Partitura é dispensável?

Autor Mensagem
MatheosXpt
Veterano
# fev/12


To fazendo aulas de violão agora, e meu professor colocou na cabeça que eu preciso aprender partituras.

Puta negoço chato ¬¬

O problema é, não é difícil, é CHATO mesmo, por que até você pegar a sequência da música, achar todas as casas, e se familiarizar com a partitura, leva muito tempo.

A pergunta é: eu realmente PRECISO aprender partitura, para ser um "bom" violinista?

Detalhe: eu só tenho problemas com partituras, por que eu gosto de aprender músicas pela tablatura. Se eu me dedicar só na tablatura não é suficiente?

Fernando
Veterano
# fev/12
· votar


ViolOnista, né? rs

Se seu estilo é popular e você não quer ser músico profissional, partitura não é necessário - sendo bem realista. Passei por isso também.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12 · Editado por: MatheosXpt
· votar


Fernando

Esse termo "músico profissional" é meio vago, por que eu não preciso necessariamente aprender estilos e músicas eruditas pra ser "profissional".

Eu posso ser profissional tocando músicas populares, ora bolas.

Ah, é violonista '-'

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt


é uma boa opotunidade pra vc aprender esse negocio chato, é um negocio chato que te pode ajudar futuramente. conhecimento quanto mais melhor.

bielsupremo
Veterano
# fev/12
· votar


Também vou começar a aprender esse negocio essa semana, mas não acho que seja tão ruim. Só pela experiância que se ganha com isso , e a agilidade, Já vale a pena....

Bilelo
Veterano
# fev/12
· votar


se vc quer ser profissional, é extremamente necessário.

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


Bilelo

se vc quer ser profissional, é extremamente necessário.

tem muitos arranjos em partitura, que quem não sabe dança.

tentei aprender com apostila aqui em casa, mas acho que só com o acompanhamento do professor aprende mais rápido mais detalhado.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


dom de Deus

O problema é que não é professor particular, na minha turma tem eu e mais 3 pessoas, então acaba que não tem muito esse acompanhamento.

Mas todos esses arranjos tem como você passar pra tablatura.

Spect
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
Mas todos esses arranjos tem como você passar pra tablatura.

A partitura te possibilita tocar a música como ela é sem você nunca ter ouvido ela na sua vida. A tablatura, não.

Não, não é necessário para você ser um bom violonista, mas é um complemento fundamental se você quiser ser um músico completo.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
Quer ser PROFISSIONAL... aprende a ler partitura
Quer ser AMADOR... pode se virar só com tablatura

Claro que é importante aprender partitura, e não só para música erudita como deve estar pensando, é importante para muitas coisas, é uma linguagem, e se não souber ler você é como se fosse um analfabeto... radical né, mas é importante sim, muito importante

Aliás em sua jornada como músico vão ter muitas outras coisas chatas, muito chatas, e se a cada dificuldade querer pular, ou desviar, vai te limitar e muito... não tente o caminho mais fácil, tente o caminho correto, seu professor deve estar tentando um caminho com você, se acha que não vale a pena pula fora

bielsupremo
Veterano
# fev/12
· votar


Eu não sei porque tanto preconceito em aprender partitura.... É tão necessário para um músico.....

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


¬¬

Com partitura ou não, isso não vai influenciar no seu modo tocar, apenas de interpretar uma música e saber exatamente o que esta fazendo.

Quer ser PROFISSIONAL... aprende a ler partitura
Quer ser AMADOR... pode se virar só com tablatura


Fala sério

Não é por esse caminho não. Amador ou não, é bom saber como também não é de extrema necessidade saber. Mas se quer aprender algo de forma rápida, é bom saber partitura.

Uma maneira divertida, é estudar e chegar em casa e abrir o seu Guitar Pro

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Partitura é uma maneira mais fácil para se pegar música, pois ela está lá toda para você, acho bom aprender independente de ser profissional, amador ou qualquer coisa...

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Spect


A partitura te possibilita tocar a música como ela é sem você nunca ter ouvido ela na sua vida. A tablatura, não.

Não? Por que?


Tá certo que sabendo como localizar todas as notas pela partitura, você pega uma música e aprende ela um pouco mais rápido. Mas é a mesma coisa com a tablatura ué. Acho até mais fácil.

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Não? Por que?


Porque a partitura te dá todos os parâmetros necessários: andamento, ritmo, notas, dinâmica, fraseado, etc...

A tablatura só te dá as notas. É impossível tocar perfeitamente uma música em tablatura sem a conhecer ou ouvir antes, já com partitura é perfeitamente possível, e corriqueiro.

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Não? Por que?


porque na partitura marca em que tempo tú deve tocar,

seminimas,minimas e etc...

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


makumbator

falou tudo.

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


dom de Deus

Sem contar que é universal a todos os instrumentos, coisa que uma tablatura não consegue ser.

LeandroP
Moderador
# fev/12
· votar


Você pode dispensar a partitura e se tornar um excelente músico. Por outro lado, a partitura só tem a acrescentar no seu desenvolvimento como músico.

redstratocaster
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Hendix não sabia ler partituras...
Sem falar q tabs são bem mais usadas, mas eu acho q qnto mais conhecimento se tem, melhor. Se vvc achar necessario, aprenda

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Sem contar que é universal a todos os instrumentos, coisa que uma tablatura não consegue ser.

Em se tratando de clave de sol, sim.

porque na partitura marca em que tempo tú deve tocar,

O problema é que, eu costumo pegar músicas pelo site do cifra club, onde só tem tablaturas. Me aconselha algum site que tenha partituras legais? Realmente, com partitura dá pra se pegar a música e treinar sozinho, até ficar bom, e com a tablatura eu só consigo pegar se tiver vídeo aula ( por isso só pego músicas aqui, o que torna meio limitado as músicas que eu aprendo ).

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt


tem no cifra club, já vi. tem que procura

LeandroP
Moderador
# fev/12
· votar


Os arquivos do Guitar Pro estão no formato de tablatura e partitura, e nele você pode ocultar e/ou exibir um ou outro.

Pra escrever no Guitar Pro é necessário pelo menos um pouco de conhecimento de divisão musical, porém as notas você escreve na tablatura. É um ótimo programa pra aprender partitura, dependendo da forma como você utiliza ele.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


LeandroP

Eu baixei o Guitar Pro hoje, mas não parece ser tão fácil mexer nele. Amanhã, quando eu tiver tempo, vou procurar uns tutoriais pra aprender a usar ele. Dizem que ajuda muito.

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


MatheosXpt
bom, ja disseram muita coisa aí.
eu particularmente assino em baixo tudo o que disseram o makumbator e o LeandroP.

mas minha preocupação é outra:
se tudo que voce achar chato no aprendizado voce pensar em desistir, então desista de aprender.
SEMPRE vai ter alguma coisa chata pra aprender, ou pra treinar, ou pra entender. preguiça não leva a lugar nenhum.

voce pode escolher abrir mão de partitura, mas não por preguiça.

Raven_Heart
Veterano
# fev/12 · Editado por: Raven_Heart
· votar


Cara, te aconselho a aprender isso agora. Sim, é extremamente chato, mas será muito útil na tua vida como músico e quanto antes você aprender, melhor. Aliás, tem muita coisa chata que você terá que aprender para ser um bom violonista, e para todas essas coisas te dou o mesmo conselho. Não deixe pra depois. Se é chato agora, daqui a 10 anos será 10 vezes pior.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
Vim pra dizer a mesma coisa que o kiki, mas, no alto da minha chatisse, pretendia ser muito mais ácido.

Desculpa pelo tom, mas com tamanha falta de perseverança, desista logo de uma vez.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


TG Aoshi

Não é assim também. É chato sim, mas isso não da motivos pra gente desencorajar o cara a aprender algo importante.

Não é o nosso papel aqui dizer pra pessoa desistir. É obviamente o contrário

Nosso papel é dizer o que é e o que não é importante e será proveitoso.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Afinal. o fórum é para aprender, e não o contrário né..

Meu recado acima ta dado. Eu manjo migalhas de partitura, nem por isso deixo de tentar aprende-las. Mas meu objetivo na vida não é ser músico.

Renan_Rusch
Veterano
# fev/12
· votar


Treine seu ouvido, ele é a sua melhor ferramenta XD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partitura é dispensável?