Alguém poderia ajudar? Assunto: Trastejamento no rastilho.

    Autor Mensagem
    TC96
    Veterano
    # ago/11


    Bom, primeiramente agradeço a todos pela atenção.

    Vamos lá.

    Pessoal, comprei meu Eagle GL36 há duas semanas mais ou menos, estou super feliz com ele, a única coisa que me deixou um pouco intrigado é que ele começou a trastejar. Sim, vocês devem estar pensando (ou não) *ah, é só levar a um luthier que ele resolve, só pode ser o tensor* mas não, ele está trastejando no RASTILHO, beleza, me informei com um veterano em instrumentos de cordas e ele me disse que isso acontece porque eu estava com as cordas originais do violão, ou seja, eu só tinha que trocar as cordas e pronto. Fui lá, falei com o vendedor e ele me disse que as vezes (como se trata de um violão moderno) pode ser que a ponta das cordas *a bolinha* possa estar folgada no pino onde a gente trava ela, assim vibrando e dando a parecer que o problema é o rastilho. Tudo bem.

    Cheguei em casa, troquei todas as cordas e o "problema" sumiu, há não ser na corda A.

    Pessoal, já fiz de TUDO, desafinei as cordas, puxei até a bolinha ficar bem justa, tirei a tensão, tirei o lobby dele fora pensando que algum fio estava encostado no tampo e assim vibrando, troquei os pinos de lugar pensando que algum estava vibrando ou algo do tipo, MAS, NADA.

    Alguém pode me ajudar? Estou começando a pensar que isso é um defeito, alguma coisa vibra naquilo, aparentemente é o próprio rastilho, mas não tem porque ele vibrar, já tentei até mudar a posição da corda no vinco do rastilho mas de nada adiantou, eaí? Problema comum que pode ser resolvido se levado a um luthier ou problema de fabricação? Ah, esqueci de mencionar que se eu puxo a corda como se estivesse "tirando a tensão" ele para por uns 5 segundos e começa denovo a sessão de tortura.

    PS: Hoje, praticamente agora, eu consegui tocar com ele um bom tempo sem vestígio algum de trastejamento, até que começou denovo. Estou pirando.

    Agradeço desde já as respostas que aqui vão sendo postadas.

    Fireyeah
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    TC96
    Pode ser o rastilho que está muito baixo.
    Experimente cortar um pedaço de papel de uns 4cmx4cm, dobra-lo algumas vezes, afrouxar, botar por baixo da corda e afinar novamente. Caso resolva, é o rastilho.

    TC96
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Fireyeah
    -------------------

    Mas a captação é pelo rastilho. O papel iria interferir, não?

    Outra coisa, o rastilho "trasteja" quando está baixo? Se o problema fosse o tamanho do rastilho a corda estaria trastejando no traste do violão, não acha?

    Fireyeah
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    TC96
    Experimente. E tente fazer na pestana também, caso não dê certo.

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    TC96
    Tenho um condor SD10 e tbm tava assim (eu acho), ele tava trastejando muito pouco, só se chegasse o ouvido bem perto q dava pra notar. afrouxei a corda, peguei um alicate de unha, e raspei o rastilho bem de leve, pois ele tava um pouco cortado pela corda, afinei e o problema desapareceu. Não sei se o problema é o mesmo do seu, mas tenta aí.

    TC96
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: TC96
    · votar


    slow134
    -----------------

    Mas o "trastejamento" é no RASTILHO, é como se eu ouvisse a vibração da corda ao passar pelo rastilho. Mas ok. Então você quis dizer que o "problema" é o vinco que a corda faz no rastilho?

    Que possa ter mais de um e a que a corda esteja encostando no outro assim ocasionando a vibração? Como se uma corda solta estivesse pegando em outra já afinada?

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara, pode ser desnivelamento dos trastes ou um leve empeno no braço, aconselho você a levar em um luthier se for desnivelamento, se for empeno tem varios tópicos ai abrangendo o assunto.

    kiki
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    TC96
    bom, só pra ficar claro: se é no rastilho nao é trastejamento, por que trastejamento é no traste (parece óbvio ne?)

    mas deu pra entender mais ou menos o problema...
    tente verificar algumas coisas (chutes):

    - se o problema não é no cavalete (a peça de madeira que segura o rastilho). eu tenho um violao meio apanhado já, que as vezes solta um parafuso embaixo do cavalete, e vibra. faz um chiado desgracento. tem que enfiar a mao pela boca do violao e apertar.

    - se o problema nao é na pestana. acho dificil confundir o som de lugar tao longe, mas lá as vezes dá um chiado numa corda individual.

    mas pelo que voce relatou, chuto que possa ser algo no apoio do rastilho, sob ele, sei lá. o negócio mesmo é levar num luthier. mesmo se for problema de fabricação, ele deve saber te dizer com mais certeza.

    TC96
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: TC96
    · votar


    Utilizei a palavra "trastejamento" pois o som é basicamente o mesmo e não existe palavra que defina o "trastejamento" no rastilho.

    TC96
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kiki
    ----------

    Hã... Tá complicado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém poderia ajudar? Assunto: Trastejamento no rastilho.