Troca de cordas

    Autor Mensagem
    johnnycuica
    Veterano
    # jan/12


    Estou estudando violão erudito e pratico pelo menos 2 horas por dia todos os dias, sendo assim levando em consideração a frequência com que eu toco, gostaria de saber de quanto em quanto tempo eu devo trocar as cordas do violão?

    g g giu guitar
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tem que trocar quando uma delas estourar.

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    johnnycuica

    Se você for chato com timbre, a cada 3/4 meses
    Se não(ou for sem grana como eu kk) troca a cada 6/7 meses

    Mas isso varia muito com a frequencia que vc toca, os choques de temperaturas que as cordas sofreram, gosto do musico, etc

    Espero ter ajudado
    Deus abençoe

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    quando estiverem com um timbre feio, sem vida. geralmente 4 meses no seu caso

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    johnnycuica
    gostaria de saber de quanto em quanto tempo eu devo trocar as cordas do violão?

    Isso varia de músico pra músico.

    Pra uns, cerca de 5 semanas elas já estão trocando as cordas por causa da perda do brilho de cordas novas.

    Já pra mim, o violão precisa ser só um acompanhamento, e não a parte principal, por isso eu não tenho uma extrema necessidade de um timbre ardido de cordas novas. Então eu troco quando elas começam a desafinar nas suas oitavas ou estouram :)

    E ca entre nos, corda é a ultima coisa que você precisa se preocupar durante o aprendizado. Essa molecada mal ganha algo já quer trocar alguma coisa.

    Os seus ouvidos vão dizer.

    inaciolino
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: inaciolino
    · votar


    Bem, eu também estudo violão erudito e troco as cordas a cada 4 meses, no entanto estudo menos que você. Se você for fissurado em timbre deve trocar os baixos a cada 3 semanas e as primas a cada 6 semanas, mas acredito que para quem está começando isso é um tanto quanto exagerado.

    No mais, é você quem deve dizer a hora de trocar. Quando o som não estiver mais te agradando essa é a hora exata. Espero ter ajudado. Fica com DEUS. Paz.

    P.S.: Visita o fórum violao.org lá é a "Meca" dos fóruns de violão erudito no Brasil.

    johnnycuica
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pois é...eu já toco faz alguns anos guitarra,porém decidi começar a estudar sério o violão clássico e só quiz ter uma ideia da frequência de troca de cordas...mas é como a maioria acha, vai de cada músico..eu por exemplo não gosto de esperar a corda desafinar pra trocar, apesar dos encordoamentos "bons" não serem tão baratos. E creio que tambem há uma diferença do uso do violão para acompanhamento e exclusivamente para música instrumental que é o meu caso. Mais valew pelas dicas pessoal, fiquem com Deus!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    johnnycuica
    eu por exemplo não gosto de esperar a corda desafinar pra trocar

    Eu também não, por isso as afino rsrs

    Falo desafinar quando as notas mais para baixo da escala ficam desafinadas, e solta, afinada.

    johnnycuica
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: johnnycuica
    · votar


    Falo desafinar quando as notas mais para baixo da escala ficam desafinadas, e solta, afinada.

    Mais quando isso começa a acontecer já é porque as cordas não pegam mais afinação por já terem sido muito usadas ou o braço pode estar empenado.Se as cordas soltas ficam afinadas, nas escalas obrigatóriamente também deveriam estar, correto? Isso se depender somente das cordas sem levar em consideração o braço do violão, como eu disse antes.

    bielsupremo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu por exemplo quando estoura eu troco a que estourou e quando a tensão é diferente e estoura uma só aí eu troco todas e guardo as outras pra usar depois kkkkkkkkk

    inaciolino
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Se as cordas soltas ficam afinadas, nas escalas obrigatóriamente também deveriam estar, correto?

    Não, o violão é um instrumento temperado e como tal é por natureza desafinado. O que devemos fazer ao afinar o violão é distribuir essa desafinação no decorrer do braço para que ela se torne aceitável. Por isso que um violonista passa 90% do tempo afinando o violão e 10% do tempo tocando com ele desafinado, kkkk.

    Dá uma olhada no link abaixo.

    http://www.violao.org/topic/1922-afinadores-que-afinam/page__hl__afina %C3%83%C6%92%C3%82%C2%A7%C3%83%C6%92%C3%82%C2%A3o

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    johnnycuica
    Mais quando isso começa a acontecer já é porque as cordas não pegam mais afinação por já terem sido muito usadas ou o braço pode estar empenado.Se as cordas soltas ficam afinadas, nas escalas obrigatóriamente também deveriam estar, correto? Isso se depender somente das cordas sem levar em consideração o braço do violão, como eu disse antes.


    E o que foi que eu disse?

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mimimi..

    Eu troco as cordas quando elas começam a ficar pretas só.. kkk

    Eu só estudo, então esta preocupação eu não tenho. Acho que quem deveria se preocupar com isto é só quem se apresenta.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kikobittencourt
    Também acho.

    Quem grava também precisa se preocupar com a execução e o timbre.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Claro, mas creio que também não seja o caso. E gravar pro forum, ou algo assim, não é bem gravar.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kikobittencourt

    Gravar é quando você aperta o REC e faz alguma coisa.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Gravar é quando você aperta o REC e faz alguma coisa.

    Não, e se o programa ou aparelho não tiver REC? É gravação tbm. :S

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kikobittencourt
    Não, e se o programa ou aparelho não tiver REC? É gravação tbm. :S

    Até uma DAW tem mano hauahau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas