duvida sobre qual corda usar nessa situação

    Autor Mensagem
    ga_tere
    Veterano
    # ago/11


    esses dias o meu violao de aço arrebentou 2 cordas. ao ir na loja tive que comprar um pacote com 6 pq ñ tinha individuais pra vender. porém como tenho pouco tempo tocando violao nem lembrei que as cordas tem numeração e acabei comprando a de numerção diferente das que tem no meu violao. (a que tem no meu é mais grossa) e agora o que é melhor eu fazer?
    - Trocar tudo e colocar da numeração que comprei (no caso seria 009)
    - Comprar as de numerção correta com as do meu violao (sendo que nem sei qual é)
    - colocar misturado. aonde arrebentou 009 e o resto normal

    carloneslive
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    As cordas 0.09 são muito finas, estouram com facilidade, e a durabilidade é bem menor....
    Não existe numeração correta, vai do gosto de cada violonista....eu por exemplo uso cordas de aço 0.12, são bem grossas e não "estoura" nunca, porém o som é de tensão alta.

    Tgo_Paes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ga_tere

    Sempre que uma corda arrebentar, vc tem que trocar tdo, mesmo que seja da mesma marca e da mesma tensão, vc deve trocar tdo, pois as cordas já estão laciadas e não fica a mesma coisa.

    Em relação a tensão, vc deve usar a tensao que mais lhe agrada, seja ela 0,9 ; 0,10 e etc. Só não esqueça de que é preciso checar a regulagem do tensor. para que as cordas não fiquem mto frouxas ou com uma tensão mto alta e masi duras do que pedra. ^^

    Abraços do Caipira! ;)

    kiki
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    evite ao máximo misturar cordas velhas e novas. o ideal é sempre usar cordas "da mesma idade".
    se for pra economizar, guarde as cordas usadas, e caso estoure só uma delas, troque pela antiga até comprar um encordoamento novo.

    evite tambem trocar o tipo das cordas (a espessura, a marca nao tem muito problema).
    mas se voce ja comprou 009, experimente usar. pode ser que seu violao trasteje (voce vai ouvir as cordas chiarem por que bate nos trastes), por que a tensao vai ser menor.

    pra saber qual o encordoamento que esta no violao, seria bom alguem que conhece um pouco mais dar uma olhada (pode ser um vendedor, desde que experiente e honesto). mas eu chuto 011, é comum em violoes de aço.

    ga_tere
    Veterano
    # set/11
    · votar


    obg aos que responderam, como fui na loja resolver esse problema nem vi direito as respostas aqui. ah, comprei 0.11 o venedor disse que provavelmente seria essa tensão. e era msm, agora ja sei que cada vez que arrebentar qual terei que comprar. sobre as cordas 009 deixei guardadas, como o som da 011 é melhor vou ficar nelas msm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre qual corda usar nessa situação