Porque é que o meu violão desafina?

    Autor Mensagem
    musiciangirl
    Veterano
    # set/12


    Olá a todos, por favor, me respondam a esta pergunta...
    Eu já tenho o meu violão há muitos anos, as cordas é que tenho há algum tempo (mais ou menos um ano) e desafinam constantemente... com mais frequência as 3 mais agudas.
    Existe alguma razão para isto acontecer?
    Obrigada

    Rick Rock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    musiciangirl

    Quando as cordas eram mais novas, tipo, uns 2 ou 3 meses de uso, ele também desafinava?

    Se sim, o problema pode ser as tarraxas que não seguram muito bem a afinação.

    Normalmente o violão desafina pelos seguintes motivos:

    1- Cordas muito novas, até lacearem, no começo, logo quando se troca as cordas, você precisa afinar diversas vezes até a afinação segurar.

    2- Cordas muito velhas, pode ser que seja o seu caso.

    3-Tarraxas de má qualidade não seguram a afinação como eu disse acima.

    4- Temperatura do ambiente. Se o tempo esfria a afinação sobe, ou seja, fica mais aguda e nesse caso tem que afrouxar um pouco as cordas. Se o tempo esquenta ou se o violão fica no sol, pode ser ao contrário. Nunca deixe seu violão no sol, pois a afinação pode ser o menor dos problemas se você o deixar

    Qual a marca e o modelo do seu violão? Ele é com cordas de nylon ou aço?

    Abraço

    123nove
    Veterano
    # set/12
    · votar


    musiciangirl
    Cordas velhas, ou tarrachas velhas.

    suitsu
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rick Rock
    Pow... +1...

    Ele ja explicou tudo tem nem mas o que falar, se vc falar se é aço ou nylon eu poderei ajudar, prq cordas de nylon no começo é normal desafinar, mas vc disse que ja estão velhas, pode ser as tarraxas, alias ja ta na hora de troca essas cordas em vei, dizem que faz mal deixar tanto tempo....

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Como já citaram o tempo, a idade das cordas, as tarraxas, tudo isto influencia e muito para a afinação das cordas, agora, de que tempo em tempo as cordas desafinam? Pois é normal que elas desafinem tocando, acho que todos os instrumentos de corda do mundo desafinam tocando, eu por exemplo a cada 4 musicas tocadas, dou uma conferida na afinação, o jeito de tocar também tem influência, o tipo de corda, aço no caso desafina mais constantemente em vista do nylon... se seu violão for de nylon confira se a corda está bem colocada no cavalete, tente dar uma apertada no parafuso da tarraxa, pode estar meio solto, no caso de aço, troque as cordas, elas já devem estar cansadas, fora que em 1 ano com certeza estão oxidadas.

    Abraços.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # set/12
    · votar


    comprei recentemente meu violão pela net... o vendedor(garganteiro) disse q o violão era novo, nunk tinha sido usado. Pedi q me mostrasse a nota fiscal, o vendedor(fala muito) afirmou q uma tia dos EUA mandou pra ele de lá..e que mandou sem nota por causa da alfandega...enfim..estava afim de comprar o troço..paguei, mesmo não acreditando em nada... Todo dia preciso afinar a corda MI aguda. A cada hora que passo sem tocar o violão ela fik meio que D ou Eb em coma...

    delaorden
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Tudo o que foi dito acima é verdadeiro: clima, cordas velhas, tarraxas etc....
    Porém vamos pensar um pouco.
    Violão é um instrumento com alma, sujeito a todo tipo de alterações. Ele vibra constantemente quando tocado, ele se encolhe e dilata, a depender das variações, trato etc... Vamos pensar nas cordas como se fossem os músculos ou nervos de nossos braços. Um dia acordamos e sentimos que precisamos alongar porque estamos tipo "travados". TODOS os violões desafinam em um dado momento. Além dos motivos citados está o estrutural; braço empenado e/ou tampo "embuchado" ou ao contrario, afundado, não sei como qualificar, mas vocês estão entendendo.
    Todas as vezes que deixo o violão e o volto a tocar preciso ajustar ou afinar novamente. Quando eu o deixei ele estava vibrando ainda. Se o deixei num sofá ou mal encostado, o braço sentiu e por aí vai. Leve a alguem que conheça para que o analise e tal.
    valeu !

    suitsu
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ricardo_ssa
    Cara, isso pode ser normal, 1° se as cordas forem de nylon e foram trocadas recentemente é normal ficar desafinando, quando eu troco as cordas do meu eu estico bem elas ja depois de colocadas no braço, dando umas puxadas nela para frente e fico tocando só com a mão direita, bem rapido pra acostumar elas, no dia seguinte ele ja ta normal... tenta ai, pode ser isso.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # set/12
    · votar


    eh rapah..nos ultimos dias percebi que as cordas estam cada vez menos desafinada... as cordas são de nylon(agudas) e aço(graves)

    myiamoto
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ricardo_ssa

    Essas cordas de aço e nylon foram compradas no mesmo pacote? Porque se sim, todas elas são de nylon e a diferença entre elas é que as primas(agudas) são de nylon puro e os bordões(cordas graves) tem um revestimento especial de metal pra dar um timbre mais encorpado e resistência. Senão, eu aconselho a não fazer cordoamentos mistos entre aço e nylon, se seu violão não for para cordas de nylon a tensão das cordas de nylon será muito pequena para adquirir som no violão, e se for cordas de aço em violão para nylon você corre sérios riscos de empenar seu violão e até mesmo rachar as tarrachas e/ou braço. Além disso a união entre os timbres de cordas de nylon com cordas de aço não soa lá muito agradável.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # set/12
    · votar


    myiamoto
    Rapah, isso eh uma incognita...como disse, comprei o violão pela net... de um infeliz q ñ entendia nada de violão...e disse q a tia dos EUA q deu pra ele de presente... afirmando ele que o violão era novo. Meu professor de teclado toca violão...vou levar até ele pra ele dá o parecer.

    py2ps
    Veterano
    # set/12
    · votar


    musiciangirl
    Amigo isso tá é muito mau explicado, que violão é esse que você tem, ele afinava bem antes?, quando que começou a não afinar? você já trocou as cordas para ver se soluciona o problema?, já verificou se a tarraxas estão em ordem? tem que verificar tudo isso, se o problema não estiver nas cordas pode estar nas tarraxas.

    Lucpilar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pega uma chave e perta as tarrachas(cravelhas) dele o meu tava assim deu certo no meu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque é que o meu violão desafina?