Troca de cordas violão - cordas baixas encostando nos trastes

    Autor Mensagem
    benmk
    Membro Novato
    # jul/20


    Fala galera, blz? Todo mundo bem? espero que sim

    Seguinte, depois de uns 3 anos sem violão, tentei trocar pela primeira vez o encordoamento de um de aço que comprei tem 1 mês (antes só tive um de nylon), é um hofma 250 com 1 ano de uso, que peguei aparentemente perfeito, sonoridade, altura das cordas, etc, mas pra minha infelicidade, a segunda corda (q tava bem desgastada) dele arrebentou há uns dias, daí comprei uma d’addario 0.10 e hoje que chegou, não consigo ajustar as cordas

    Acontece que qualquer corda que coloco fica baixa, encostando nos trastes até lá pela 9 casa, logo, sem vibração/som nenhum, testei com uma corda nova e uma antiga e dá no mesmo.

    Daí queria saber se tô fazendo algo de errado ou se tem algo a ver com o rastilho, com a pestana ou com a tensão (n fazia ideia que deixar sem as cordas afetava algo kkkkkk então acabei deixando assim por 2 dias, pq aproveitei p tirar pra limpar o braço do violão que veio sujo pá caramba, mas adiaram a entrega do encordoamento novo pra hj, então ficou esse tempo sem)

    Preciso tirar essa dúvida pra saber se é algo simples que n to sabendo fazer ou se preciso mandar pra um luthier. Antes dele só tive um de nylon p/ iniciante, então não sei se desaprendi a colocar, se nunca soube, se o de aço é muito diferente, se de tem algo errado... Ajudem ae

    Obs: coloquei seguindo uns tutoriais do youtube

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    benmk

    "deixar sem as cordas afetava algo kkkkkk então acabei deixando assim por 2 dias"

    Deixa ver se entendi... deixou apenas dois dias sem cordas? Teoricamente não era prá afetar nada. Deixei uma guitarra mais de 5 anos sem cordas e nada aconteceu, coloquei cordas afinou e deu altura normal.

    Deixa ver se entendi 2... é um violão folk, cordas de aço, estava com aço e você trocou para aço, certo? Não colocou aço em nylon ou vice e versa? O calibre anterior era igual ou bem parecido ao atual?

    Também não era prá mudar nada, a não ser que a tensão do encordoamento fosse muito superior a atual. Difícil avaliar sem ver o instrumento.

    O rastilhos e pestana (nut) estão íntegros? A pergunta idiota, mas que têm de ser feita: Afinou com afinador, esta na oitava certa?

    benmk
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: benmk
    · votar


    O rastilhos e pestana (nut) estão íntegros? A pergunta idiota, mas que têm de ser feita: Afinou com afinador, esta na oitava certa?

    Não tenho certeza. O rastilho tá frouxo, fica dançando (não sei se é normal), então quando aperto as cordas ele deita muito; quanto a altura, não sei se tinha alguma gambiarra embaixo pra dar altura e caiu sem que eu percebesse. O nut parece estar desgastado, com folgas, mas o encordoamento anterior tocava perfeitamente, sem trastejar, então não sei se faz sentido o problema ser ele. Tem chance de ser?

    As cordas são sim de aço. Coloquei 0.10, a anterior se não era essa, era 0.11, mas como disse, testei com uma das cordas que havia tirado dele e aconteceu a mesma coisa com ela.

    Quanto à afinação, não vejo sentido, já que as cordas soltas estão com o som abafado devido estarem rentes aos trastes. E quanto mais eu aperto parece que deita mais, pq fica mais abafado o som, se eu continuar apertando certamente vão estourar.

    Também notei que as cordas não dão altura nas casas do meio, nas extremidades dão.

    Devo levar em um luthier mesmo?

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/20
    · votar


    benmk

    Tudo levar a crer que haviam calços no rastilho ou, que o braço empenou de forma rápida, o que é meio inusitado prá mim. Outra possibilidade improvável é o tensor afrouxar sozinho de uma hora para outra. Me parece impossível, mas, sei lá, não sou luthier.

    "Devo levar em um luthier mesmo?"

    Me parece ser a solução correta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas violão - cordas baixas encostando nos trastes