Partitura é dispensável?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Guilherme Nau
concordo plenamente com voce, e no geral eu sou da sua posição: encorajar ao máximo e procurar dar dicas de como seguir.

mas eu tive a mesma sensação do mano tg.
afinal, o cara faz aulas, e o prof dele ta dizendo que é importante ele aprender, mas ele nao acredita.
ele acha chato, e quer fugir disso, e ta perguntando se pode fugir.
se não confia no professor, entao nem faz a aula.

por isso eu disse acima e repito: se ta querendo fugir, entao começou errado.

só pra não parecer xiita: eu já desisti de usar partitura.
mas antes disso eu aprendi, o suficiente pra conseguir tirar algumas musicas, treinei alguns metodos de violao, aprendi sobre tonalidades, etc.
e se preciso eu leio, devagar mas leio.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Pois é. Mas pra eu não ser xiita também, rs, também ja pensei em desistir uma vez. A solução dessa chatice, é o Guitar Pro.

Vai aprender técnica de criação de roteiro pra você ver como é chato haha

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Guilherme Nau
esse é o problema: tudo que voce for aprender de verdade tem a parte chata.
por isso eu acho o pensamento preguiçoso do rapaz altamente condenavel.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

É normal nessa nossa idade, queremos tudo rápido sem passar pela parte chata. Por isso digo que não apoio comportamentos da primeira página.

O problema é que tem garotos que não querem nem por decreto saber de algo do gênero. Esses pelo mesmo destino, acabam desistindo.

Quando fiz roteiro, sabia que seria algo didático, papel, caneta, lápis e borracha. No final das contas, só de ver novela você já sabe se aquilo é bem feito ou não. A mesma coisa a música.

A um leigo, os ouvidos são tapados. Mas eu nem falo mais nada, se o garoto quiser seguir, siga. Eu dei a ideia do Guitar Pro.

Ele com partituras e eu com roteiro rs

strongdeboxx
Veterano
# fev/12
· votar


Eu to estudando partitura e não achei nada "chato". Tudo na vida é "chato", viver é "chato". Ter que trabalhar é "chato", estudar também é "chato". Mais não deixa de ser essencial. Pense nisso..

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


Uma coisa que eu já notei é que o MatheosXpt já vem com opiniões formadas sobre o assunto, isso ficou bastante claro em um outro tópico sobre instrumentos de marca ou de Luthier. O mesmo parece acontecer agora, ele vem com a pergunta mas já tem a mente fechada para as respostas que forem contrárias ao que ele quer ouvir. Espero que o nosso colega possa achar aquilo que procura e que atinga o êxito que anseia na música. Fiquem com DEUS. Paz.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


inaciolino

Cara todo mundo é assim. O negócio é saber quando devemos ser mentes fechadas e quando devemos ser mentes aberta.

Nesse caso nem se compara claro

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


strongdeboxx

Trabalhar não é chato não. Só é cansativo. Não sei no que você trabalha rs

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


chato é uma bacteria que dá no saco e vc tem que ficar de pelado de perna aberta com o ventilador ventilando pra alvía, isso sim é chato rsrsrsr

gufavaretto
Veterano
# fev/12
· votar


Partitura é dispensável ! Nenhum dos Beatles sabia ler partitura...

Natanael Gama
Veterano
# fev/12
· votar


gufavaretto

Partitura é dispensável ! Nenhum dos Beatles sabia ler partitura...

Não fala uma coisa dessas moço!

MatheosXpt

Se Vc está pagando aulas independente do numero de alunos Vc tem o direito e o dever de ter suas duvidas sanadas, as questão da Partitura é que ela é uma informação a mais e muito proveitosa; Mas nos dias de Hj que assimilamos muita informação isso acaba sendo um peso e sempre procuramos facilidade em tudo a Partitura acelera o processo de aprendizado para pegar o tempo melhor use um metronomo, para entender onde está a nota pedida na partitura é considerar que a região da Linhas e Espaços é a parte dedicada aos médios, as linhas complementares superiores são para as notas agudas e as complementares inferiores as notas graves.. Corra atrás das informações que Vc está tendo dificuldade para facilitar e acelerar o processo de aprendizado

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Natanael Gama rulers \m/

gufavaretto
Veterano
# fev/12
· votar


Realmente, você paga a professora pra fazer o que ela tem pra ensinar, se você não gosta, não é obrigado a fazer, mas é importante...
Você pode pedir tudo pra ela, afinal é de você que ela vive, você tem todo o direito, se ela for gostosa, daí é outra coisa, mas eu acho que se você está decidido a não aprender, não aprenda, mas lhe garanto que é importante...

Rendi rouds
Veterano
# fev/12
· votar


Só digo uma coisa, o cara que quer ser musico proficional, e que lê partitura, tá muuito na frente de um que não sabe.. Isso só vai acrescentar, como disse o Leandro.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Natanael Gama

Seu primeiro comentário me ajudou muito a entender como funciona partitura, vlws.


inaciolino

Eu nunca posto nada com conceito próprio, se eu não tiver pelo menos uma noção do que eu to falando. No caso do meu outro tópico, eu cheguei àquela conclusão, por que mais de 30 pessoas comentaram a mesma coisa. Então, se você acha que eu venho com conceito pronto, se entendeu errado.

Esse tópico eu também não vim com um conceito pronto, só se meu conceito for " partitura é chato " , o que eu estou querendo saber é se ela é necessária, e quais os benefícios que eu ganho aprendendo.



Aos demais, moderadores e veteranos, que postaram coisas como " se você tem preguiça de aprender por que é difícil, desista " ou coisas do gênero, esse não é o caso. Não estou começando partituras agora, longe disso, eu faço aulas de bateria já a algum tempo, então não tenho dificuldades para ler e interpretar a partitura, mas sim em achar qual casa de qual corda no violão eu devo tocar. Particularmente, tá sendo mais difícil partitura no violão que na bateria.



Aos outros demais, dizendo que " se paga o professor pra dar aula, o professor dizendo que é importante aprender, mas o cara não quer aprender, tá jogando dinheiro fora " . Primeiramente eu não pago aula de violão, a aula é gratuita, já vem descontado na mensalidade da minha escola todas as aulas de arte ( instrumentos, pintura, teatro, circo, etc.) o valor, e não tem como eu " deixar de pagar ", mesmo se eu não for fazer aulas de arte.

Vc tem o direito e o dever de ter suas duvidas sanadas

Digamos que o professor não é lá tão bom, sabe tocar legal, ensinar que é bom nada. Então, quase tudo que eu quero aprender, eu pego em casa, e sempre que tenho dúvidas pergunto pra ele, mas se eu não me dedicar em casa não aprendo nada. É por isso que estou perguntando a importância da partitura, pra ver se vale a pena estudar em casa, pegar músicas com partitura, praticar não sei quantas horas por dia; ou se eu posso me dedicar a outras coisas, pois sou iniciante, tem muita coisa pra aprender ainda.


Mas no final das contas, pelo que eu li nos comentários, partitura ajuda muito na formação, e tem momentos que vai ser extremamente necessário.

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Man, se ele não ensina, converse com ele. Se não adiantar, você só ta jogando dinheiro fora.

Quem dera se eu tivesse a a oportunidade e tempo pra estudar música

makumbator
Moderador
# fev/12 · Editado por: makumbator
· votar


MatheosXpt
eu faço aulas de bateria já a algum tempo, então não tenho dificuldades para ler e interpretar a partitura, mas sim em achar qual casa de qual corda no violão eu devo tocar. Particularmente, tá sendo mais difícil partitura no violão que na bateria.


Então foque no problema. Parece que vc consegue ler o ritmo bem(por causa do passado lendo partitura de bateria), mas não tem tanta prática na leitura da altura(a nota em questão) e sua localização no violão.

Há dois caminhos:

1. Estudo para memorizar as notas na escala do violão, tendo atenção em observar as notas(mesmo nome e oitava) que se repetem nas várias cordas. É importantíssimo ter isso desenvolvido, para escolher a melhor digitação de acordo com o contexto.

2. Estudo para memorizar as alturas no pentagrama da clave de sol(que é a usada no violão), relacionando-as com as posições no instrumento.

Observe que isso é um trabalho de repetição fora da aula. O professor deve passar os parâmetros e explicar a questão, cabendo a você praticar posteriormente. O professor deve cobrar e avaliar o resultado, através de exercícios de leitura e ditados.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Guilherme Nau

Enquanto não começar o primeiro ciclo de provas aqui na escola, eu tenho um tempo livre a tarde.

Mas acho que o jeito vai ser ter aulas particulares, por que realmente não dá pra aprender muita coisa na aula, já que tem pessoas de níveis diferentes aprendendo junto. Mas o que ele faz é, ( eu tenho uma aula por semana ) uma aula partitura, outra aula música, durante a semana a gente treina, na outra aula apresenta pra ele.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Guilherme Nau
kiki
Na verdade fui chato porque achei cabível ser mais severo. Apesar de muita gente já ter postado o necessário no lado técnico do assunto, achei que alguém precisava ser mais severo no lado psicológico, assim como foi o kiki.

É uma questão muito boba pra desanimar o estudo de alguém (não que isso fosse arruinar a toda vontade dele aprender violão/música, como já ficou claro) e acho que lá na frente tem dilemas muito piores e mais frustrantes do que tal assunto ser chato ou difícil.

Além do mais, se a vontade e paixão por música dele é suficiente, não vai ligar pro conselho de desistir, ainda mais com tantos bons comentários feitos até aquele ponto.

MatheosXpt
Só pra complementar, porque acho que ninguém comentou isso. A partitura não é apenas uma informação a mais, ou algo necessário; é um assunto básico e contribui muito pra musicalidade de alguém. Somado a um bom treino de ouvido, é o único jeito de passar toda informação de uma música, sem depender de um instrumento (seja voz ou não) ou de uma gravação. Pra uma pessoa bem fluente é possível escutar a música mentalmente ao ler a partitura.

Outra coisa, como comentou o makumbator, o professor, sendo bom ou ruim, é um guia e não uma muleta. O crescimento depende mais de você do que dele ou das aulas.
Além disso, siga os conselhos do makumbator, acho uma habilidade importante o músico aprender a analisar os problemas e a tratá-los de forma racional e objetiva.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Somado a um bom treino de ouvido, é o único jeito de passar toda informação de uma música, sem depender de um instrumento (seja voz ou não) ou de uma gravação.

É, com isso eu fico motivado a aprender, depois de aprender deve ficar muito mais rápido pra pegar a música.

1. Estudo para memorizar as notas na escala do violão, tendo atenção em observar as notas(mesmo nome e oitava) que se repetem nas várias cordas. É importantíssimo ter isso desenvolvido, para escolher a melhor digitação de acordo com o contexto.

2. Estudo para memorizar as alturas no pentagrama da clave de sol(que é a usada no violão), relacionando-as com as posições no instrumento.


Comecei a fazer isso hoje, to procurando umas músicas legais pra aprender, daí não fica tão cansativo. Meu professor tava me passando partitura de uma música da banda "Os Varandistas" 'O.o. Daí desmotiva mesmo a aprender.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
Meu professor tava me passando partitura de uma música da banda "Os Varandistas" 'O.o. Daí desmotiva mesmo a aprender.

huahauhau! Aí fica difícil mesmo! =p
Claro que tentar tocar e ouvir coisas novas e aprender a gostar do "novo" sempre é bom, mas quando a gente não se identifica com a música e não tem nenhum prazer de tocar, aí fica realmente difícil de estudar.
Se é esse o caso, é bom conversar com ele.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


TG Aoshi

O problema é que ele tem que seguir uma apostila, até o fim do ano tem que acabar ela. Só pode me ensinar uma música que eu quero se eu já tiver um pouco adiantado, senão não dá tempo. Hoje eu pedi pra ele me ensinar tocar Hallelujah, do Jeff Buckley, próxima aula ele me trás a partitura ou tablatura da música.

Gabi Ulasa
Veterano
# fev/12
· votar


LÓGICO QUE NAÃO, nao interessa se vc vai trocar a maioria dar partituras por tablaturas!! ler partitura é essencial, mesmo que vc quase nao vá usa-las, tablaturas só servem para musicas que vc já conhece, partituras sao bem abrangentes.. é só uma questao de pratica até vc detectar as notas e os tempos com rapides, mas não as dispense!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partitura é dispensável?