Qual encordoamento usar nessa situação?

    Autor Mensagem
    Diplomata
    Veterano
    # set/10


    Galera, eu comprei um violão Di Giorgio ano 2008, modelo Havana eletroacústico (classic guitar)...

    O problema é que eu tenho ele faz um bom tempo e até hoje nunca troquei as cordas! Sempre venho tocando algumas músicas e nunca arrebentou por incrível que pareça... Um amigo meu tinha me falado que já era bom eu trocar as cordas porque elas vão perdendo o timbre e pode empenar o violão, por isso resolvi ligar para a Di Giorgio para saber qual é o encordoamento padrão e lá me informaram que eles utilizam o encordoamento Di Giorgio que vem importado dos Estados Unidos, mas que custa R$34,00!

    Estava querendo saber se vale a pena mesmo eu comprar, já que um encordoamento de nylon por aqui custa mais ou menos R$15,00 e fora que pelo número da Di Giorgio a central parece ser somente lá em São Paulo, então terei que pagar mais caro ainda...

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tenho um (na verdade do meu pai, mas quem usa mais sou eu) pra estudar umas coisas mais clássicas e tal, mas assim eu uso cordas daquela série clássica da giannini e nunca achei ruim não e o braço continua legal esse tempo todo.

    Nilton Rafael
    Veterano
    # set/10
    · votar


    acho que não mais se você quer durabilidade e não qualidade canário dura bastante e é barata

    ANRUKAR97
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Diplomata
    Amigo, boa tarde!
    então, na minha opinião, corda vai do gosto do violonista, agora tem q saber q tensão seu violão está acostumado...

    agora, sobre marcas....comprei uma D'addario de nylon importada e paguei uns R$25,00 e achei o som simplesmente incrível...acho que vale a pena...testar!!!


    Espero ter ajudado ;D

    até +

    ANRUKAR97
    Veterano
    # set/10 · Editado por: ANRUKAR97
    · votar


    Diplomata
    Esqueci de falar....creio que esta corda que comprei era a melhor da D'addario...

    então acho que não compensa comprar a corda da Di Giorgio...mas...vai do gosto!

    Té +

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A melhor corda é a NOVA.

    Se você usar cordas NOVAS, independente da marca, vai ser sempre o melhor som possível.

    Diplomata
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Diplomata
    · votar


    ANRUKAR97
    Hoje mesmo também falei com esse amigo meu e ele também tinha me indicado essas cordas... Diz ele que é essa e a Nig são as melhores!
    mas tipo.. eu sou meio iniciante, por isso tava querendo saber como eu posso descobrir qual a tensão que meu violão está acostumado?

    Alvaro Henrique
    Bom, isso é verdade, mas existe um certo tempo de duração para as cordas?

    Aos demais, obrigado pelas dicas!

    Pedro_Borges
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Já testei Hannabach, Augustine e a corda que sempre me deu a melhor performance foi a D'addario da linha Pro-artê. Gostei da Augustine, porém dura menos. Não testei a NIG.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Diplomata: Um amigo meu tinha me falado que já era bom eu trocar as cordas porque elas vão perdendo o timbre e pode empenar o violão

    Perder o timbre ok, mas empenar o violão aí já é demais.

    Quanto à escolha do encordamento, os encordamentos de nylon são classificados por tensão: tensão leve, tensão média, tensão pesada e tensão extra-pesada. Quanto maior a tensão, maior brilho no timbre você terá e mais esticadas as cordas ficarão - mas isto não dá tanta diferença na "pegada" do instrumento quanto a mudança de um encordamento de aço 0,009 para 0,010. Esta escolha é pessoal, recomendo que você experimente ao longo do tempo diversos encordamento para poder escolher qual te agrada mais. Não precisa ter preocupações com relação ao empeno do braço, pois os violões para cordas de nylon não sofrem com a mudança de encordamento.

    Com relação à marca, eu recomendo as D'Addario Pro Arte. Elas têm uma boa durabilidade, chegando a durar comigo mais de 6 meses sem oxidar. Elas têm um timbre bem estalado nas primeiras duas ou três semanas, depois ele fica mais "macio".

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Em geral, as cordas devem ser trocadas a cada mês MESMO QUE NÃO FORAM TOCADAS. Os principais fatores de desgaste das cordas são a tensão a que elas são submetidas e a oxidação que o ar promove. Tocando ou não, esses fatores vão comprometer a qualidade das cordas em cerca de um mês.

    Por isso, se a grana estiver curta, compre a corda mais barata e troque com frequência ao invés de comprar a do seu violonista preferido ou a recomendada por alguém mais experiente, mas que você só consegue trocar a cada três meses.

    ANRUKAR97
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Diplomata
    Amigo, se me passar os dados do seu violão (marca e modelo) e consigo a tensão pra vc !!!

    espero ter ajudado =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual encordoamento usar nessa situação?