Problema com violão e Luthier.

Autor Mensagem
Kikobittencourt
Veterano
# set/11


Tenho um Tagima Dallas, a alguns meses ele começou a trastejar muito, dai levei num Luthier. Chegando lá ele disse que tinha que regular, eu deixei o violão pra ele regular, paguei e peguei meu violão, até então o violão estava perfeito, polido e talz, voltou realmente bom, isto foi a dois meses, e agora o violão começou a trastejar em certas cordas, porém a garantia que o luthier deu venceu no dia 15.
E agora? O que eu faço? O que pode ser?


Valeu galera, grande abraço a todos!

slow134
Veterano
# set/11
· votar


Kikobittencourt

Pode ser a tensão do braço, rastilho ou pestana baixa, corda velha, etc...
Como eu tenho uma pouca noção de luthieria, eu msm regulo meus instrumentos, mas se vc não tiver, leve no luthier novamente, e converse com ele.

Boa Sorte

Higor Leal
Veterano
# set/11
· votar


Ele pode ta empenando , ai quando vc leva no luthier ele regula.

Vc guarda seu violao corretamente? Usa cordas enferrujadas?
Trocou o calibre das cordas dps q levo no luthier ? Seu violao sofre mudanças de temperatura drasticamente ?

Leva nele dnv e paga , e tenta corrigir alguns erros citados

Kikobittencourt
Veterano
# set/11 · Editado por: Kikobittencourt
· votar


slow134

Acho que vou levar lá.

Higor Leal
Vc guarda seu violao corretamente?

- Peen!
Eu escoro ele na parede.

Usa cordas enferrujadas?

Não.
Trocou o calibre das cordas dps q levo no luthier ?

Não.

Seu violao sofre mudanças de temperatura drasticamente ?
Não.

Leva nele dnv e paga , e tenta corrigir alguns erros citados


Vou ver lá, mas po foi 100 reais a regulagem, pra durar dois meses é sacanagem. Não tenho grana pra dar mesada pra luthier não.

Valeu gente, Abraço!

MMJr
Veterano
# set/11
· votar


Com a onda de ar seco que esta no Brasil...

Provavelmente este foi o "problema"...
A umidade relativa do ar abaixo de 45% pode fazer com que o tampo do violao "abaixe" causando o trastejamento...Se for o caso basta voce usar um umidificador de ar que o tampo volta na posicao "normal" e o trastejamento desaparece....


Voce tem ideia qual e a umidade do ar onde voce mora nestes ultimos dias ou semanas???



Valeu...

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


MMJr

Cara o tempo aqui ocilou bastante, por exemplo: ontem tava muito frio, hoje já ta um calor grande.

Mas não creio que seja este o problema.
Acha que vale a pena levar num luthier pra saber? Pq vai que eu compre o umidificador atoa...

=/

Abraço ae cara, e obrigado!

MMJr
Veterano
# set/11
· votar


Kikobittencourt


Nao e questao de temperatura, e sim de umidade relativa do ar....

O luthier deve saber se o violao esta muito "seco" ou nao....

Nao precisa comprar um umidecedor...Isso pode ser improvisado....


Valeu...

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


MMJr
Nao precisa comprar um umidecedor...Isso pode ser improvisado....

Como faz?


Sim a umidade também deu uma alterada consideravel.

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Kikobittencourt


Cara isso geralmente acontece com instrumentos que são fabricados com as madeiras ainda em estado de "cura" o que é bem comum a Tagima fazer.

"Cura" é quando a madeira ainda esta se recuperando/secando do processo que ela passa antes de começar a virar instrumentos. A madeira é submetida a várias temperaturas desde as mais altas até as mais baixas, assim cria uma resistencia as temperaturas do dia a dia.

O que o MMJr disse não faz muito sentido

1º A madeira só fica em estado maleavel em altas temperaturas, a maquina de molde do luthier que eu faço "estagio" aquece a madeira em 150º. Creio que não tenha feito esse calor na sua cidade. hehehehehe

2º Usar um umidificador no violão iria só empenalo mais ainda.

3º Nivel de umidade baixo não causa nada a madeira do violão, devido ao isolamento da pintura, o que pode ferrar com o instrumento é deixalo fritando no sol forte, ai madeira vai delatando até o ponto que ela racha.

Abraços!

MMJr
Veterano
# set/11 · Editado por: MMJr
· votar


...do luthier que eu faço "estagio" ...

Tgo_Paes


Brother,
Nem vou entrar no merito da questao...Mas umidade muito baixa influencia SIM na madeira do violao....

Voce tem muito que estudar e aprender ainda...e... um dia voce vai entender o que eu estou falando e , com certeza, vai concordar.....

http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_SymptomsofaDryGuitar.pdf

http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_SymptomsofaWetGuitar.pdf


http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_UsingaGuitarHumidifier.pdf


Valeu....

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


Tgo_Paes

Tá, e oque eu faço?

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


MMJr

Então ta né... Se vc ta falando. Cada um com a dia teoria né.


Kikobittencourt

Pede pro Luthier da uma olhada se ta tdo ok com a madeira, a Viola que eu construi eu tive que esperar 6 meses pra madeira curar pra poder passar as cordas nela e nao ter nenhum problema.

Pode ser alguma coisa relacionado a fabricação ai vc tem que ver se vc tem ainda alguma garantia com o vendedor/fabricante!

Tgo_Paes
Veterano
# set/11 · Editado por: Tgo_Paes
· votar


MMJr


Vc é luthier cara? Fabrica instrumentos e etc?? É bem legal trocar ideias com pessoas que realmente saibam o que estão falando!

Essa parada da Taylor ai eu já tinha visto, como todo o ponto de vista ele tem seus prós e seus contras.

Eu não boto muita fé SÓ na baixa umidade do ar tdo depende de uma série de fatores e a baixa humidade creio eu que é a parada mais leve para um instrumento.

E eu nao entendi o destaque a parte do "estagio"..hehehehe, já faço umas violas e estou junto com o Sillas pra aprimorar!

Abraços!

Demolisher
Veterano
# set/11
· votar


madeira vai delatando até o ponto que ela racha.
Hehehehe.... Isso acontece com os X9, hehehehe.... Dedo duro? Delator? Passa o ceról, hehehehehe....

Agora, falando sério, o "prazo de validade" de uma regulagem de instrumento de uso constante é de três meses, se você usa pouco, guarda com muito cuidado em case térmico, etc, etc, PODE durar até seis meses.
Agora se vc deixa encostado na parede, exposto ao ar livre e mudanças de temperatura é isso mesmo... Infelizmente

Tanto o excesso de unidade quanto a falta influenciam na madeira sim.

MMJr
Veterano
# set/11 · Editado por: MMJr
· votar


Tgo_Paes



Voce pode ler ou apenas ver as figuras para ter uma ideia...


http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_SymptomsofaDryGuitar.pdf



http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_SymptomsofaWetGuitar.pdf



http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/10_UsingaGuitarHumidifier.pdf

http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/greatest_hits.pdf

http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/seasonal_changes.pdf

E de uma olhada no video tambem...

http://www.taylorguitars.com/contact/customerservice/


Valeu...

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Demolisher

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....pode cre manow...o termo correto é dilatação ou dilatação termica. A piada foi show! HAHAHAH

Natanael Gama
Veterano
# set/11
· votar


Demolisher

kkkk Vc foi corrigir o cara e acabou errando...

Tanto o excesso de unidade quanto a falta influenciam na madeira sim. excesso de unidade??!! KKKK errar é umanu


Agora é serio tagima tem uns probleminhas mesmo mas deixar violão encostado na parede vai danificar aos poucos o violão aqui no FC tem milhoes de dicas guardar violão, ar seco ou umidade relativa do ar inferior a 45 % vai fazer o violão encolher mas isso ocorre em tampos sólidos pois tampos laminados sofrem menos. Só q esse encolhimento não é visível aos olhos mas a Gent percebe q o violão não tah legal

MMJr
Veterano
# set/11 · Editado por: MMJr
· votar


3º Nivel de umidade baixo não causa nada a madeira do violão, devido ao isolamento da pintura,

Tgo_Paes

So tem um detalhe...O violao e pintado apenas pelo lado de fora......Certo???

Outra coisa...No Brasil, geralmente, nao se tem muito problema com baixa umidade do ar ...Por isoo que ninguem presta atencao ou ate mesmo ignora. Porem, este ano esta sendo diferente...Tem regioes no Brasil que a umidade foi a menos de 10% e isso pode causar um dano consideravel em violoes....

Por exemplo:
De uma olhada na previsao do tempo em Goiania-GO

http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Goiania-GO /

A umidade do ar hoje esta em 24%


Os comentarios do Bob Taylor nao tem nem pros e nem contras....E realmente o que acontece com a falta ou o excesso de umidade....Ponto final...


Valeu...

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


=/

MMJr
Veterano
# set/11 · Editado por: MMJr
· votar


Kikobittencourt

Voce pode fazer o umidecedor de varias maneiras...Basta usar a criatividade...Veja alguns exemplos....Porem voce deveria visitar o Luthier para ver o que ele fala....Pois aqui sao apenas hipoteses...









David Vampiro
Veterano
# set/11
· votar


Tive este problema com um Strimberg Af65C que comprei aqui em Uberlândia.

Levei umas 5 vezes no luthier e nada de regular, as cordas sempre altas horrivel pra tocar e ainda trastejando.

Resolvi facil, vendi o violão!
Não to dizendo pra fazer isso heim hehehe to so contando minha historia.

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


David Vampiro

Nem vou fazer isso! O violão é bom, nunca deu isso antes, eu tive ele por mais de 7 meses e nunca trastejou, depois que levei no luthier, depois de dois meses vem com essa?! Sai fora, tá com cara de ser pra eu ficar de mes em mes indo lá..

Valeu, abraço ae!

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Kikobittencourt

Eu não gosto da Tagima cara é muti fraca, da uma olhada nos modelos da Hofma e da Condor que é mais lucro!

Kikobittencourt
Veterano
# set/11
· votar


Tgo_Paes

Cara, eu já tenho o violão! Se eu for vender, não consigo nada!

Eu vou comprar um de nylon, ai sigo suas dicas.

Abs!

bacurita
Veterano
# set/11
· votar


preciso de ajuda, meu violao e nylon, ele ta fazendo um ruido metalico muito semelhante ao trastejamento so que ele ta bem regulado, o som vem do cavalete ou rastilho qual sera o problema

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


bacurita

Seu rastilho é de plástico? Não sei se seria possivel o rastilho de tal material, depois de muito tempo, ficasse marcado a ponto de fazer ruído bem ali. Toquei num violão que não trastejava mas o rastilho tava com pequenas fissuras onde a corda passa.

Tenho um violão que não tem rastilho, apenas um captador passivo, uma tira de metal que funciona como rastilho. Como ela é menor que o rastilho, as vezes, faz um barulhozinho que só é percebido se eu tocar baixo. Seu rastilho é assim?

o som vem do cavalete ou rastilho

Seu violão tem quantos anos? Nunca vi um cavelete sair mas tente perceber de onde vem o som.

bacurita
Veterano
# set/11
· votar


meu violao eh um tagima vegas deve ter uns 3 ou 4 anos meu rastilho e pestana e de plastico, o rastilho ja tava um pouco gasto antes de acontecer isso entao eu lixei de leve pra tirar marcas e ficou zero mas nao resolveu,ja pensei no cavalete solto,alguma coisa no captador que esta frouxo e trepida nao sei, nao queria levar ao luther por que aqui so conheco um e eh um mal carater do caramba

Kikobittencourt
Veterano
# out/11 · Editado por: Kikobittencourt
· votar


É galera, eu troquei as cordas achando que pudesse ser isto, nos primeiros dias até que parou de trastejar com as cordas novas, agora que passou a primeira semana o trastejo voltou com força total. Mas um fato que havia esquecido de comentar é que só trastejam as cordas soltas a Ezinha solta, a B solta, um pouco a G solta, a D também solta, mas bem pouco. Outra coisa é que eu toco a Ezona solta e a B toca sozinha e dá um som bem metalico. Oque me remete ao Nut/Pestana, que desde o começo me avisam que é muito ruim, pouco resistente e parece ser de manteiga, assim como o cavalete. Da primeira vez que ele começou a trastejar como eu já disse levei num luthier e ele trocou só o cavalete e não trocou o nut, eu até estranhei..
E eu acho que, portanto, o trastejo é culpa no nut.

Pode ser? Tem como eu mesmo troca-lo? Vende em loja de musica?


Abração!

MMJr
Veterano
# out/11
· votar


Kikobittencourt

Troca de nut eh muito facil de dar errado e deve ser feito somente por quem tem experiencia...

So uma pergunta:
Quando voce tira as cordas o nut esta colado???
Caso nao esteja colado voce pode por uma tirinha de papel (tipo cartao de negocios) embaixo do nut e ver como fica...Se o trastejamento sumir e ficar confortavel para tocar e sinal que o nut estava muito baixo...


Valeu...

Kikobittencourt
Veterano
# out/11
· votar


MMJr

O nut tá fixo.

E as cordas só trastejam soltas, nas casas soam perfeitamente.

Abraço..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com violão e Luthier.