Tom, Tonalidade e Modos

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Alexandre Lavignoso

Não acho muito prático, pelo menos neste caso, pensar na estrutura em T, T, St, T, etc...

Os modos são inversões, ou seja, são derivados de uma escala e isso não é novidade pra você. Então veja os modos pelos intervalos.

Por exemplo, o modo dórico é uma escala que começa do IIº grau da escala maior jônio, certo?!

Se a segunda nota passa a ser a primeira, então esta deixa de ser 2a vindo a ser a tônica da escala. Os demais graus em relação a primeira serão diferentes em relação a nova tônica (mesmo sendo as mesmas notas da sua escala de origem).

C jônio: C - D - E - F - G - A e B (T, 2, 3, 4, 5, 6 e 7M)
D dórico: D - E - F - G - A, B e C (T, 2, b3, 4, 5, 6 e 7)

Veja que o Ré dórico é um modo derivado do C jônio, só que o dórico é uma escala menor enquanto que o jônio é uma escala maior. Note que o IIIº e o VIº grau foram alterados pra menor.

Vendo por um outro lado:

O Lá menor é relativo de Dó maior, certo?! Esta escala começa do VIº grau da escala maior jônio.

C jônio: C - D - E - F - G - A e B (T, 2, 3, 4, 5, 6 e 7M)
A eólio: A, B, C, D - E - F e G (T, 2, b3, 4, 5, b6 e 7)

Veja que assim como o modo dórico, esta também é uma escala menor.

Agora compare os dois modos menores: dórico e eólio, porém faça esta comparação por intervalos e não por notas:

dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6 e 7
eólio: T, 2, b3, 4, 5, b6 e 7

Existe uma pequena diferença entre estes dois modos que no final faz "toda a diferença". Você pode dizer qual é?

Classifique os intervalos de cada modo:
(como nos modos jônio e eólio - padrão maior e menor respectivamente)

jônio: C, D, E, F, G, A, B - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M
dórico: D, E, F, G, A, B, C
frígio: E, F, G, A, B, C, D
lídio: F, G, A, B, C, D, E
mixolídio: G, A, B, C, D, E, F
eólio: A, B, C, D, E, F, G - T, 2, b3, 4, 5, b6, 7
lócrio: B, C, D, E, F, G, C

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Pra acrescentar:

Modos Derivados:

- São aqueles que derivam de uma mesma escala, por exemplo:

- Dó jônio, Ré dórico, Mi frígio, Fá lídio, Sol mixolídio, Lá eólio, Si lócrio.


Modos Paralelos

- São aqueles com a mesma tônica, por exemplo:

- Dó jônio, Dó dórico, Dó frígio, Dó lídio, Dó mixolídio, Dó eólio, Dó lócrio.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


jônio: C, D, E, F, G, A, B - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M
dórico: D, E, F, G, A, B, C - T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7
frígio: E, F, G, A, B, C, D - T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7
lídio: F, G, A, B, C, D, E - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M
mixolídio: G, A, B, C, D, E, F - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7
eólio: A, B, C, D, E, F, G - T, 2, 3m, 4, 5, b6, 7
lócrio: B, C, D, E, F, G, C - T, 2, 3m, 4, 5b, 6, 7M

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Todos os modos são diferentes. Tem alguma coisa errada aí.

Os modos jônio, dórico, mixolídio e eólio estão certos. Veja melhor os modos frígio, lídio e lócrio.

A noite quando eu chegar do meu trabalho eu verifico...

Jabijirous
Veterano
# mai/11 · Editado por: Jabijirous
· votar


Acho que antes de você partir para os modos você deveria entender melhor a escala maior e escala menor, ou seja, TONALIDADE


A música tonal se resume nas funções ou seja I IV V(e seus derivados). Sabendo isso você pode partir pros modos.

Você tem que saber a diferença da música tonal para modal aí depois você pode dar a sonoridade, veja bem, SONORIDADE modal que você quiser dentro de um tonalismo. Senão você vai achar que tá fazendo música modal e no fundo você tá fazendo tonal.

Exemplos de música modal












Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Jabijirous
Eu compreendo +/- a diferença da música tonal e modal.

Tipo a música modal veio antes da tonal, porém a tonal é geralmente a mais usada,, porque o sistema tonal foi introduzido e melhor explicado por um Alemão ai, que se não falha a minha belíssima memória foi Hugo Riemann certo?
Ele melhorou as idéias de outros musicólogos trazendo de uma forma mais clara a teoria dos graus, teoria funcional, funções harmônicas e tal...

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


LeandroP
Corrigindo, acho que agora tá certo:

jônio: C, D, E, F, G, A, B - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M
dórico: D, E, F, G, A, B, C - T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7
frígio: E, F, G, A, B, C, D - T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7
lídio: F, G, A, B, C, D, E - T, 2, 3, 4+, 5, 6, 7M
mixolídio: G, A, B, C, D, E, F - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7
eólio: A, B, C, D, E, F, G - T, 2, 3m, 4, 5, b6, 7
lócrio: B, C, D, E, F, G, C - T, 2m, 3m, 4, 5b, 6m, 7M

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Nossa mãe suas contribuições estão sendo de uma importância gigante em meus estudos valeu mesmo valeu, especialmente LeandroP, Jabijirous.

Jabijirous
Veterano
# mai/11 · Editado por: Jabijirous
· votar


Alexandre Lavignoso

Não, o Hugo Riemann teve sim um livro sobre estudo de harmonia, mas preste atenção, ele é de 1849. O tonalismo veio no final da renascença pro barroco.

Não teve O GRANDE INVENTOR da harmonia. Cada teórico fazia análise dos grandes compositores e provavelmente ia tirando conclusões.

Um dos primeiros tratados de harmonia foi do Jean-Philippe Rameau em 1722

Aqui em francês no google books
http://books.google.com/books?id=kM85AAAAIAAJ&printsec=frontcover&dq=R ameau+%22Trait%C3%A9+de+l%E2%80%99harmonie+r%C3%A9duite+%C3%A0+ses+pri ncipes+naturels%22&source=bl&ots=FJxRCLEhku&sig=k6yR86KYrchbENuKZqmFre XQtcM&hl=en&ei=GHsFTfDzEI72swOV8_3DDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&re snum=6&ved=0CD0Q6AEwBQ#v=onepage&q&f=false

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso
Corrigindo, acho que agora tá certo:

Agora está certo!

Você percebe que se tomarmos duas escalas menores por exemplo, podemos encontrar pequenas diferenças em sua estrutura. Veja:

eólio: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7
frígio: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7

Se tocar Dó eólio e Dó frígio, a diferença fica ainda mais evidente quanto a sonoridade:

C - D - Eb - F - G - Ab - Bb --> Dó eólio
C - Db - Eb - F - G - Ab - Bb --> Dó frígio

Na formação de acorde (T, 3, 5, 7) não temos uma demonstração disso, mas sim ao verificarmos as tensões disponíveis de cada modo:

Dó eólio --> C, Eb, G e Bb --- tensões disponíveis: D(9), F(11), Ab(b6)
Cm7 - Cm7(9) - Cm7(11)

Dó frígio --> C, Eb, G e Bb --- tensões disponíveis: Db(b9), F(11), Ab(b6)
Cm7 - Cm7(b9) - Cm7(11)

Veja que o intervalo b2 (ou b9) no modo frígio deixa a sonoridade mais espanholada, oriental.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Jabijirous
Ok. Acho que sabendo que existem três formas composicionais a tonal, a modal e a pós modal; eu já estou mais "tranquilo". Depois eu posso me aprofundar mais na história por que agora eu estou sofrendo com outras coisas...

LeandroP
Agora entendi perfeitamente, é porque eu estava confuso com relação as notas e intervalos, eu pensava em uma coisa e não na outra enfim...

Eu acho que eu tenho que praticar mais e parar um pouco de pensar só teoricamente. Pra mim é muito difícil assimilar certas coisas porque eu estudo sozinho não tenho ninguém para me ajudar e então eu tenho que tomar sempre muito cuidado com as informações que consigo para não correr o risco de aprender errado, e se não bastasse isso , meus pais me precionam para mim parar de estudar música ficam me dizendo que eu tenho que fazer isso e aquilo, porque pra eles isso não dá futuro, os vizinhos fazem muito barulho, meus irmãos me irritam, na minha cidade ninguem se importa com música, parece que está tudo contra sabe, eu estou realmente exausto.
Tive que desabafar

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Alexandre Lavignoso

Cara, relaxa! Eu passei pelas mesmas angústias que você. Não tive aulas e tive que procurar conhecimento em livros e revistas (na época não havia internet) e pra piorar eu sou canhoto e aúnica coisa que inventaram pra canhoto é xícara. O bom é que você tem interesse por teoria/harmonia e tão logo vai sentir o prazer de descobrir os segredos das músicas que você tanto gosta. Além de ser um músico diferenciado. Não que os outros não saibam dessas coisas, mas estão mais interessados em tocar com velocidade no equipamento mais moderno e caro.

É por aí mesmo. Continue firme e no que pudermos ajudar estamos aí... Abraço!

Jabijirous
Veterano
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Não é bem forma, e sim sistema. Sistema tonal, modal e atonal. Tem mais coisas, mas isso já basta.

Forma é uma das estruturas da música, exemplo:

Binária - AB
Ternária ABA'
Forma sonata
Etc.

Cate os songbooks e realbooks da vida e faça análise harmônica, assim tu vai entender melhor

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
Valeu, deu pra perceber que você gosta muito de teoria musical eu também gosto muito e realmente amo música, tipo eu tenho uma relação de total confiança com ela, e é por isso que eu me dedico bastante estudando todos os assuntos relacionados. Eu não consigo fazer algo que eu não entenda, então eu só começo a praticar algo que eu já tenha compreendido na teoria, eu não considero músico aquelas pessoas que só "arranham" um instrumento.

Jabijirous
Valeu pela correção.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Bom já que o papo tá bom e eu estou entendendo, queria tirar uma dúvida sobre a escala pentatônica. Ela é derivada das escalas diatônicas (maiores e menores) e formada por 5 notas sendo assim temos cinco maneiras de toca- lá e ela também possui 12 tonalidades. A dúvida é:

Para ser uma escala pentatônica agente tem que tirar as notas que fazem o intervalo de 4ª aumentada ou 5ª diminuta das nossas escalas diatônicas certo?

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Para as pentatônicas você retira os intervalos de 2a menor com as notas do acorde (T, 3 e 5).

Por exemplo, a escala de lá menor:

A, B, C, D, E, F, G

Notas do acorde: A, C, E

Notas que formam 2a menor: B e F.

Essas notas saem e ficam: A, C, D, E, G

O mesmo pra penta maior:

C, D, E, F, G, A, B

Notas do acorde: C, E, G

Notas que formam 2a menor: B e F.

Essas notas saem e ficam: C, D, E, G, A

Intervalo de 2a menor é sempre tenso, por isso eles saem. O que não quer dizer que não podem ser utilizados. Podem, mas com um certo cuidado.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


As notas B e F formam um intervalo de 2a menor com as notas C e E respectivamente.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11 · Editado por: Alexandre Lavignoso
· votar


Eu não entendi, Tipo pegamos as tríades e na escala maior omitimos as notas dos II e VI graus; na escala menor dos IV e o VII?
Se não for isso você está usando inversão de intervalo.

Jabijirous
Veterano
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

O que ele quis dizer é que o si pro dó tu tem um intervalo de 2º menor ou sétima maior pensando na tônica dó o fá pro mi tu tem 2º menor ou quarta justa pensando na tônica dó.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

É essa mesma a conclusão. O Jabijirous complementou com a inversão.

Não sei se estou certo no que vou dizer, e se estiver errado peço que me corrijam. Você já ouviu a expressão "semitonado"?

Os músicos estão tocando e um diz que o colega está semitonando (virou verbo hehauhe).

O que ele quer dizer de fato é que o colega está desafinado.

Só pra deixar claro, o intervalo de 2a menor é um intervalo de um semitom.

Ou seja, o intervalo de semitom não é muito agradável ao ouvido. Ele exerce uma atração muito forte à nota mais próxima, dando a impressão que está desafinado, mesmo que esta nota venha a fazer parte da escala da música.

O que acontece com as notas F e B sobre um acorde Dó maior?

Essas notas estão semitonando (formando um intervalo de 2a menor) com as notas básicas do acorde. Veja que a nota Fá está um semitom acima da 3a, que é a nota Mi. E a nota Si está um semitom abaixo da nota Dó... Elas estão semitonando. Fazem parte da escala maior, mas não são boas pra repouso... A não ser que a sua intensão seja mesmo de semitonar, criar uma tensão, um momento instável.

Por isso que, de uma escala de 7 notas, saem essas duas e sobram 5, formando assim uma escala pentatônica.

Esta conclusão é minha e posso estar enganado quanto a forma de escrever, mas os colegas hão de concordar que soa muito feio essas duas notas.

Você verá num certo ponto de seus estudos algumas abreviações, como N.A. (nota alvo) e N.E. (nota evitada).

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Fraguei então resumindo

Escalas pentatônicas maiores
Segue a regra:
T - T - T e 1/2 - T
Escalas pentatônicas menores:
T e 1/2 - T - T - T e 1/2

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

É isso mesmo. Tá certo.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Então juntando uma base das escalas mais importantes ou as mais utilizadas para estudar e entender os campos harmônicos são:

Escalas Diatônicas:
Maior: T - T - ST - T - T - T - ST
Menor: T - ST - T - T - ST - T - T
Menor melódica: T - ST - T - T - T - T - ST
Menor harmônica: T - ST - T - T - ST - T e 1/2 - ST

Escalas Pentatônicas:
Maior: T - T - T e 1/2 - T
Menor: T e 1/2 - T - T - T e 1/2

Modos Gregos:
Jônio: T - T - ST - T - T - T - ST
Dórico: T - ST - T - T - T - ST - T
Frígio: ST - T - T - T - ST - T - T
Lídio: T - T - T - ST - T - T - ST
Mixolídeo: T - T - ST - T - T - ST - T
Eólio: T - ST - T - T - ST - T - T
Lócrio: ST - T - T - ST - T - T - T

Eu sei que existem as escalas diatônicas maiores primitivas, harmônicas, e melódicas assim como nas menores primitivas, harmônicas e melódicas, as pentâtonicas também tem essas variações? tipo a penta melódica e a harmônica ou só a primitiva?

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

É bem chato contar em T e ST, mas tá tudo certo.

Aproveite a oportunidade, já que você está estudando as inversões da escala maior (modos) e analise os intervalos pelos graus, tipo 2a maior, 3a maior, 4a justa, etc... Esta é uma ótima oportunidade pra absorver este assunto de extrema importância: análise dos intervalos.

Eu sei que existem as escalas diatônicas maiores primitivas, harmônicas, e melódicas assim como nas menores primitivas, harmônicas e melódicas, as pentâtonicas também tem essas variações? tipo a penta melódica e a harmônica ou só a primitiva?

Isso eu não sei te responder.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


É bem chato contar em T e ST, mas tá tudo certo.
É mesmo, mas é que fica tipo uma fórmula, pra na hora que for tocar em todos os tons, ai não vai mudar nada é só seguir a regra que não dá erro, até porque a distância entre as notas é que vai mudar então é mais fácil seguir a regra e depois olhar para a nota que agente tá fazendo que vai dá o tal intervalo.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Tudo bem. Se for mais fácil pra você, por que complicar?!

Foi só uma sugestão, pra quando você sentir a necessidade de ver por este ângulo.

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Como que agente determina o Tom de uma música?
Com uma partitura na frente é fácil é só analisar no inicio da pauta os acidentes que lá estão com uma determinada escala certo?, mas como que faz para saber o tom de uma música só ouvindo?

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


Muita coisa pra ler agora, mas parece ser um ótimo tópico! (aquele comentário inutil só pra te fazer lembrar de ler o tópico depois!)

Alexandre Lavignoso
Veterano
# mai/11
· votar


Contando com a ajuda do campo harmônico, eu acho que é assim por exemplo:

Se eu consigui identificar três acordes maiores sendo eles G, C, D e os outros acordes menores isso significa que o tom da música é G, porque diante de todos os Campos o único que tem os acordes de G, C e D maiores é o de G maior certo?

Jabijirous
Veterano
# mai/11
· votar


Alexandre Lavignoso

Nem sempre!! Cuidado, para isso você tem que fazer uma análise harmônica e não ficar somente nesses 3 acordes!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tom, Tonalidade e Modos