Violão luthier - 7 cordas perde no som? E outros.

    Autor Mensagem
    caíto
    Veterano
    # mar/05


    Enfim, vou comprar meu violão de luthier.

    Estou num dilema. Na construção.

    - Eu gosto do timbre do de cedro.
    - Estou pensando em diminuir 1 cm do braço já que eu sou um cara relativamente compacto (1,62 de altura com mãos nos padrões normais).
    -Como eu toco choro e sou o primeiro a me candidatar a fazer as baixarias, estou pensando num violão de sete cordas.

    Eu sei que o som de um violão de sete cordas não vai ser o mesmo que o de seis, visto que o braço é mais largo, a abertura da caixa é maior, etc. O porém é que eu toco muito violão clássico, mais que choro até.

    Pergunta: Em que eu saio perdendo colocando a sétima corda, do ponto de vista do violonista clássico? Som? Postura? Posição da mão? Toque? Ou apenas vai ser diferente, e não pior?

    Outras: algum problema em tocar choro (em conjunto) com violão de cedro? 1 cm a menos vou sair perdendo em algum aspécto?

    Valeu. E fortalece ae galera. Besos.

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    acho q naum perde naum cara.

    Gbm7
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Po brother, é soh vc esquecer q existe a 7º corda. Vc já tocou num 7cordas? Po, muda nada, só te abre o leque de altura.

    Pergunto: Qual charme, ou sei lá o q, que existem em tocar 7 cordas? vcs se acham mais fodas?

    Naum estou ofendendo, estou perguntando informalmente.

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gbm7
    é né cara, eu me acho. sei lá, isso é pessoal sabe? eu me sinto com mais poder.
    é porque meu pai batia na minha mãe quando eu era criança, dae eu fiquei com complexo de inferioridade. com o violão de sete cordas o complexo some.
    Ai.
    Petulante.

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alguem que tenha conhecimento pode responder minhas perguntas?

    Gbm7
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    caíto
    Se sabe q deve ser mesmo!

    Vc já sai julgando o conhecimento dos outros e... quer saber .... vai t....

    Antes de fazer uma pergunta ridícula dessa vc deveria pesquisar. Na internet existe sites de busca muito útil p/ coisas desse tipo, vc sabia disso? entaum naum me venha com pergunta idiota como muitos aqui.
    Será q vc naum sabe q violao decente é de pinho, jacarandá da bahia, ébano e cedroM NO BRAÇO?! Porra, tah perguntando pq? Naum se acha foda?!! entaum naum ferra.

    Outra coisa, com família naum se brinca... Naum mete minha mãe no meio senaum meto na sua. hehehehe

    Outro detalhe é q vc direciona perguntas p/ um forum que tem nada de conhecimento chorístico. Pq vc naum fez essas perguntas escrotas no forum de erudito? lá alguém poderia te responder. Sua anta, aqui quase todomundo é roquero, blusero, poucos eruditos etc MENOS CHORÃO.

    Tocar choro é dificil? todo mudo sai por ai falando q toca choro. Nunca vi nunguém sair falando q toda cassia eller, raul (pq é fácil). Depois vem falar q naum tem complexo(deve ser gordo escroto e se diz compacto - p/ mim, compacto é um saco de lixo no caminhão indo p/ lixão)

    Ah, antes q eu esqueça ..... FUCK OFF !

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gbm7
    é que vc vem com esse jeito pedante de justiceiro não dá pra não zuar haha
    mas hein eu quero tocar em violão de sete cordas porque eu quero uma corda mais grave para fazer as baixarias. por que mais?

    nada a ver as paradas que tu fala né? se eu filtrasse tua mensagem, não precisaria nem tar te respondendo.

    haha você é daquele parasita que tá no meio musical, e sai por aí dizendo o que ouviu, sem nunca ter tocado. pendantismo que se chama. pq vc falou umas coisas muito erradas. eu não sei, por tanto pergunto. não nasci foda, infelizmente.

    vosse ë engrassado rs

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ah e eu sou magro haha

    Gbm7
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pois naum vou tornar isso pior q jah está.

    sejamos isso, vc quem rir e eu de quem se rir.

    pronto.

    da próxima vez seja menos imbecil ao perguntar coisas coerentes.

    beijos na sua bundinha.

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    por que eu estaria sendo imbecil fazendo perguntas coerentes hehe?
    falou então não vamo piorar

    Ary Andreatta
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Ary Andreatta
    · votar


    Prezado Caíto:

    Tenho um amigo professor de música que tem um violão 7 cordas feito por um Luthier.
    Certamente ele comentará com você as questões que você expôs.
    www.violaecantoria.com.br/pedrodepaulaferreira

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    caíto
    Nesse fórum aqui, com certeza, vão tirar tua dúvida com precisão:
    http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=26122

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Nunca vi nunguém sair falando q toda cassia eller
    É vergonha mesmo.

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    SoldierOfFear
    Ary Andreatta
    caraca muito obrigado
    vou mandar um e-mail explicando pro Pedro
    e soldier esse fórum foi uma salvação pra mim, caiu como uma luva

    caíto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    valeu amiguinhos :*

    Laercio 7 cordas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    fala amigo se quer tocar violão de 7 cordas primeiro que é fundamental saber ler part. depois sair do 6 cordas conhecer muito sobre campo Harmonico pois este instrum. principalmente no choro se usa muito a improvisação.
    Agora se vc quer uma dica: 1- procure um bom prof. que lecione bem ex: o grande mestre Luizinho 7 cordas que hoje é o susessor do mestre DINO 7 cordas com ele vc vai estudar o 7 vai pegar arrjs e muito mais.
    2- compre bons livros sobre o assunto, e esta 3- dica que p/ mim éa melhor ESCUTE MUITO CHORO DE PREF. OS DO JACOB DO BANDOLIN QUE TEM O DINO TOCANDO E TAMBÉM OS SAMBAS DO CARTOLA AI VC VAI SABER O QUE REALMENTE É TOCAR UM 7 CORDAS. Há quanto ao instrumento depende muito o timbre que vc procura se vc procura um timbre mais suave o tampo ideal éo CEDRO CANADENCE agora sevc quer + ataque e som + encorpado o melhor éo ABETO ALEMÃO principalmente se for 7 de aço valeu!!!
    ai pessoal estou vendendo meu 7 de nylon super luxo se quiserem + infor. entre no mercado livre e procurem como violão 7 cordas super luxo valeu pessoal.

    Lucas Franchetto
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Boa noite!
    Mesmo sendo um post muito antigo, responderei porque me interessei pelo assunto.
    Eu estudo violão erudito lá na Emesp e tenho um grupo de choro onde estou começando a tocar sete cordas. Para não ficar trocando de violão toda hora, queria unir o sete cordas ao erudito.
    O meu atual professor toca violão de oito cordas no Quarteto Brasileiro e é música erudita. Meu ex-professor tem aula com o Sidney Molina e este toca, no Quaternaglia (erudito também), o violão de sete cordas! Ele faz a parte dos graves no quarteto.
    Agora, estou estudando erudito num Yamaha C80 (seis cordas) e tocando choro num Rozini RX207 ATN P (sete cordas). Como este de sete é elétrico, a construção dele é para ser um instrumento de popular, ou seja... Eu sinto as cordas dele mais baixas para talvez facilitar a execução de acordes e a tensão das cordas veio média, para simplesmente não forçar a sua mão (já que ele é elétrico, não seria necessário tensão alta por conta de não precisar de projeção de som).
    São poucas as diferenças, mas conversando com um luthier, pode-se fabricar um instrumento com características mais voltadas ao erudito. Cordas baixas, tocando-se notas muito apoiadas, fica algo "trastejante", que não é legal para erudito, já que a projeção de som é fundamental.
    Particularmente, meu objetivo final é poder ter dois violões de sete cordas, um acústico para erudito e outro elétrico mais foda para popular (porque daí eu coloco tensão média no elétrico para não cansar muito as mãos nos acordes. Uma música em Gm, por exemplo, fode tudo se você pensar que a terça é um Bb, a quarta é Cm... Então muita pestana cansa a mão, hehehehe).

    Abraços! Espero que nesse tempo esteja com instrumentos até melhores! :D

    makumbator
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Lucas Franchetto

    Não vejo problemas em usar violão de mais de 6 cordas na música erudita. Sendo bem construído com certeza pode atender bem.

    Na verdade nem toco violão, mas já acompanhei (tocando contrabaixo acústico em orquestra de cordas) um violonista alemão (Jürgen Schwenkglenks) que transita entre o erudito e popular e que usa violão de 10 cordas.

    Inclusive nos concertos com ele executamos tanto música erudita (como o concerto pra violão do Villa-Lobos) quanto música popular (Libertango, tango en skai, concerto duplo para bandoneon e violão do Piazzolla, composições do próprio Jürgen, etc...). Deu muito certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão luthier - 7 cordas perde no som? E outros.