Timbragem, Equalização e Efeitos de Violão Nylon Elétrico

    Autor Mensagem
    Silvio Endo
    Veterano
    # jan/05


    Caros,
    Gostaria de saber das experiências de vcs sobre os equipamentos, cordas e efeitos que utilizam e também sobre alguma (in)satisfação qto ao timbre numa apresentação (som meio abafado ou as vezes muito metálico). Eu utilizo um violão chet atkins ephifone (não é gibson), pedaleira korg de guitarra somente com efeito equalizador e reverb e amp acustico meteoro, corda La bella e Superlona, mas parece que nunca consigo um timbre ideal.
    Valeu.

    Silvio Endo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vm la pessoal... gostaria de saber como vcs fazem para acertar a equalização.

    Balloo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Seguinte,

    Essa de vai tentando é uma piada mesmo hehehe...

    Mas vamo ao que interessa:
    Nunca use pedaleira nem cubo de guitarra para violão, eles reforção muito o médio para poder compensar a falta de uma caixa de ressonância o que dá a imprensão de metálico.

    O ideal é sempre pedais analógicos, mas se não tiver dindim pra ter um Chorus, um Reverb, um Compressor e um Equalizador (que não fica muito barato, pois, se não comprar Boss não compre nenhum), o jeito é partir para as pedaleiras para violão mesmo, usei muito tempo a fraquíssima Zoom 504 II num violão bem inferior ao seu.

    Uso hoje uma Zoom A2.1u que é um salto de anos luz na frente da 504 II, pois, ela não tem só intensidade de efeito mas tem 3 parâmetros de regulagem para cada efeito, um equalizador de 3 bandas para grave e um de 3 bandas para agudo. Uso ela num Ibanez Folk PF300 (aço), num Condor 12 cordas equalização e captação Shadow e num Di Giorggio Talent SL1 (Disse q era bem inferior ao seu) e me aende muito bem. O Problema das pedaleiras é q o pessoal tem preguiça de editar daí ficam queimando.

    Quanto aos efeitos, como estamos falando de Nylon temos que lembrar que é um tipo de violão feito pra dedilhado, assim efeitos são sempre esses mesmo.
    - Uma pitadinha de chorus, pode por chorus sim, mas bem de leve quase 0, só pra dar uma apimentadinha no som.
    - Um reverb curto e não muito assentuado, se colocar reverb demais e muito longo o som do violão de nylom embola todo.
    - Um violão de nylon nunca vai dar o mesmo agudo do de aço, o Equalizador é pra compenssar essa falta de agudo e pra embelezar o som.

    Agora uma dica muito boa é: "Teste editar seus efeitos em tudo quanto é lugar, nas caixas de som do computador, no som de casa, em vários equipamentos de som profissionais e em vários ambientes diferentes, em vários cubos diferentes, assim vc vai entender melhor seus efeitos e chegar a uma edição mais híbrida e nunca passe mais de 50 minutos editando uma pedaleira, alterne 50 editando e 50 descançando o ouvido.

    NEI SA
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Balloo,

    Gostaria da sua opinião: Meu set é uma caixa amplificada Moug, para voz e violão, uma mesa Wattson com 4 canais, um pré Behringer com Phantom Power, um Equalizer E7 da Boss, um violão Yamaha CG151S (nylon), com um microfone Yoga EM 712a, com um clipe que é preso na boca no violão e o pequeno microfone condensador fica para dentro da caixa de ressonância.
    O problema é equalizar parar ficar com o tímbre igual ao som acústico. Há uma tendência para metálico. Tiro os médios, baixo um pouco os agudos e deixo o grave flat e fica muito grave. Ao baixar um pouco o grave aparece novamente o som metálico.
    Qual sua opinião para deixar o som com o tímbre natural do instrumento?

    NEI SA
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Só para completar: o pré é um MIC 100 da Behringer e para voz tenho duas alternativas ( Shure SM58 ou SM57).

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/08
    · votar


    Silvio Endo
    Balloo

    eu tb tenho esse tipo de problema o meu violao eh um godin duet nylon
    mas ele me incomoda pelo seguinte no decorrer de uma apresentacao eu mudo muito o estilo de tocar por ex: de batida com palheta para dedilhado e como os dois estilos necessitam de uma equalizacao diferente tem q ficar regulando toda hora, vai ser meio dificil de vc achar uma generica.
    o q vc pode tentar fazer eh deixar o som parecido com o de um violao acustico o maximo possivel

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbragem, Equalização e Efeitos de Violão Nylon Elétrico