo música.
|
carlcarl Veterano
|
# nov/14 · Editado por: carlcarl
· votar
Wsrodrigues so voce conhece o que ja sabe fazer e é o único a saber o que voce deseja fazer . se o que voce toca hoje esta bom pro gasto continue estudando como auto didata. é claro que uma outra pessoa influenciara na tua evolução,pra melhor ou pra pior ,vai começar o famoso a mão não esta no lugar,o som esta assim ,a tua pegada,a tua mãozada não esta legal.faça a escala "cem tatomica" etc... eu sou autodidata (violão)mas fui na escola estudar outras coisas que me interessavam musicalmente e continuo estudando sozinho,agora que ja conheço o caminho a seguir abç
|
INNARELLI Membro Novato |
# nov/14
· votar
não acredito em auto-didatismo num centro, mas sim descentralizado.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
Vale, com certeza.
Autodidatas tendem a ter "buracos" na sua formação. O aprendizado formal com um professor ou curso BONS - se for meia-boca não faça - vai preencher essas lacunas. E quem define a sua "essência" é você. As virtudes e os "vícios" que você, como autodidata, tem, cabe a você decidir se deve mantê-los ou não.
|
# nov/14
· votar
Adler3x3 Concordo com seu ponto de vista. Mas, se eu estudar continuarei sendo natural no que faço?
|
INNARELLI Membro Novato |
# nov/14
· votar
Wsrodrigues Mas, se eu estudar continuarei sendo natural no que faço?
os auto-didatas são gênios que precisam ser possuídos pelo estudo científico da arte. ou seja, teoria, ler partitura. vai chegar numa hora que tu vai dizer: pow mas eu to tocando pior isso ta ficando chato. ledo engano, você vai tocar melhor e se interessando por suas próprias virtudes, e entender algo de sublime na música e descobrir o que você quer da arte. qual seu caminho, qual suas limitações, aprender a lidar com frustrações e aumentar a admiração como fiel da balança e esquecer a inveja que tem dos seus maiores ídolos.
|
# nov/14
· votar
Vcs são demais !!!
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Wsrodrigues
Esqueça este pensamento de natural. Tudo é natural, você esta usando instrumentos reais. Estudando com bom professores você só tem a ganhar.
Estudando você compreende melhor a natureza e sempre vai natural. Acho que você não esta encontrando a palavra certa, talvez substituir pelo sentimento de tocar, de ser livre e espontâneo. Lembre é a união da teoria com a prática que leva a perfeição. É você que vai tocar o instrumento, você que esta no comando da situação. Existem exercícios e músicas na forma de exercício para a prática, e para aprender a tocar bem você tem que seguir as regras. As vezes muitos exercícios de forma repetida cansam, mas isto é somente para ganhar agilidade e força nos dedos., mas também é uma atividade natural. Se quer fazer uma versão da música igual a original, tem que seguir o figurino. Não se preocupe você não vai virar robô não. Isto não acontece nem na música virtual usando computadores, pois a ação humana sempre faz a diferença. A música é matemática é ciência, e a ciência estuda a natureza. Mas música também é acima de tudo arte.
|
# nov/14
· votar
Adler3x3 Isso! A palavra certa, Ser Espontaneo!
Espero continuar desse jeito quando eu começar a estudar na Faculdade de Musica!!
|