Tocar em barzinhos ou festas particulares?

Autor Mensagem
Dadin
Veterano
# set/11


Minha cabeça até dói de tanta música que eu já decorei, e sempre há alguém pedindo uma que eu não sei. Eu estou pensando em fazer pastas com cada estilo: mpb, sertanejo, sertanejo universitário, caipiras, rock, pop rock, samba, pagode... Eu sou bem eclético, toco músicas novas e músicas de décadas passadas.. de vários gêneros, mas decorar tudo, é impossível. O ritmo até que tem que decorar, mas a letra, não dá. Então gostaria de saber duas coisas, se você que toca em barzinho ou festa particular, como que você faz? Faz uso de uma pasta com só a letra, a cifragem e o nome do ritmo embaixo? E se você fosse me fazer um pedido pra eu tocar uma música, qual seria? Abaixo, eu respondo se poderia atender seu pedido ou não ;D VLW PESSOAL!

R. Marcone
Veterano
# set/11
· votar


Último adeus.

Não vou dizer quem canta pra dificultar. Mas respondendo. O melhor é fazer pastas, e já que vai colocar a letra, coloca as cifras também.

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Dadim
Pegando esse bonde... Já passou por isso na noite ou outro lugar:
O "cantor" pede um tom de determinada musica e entra em outro e dai vc se ferra pra pegar o tom ?
Abçs

Btardelli
Veterano
# set/11
· votar


Dadin
Nas minhas pastas tem de tudo (uso só 2) se alguém me pede para tocar alguma que eu não sei eu falo "essa eu fico devendo, semana que vem eu prometo que eu toco", alguns até voltam na outra semana para conferir (como eu faço exporadicamente, é muito provavel que eu nem esteja tocando la na outra semana, mas o pessoal comenta que perguntaaram de mim...)

Porém, eu faço isso porque eu gosto, e não pela grana (não sei se é o seu caso) ai eu me sinto mais a vontade para fazer "do meu geito"...

Ja que você vai coloca a letra, coloca a cifra junto, pô!

abç

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


Bom dia pessoal;


R. Marcone

Não fiz nenhuma pesquisa na internet pra não ser injusto, mas assim pelo nome 'último adeus'; eu sinceramente não poderia atender seu pedido, eu estive pensando se você cantasse a música eu até poderia acompanhar no violão, mas acredito que isto não funcionaria bem num barzinho ou festa particular kk


Zenicola

Acho que já passei por isso uma vez sim, mas não me lembro direito como e quando foi... Acho até que não era cantor profissional, era amigo mesmo que se achava muito entendido de canto... Mas creio que isso possa acontecer até com cantores profissionais também...

Btardelli

Eu toco é porque eu gosto também, e muito! Todo santo dia eu tenho que tocar violão, viola, flauta, teclado ou guitarra, o instrumento que tiver na frente eu pego pra tirar um somzinho, eu amo música. Mas acontece que agora tem amigos meus me convidando pra tocar em barzinho, e eu também to precisando de dinheiro, aí me venho essa questão.

R. Marcone
Veterano
# set/11
· votar


Zenicola
O "cantor" pede um tom de determinada musica e entra em outro e dai vc se ferra pra pegar o tom ?

Eu ensino isso aos meus alunos. Já que é pra tocar, vamos tocar direito.

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


R. Marcone
Mas ai a culpa não foi do violão. Vc então ensina teus alunos também a "educar os ouvidos" ?
Abçs

Maatheeuuss
Veterano
# set/11
· votar


É impossível conhecer todas as músicas, sempre um vai pedir uma que você não conhece, e quando isso acontecer é só dizer que essa não sabe. O problema é não saber várias músicas que pedem prá você tocar, daí perde credibilidade.

Fireyeah
Veterano
# set/11 · Editado por: Fireyeah
· votar


Dadin
Toca Raul!


Hahaha, brincadeira. Cara, eu tenho um caderninho que escrevo o nome das músicas que aprendo(tipo Fábio Jr. - Pai). Daí de tempos em tempos eu repasso todos os nomes, vendo se eu esqueci a letra ou a harmonia de alguma, e se for o caso eu pego ela de novo. Mas acho que isso não daria certo pra você, já que você deve ter o repetório muito extenso(com esse meu jeito eu sei umas 120 músicas, o que deve ser pouco pra alguém que toca em bares).

elyts
Veterano
# set/11
· votar


Se eu foce pedir uma musica, seria all about eve...

will789
Veterano
# set/11
· votar


vai com a pasta cifrada e tudo mais....

eu pediria uma do led... sei la .... Immigrant Song ou Stairway to Heaven, mais um... do kimi Hendrix agora... Little Wing ou All Along the Watchtower.

Rick Rock
Veterano
# set/11
· votar


Acho que seria legal você deixar uma pasta com lista de nomes das músicas que você já tirou à disposição de quem quiser para que as pessoas possam escolher uma dentre as que você já sabe.

Eu pediria neon do john mayer...você tocaria essa?

Abraço

R. Marcone
Veterano
# set/11
· votar


Zenicola
[i] Vc então ensina teus alunos também a "educar os ouvidos" ?

Apartir do segundo ano de aulas, eu já ensino. Muito simples. Eu começo a cantar eles tem que me acompanhar. E as vezes eu mudo de tom no meio da música. No começo é meio complicado, mas nada qualquer pessoa não aprenda.

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


to vendo que o pessoal daqui gosta mais de músicas internacionais, eu também gosto, mas devido a às pessoas ao meu redor, do meu convívio, gostarem e ouvirem mais músicas nacionais, por exemplo: tenho aquela turma que gosta de rock, aí o que eles pedem é capital inicial, legião urbana... meu tio e parentes mais velhos pedem muito mpb... e já a maioria dos meus amigos (os cachaceiroskk) gostam de modão, música raiz... internacionais não me lembre de ninguém que uma vez numa roda de amigos me pediu para tocar... então como o amigo Btardelli aí em cima disse, essas eu fico devendo! kkk antes eu até treinava músicas internacionais, mas devido as pessoas do meu convívio não me pedirem para tocar eu acabei destreinado em todas elas, por exemplo eu treinava umas do 3 doors down, hoobastank, the calling aquela wherever will go... umas do Guns´Roses também, mas acabei deixando de lados essas... =/ posso voltar a treinar sim! ^^

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Dadin

A galera ja deu boas dicas aew pra você, o que eu te diria? Não toco em barzinho ou festas, profissionalmente mas ja toquei em algumas festas e... sempre tem uma música que agente não conhece... da vontade de sumi rsrs mas é normal, ja vi isso acontecer muito em locais que tem voz e violão. e quanto a seu comentário eu estive pensando se você cantasse a música eu até poderia acompanhar no violão, mas acredito que isto não funcionaria bem num barzinho ou festa particular kk rapaz ja cantei e toquei numa festinha em que algumas pessoas pediam e cantavam junto sim, e tinha música que eu nunca ouvi e eles cantavam e eu fui me virando no enrolation rsrs mas no final da tudo certo mas tem outras que não da pra levar não. Ja vi também num barzinho uma galera pedi uma música, até que era conhecida mas o cantor não sabia nem cantar nem tocar mas a galera queria tanto que fizeram um coro acústico tão atingindo uma projeção sonora equivalente a caixa de som... e o cantor ficou mudo e sem tocar......... rapaz,é cada uma que os caras passam mas vale a pena rsrs eu mesmo ja passei, não assim mas quem nunca ficou devendo uma música?

Minha dica pra você, além das mencionadas pelos parceiros de viola, seria ouvir rádio, não só uma estação, geralmente os rádios tocam músicas mais pedidas, e as mais pedidas do rádio tem chance de estar entre as mais pedidas do seu público.

Outra coisa é se ligar nas músicas das novelas...tem sempre aquelas que fazem sucesso...uma vez me pediram "Tem que ser você", eu sabia mas não sabia que tava numa novela, ai "Você sabe aquela da novela"? demorou pra eu identificar rs

E, além de ser eclético, é saber qual o perfil de seu público! Você vai num lugar que a galera curti mais o que? Se não te explicarem direito você pode passar no lugar antes, de preferência no dia que outro músico tiver lá, e ver o que ele canta, o que pedem a ele...no caso das festinhas é bom perguntar a quem te contrata o que ela quer, mas ser eclético é fundamental

Ah, ja ia me esquecendo. É interessante você conhecer algumas músicas da maioria dos cantores(as) principalmente brasileiros(as) pois se alguem te pedi "Meu eu em você" de Paula Fernandes e você não sabe, você pode dizer que vai ficar devendo essa mas entra com o "Pássaro de fogo" A pessoa pode não ficar 100% satisfeita mas vai curti outra música da mesma cantora no exemplo.

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


amador_ssa


vlw as dicas, sabe agora eu to montando pastas pra cada genero... eu deixo a letra e a cifra, sem solo, pra letra caber em duas folhas, mesmo porq se eu for tocar sozinho eu faco base neh, se enfeito demais fica ateh estranho...

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Dica :
Como eu nao canto p.... nenhuma, procuro "ENCHER" ao maximo os espaços das sequencias de acordes das musicas, arpejando e incluindo outros acordes, o que causa impressao de orquestra, como se tivesse tocando varios instrumentos ao mesmo tempo.
Fica um efeito bem legal ...

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Zenicola

Como eu nao canto p.... nenhuma, procuro "ENCHER" ao maximo os espaços das sequencias de acordes das musicas, arpejando e incluindo outros acordes

Também cara, não muito bem ai tento enfeitar rs faço riff mesmo sem outro na base, as vezes (raras vezes) boto o violão pra cantar por mim, tipo uma frase que o cantor canta, eu faço no violão, claro que só da uma frase e olhe la mas essa frase eu não canto e ainda da uma pressão rsrs

Outra dica seria se você sabe mais ou menos a música, mas não sabe a letra toda ou não sabe os acordes, se tiver um celular que pegue Internet, mesmo se não tiver wi-fi existem operadoras que cobram 0,50 centavos por dia acessado,se acessar uma vez paga $ 0,50. Se acessar 10000000 vezes no mesmo dia também rs ai você pode da uma pesquisadinha no cel. Lembrando que quase sempre as cifras não aparecem no lugar certo devido o tamanho da tela do celular, se não der pra perceber na hora, da uma conferida naquele intervalozinho que o cara da pra beber uma água, ir ao banheiro ou comer algo...

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


amador_ssa
Tranquilo ...

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


e quem ai jah viu cantor profissional esquecendo a letra ou tentando interpretar a musica de outra banda, cantar fora do ritmo? acho que isso pode acontecer com qualquer um...

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Dadim
Professora deste estilo musical : Vanusa x Hino Nacional

leotr3
Veterano
# set/11
· votar


se alguem te pedir uma música que você não sabe o melhor a fazer é falar que você não ensaiou ela e que da próxima vez você vai tocar

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


leotr3
Quando eu fazia Violão(eu) e voz na night, usavamos a frase mágica =
"Essa vou ficar devendo..."
Abçs

leotr3
Veterano
# set/11
· votar


Zenicola
é o jeito né, pd cre

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


tem algum genero aí q vcs nao tocam? eu posso ateh inventar de tocar axé, e alguns funks nacionais(dos antigos, e creio q nao passa dos 10), nao pq eu nao sei, pq nao gosto, na vdd odeio funk, se nao fosse uns pouquinhos, diiria q funk nacional nao eh musica

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Dadin

Cara o que eu toco é MPB, forro, Regue, Sertanejo, algumas, muito poucas serestas rs, Pop Rock, não toco muito Rock nem Metal, não viajo... enfim, vou das românticas internacionais em inglês, espanhol até o Arrocha, o Brega (quem nunca tocou Garson de Reginaldo Rossi?) toco partido alto, alguns, bem pouco, pagode(so os que fazem muito sucesso), gosto de Axé, você deve ser do Sul, Sudeste ne? Sou nordestino vei, num barzinho raramente sai Axé, sai mais MPB e Pop Rock, músicas estilo barzinho, mas numa festinha se não sai um axé nem um pagodinho? Cara ja me pediram um arrocha que o refrão é : Baby, Baaaaaaaaaby, Baby... eu não sabia fui enganando mas a galera aqui se tiver num barzinho raramente pede arrocha mas entre amigos pede mesmo! O negocio é se ligar nos sucessos do momento, e claro naqueles sucessos imortais, que nem sempre tocam nas rádios, novelas mas a galera as vezes pede. Tipo Legião Urbana, Raul, Cazuza(não sei nada)

xavy
Veterano
# set/11
· votar


amador_ssa
Não é querendo ser chato não, mas veja:

Cara o que eu toco é MPB, forro, Regue, Sertanejo, algumas, muito poucas serestas rs... Reggae ok?!

Felicidades

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


xavy

Valeu man rsrs eu agradeço. Acho bom quando alguém ensina ou alerta os erros. Pior é eu aqui pensando que regue tava certo rsrs ta certo que agente digita rápido mas não sabia que era Reggae com dois gg. Valeu ai e se eu tiver errado e você ou outro perceber, pode me corrigi, você o fez sem destratação, com educação, sem dizer que minhas orelhas cresceram demais........ rs valeu brother

Dadin
Veterano
# set/11
· votar


amador_ssa

sou de Tres Marias, Minas Gerais... Sertanejo aqui reina entre os cachaceiros; o funk(infelizmente), o rock, eletronico, e internacionais reina na maioria da cabeca dos jovens; e MPB sao mais pessoas adultas mesmo que gostam aqui, onde eu moro to dizendo

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Dadin

Sertanejo é massa mas o funk(infelizmente)? Você não gosta de funk não? Eu não gosto de dançar mas gosto de ver as gatinhas dançarem, ou melhor, como algumas músicas dizem "as cachorras, as preparadas" rsrs acho que confundi, MPB não falo da bossa nova, aquelas coisas antigas, mas tipo, Caetano Veloso, e o Pop não rola aew? Skank? Jota Quest? Lulu Santos? Tem um bocado de músicas desses brasileiros que a galera curti como Ana Carolina, Paula Fernandes, Vitor e Leo, Maria Gadu e os antigos e ate falecidos como Cazuza, Raul como falei e por ai vai... É só pensar em casa nos artistas que a galera mais gosta e pegar as músicas que fazem mais sucesso deles e se alguem te pedi uma que você não saiba de Cazuza por exemplo, você fica devendo mas vem com outra do mesmo cantor. A pessoa não fica 100% satisfeita mas pelo menos 50% rs é melhor do que ela pensar que você não toca nada que ela goste, dai é bom saber alguma música da maioria dos músicos e da maioria dos estilos, de preferência as que mais fazem sucesso que, as vezes, nem sempre são as que agente gosta. Isso se tratando de Tocar em barzinhos ou festas particulares? porque pra você, você toca o que gostar e pronto. Fiquei curioso quanto uma coisa... Qual funk você toca no violão? Nunca tentei...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar em barzinhos ou festas particulares?