Equalização Violão de Nylon

    Autor Mensagem
    Pedrooz
    Veterano
    # ago/11


    Olá.
    Pessoal possuo um violão Yamaha APX5, toco na igreja diretamente ligado a mesa de som, recentemente adquiri uma Zoom A2.
    O problema é q sempre tive problemas com a equalização, o violão tem opções pra controlar o grave , médio e agudo , e outro separado chamado AMF q vai de 80 (no meio 400) e no fim 5k.
    A mesa não é das melhores..
    Mas a duvida ta ai, tem gente q fala pra zerar a mesa e mexer no violão , tem gente q fala pra zerar o violão e mexer na mesa.
    Qual dos 2 eu faço? Agora q a minha A2 vai chegar eu zero os 2 e equalizo pela pedaleira (q tem 3 bandas pros graves e 3 pros agudos?)? Como é, genéricamente, a equalização de um violão de nylon?
    Agradeço desde já!
    Abraços

    Natanael Gama
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    olha grande o melhor eh zerar os 2 e equalizar so na pedaleira mas violão de nylon pra igreja não eh muito bom não eh preferivel um aço folk pois tem muitos estilos e levadas nylon eh melhor pra Mpb rock mas na minha opinião Vc deveria fazer um teste na hora do ensaio e ver qual combinação q soa melhor mas acho q deixar a pedaleira comandar a equalização tem um som melhor

    shami
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pedrooz
    O que eu sempre faço é deixar tudo "flatado", tanto na mesa quanto no violão.

    À partir daí, vai equalizando na mesa. Na minha opinião, é lá que você mexe até achar o timbre que quer.

    Depois que estiver tudo ok na mesa, você faz os ajustes finais no equalizador do seu violão. Lembre-se sempre de deixar o volume do violão sempre no meio, porque se precisar de recursos, e isso serve para equalização também, é só você mexer ali.

    Por exemplo, na hora que é preciso fazer um solo, você aumenta e depois quando volta pra base, abaixa.

    Agora, usando a pedaleira junto, você deve ter muita paciência e testar. Nada melhor que seus ouvidos para julgar o quanto está bom para você.

    Pedrooz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Agradeço a resposta de vcs 2. Valeu mesmo.
    Oq acontece cmg é muito isso, sempre acho q o timbre q sai do retorno não condiz com a qualidade do violão.
    Qual é mais ou menos, genéricamente, a equalização de um violão de nylon? tipo considerando ou a mesa ou o violão zerado, fica mais ou menos parecido com oq? Agudo uns 80% , medio no meio e gravo mais abaixo?
    Não para eu copiar exatamente mas pra ter uma ideia doq soa bem.
    E aquele controle q tem no violão chamado AMF? alguem sabe pra q serve? Sempre deixo no meio por não saber direito doq se trata, e muitas vezes vejo pouca diferença qnd mudo ele
    Obrigado desde ja

    shami
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pedrooz
    Nada, cara.

    Assim, não tem como passar uma regulagem. Cada violão e captação é diferente. O meu, por exemplo, é preciso deixar ele bem grave e tirar bastante os agudos. No meu ver, o nylon deve soar como se escuta. Prefiro um som mais fechado, do que bem agudo.

    O que você pode fazer é dar um jeito de gravar numa qualidade um tanto boa, aí fica mais fácil de dizer o que fazer.
    Mas a base da coisa é testes e testes.

    Ah. Quanto a deixar "flat", não é zerado. É no meio. Deixar os knobs, faders, no meio.

    Pedrooz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A claro , deixo no meio sim, só errei ao falar zerado.
    Realmente vou testar mesmo e descobrir oq soa melhor.
    Acho q vai demorar um pouco até achar o melhor, pois não estou nem um pouco acostumado com a equalização da pedaleira (6 bandas).
    Mas então o certo é fazer isso: Comandar a eq pela pedaleira e dps só dar um acabamento no som pela mesa?
    Obrigado pela ajuda

    xavy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pedrooz

    Faça assim:

    *Equaliza ae
    *Grava vc tocando em mp3, se possivel com a melhor qualidade possivel 320kbps
    *Posta no 4shared ou outro compartilhador de arquivo
    *Coloca o link do arquivo aki pra gente poder avaliar como está o timbre

    Falou

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ola galera!

    Tenho um violão de nylon eletroacústico com equalizador, simpliszinho com 3 bandas e volume, mas eu gostaria de trocar o rastilho e a pestana (eu mesmo trocar). Nunca fiz isso mas gostaria de tentar!

    Minha pergunta é: Se eu puxar o rastilho original irá comprometer a parte elétrica do violão? Ele ta preso ali? Alguém pode me dizer como faço pra realizar tal procedimento?

    Quando procuro Luthier não sinto confiança, tem uns que falam que NINGUEM TRABALHA COM OSSO, outros dizem ah se beltrano cobrou so isso vai fazer besteira, i ouvi gente dizer que pagou caro pro cara estragar o instrumento, daí eu queria eu mesmo fazer, se quebrarpelo menos foi de graça rsrs brincadeira.

    Alguem me ajuda aew??

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa

    o rastilho de osso melhora um pouco o timbre mas só se o rastilho que veio no instrumento for muito ruim, parecido de plastico.

    para tirar o rastilho basta vc afrouxar as cordas e puxá-lo, pois nao fica preso ok? A pestana fica presa com um pinguinho de cola, sai facil, mas tem que tomar cuidado!

    Tem um porem, o rastilho fica solto se ele for de contato... o meu por exemplo não tem como trocar pq no proprio rastilho fica o captador, e nele existe um fio que vai para o jack...

    Veja isso ae, e boa sorte!

    Felicidades

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    xavy

    Cara, não to com meu violão aqui mas o rastilho não é daqueles que o próprio rastilho é o captador (uma peça de metal), o rastilho parece ser de plástico (Ja ta marcado) e parece que uns fios que vão do equalizador tão indo por dentro na direção do lugar onde fica o rastilho.

    Será que no meu caso não posso tirar o rastilho? Putz, a Sol trasteja quando tocada solta e as cordas tão altas...

    Mas muito obrigado pela resposta!

    AFSVilela
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa
    Esses fios indo para o seu rastilho são da captação piezo elétrica. É uma peça de metal que fica sob o rastilho. Bem, teoricamente você pode tirar a peça original e trocar por outra, que simplesmente vai por cima da peça metálica. Porém, podem ocorrer alguns problemas:
    - Devido a irregularidades no rastilho, ou problemas na colocação, o contato com o captador não ficar 100%, prejudicando o volume de uma ou outra corda;
    - A resposta sonora pode ser alterada, se você alterar o material do rastilho.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AFSVilela

    Obrigado brother!

    Quando tiver tempo vou tirar as cordas e ver se o rastilho sai sozinho, as cordas tão altas e ele ta meio mastigado rs, mas acho que vou ter que ir num Luthier (QUE DROGAAAAAAA)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização Violão de Nylon