Autor |
Mensagem |
Paulo Victor M Membro |
# jul/13
comprei um violao gwnstx da giannini e nao sei como saber se ela são 010 ou 09 ajuda?
|
juanlmendes Membro |
# jul/13
· votar
Paulo Victor M vc pode descobrir a medida comparando com cordas novas se quizer mais precisão meça com um paquimetro a mizinha
|
MMJr Veterano |
# jul/13
· votar
Facil:
Basta medir com um desses:
http://img.directindustry.com/images_di/photo-m2/digital-caliper-gauge s-16909-2513879.jpg
Valeu...
|
Tr4st3j4nt3 Membro |
# jul/13
· votar
Cara, saber isso é fácil.
As 009 tem a G (3ª corda) "nua", enquanto que as 010 tem a corda G "encapada".
Um luthier me disse isso. Se eu estiver errado, me corrijam por favor.
|
LeandroP Moderador |
# jul/13
· votar
Ou você pode medir com um "micrômetro" (com precisão de centésimos de milímitro)
|
Tr4st3j4nt3 Membro |
# jul/13
· votar
O que eu disse se refere a cordas de aço. Se teu violão for cordas de nylon...
|
MMJr Veterano |
# jul/13 · Editado por: MMJr
· votar
Ou você pode medir com um "micrômetro" (com precisão de centésimos de milímitro)
As medidas das cordas - 0.010 , 0.011 - sao em polegadas (inch) entao no caso seria necessario um micromero com medidas em polegadas e nao em milimetros.
Valeu,,,
|
El_Cabong Veterano |
# jul/13
· votar
O calibre do encordoamento é algo que deveria vir escrito nas especificações técnicas de TODO e QUALQUER instrumento (violão, guitarra, baixo).
É um saco querer ter esta informação, e não achá-la em lugar nenhum.
A solução então é medir a espessura da 1º corda com um paquímetro de duas escalas (mm e polegadas). Se o paquímetro for só de milímetros é só converter:
1 polegada = 25,4 mm
|
AlerionGuitar Veterano |
# jul/13
· votar
[b][/b] Paulo vitor M
mano da uma olhada aque talvez vc encontre oque procura
http://luthieremsantos.blogspot.com.br/
|
Paulo Victor M Membro |
# jul/13
· votar
Valeu galera me ajudaram bastante!!!
|
LeandroP Moderador |
# jul/13
· votar
MMJr As medidas das cordas - 0.010 , 0.011 - sao em polegadas (inch) entao no caso seria necessario um micromero com medidas em polegadas e nao em milimetros
No caso é só fazer as contas. Uma polegada é igual a 25,4mm.
;)
|
MMJr Veterano |
# jul/13
· votar
MMJr As medidas das cordas - 0.010 , 0.011 - sao em polegadas (inch) entao no caso seria necessario um micromero com medidas em polegadas e nao em milimetros
No caso é só fazer as contas. Uma polegada é igual a 25,4mm.
;)
Ola LeandroP Sim, sem duvidas...
Mas essas contas nunca dao exatas....
Mas isso tambem nao e tao importante assim....
Na verdade basta o nosso amigo Paulo Victor M entrar em contato com o fabricante...
Valeu brother...
|
El_Cabong Veterano |
# jul/13
· votar
MMJr No paquímetro não se consegue realmente uma medida exata, mas se consegue mais ou menos identificar por aproximação. Por exemplo:
0.009" = 0,2286 mm 0.010" = 0,2540 mm 0.011" = 0,2794 mm 0.012" = 0,3048 mm ...
Por aproximação - se o paquímetro der na metade (entre o 0,2 e o 0,25) é corda 0.009; - se der exatamente no 0,25 é corda 0.010; - se der na metade (entre o 0,25 e o 0,3) é corda 0.011; - se der exatamente no 0,3 é corda 0.012; ...
|
LeandroP Moderador |
# jul/13 · Editado por: LeandroP
· votar
MMJr
Aonde que essas contas nunca dão exatas? Só se mudaram a matemática e eu não fiquei sabendo.
A conta é direta. Basta multiplicar a "polegada milesimal" por 25,4mm.
O paquímetro te dá uma aproximação, com precisão na ordem de décimos de milímetro. O micrometro é capaz de medir até centésimos de milímetro.
Ou seja, 0,010" = 0,254mm, nem o micrômetro mede com esta precisão, sendo apenas duas casas após a vírgula.
Não quis menosprezar o seu comentário do paquímetro. Você postou o paquímetro como um instrumento de medição e eu postei outro, diferente. Não tem problema, só aumentei a precisão. Você que veio com essa "balela" que o micrômetro é em milímetro e a corda é em polegada e qu por isso não dá pra medir. Nada a ver.
Quer dizer que se eu for medir um terreno na Inglaterra com uma "trena métrica" não vai dar certo porque lá os terrenos são em "polegadas", e ainda utilizar pra escrever o que eu medi em um teclado de escrever inglês... Não dá, né camarada °.°
|
MMJr Veterano |
# jul/13
· votar
El_Cabong LeandroP
OK...
>
|