Violão com todas as cordas 'desencapadas'! Sabiam dessa?!

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/11


    Oi...tudo bom?! ^^


    Entãoo....tava lendo umas coisa aqui sobre o que equipo do Gilmour [aquele lá do.......Pink Floyd! ;D] e no meio de toda a "normalidade" eu lí uma entrevista do Phil Taylor [o roadie/luthier do Gilmour há quase 30 anos] isso aqui:


    "For 'Comfortably Numb,' David used the same guitar he used on the original recording -- an Ovation strung with all unwound strings."


    Bom...SE o meu inglês não falha..."with all unwound strings" quer dizer 'com todas as cordas desencapadas' [em uma tradução livre... :P]. Ou seja...aquele som lindo...cristalino e brilhante [=D] de violão do refrão da Confortably Numb vem de um Ovation com TODAS AS CORDAS DESENCAPADAS!!! 8]


    Alguém aí já sabia disso??!!! Já tocô em um violão assim?! E o 'contrário'...um violão com a mizinha e a sí encapadas...alguém já viu?! Será que daria certo também??!!! o.ô


    E o principal...COMO eu consigo um jogo de cordas desencapadas??!!! Será que tem algum site [de fora mesmo] que venda umas cordas lisas avulsas um poco 'mais grossas'?! E mesmo comprando avulsas...quais seriam as espessuras certas pra cada corda?! õ.ô



    PUXA...quanta pergunta!!! Mas...fazê o que...são 'necessárias'!!! ;D ...rsrsrssss





    Um abraço 'procêis'!!! o///~~

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Floyd N Roses

    Eu ACHO que cordas de guitarra funcionariam. Só que, eu não vejo vantagem, já que fazer bends em violão é lenha!!! Quanto ao som, acredito que fique mais agudo, o que eu não acho bom. Mas, não custa tentar!

    Abs

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia
    Ah...mas se o GILMOUR usa...ruim não deve ficá né!!! ^^


    Então...mas o problema tá sendo pra descobrir quais seriam os "calibres equivalentes" das cordas 'lisas' no lugar das encapadas normais!!! E outra coisa...ONDE conseguir essas cordas desencapadas mais grossas...!!! Tem alguma ideia??!!! o.ô


    Mas, não custa tentar!
    Claroo...é TENTANDO que 'as descobertas aparecem'!!! ;D ...rsrsrsss




    ...o///~~

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses
    Não seriam as tais flatwound? Usa-se este tipo de encordamento em guitarras para slide se eu não estou enganado. Este tipo de encordamento é mais comum em baixos, mas deve existir para guitarra ou violão.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses: Ah...mas se o GILMOUR usa...ruim não deve ficá né!!! ^^

    Ruim não! Só que ele deve ter 30 violões diferentes. Aí ele pega esse pra um sonoridade diferenciada, depois guarda! ehehe

    Abs

    salton
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses
    Será que não é a tal "Nashville Tuning"?



    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erico.ascencao
    Não seriam as tais flatwound? Usa-se este tipo de encordamento em guitarras para slide se eu não estou enganado. Este tipo de encordamento é mais comum em baixos, mas deve existir para guitarra ou violão.

    Humm...será?! Mas se as cordas fossem flatwound pq o ele diria 'unwound strings' e não 'flatwound strings'??!!! E otra...pelo que eu entendí...as flatwound são "encapadas"...só que sem aquelas 'voltinhas' que as cordas encapadas têm normalmente! o.ô


    MauricioBahia
    Ruim não! Só que ele deve ter 30 violões diferentes. Aí ele pega esse pra um sonoridade diferenciada, depois guarda! ehehe

    É...tem essa também né!!! Ma que num deve ficá ruim num deve!!! ^^ ...suHASUSHuhs


    salton
    Então...pelo que eu entedí...essa "Nashville Tuning" é só um tipo de afinação mesmo [assim como tem a 'Open G'...a 'Open D'...a propria 'Blues Tuining'...]!!! ;]


    Massss...se minha vista não falha...esse violão tem todas as cordas desencapadas...não??!!! =P




    ...o///~~

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses
    Para a Nashville tuning se aplica as cordas usadas em encordamentos de 12 cordas. Delas todas, só a "mizona" é "encapada", todas as outras são lisas.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
    · votar


    erico.ascencao
    OPAA...nisso eu não tinha pensado!!! Todas as 'segundas cordas' de um encordoamento de 12 são desencapadas...nõa?! o.ô


    Se for assim...acho que daria pra tirar as cordas 'encapadas' de um encordoamento pra 12 cordas e usar só as 'desencapadas' [e ainda me sobra um encordoamento comum]!!! =]]]


    VALEU's...vou pesquisarrr...!!! ;D




    ...o///~~

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses
    Todas as "segundas cordas" de um encordamento de 12 cordas são desencapadas, com exceção da corda que faz par com a "mizona" (ou seja, a 12a. corda).

    rodsom
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Floyd N Roses
    Se for assim...acho que daria pra tirar as cordas 'encapadas' de um encordoamento pra 12 cordas e usar só as 'desencapadas'

    mas as desencapadas sao afinadas uma oitava acima...

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erico.ascencao
    É...ai até tudo bem...dexava uma encapada mesmo...!!! Mas...como o rodsom disse...as desencapadas são afinadas uma oitava acima...daí ficaria muito agudo...!!! =/


    Iaiiii...ninguém tem uma ideia aí de quais seriam as espessuras "certas" das cordas pra um encordoamento 'all unwound' não??!!! o.ô


    Continuo na esperança!!! ;D ...rsrsrsrsss




    ...o///~~

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão com todas as cordas 'desencapadas'! Sabiam dessa?!