Dúvida - Corda G desafina conforme pressionada

    Autor Mensagem
    john_fistaile
    Veterano
    # ago/11


    Olá. Procurei em outros tópicos mas não achei solução pro meu problema.
    Tenho um violão (aço) giannini de estudo a uns 4 anos. Na semana passada, troquei as cordas pelo jogo de cordas NIG 0.9, e desde então acontece que quando solta, a corda G está afinada, porém quando pressionada ela desafina, quanto mais forte apertar, mais agudo fica o som, isso ocorre principalmente nas primeiras casas. O que eu fiz foi dar uma soltada "de leve" nela pra ficar pelo menos "audível" o som dos acordes.

    Gostaria de saber o que posso fazer pra resolver esse problema. Já tirei a corda e coloquei novamente (pois ela estava colocada muito próxima à madeira), mas não adiantou. Achei que isso fosse ocorrer só enquanto as cordas estivessem novas, mas das outras trocas que eu fiz isso nunca aconteceu.

    Um abraço e obrigado pela atenção

    Tgo_Paes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    john_fistaile

    Eu nao entendi direito, qndo vc preciona ela desafina e nao volta mais a afinação qndo vc a solta, ou ela nao esta entoando a nota equivalente a casa precionada?

    Da para dar mais um explicadinha RSRRS!

    Abraços do caipira!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    cordas 0.9 é tensão leve né, então qualquer mínima mudança na posição da corda gera uma mudança na frequência tb..

    Se tiver menos de 3 dias que vc trocou as cordas, espera mais um pouco e vê se ela fica afinada, se continuar desafinando é melhor vc testar outro calibre de cordas, ou levar logo num luthier pra ver o q q rola

    Abraço

    john_fistaile
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tgo_Paes

    Então, é só quando pressiona mesmo. Solta fica afinada. Conforme a força que aperto na casa, o som fica ainda mais agudo.

    Pé de chinelo

    Já tem quase uma semana. To tocando bastante o violão justamente por isso, mas não adiantou não. Já retirei e recoloquei a corda duas vezes pra ver se era algum problema na posição dela, mas creio que não.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    john_fistaile

    se vc levar numa loja de música ou luthier, pode só pedir um diagnóstico do que ta aconteçendo...sabendo o q está aconteçendo, e dependendo da complexidade, vc pode consertar até em casa

    Abs!

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    john_fistaile

    E assim mesmo, faz parte da natureza do instrumento de corda....


    Valeu...

    john_fistaile
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pé de chinelo

    Pois é, a princípio eu tava afim de uma solução sem gastar dinheiro, mas se for o único jeito...

    Obrigado a atenção, abraços

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    john_fistaile

    Veja este video... mesmo em ingles da para entender .....
    O exemplo e uma guitarra mas a ideia e a mesma para violao e outros instrumentos de cordas....




    Valeu...

    john_fistaile
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMJr

    Interessante o vídeo, algo que eu não sabia. Mas isso no meu violão nunca tinha acontecido, nem nunca ouvi falar disso acontecer com alguém.

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Corda G desafina conforme pressionada