Violão Fretless *_*

Autor Mensagem
Emerick
Veterano
# set/11 · Editado por: Emerick


Acabei de retirar os últimos 6 trastes do meu violão pra ver como fica a sonoridade, se ficar legal, vou tirar o resto, oque vocês acham???

kiki
Moderador
# set/11
· votar


eu acho que se voce nao tiver problemas em estragar ele, tudo bem
mas a chance de estragar é grande.

uma vez eu e meus amigos desfretamos uma guitarra (que ja tava praticamente quebrada). ficou uma porcaria!
=p

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Hauhauha, quanto à estragar sem problemas meu violão atualmente não deve estar valendo nem 100 reais, é o tonante véião.

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Emerick

Tirar os trastes blz, mas o braço não vai ficar liso = aos instrumentos sem marcação de escalata. HEHEHEHE

Nilton Rafael
Veterano
# set/11
· votar


Emerick
Posta um vídeo depois ae mano.

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Tgo_Paes
vai sim, eu vou passar um massa para madeira nos cortezinhos hehe

Nilton Rafael
Quando eu acabar o processo eu gravo e posto aqui

Fireyeah
Veterano
# set/11
· votar


Emerick
Cara, até onde sei, as cordas do violão são feitas para vibrarem com o metal dos trastes, então acho que ao retirar os trastes você estaria basicamente estragando o violão.

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Emerick


Tdo bem que vc vai fazer com um violão velho, mas massa no braço... vc vai caga no violão hein cara, acho que dificilmente vai dar certo essa engenhoca hsuahsuahuss

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Tdo bem que vc vai fazer com um violão velho, mas massa no braço... vc vai caga no violão hein cara, acho que dificilmente vai dar certo essa engenhoca hsuahsuahuss
Vamo que vamo auhauha

ATUALIZAÇÃO:
Hoje terminei de tirar os outros trastes e vou tapar os buracos mais tarde, e colocar uma peça que está faltando nele, aliás, Como é o nome daquela pecinha branca que tem no começo do braço do violão???

Pé de chinelo
Veterano
# set/11
· votar


Como é o nome daquela pecinha branca que tem no começo do braço do violão???

eu chamo de dente :P

mas imagino que esse violão tonante que já é ruim, sem os trastes deve tar um lixão, né?

eu gosto da sonoridade do baixo fretless, mas violão e guitarra nunca vi um som legal assim, se alguém souber e quiser mostrar...

abs!

Tgo_Paes
Veterano
# set/11
· votar


Emerick


a Peça chama Pestana. Tem as de osso e as de plastico ;)

xavy
Veterano
# set/11
· votar


Como é o nome daquela pecinha branca que tem no começo do braço do violão???

É nut... ou pestana.

O Pé de Chinelo chama de "dente" rsrs

Pé de chinelo
Veterano
# set/11
· votar


xavy

hehe só pq eu não sabia o nome certo q eu chamava de dente

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Pé de chinelo

Como é o nome daquela pecinha branca que tem no começo do braço do violão???

eu chamo de dente :P


rsrsrrs esses caras são uma viagem mesmo.

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Pé de chinelo

Como é o nome daquela pecinha branca que tem no começo do braço do violão???

eu chamo de dente :P

rsrsrrs esses caras são uma viagem mesmo.



auhauhsuahsuah é
dou muitas risadas nesse forum uahauhauh

cesar1415
Veterano
# set/11
· votar


Posta um vídeo. Se ficar legal, vou fazer isso com meu kashima.

dibass
Veterano
# set/11
· votar


Emerick
o único problema é que vc diminuiu a utilidade do violão em uns 80%

Mas que seria massa um violão fretless isso sim!

Mas eu, particularmente, não o faria. Meu baixo fretless ja ta mais que bão *-*

hehe

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


Bom, eu, num ato de loucura fulminante, retirei os trastes de um violão meu que estava parado. Basicamente usei uma chave de fenda, um martelo, algumas lixas e muita coragem para potencialmente estragar o violão.

Resultado:

Não ficou ruim, muito pelo contrário! Ficou bom pelo tipo de som que dá pra tirar com ele. Sempre gostei de instrumentos sem trastes, porém nunca gostei de tocar com slide, porque acho bem desconfortável. Poder ter um instrumento com tal característica sonora tocando normalmente é muito legal.

Eu só fiz isso porque esse violão meu é um Rozini(no qual paguei 80 reais), que está com o braço empenado, com o tampo empenado, e estava parado há muito tempo. Tenha em mente, caso queira fazer isto, que as chances de danificar permanentemente seu instrumento é muito grande, principalmente se você não tiver experiência nessa praia. Dica: Tome muito cuidado na hora de retirar os trastes, eu arranquei uns pedaços do braço, e para consertar tive que lixar muito a escala do instrumento(novamente, estou falando de um instrumento barato e empenado, não tente fazer isso com seu violão de 500 reais), mas de qualquer forma você terá que lixar a escala para tirar o espaço vazio que os trastes vão deixar(não precisa ser tudo). Comece com lixas mais grossas(180) passando por intermediárias(200,400), até uma lixa bem fina para acabamento(600). Se tiver algum carinho com o instrumento, lembre-se de proteger o tampo e o braço com alguma fita, coisa que não fiz.

Enfim, eu fiz isso hoje, e gravei uma coisinha para demonstrar o som. Estou percebendo que é legal tocar valorizando muito notas lentas, com vibratos suaves, coisa que tenho dificuldade. Sei não está grande coisa, tem muitas semitonadas, mas é só pra registrar mesmo. Daqui algum tempo, com mais prática, gravo algo decente.

Gravação ruim

Usei o Rozini plugado direto(umas das razões de o som estar ruim) e meu Gianinni Flat Series plugado direto também para fazer a base.

hellgod
Veterano
# mar/13 · Editado por: hellgod
· votar


ViniciusBorges
Que sonzera mano! ficou muitolegal o teu violão fretless! tão massa quanto os baixos sem traste! nuh que massa!

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


hellgod
Realmente, tem um som muito peculiar. Quando eu botei as cordas agora à tarde e toquei pela primeira vez, eu ri e pensei 'Caralho, que massa!'. Eu pensava que a cordas vibravam com o contato do metal do traste, mas pelo que percebi, os trastes apenas delimitam as notas.

Alexandre.M
Veterano
# mar/13
· votar


ViniciusBorges
que sonzeira massa, aho que vou fazer em um memphis velho que tenho aqui kkkkkkkk
parabéns pela arte.

dibass
Veterano
# mar/13
· votar


ViniciusBorges
Aparentemente ficou um negócio bem bem legal hehe. Mas como eu disse, tu perdeu 80% da utilidade dele, por que trabalhar com acordes num instrumento fretless é difícil.
Mas ficou fera! hehe

tem muitas semitonadas,
estude com um afinador ligado, ajuda muito.

Geist
Veterano
# mar/13
· votar


ViniciusBorges
Ficou muito legal, ficou com um som bem diferente. Gostaria de ter um, mas não me arriscaria à fazer hehe

Keith.Scott
Veterano
# mar/13
· votar


dibass
por que trabalhar com acordes num instrumento fretless é difícil.

Pode crer...!
Mas o Steve Bailey, por exemplo, (entre outras coisas) não faz exatamente isso????


ViniciusBorges
Massa cara!
Parabens pela iniciativa!

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


Alexandre.M
Valeu, toma cuidado pra não fazer as mesmas besteiras que eu.
dibass
Basicamente o violão estava parado porque o empeno dele chegou num ponto que estava quase intocável(exatos 0,5 centímetros na 12ª casa e 2 centimetros na última). Quanto à afinação, estou pensando seriamente em até trocar as tarraxas, porque elas já não seguram nem meio minuto mais, sendo que tenho que compensar isso no braço(o que é muito chato). Mas vou estudar com afinador sim, até porque já faço isso quando estudo violoncelo.
Fazer acordes é difícil e deve necessitar um novo posicionamento da mão esquerda e muito treino, porém não é impossível, como alguns pensam.

Geist
Haha, é um risco mesmo.
Keith.Scott
Opa, valeu!

ViniciusBorges
Veterano
# jan/14
· votar


Uma coisa idiota que eu fiz no meu post foi não ter postado uma foto do violão. Então segue-a, para vocês terem uma ideia.

Foto do violão fretless

Dá pra ver na parte inferior, mais próximo à mizinha, a cagada que eu fiz pra poder tirar os trastes, porém não faz muita diferença pra mim, que normalmente só uso os bordões pra tocar com esse violão, as primas sem trastes soam muito estranhas no meu violão.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/14
· votar


Que daora, vou fazer no meu Martin!!!

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


Vocês não deveriam enfiar aquelas melecas de madeira pra preencher as frestas não?

Eu andei pensando em trocar a escala inteira da guitarra e não botar marcação nenhuma.

ViniciusBorges
Veterano
# fev/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Don't.

Insufferable Bear
Acho que é o preferível, mas como não faz muita diferença, uma vez que os espaços são minúsculos, além do fato que eu tenho uma chance muito grande de fazer uma cagada maior ainda com o violão, deixar-lo-ei desta maneira mesmo.

fabinhovioleiro
Veterano
# fev/14
· votar


Típico som fletless, altera bem a acústica do instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão Fretless *_*