Autor |
Mensagem |
john_fistaile Veterano |
# ago/11
Olá. Procurei em outros tópicos mas não achei solução pro meu problema. Tenho um violão (aço) giannini de estudo a uns 4 anos. Na semana passada, troquei as cordas pelo jogo de cordas NIG 0.9, e desde então acontece que quando solta, a corda G está afinada, porém quando pressionada ela desafina, quanto mais forte apertar, mais agudo fica o som, isso ocorre principalmente nas primeiras casas. O que eu fiz foi dar uma soltada "de leve" nela pra ficar pelo menos "audível" o som dos acordes.
Gostaria de saber o que posso fazer pra resolver esse problema. Já tirei a corda e coloquei novamente (pois ela estava colocada muito próxima à madeira), mas não adiantou. Achei que isso fosse ocorrer só enquanto as cordas estivessem novas, mas das outras trocas que eu fiz isso nunca aconteceu.
Um abraço e obrigado pela atenção
|
Tgo_Paes Veterano |
# ago/11
· votar
john_fistaile
Eu nao entendi direito, qndo vc preciona ela desafina e nao volta mais a afinação qndo vc a solta, ou ela nao esta entoando a nota equivalente a casa precionada?
Da para dar mais um explicadinha RSRRS!
Abraços do caipira!
|
Pé de chinelo Veterano
|
# ago/11
· votar
cordas 0.9 é tensão leve né, então qualquer mínima mudança na posição da corda gera uma mudança na frequência tb..
Se tiver menos de 3 dias que vc trocou as cordas, espera mais um pouco e vê se ela fica afinada, se continuar desafinando é melhor vc testar outro calibre de cordas, ou levar logo num luthier pra ver o q q rola
Abraço
|
john_fistaile Veterano |
# ago/11
· votar
Tgo_Paes
Então, é só quando pressiona mesmo. Solta fica afinada. Conforme a força que aperto na casa, o som fica ainda mais agudo.
Pé de chinelo
Já tem quase uma semana. To tocando bastante o violão justamente por isso, mas não adiantou não. Já retirei e recoloquei a corda duas vezes pra ver se era algum problema na posição dela, mas creio que não.
|
Pé de chinelo Veterano
|
# ago/11
· votar
john_fistaile
se vc levar numa loja de música ou luthier, pode só pedir um diagnóstico do que ta aconteçendo...sabendo o q está aconteçendo, e dependendo da complexidade, vc pode consertar até em casa
Abs!
|
MMJr Veterano |
# ago/11
· votar
john_fistaile
E assim mesmo, faz parte da natureza do instrumento de corda....
Valeu...
|
john_fistaile Veterano |
# ago/11
· votar
Pé de chinelo
Pois é, a princípio eu tava afim de uma solução sem gastar dinheiro, mas se for o único jeito...
Obrigado a atenção, abraços
|
MMJr Veterano |
# ago/11
· votar
john_fistaile
Veja este video... mesmo em ingles da para entender ..... O exemplo e uma guitarra mas a ideia e a mesma para violao e outros instrumentos de cordas....
Valeu...
|
john_fistaile Veterano |
# ago/11
· votar
MMJr
Interessante o vídeo, algo que eu não sabia. Mas isso no meu violão nunca tinha acontecido, nem nunca ouvi falar disso acontecer com alguém.
abs
|