como saber os calibres das cordas do meu violão

    Autor Mensagem
    lucas ujoara
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: lucas ujoara


    eu tenho um Michael vm220 eu queria saber qual é o calibre de fabrica das cordas desse violão


    ------->OBS: eu pesquisei e não achei<------

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    lucas ujoara

    Corda não tem calibre. Não se utiliza calibre para cordas. Você mede o diâmetro dela. E pra medir com uma precisão centesimal você deve utilizar um micrômetro.

    Comercialmente as cordas são vendidas com as suas dimensões em polegadas centesimais. É muito mais fácil você encontrar um micrômetro métrico do que em polegadas. Então você terá que medir e converter as unidades de medida.

    Uma polegada é equivalente a 25,4 milímetros. Se você multiplicar este número pelo diâmetro da corda em polegadas, saberá quantos milímetros deve ter a corda, e conferir com o metrônomo.

    Por exemplo:

    A corda 0,010" x 25,4mm = 0,254mm, onde o metrônomo te dará uma precisão de leitura de 0,25mm.

    A corda 0,009 x 25,4mm = 0,2286mm, onde o metrônomo te dará a leitura de quase 0,23mm.

    Veja que artigo legal ensinando a utilizar o micrômetro:

    http://www.stefanelli.eng.br/webpage/metrologia/p-micrometro-milimetro -centesimal-simulador.html

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    LeandroP
    E pra medir com uma precisão centesimal você deve utilizar um metrônomo.

    WTF? Não seria um paquímetro (digital de preferência)?
    Ou como vc menciona no fim, um micrômetro?

    Whiskey123
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Whiskey123
    · votar


    LeandroP
    Acho que o mais correto seria realmente um micrometro, ele tem uma precisão bem grande
    Ismah
    Se eu não me engano não dá pra fazer a curva de erro desses instrumentos digitais

    AllanGouveia
    Membro
    # nov/13
    · votar


    ei, aproveitando esse tópico, um violão strinberg folk (só p dizer q é um violão simple), Tem problema colocar corda 0.12? se n me engano, ele vem de fabrica com 0.10...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    E pra medir com uma precisão centesimal você deve utilizar um metrônomo.

    rsrsrsrsrs juro que não sei porque eu escrevi isso... valeu pela correção ;)

    WTF? Não seria um paquímetro (digital de preferência)?

    O micrômetro tem mais precisão que um paquímetro, mesmo que ele seja digital.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    LeandroP
    O micrômetro tem mais precisão que um paquímetro

    Micrômetro digital é quase os dois rins :/

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    AllanGouveia
    Tem problema colocar corda 0.12? se n me engano, ele vem de fabrica com 0.10...

    TEM! Primeiro que ele nunca foi regulado. Todo instrumento novo precisa de uma boa regulagem. Segundo sempre que for trocar de calibre (ainda mais um salto tão grande), vc precisa regular o bicho.

    AllanGouveia
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    eu já tenho ele a um tempinho (uns 4 anos hehe). é que de fato, eu toco guitarra, mas gosto muito de tocar violão quando estou sozinho ou tirando um acústico... mas queria um som mais encorpado... que tipo de regulagem eu deveria fazer? ou deveria levar em um luthier?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ismah
    Micrômetro digital é quase os dois rins :/

    Não precisa ser digital. É bobagem. Com o micrômetro de leitura convencional é muito fácil medir. É só contar "os pauzinhos".

    lucas ujoara
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    tem um jeito mais barato não?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    lucas ujoara

    Não conheço outro jeito.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    lucas ujoara
    tem um jeito mais barato não?

    Cara o olhômetro ajuda... mas ele nem sempre é certo... Confere a espessura das cordas no violão com alguma corda velha que vc tenha e saiba o calibre...

    Mas se quiser facilitar a vida, algumas mecânicas, e relojoarias tem eles, acho que não iriam se negar a fazer a medição...

    lucas ujoara
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    BOM VCS NÃO SABEM O CALIBRE OU DIÂMETRO DA CORDA DE FABRICA NÃO DO VIOLÃO MICHAEL VM2200

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    lucas ujoara

    Difícil responder a esta pergunta. Tente entrar em contato com o fabricante e pergunte qual o tipo de cordas eles costumam instalar nos seus violões de série. Do contrário, só medindo mesmo. Alguém com muita experiência pode até pegar o seu violão, tocar alguma coisa e estimar, mas não poderá te dar certeza.

    lucas ujoara
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    olha vcs todos foram iniciantes no instrumento mas pa vcs quais devem ser o calibre de corda de violão iniciante daqueles violões de estudante de nylon?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    lucas ujoara

    Não se preocupe com o diâmetro das cordas porque seu violão é de náilon. Vá até a loja e peça um encordoamento de náilon para violão clássico.

    Axl15964
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Axl15964
    · votar


    meu problema é quase igual, comprei um HOFMA e nao sei o diâmetro das cordas por conta disso nao levei ao luthier ainda para fazer as regulagens ( tensor, rastilho,etc..) entao comprei um jogo de cordas do diâmetro que quero 010 e agora sim vou regular.

    fica a dica compre outro jogo de corda

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Axl15964
    fica a dica compre outro jogo de corda

    E MANDE REGULAR!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como saber os calibres das cordas do meu violão