Capotraste muito forte pode danificar o violão?

    Autor Mensagem
    daniel1307
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: daniel1307


    Boa tarde galera, sou novo no fórum e também no violão, o único recurso que tenho para aprender é a internet; estou treinando há +- 7 meses e vou começar a utilizar agora o capo, mas estou achando-o muito apertado e não quero danificar o braço do violão. Alguém pode me dizer se isso é passível de ocorrer? Vou colocar o violão e o capo abaixo, caso alguém os conheça, e também gostaria de saber se há como regular o capo, pra afrouxar um pouco... Obrigado!

    o violão: takamine eg321c

    http://www.serenatanet.com.br/Imagens/produtos/92/030200700302492/0302 00700302492_Ampliada.jpg

    o capotraste: phoenix cpl02

    http://www.megasom.com.br/loja/produto-148522-2617-capotraste_phoenix_ cpl02

    WebTiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Se estiver achando que está muito apertado, solte um pouco. E depois toca, se o som não sair trastejando... O som tem que sair certo.

    MMJr
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Daniel,

    O capo traste nao deve danificar o braco do violao propriamente dito...Porem, pode sim, desgastar os trastes mais rapidamente...Me refiro aos trastes que ficacam antes e depois da casa onde voce poe o capo....Nao e um desgaste que vai aparecer da noite para dia. Estou falando depois de anos ou decadas de uso....

    Valeu...

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    eu nao vejo muita possibilidade de danificar.
    no máximo, se for muito muito muito apertado, vai fazer uma marquinha atras do braço. mas acho improvavel.

    regular acho que nao dá, mas se achar muito apertado pode tentar amaciar a mola, mas se ficar frouxo voce estragou seu capo.

    daniel1307
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu pela ajuda galera, acho que devo usá-lo normalmente então

    Adair Neto
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Aproveitando o tópico. Sempre deixo o capo (quando não estou usando) no head (todo mundo faz isso). Tem problema? Eu sempre fico preocupado, vai que meu violão estoura hahah.

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Adair Neto
    Sempre deixo o capo (quando não estou usando) no head (todo mundo faz isso). Tem problema? Eu sempre fico preocupado, vai que meu violão estoura hahah.
    duvido muito
    no maximo vai fazer alguma marquinha.

    Gianyny
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kiki
    MMJr

    Aproveitando também o tópico.

    Quando eu toco com capostraste, a mizinha fica desafinada, já fiz o teste verificando a nota no afinador e sempre que vou tocar com o capo tenho que aumentar um pouquinho a tensão dela para chegar na nota com o capo.
    Será por que acontece isso??

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Gianyny
    é problema de afinação das oitavas da escala.

    verifique com o afinador se acontece a mesma coisa tocando só com o dedo.

    e verifique se isso acontece em varias casas. eu chuto que desafine mais na 1a e 2a casas.

    escala, apesar de toda a matematica, é uma coisa que nunca fica afinadinho perfeito.
    se estiver batendo mi redondo na corda solta e na casa 12 tá certo, mas as primeiras casas sempre perdem um pouco de afinação.
    como o capo aperta um pouco mais que o dedo, pode forçar um pouco essa desafinação.

    violaofabiolima
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ola daniel1307

    Eu sugiro que voce procure por capos hidraulicos. Tem um otimo da "Dunlop". Ele tem botao que gira e vc pode controlar a forca, ajustando assim de modo que funcione de maneira eficaz sem ferir o braco do instrumento. Os de mola ou elasticos sao muito agressivos.

    Espero ter ajudado!

    Abs

    FL

    violaofabiolima
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ola Gianyny

    Eh meio off-topic, mas ja que a questao foi levantada...
    Experimente trocar a tensao do encordoamento. Mesmo assim sugiro que leve a um Luthier para que ele faca os devidos ajustes.

    Abs

    FL

    daniel1307
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olá violaofabiolima,
    fiquei bastante interessado nesse capo no qual eu posso controlar a força; nunca vi nada parecido nas lojas de instrumentos por aqui; em uma busca rápida pelo google não encontrei resposta para "capotraste hidráulico". Você poderia mandar uma foto, para que eu saiba melhor do que se trata??

    Muito Obrigado pela ajuda!

    ABs

    violaofabiolima
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Oi Daniel

    Aqui ta o link com o referente capo: http://www.jimdunlop.com/product/victor-capo

    Alem deste tem muitos outros modelos baseados no mesmo sistema.

    Abs

    FL

    http://www.jimdunlop.com/product/victor-capo

    Gianyny
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kiki

    Hum...não pensei que fosse esse tipo de problema.
    Vou fazer este teste que você disse, mas mesmo assim penso que este problema não poderia ocorrer, principalmentes em violões de nível mais profissional, como o Crafter Pro DE7, que é o que eu possuo.

    violaofabiolima
    Experimente trocar a tensao do encordoamento. Mesmo assim sugiro que leve a um Luthier para que ele faca os devidos ajustes.

    Então, quando eu comprei o violão, ele veio com encordoamento 0.11 e o luthier da própria loja ajustou ele para a tensão desta corda.
    Só que eu ganhei um jogo de cordas elixir 0.10 e estou usando-os no momento. Talvez isso possa influenciar também.

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Gianyny
    mas mesmo assim penso que este problema não poderia ocorrer, principalmentes em violões de nível mais profissional, como o Crafter Pro DE7, que é o que eu possuo.
    sempre vai acontecer
    a escala musical temperada é um sistema de distribuição de erros. nenhum instrumento temperado vai afinar 100%, nunca. o segredo é jogar isso rpa onde não atrapalha muito.

    instrumentos do tipo do violão tem esse erro distribuido ao longo da escala, e as primeiras casas do instrumento sofrem mais com isso.

    violaofabiolima
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Gianyny

    Pode sim ser a diferenca da tensao, uma vez que estava regulado para 0.11 e agora esta com menos tensao. Experimente voltar a 0.11 ou fazer novo ajuste para a 0.10.

    Kiki

    Concordo com vc, principalmente com a parte onde diz que "deve-se jogar isso onde nao atrapalha", perfeito. Deve-se afinar o violao utilizando os acordes da musica a ser tocada (por exemplo, se a musica for em D, utilize os acordes de D, Em, G, A, Bm, etc, para afinar e assim por diante).
    Entretanto, um instrumento, sendo de qualidade boa pra cima, nao apresenta diferencas muito grandes na afinacao ou oitavas. Sempre ha como otimizar.

    Abs

    FL

    Abs

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ae Gianyny uma dica para a afinação ficar mais precisa é colocar o capo em cima do traste na frente e não no meio da casa, falow.

    Gianyny
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kiki
    o segredo é jogar isso pra onde não atrapalha muito.

    Como assim?

    violaofabiolima

    Deve-se afinar o violao utilizando os acordes da musica a ser tocada (por exemplo, se a musica for em D, utilize os acordes de D, Em, G, A, Bm, etc, para afinar e assim por diante).

    Mas isso só se for pra gravar em estúdio. Nunca vi ninguém mudando afinação a cada música tocada.

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Gianyny
    o segredo é jogar isso pra onde não atrapalha muito.

    Como assim?


    você regula o instrumento a partir de um ponto, e quanto mais longe, mais desafina.

    no caso dos instrumentos tipo violão, voce regula as oitavas com a corda solta e a casa 12, o que te dá uma escala com o erro distribuido. quem sofre sao as primeiras casas.

    se voce regular pelas primeiras casas (por exemplo a 5a), voce ta jogando mais erro pro final da escala. pra quem nao usar acima da casa 12 ou nao faz solo talvez ate seja interessante, ainda nao testei isso pra ver como fica (na guitarra, pois regular oitava de violao é bem mais trabalhoso e limitado).

    e as vezes se faz necessario sim reafinar o instrumento de acordo com os acordes utilizados... se usa mais acordes abertos ou mais pestanas lá pra frente, por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capotraste muito forte pode danificar o violão?