Autor |
Mensagem |
luthiergarrido Veterano |
# jun/12
Olá pessoal, pra quem quiser acompanhar a construção de um violão passo a passo, deixo o link do meu blog:
http://construindoumviolaogarrido.blogspot.com.br/
As postagens são semanais.
abraço à todos
|
Nell Melo Veterano |
# jun/12 · Editado por: Nell Melo
· votar
xiii cara, num coloca teu blog por aqui naum, pq é contra as regras 3. É proibido! 3.4. Fazer propaganda de outros sites;
To só avisando, pq tu é novo :)
|
# jun/12
· votar
xiii cara, num coloca teu blog por aqui naum, pq é contra as regras 3. É proibido! 3.4. Fazer propaganda de outros sites;
To só avisando, pq tu é novo :)
Obrigado pelo aviso Nell, achei que seria interessante para as pessoas conhecerem o processo de construção de um violão do começo ao fim, mas tomarei mais cuidado com as próximas postagens.
abraço
|
Nell Melo Veterano |
# jun/12
· votar
luthiergarrido Sim cara, sem dúvida é muito interessante, mas as regras do fórum são rígidas. Busca outra forma de mostrar isso para as pessoas, flw.
|
WebTiago Veterano |
# jun/12 · Editado por: WebTiago
· votar
luthiergarrido Bastante interessante, eu conhecia seu blog atráves de outro fórum... Agora retirei a dúvida de como era colado o braço.
Abraços
|
CaioRobertoBR Veterano |
# jun/12
· votar
luthiergarrido
Muito show a construção de um violão. Realmente uma profissão incrível, parabéns.
|
kiki Moderador |
# jun/12 · Editado por: kiki
· votar
Nell Melo 3. É proibido! 3.4. Fazer propaganda de outros sites;
pois é, está correto, mas a gente não é tão cruel assim de não analisar os casos com alguma cautela.
luthiergarrido no seu caso acho que tudo bem, uma vez que é um blog independente que visa divulgar um assunto que pode ser muito útil a todos.
melhor ainda se você puder colaborar tirando eventuais dúvidas que as pessoas possam ter, sobre o seu trabalho e também sobre outros assuntos de luthieria.
por exemplo duas dúvidas que eu já tenho: - essa lixadeira de rolo, voce comprou ou fez? - e essa forma de moldar as laterais, que esquenta? voce fez? tem uma lampada dentro? é melhor assim inteira do que aquelas ovais que tem que moldar à mao?
até
(fechei seu outro tópico pois lá você divulga seu site profissional, isso sim é contra as regras)
|
# jun/12
· votar
Obrigado pelo esclarecimento Kiki, podem ficar à vontade para perguntar, estou a disposição para esclarecer dúvidas.
Respondendo suas questões Kiki:
1- A estrutura da lixadeira de rolo eu fiz de peróba, comprei um rolo de metal e pedi para um torneiro retificar, fixei o rolo na mesa usando 2 mancais. Para regular a altura eu uso um macaco de carro.
2- A forma das laterais também fiz, ela esquenta sim, é uma caixa de madeira e uma chapa de metal com 2 lâmpadas dentro. As ovais também funcionam bem, é apenas questão de opção mesmo.
|
Nell Melo Veterano |
# jun/12
· votar
kiki Ata, bom eu n sou moderador por isso n sei oq um pensa. Só falei pq é uma coisa q acontece muito. Mas ta de boa :)
|
123nove Veterano |
# jun/12
· votar
Cara.. Pra nao te suspenderem, oq acha qq criar um topico com o conteudo do teu blog.. Assim vc ganha confiança do pessoal, e coom certeza um FIXO!
|
123nove Veterano |
# jun/12
· votar
E é um belo post!
|
# jun/12
· votar
Pessoal, várias postagens novas, lembrando que qualquer dúvida é só perguntar:
|
CSY Veterano |
# jun/12 · Editado por: CSY
· votar
luthiergarrido Quais madeiras vc ta utilizando na confecção geral do violão [ Braço, tampo, Laterais e Fundo... ]
Na envernização vc usa goma laca, PU..?
se possível vc poderia responder quais os melhores tipos de verniz para não danificar tanto a madeira esteticamente quanto sonora.
Parabéns pelo seu trabalho...
|
# jun/12
· votar
As madeiras são:
Tampo: Abeto Fundo e laterais: Jacarandá Indiano Braço: Mogno Escala: Ébano
O verniz utilizado neste violão será a Laca de nitrocelulose, eu particularmente não utilizo o PU, abaixo uma pequena explicação sobre os tipos de vernizes:
O verniz é fundamental para o acabamento final, além da estética é muito importante para a proteção do instrumento. O tipo de verniz usado em instrumentos gera uma certa polêmica, alguns defendem a goma-laca por ser um verniz bem fino que não prejudica na sonoridade final do instrumento e outros a laca de nitrocelulose e o ¨PU¨ por serem mais resistentes.
Eu uso Laca de nitrocelulose e também a Goma-laca, explicarei um pouco mais sobre cada verniz:
Goma-laca: Verniz aplicado com boneca.
Prós: Por ser um verniz muito fino (quando bem aplicado), interfere menos na vibração das madeiras, principalmente no tampo, gerando uma sonoridade mais ¨natural¨ e com mais harmônicos.
Contra: É um verniz muito frágil, risca com muita facilidade.
Laca de nitrocelulose: Verniz aplicado com pistola.
Prós: Ao contrário da goma laca é um verniz bem resistente e impermeável.
Contra: Se não for aplicado com cuidado e rigor pode ¨amarrar¨ o instrumento, ou seja, forma-se uma camada espessa atrapalhando na vibração das madeiras, principalmente no tampo.
Nunca devemos esquecer que no final o mais importante não é o verniz que será usado, mas como ele será aplicado, por isso é muito importante conversar com o luthier e se possível testar algum instrumento nas duas opções. Posso afirmar que quando aplicado com técnica e rigor independente do tipo de verniz a diferença é ínfima.
|
kiki Moderador |
# jun/12
· votar
luthiergarrido muito boa a explicação sobre os acabamentos! to acompanhando as fotos, tão muito bem explicadas.
não entendi porque voce usou aquelas varetas pra colar as travessas e o reforço do fundo, não podia ser um simples sargento? ou algum tipo de prensa? http://construindoumviolaogarrido.blogspot.com.br/2012/05/preparando-e -colando-as-travessas-do.html como voce fez isso? tem um "quadro" de madeira com um teto, onde voce prende esses mini-pontaletes?
|
CSY Veterano |
# jun/12
· votar
luthiergarrido
Muito obrigado pelas explicações..
continuo acompanhando seu trabalho..
|
# jun/12
· votar
não entendi porque voce usou aquelas varetas pra colar as travessas e o reforço do fundo, não podia ser um simples sargento? ou algum tipo de prensa? http://construindoumviolaogarrido.blogspot.com.br/2012/05/preparando-e -colando-as-travessas-do.html como voce fez isso? tem um "quadro" de madeira com um teto, onde voce prende esses mini-pontaletes?
Para pressionar as travessas, a melhor maneira são com as varetas, pois as travessas são abauladas e a pressão não precisa ser absurda.
Em relação a colagem, consiste numa caixa de madeira vazada nas laterais, e as varetas são de Marfim, madeira densa e ao mesmo tempo flexível.
|
kiki Moderador |
# jun/12
· votar
luthiergarrido saquei! valeu a explicação!
|
123nove Veterano |
# jun/12
· votar
copia aqui no forum e dai vao fixar com certeza
|
py2ps Veterano |
# jun/12
· votar
luthiergarrido Belissimo trabalho, parabéns pela iniciativa de postar seu trabalho e responder as duvidas do pessoal.
|
# jun/12
· votar
Obrigado!
|
# ago/12
· votar
E a saga está chegando ao fim:
|
# ago/12
· votar
Pessoal, depois de muito trabalho a saga chegou ao fim!
Todas as fotos estão no blog que deixarei a disposição:
Obrigado à todos
|
# ago/12
· votar
Montei um vídeo com fotos das etapas e a gravação com o violão pronto no final, segue o link do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=AUVgJUQNMps
obrigado à todos
|
WebTiago Veterano |
# ago/12
· votar
luthiergarrido Nossa cara, muito show!! Parabéns!
|
# ago/12
· votar
Valeu Tiago!
|
kiki Moderador |
# ago/12
· votar
luthiergarrido legal! teu site ta me servindo de referencia pra varias coisas! muito bem organizado!
|
# ago/12
· votar
legal! teu site ta me servindo de referencia pra varias coisas! muito bem organizado!
Que bom, a intenção é essa mesmo!
abraço
|
Alexandre.M Veterano |
# out/12
· votar
luthiergarrido 2- A forma das laterais também fiz, ela esquenta sim, é uma caixa de madeira e uma chapa de metal com 2 lâmpadas dentro. As ovais também funcionam bem, é apenas questão de opção mesmo.
quantos watts cada lâmpada?
|
Manny Ray Veterano |
# out/12
· votar
luthiergarrido Cara, muito legal.. imagino como deve ser bom tocar em um instrumento feito pelas próprias mãos..
Parabéns, ótimo trabalho
|