4 meses de violão de algumas duvidas

    Autor Mensagem
    castao
    Veterano
    # mar/13


    Bom ja toco violão a uns 4 messes e estou com algumas duvidas.

    [b]1 ª -: [/b] Bom eu consigo fazer pestanas de boa mais na hora de fazer pestana com so 5 cordas eu alguns acordes com setima as cordas ainda ficam abafando, gostaria que dessem dicas de como resolver isso?
    2 ª-: Tipo o acorde de Ré eu so posso tocar as quatro primeiras cordas mais sem querer eu esbarro nas cordas que nao posso tocas o mesmo ocorre com Do La e etc como eu posso resolver isso?
    3 ª: Tipo eu vejo em programas de tv os cara manda o cara do violão dar um Am pra eles comessar a cantas dai eles comessa e cara do violão faiz outras notas alem do Am Oque e isso e como funciona pra mim fazer igual?
    Bom esta são minhas duvidas e de outras pessoa entao esperem que vcs me ajudem e tbm meu topico ajude outras pessoas.

    Desde de ja muito obrigado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    castao
    1 - Treino

    2 - Treino

    3 - Estudo (Tom Am, Campo Harmonico tem 7 graus)

    Agora a minha listinha

    1 - Deu para entender muito pouco o que escreveu, muitos erros de gramática e concordância, como te ajudar se fica até díficil de entender o que escreveu

    2 - Treino, tem que treinar mesmo, com paciência, devagar, todo dia, com o tempo vai limpando as pestanas, vai parando de esbarrar nas cordas erradas

    3 - Estude teoria, ela anda junto com a prática, um bom professor agiliza e muito o processo

    4 - Não tenha pressa, 4 meses é muito pouco...

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    castao
    Vamos às respostas:
    1- treine bastante;
    2- treine bastante;
    3- tem a ver com o campo harmônico (acho), o Am é o tom, a partir dele vem uma sequência de notas, que pertencem ao campo da nota principal. Pra saber como fazer isso, tem que estudar bastante.
    O ideal pra você seria pegar um professor, fazer pelo menos 1 ano de aula, pra pegar essas coisas básicas. Depois fica bem mais fácil pra você evoluir sozinho!!

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    castao

    1 ª -: Bom eu consigo fazer pestanas de boa mais na hora de fazer pestana com so 5 cordas eu alguns acordes com setima as cordas ainda ficam abafando, gostaria que dessem dicas de como resolver isso?

    Praticando, tocando devagar. Prepare um acorde desse tipo e fique tocando direto, até que vc consiga ouvir todas as notas. Não pode abafar. Toque nota por nota, devagar, dedilhando cada uma. Isso só melhora praticando, não tem mágica.

    2 ª-: Tipo o acorde de Ré eu so posso tocar as quatro primeiras cordas mais sem querer eu esbarro nas cordas que nao posso tocas o mesmo ocorre com Do La e etc como eu posso resolver isso?

    Idem a primeira dúvida.

    3 ª: Tipo eu vejo em programas de tv os cara manda o cara do violão dar um Am pra eles comessar a cantas dai eles comessa e cara do violão faiz outras notas alem do Am Oque e isso e como funciona pra mim fazer igual?

    Estude, vc pelo visto não sabe nem os fundamentos básicos ainda. Procure um professor para vc aprender esses fundamentos. Campo Harmônico, escalas, etc.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    Cara, to precisando estudar teoria, mas não consigo organizar meus estudos. Nunca consigo começar pois não sei por onde começar. Você conhece algum cronograma pra estudo de teoria e prática (de guitarra, principalmente)??

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    castao

    4 meses é pouco, vá devagar, sem pressa e sem ficar "cronometrando" nem comparando com outros músicos "eu toco há X tempos, eu toco a Y tempos"......isso mais atrapalha do que ajuda.

    1- Pestanas: Apenas faça!! Vá fazendo, tocando...dói a mão, sai abafado, até que um dia, como milagre, isso para de acontecer. Não é força é jeito e sua mão irá encontrar o "melhor encaixe".... não pare de fazer..........

    2- Esbarrar em outras cordas é treino. Treine bastante dedilhados, inclusive sem montar os acordes, com as cordas soltas. Vá treinando e exercitando, devagar e aumentando a velocidade dos arpeggios, dedilhados e batidas, apenas quando domina-los. Treino! Treino! Treino!...não tem milagre, nem caminho das pedras!

    3- Uma música é composta por fulano e possui uma sequência harmônica, e uma melodia que "desfila" sobre essa sequência. Essa melodia, sobre essa cama harmônica, geralmente possui um Tom "referência" (ou mais tons), que costumamos chamar de "Tom da música". Porém, se quem compôs canta no Tom de Sol e outro cantor de voz ligeiramente mais "alta" canta de forma mais confortável no Tom de Lá, a música é transportada 1 tom acima.......Ou seja, todos os acordes (harmônia) serão deslocados quantos tons ou semitons forem necessários para o novo "Tom".

    Geralmente, nesse caso, um vocalista diz em que tom ele canta, e a banda, transporta para o tom que ele deu como referência.

    Fazer essa transposição, de cabeça e na hora, não é tão difícil, mas requer alguns conhecimentos e macetes que você não vai dominar agora........

    Vá passo à passo, se preocupe em corrigir as pestanas abafadas e os dedilhados.... transporte harmônico é outro estágio.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    brunowebguitar
    Teoria comecei desde muito tempo no conservatório aprendendo órgão, piano, teclado, nunca nada voltado a guitarra... Recentemente voltei os estudos para a guitarra e estou com um professor físico e peguei o método do Matheus Starling para complementar

    Se fosse para as teclas era fácil eu te recomendar algo... Mas na guita estou fazendo 6 meses Hehe

    castao
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bom pessoal na minha cidade so tem um professor e ele so ensina os acordes ele nao ensina teoria e tipo ela fala que o Ré pode toca todas as cordas dai vi no cifra club que nao pode entao parei de fazer aula e resolvia aprender com o cifra.

    Bom eu so tenho a agradecer vcs e que deus os abençoe

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano
    Cara, se você puder me passar o método de teclas, ficaria muito agradecido, me interesso muito por piano também, e quanto mais conhecimento, melhor!!
    Sabendo a teoria musical básica, talvez eu consiga adaptar algo para a guitarra, e depois também utilizarei o método do grande Matheus Starling pra aprofundar meus estudos!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    castao

    Cara, só uma coisa (vou usar o Ré que você citou como exemplo, mas vale prá tudo)....

    Não têm essa de "poder" ou "não poder".......isso é muito relativo e em função da canção que se toca. (Quando o Cifra Club diz que não pode, é porque num Acorde de Ré Maior Natural, sem inversões, não tocamos a corda Lá, nem a Mi).

    Um Ré Maior, se você tocar a corda Lá ele não deixa de ser um Ré Maior, mas ocorre uma inversão. Se você tocar a corda Mi, ele deixa de ser um Ré Maior, mas continua sendo um acorde de Ré, ainda assim é um acorde.

    Para você entender essas coisas, só estudando harmonia. Se seu professor falou que pode tocar todas as cordas e ele não entende de harmonia, é melhor você ir aprendendo com o cifra Club mesmo, até poder ter outro professor.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    post duplicou

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    castao

    A galera ja falou muita coisa útil aew pra você, então não me repetirei. So mais uma coisa, quanto a dúvida 3, não precisa apenas saber teoria, campo harmônico e etc, saber tocar uma grande diversidade de músicas (aliado ao conhecimento teórico pra saber mudar de tom se se perder) também é um truque desses caras, pois mesmo sabendo toda a teoria tem os casos que fogem a regra, que teoricamente estão errados, mas os compositores da harmonia usam e as vezes cai bem.
    não se cobre pelo tempo de violão
    Lelo Mig

    Concordo com o que você disse mas...

    Um Ré Maior, se você tocar a corda Lá ele não deixa de ser um Ré Maior, mas ocorre uma inversão
    Para você entender essas coisas, só estudando harmonia.

    Não seria triade e tétrades? Eu estudei esse assunto basicão por alto, mas sabia o que "podia" e o que "não podia" na hora de tocar um D/A D/F# ou seja la o que for em saber teoria nenhuma, mas o estudo da teoria abre muitos horizontes

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    amador_ssa

    Não seria triade e tétrades? Eu estudei esse assunto basicão por alto, mas sabia o que "podia" e o que "não podia" na hora de tocar um D/A D/F# ou seja la o que for em saber teoria nenhuma, mas o estudo da teoria abre muitos horizontes

    Continua sendo tríade, a tríade são os 3 graus que formam o acorde(T 3M/m e 5j) independente de qual inversão usar.
    Tétrade é quando além dos 3 graus 'básicos" você tem um grau a mais, como a 7ª, 6ª, 9ª, e por aí vai...

    Sobre o que falou sobre a dúvida 3 do cara, se o cara tiver um bom ouvido ele pega também as próximas notas de acordo com a melodia vocal, não tem muita regra pra isso, mas você meio que percebe que, dependendo da melodia a próxima nota depois do Am é um Fá ou um Sol. Eu tive, e tenho ainda, que pegar muito acompanhamento assim na igreja, como lá o amadorismo reina intocável, sempre temos que acompanhar nego que resolve cantar sem nada....

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    amador_ssa

    Cara, nem entrei no assunto tríades/tetrades para não complicar prá ele, nesse exemplo, independente de qualquer coisa o Lá faz parte naturalemente do acorde de Ré maior, se ele tocar o bordão Lá, ele estará fazendo um Ré Maior com Lá no Baixo, não sendo a Tõnica do acorde, poderíamos dizer que é uma inversão, ainda que o resto do acorde esteja montado da forma tradicional. E independente da explicação, correta, do nosso amigo Felippe Rosa, ele continua usando só três dedos para montar o acorde.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a 4 meses de violão de algumas duvidas