Aprendendo Ritmos de ouvido

    Autor Mensagem
    Koyuki
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Koyuki


    Salve galera do cifraclub! Bom, eu toco violão a um ano mais ou menos...e gostaria de melhorar meu ritmo de OUVIDO. O fato é que eu até consigo pegar vendo alguem tocar (dependendo da musica) só que eu queria melhorar a questão de saber o ritmo da música ouvindo A MUSICA em si, no qual é mais difiicil, pois tem a bateria, o baixo, a guitarra etc e tal, acho que vale até acrescentar que tem musica que eu nem escuto o violão direito, nem diferencio os sons, ficam muito misturados, mesmo que eu saiba que existem ....então...ja vi tópicos sobre ritmo mas meu problema não é começar a entender ritmos, seria mais relacionado a: como melhorar a percepção do ritmo em uma música...para tanto eu gostaria se possivel, de SUGESTÕES de músicas que posso começar a desenvolver isso...enfim algo do tpw...desde já, muito obrigado... xD

    Ah, e o mesmo vale para os ACORDES, se alguem tiver dicas de como melhorar a percepção deles..Há e eu sei que realmente é com treino e ouvir e tudo mais, mas seria muito bom se alguem desse alguma dica de EXEMPLOS xD

    OBS: meu problema não é fazer os ritmos(ainda que tenha muito a melhorar), é conseguir ouvi-los da forma correta para poder fazer...

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    dá uma lida nesse tópico:

    Batida no Violão - Tópico Central
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/182493/

    Koyuki
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Koyuki
    · votar


    vlw kiki, certamente é um tópico muito bom, porém não é exatamente o que procuro...^^

    meu problema não é fazer os ritmos(ainda que tenha muito a melhorar), é conseguir ouvi-los da forma correta para poder fazer...

    obs: (Espero não estar parecendo rude ou arrogante, ok? ^^)

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Koyuki
    Veja se isso ajuda :
    1 - Tentar marcar o ritmo com os pés
    2 - Comparar o ritmo ao piscar dos segundos de um rádio relogio digital ( por exemplo )
    3 - Acompanhando a musica, e em um determinado momento, pedir à alguém que baixe todo o volume enquanto voce continua, posteriormente aumente novamente o volume e compare se está no ritmo.
    Abçs

    Tgo_Paes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Koyuki

    Escute principalmente a percussao da musica, o chimbal da beteria é o "metronomo" natural das gravações!

    Abraços!

    airguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O que eu fazia muito era batucar a música. A mão direita era a palhetada pra baixo, a esquerda era pra cima. Ajudou muito.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Koyuki

    Olha se você ouvir por exemplo músicas de Paula Fernandes onde o violão domina, observe que as vezes parece que a batida é mais grave ou vai do grave pro águdo, deve ser pra baixo e quando vai do agudo pro grave é pra cima, a depender da imaginação pode ser uma pra baixo outra pra cima, uma pra baixo duas pra cima.

    Depende da música mas tem um macete que na batida uma pra baixo duas pra cima (ou outras), as vezes você toca uma pra baixo nas cordas uma pra baixo no vacuo (sem tocar nas cordas) pra não perder o ritmo da mão e no final desse vacuo uma pra cima depois uma pra cima.

    Mas sua dificuldade é perceber no meio de tantos instrumentos, a batida no violão, mas depende muito do estilo de música, se é rock você pode da uma batida como faria com a música mulher de fases, se for algo com muitos solos você pode acompanhar no embalo dos solos, se for forro você pode da aquele ritmo típico de forro, sei lá, é dificil explicar por que depende da música e do estilo, a depender do estilo você usa batidas similares dentro do mesmo gênero musical em músicas diferentes.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Koyuki

    Ah e quanto a dica do kiki sobre o tópico de batida no violão, não achei que você foi arrogante, concordo que o que você procura pode não estar ali mas acho que você ao invés de abrir um novo tópico poderia perguntar ali mesmo (não sei se você perguntou isso lá, se sim desculpe.). É só o que acho, não to critiando mas as vezes estamos num tópico e quando olhamos pra baixo tem vários com o mesmo assunto(o que não é no nesse caso) e as vezes o que tem nos outros também é importante... Ai fechar nem sempre é uma boa idéia, apesar de ser a regra. Não to criando tempestade em copo d'água com você não viu brother nem com outros por que também sou novato, não tenho "moral" pra criticar rs mas penso que se o mesmo assunto relacionado estivesse num só tópico chave, as informações ficariam mais centralizadas, mais accessiveis, faceis de se encontrar, principalmente para os usuarios iniciantes em algum tema.

    Não é nada pessoal não viu brother mas as vezes encontro varios tópicos sobre tirar m[úsica de ouvido, campo harmônico, e se estes tópicos com os mesmos assuntos estivessem num só tópico seria mais fácil, pois não teriamos que juntar as partes do "quebra-cabeça" apesar de que eu aprendi muito com um tópico de campo harmônico criado depois de ja existi um.

    Koyuki
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Koyuki
    · votar


    @ todos vlw pessoal pelas dicas

    @amador_ssa não cara, magina, sem problema, mas é que tem muita gente q nao fica acompanhando os post sabe...então eu preferi criar um sobre o meu tema, já que era relacionado, porém, um pouco diferente do tópico lá^^ mas é isso vlw pelas dicas tb xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprendendo Ritmos de ouvido