Autor |
Mensagem |
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
hsuahsauhsuahsua.. e o que tu fizestes com o violão?
|
Valter Bergamo Veterano |
# abr/11
· votar
linhares80
Então, pego direto instrumentos assim devido a quedas ou ate mesmo pela açao das cordas.
Primeiro vc develimpar as peças, use um estilete e se preciso um pincel com tiner pra tirar a acola antiga, mas nao lixe, senao tira material e nao é bom.
Depois de limpa, use cola pva para madeira, e se tiver a disposição utilize um pinador. È uma especie de grampeador, ele solta o preguinho so q sem cabeç, dai vc consegue deixar ele escondido, pine as duas peças ja com alguma cola, e dai prense com sargentos.
O segredo ai é limpar a cola antiga, senao o braço vai descolar novamente com o esforço.
Deixe uns 2 a 3 dias, solta e pode lixar e repintar a area, fica bom se pintar o braço todo. Abração!
Duvidas estou a disposição.
|
JKPage Veterano |
# abr/11
· votar
Espetinho
[2]!
Esse pinador já me salvou mil vezes!
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
JKPage
vdd? entao me de dicas de como colocar?
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
monstrona
tem msn ou orkut, pra ficar mais facil o contato?
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
vdd? entao me de dicas de como colocar?
sim, é verdade.. a se eu soubesse disso.. não passaria pelo processo mias complicado de se desmontar um violão só pra colar um Headstock .. uahsuahsuhauhsa
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
miasDeixe uns 2 a 3 dias, solta e pode lixar e repintar a area, fica bom se pintar o braço todo.
ah... Espetinho
mias haja paciência pra ele retirar a tinta,existe o modo mais fácil e o mais trabalhoso (éo que eu prefiro,pq eu sou alérgica ao removedor de tinta)
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
não passaria pelo processo mias complicado de se desmontar um violão só pra colar um Headstock .. uahsuahsuhauhsa
na verdade é pq eu fui fazer isso, e acabaei colando errado, em vez de colar pro lado da escala, colei pro lado do apoio D:
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
na verdade é pq eu fui fazer isso, e acabaei colando errado, em vez de colar pro lado da escala, colei pro lado do apoio D:
só eu mesma podeira fazer isso srsrrssrsrsrsrs... quanta burrice
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
monstrona
depois que eu almoçar, eu vou mostrar pro meu pai suas ideias.
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
monstrona
Uma vez fui lá em SAMPA(capital) pra compra um novo violão pra ele.Nisso ele tinha pesquisado as marca, os modelos e talz. Chegando la todas lojas que não especializadas em TAGIMA falaram que os braços, maos(partes q fazem parte do braço do violão) quebravam facil. Tinha uma ou duas lojas la que tipo ne pegavam tagima pra vender por conta disso, a gente achou que fosse meio uma jogada de marketing, saca? Ai uma loja especializada em tagimas, entao ficamos em duvida. No final ele gostou maiis de HOFMA e trouxe ele, que por sinal é muito bom.
Agora dei uma melhor olhada naquele blog que vc me indicou e achei outro caso. Dois identicos(digamos assim) ao meu. será que isso é verdade ou é mito? estou começando a achar que e verdade.
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
bem.. eu acho que tudo dependo do dono do instrumento musical (:
depende se você sabe ou não cuidar e de que modo você faz as manutensões necessárias
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
monstrona
tipo sempre cuidei mtu bem dele, tenhomuito carinho por instrumentos principalmente os meus. mas tipo vc ja arrumou algo assim antes?
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
tipo sempre cuidei mtu bem dele, tenhomuito carinho por instrumentos principalmente os meus. mas tipo vc ja arrumou algo assim antes?
bem.. não extamente com esse memso caso, mai já peguei violões tip.. ninho de cupim,rachado no braço e tambem com as laterais totalmente desmontadas(tipo uma carcaça de violão)
mais casos como o seu ainda..não
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
apenas tentei ajudar um amigo.. e ecolei o cabeçote errado D:
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
ele fiko sem violao?
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
srsrsrsrsrs.. resultado .. além de colar errôneamente, tive de desfazer esse erro,ai tive de remontar um outro braço(pq eu não sei tirar cola de madeira quando é colada internamente sem um buraco de escape)
tive de refazer uma nova escala(portanto um novo braço)
e problema solucionado (:
srsrsrsrsrsrsr..demorei cerca de 10 dias fazendo isso
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
mias memso assim valeu a pena
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
monstrona
heuehuehue,uma experiencia a mais neeh? hehueuhe'
|
# abr/11
· votar
monstrona
bom, como é uma area grande que quebrou, é bom retirar a tinta do braço todo pra ficar bem feito, eu nao uso removedor, uso uma lamina de estilete pra retirar a tinta do braço, e depois o resto na lixa. Em uns 30min vc tira tudo e deixa so na madeira.
Dai é so ver se tem q restaurar no luar q emendou, tipo faz uma massa de seladora e po de madeira pra tampar algum defeito q ficar.
|
erickx Veterano |
# abr/11
· votar
Já era!
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
espetinho
bem.. eu tiro a tinta e verniz com formão,agora para corrigir raxaduras, eu uso a massa ferro,eu não uso essa ferramenta tipo pregadora de ferro industrial, eu colo sobre pressão com cola Cascorez Madeira,só que tenho medo de colar errado e desmonto o violção para medir certinho a curvatura e diâmetro do braço, tem algum problema ou está errado ?
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
ah.. esqueçi de mensionar, eu também uso anilina,além de celadora
:B
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
Erickx
poxa cara.. como você é pessimista D:
|
monstrona Veterano |
# abr/11 · Editado por: monstrona
· votar
espetinho
não sei pq mais quando eu vou colar um braço ou alogo do braço,eu aprendi que tem que usar aquela regrinha(da raiz de 12 sob 2) tá certo colar assim ?
|
# abr/11
· votar
monstrona
No caso da colagem do headstock, não teve alteração na escala, mas em caso de descolar o braço e recolagem vc tem que analisar a distancia entre o nut e cavalete sim, a regra não se aplica nesse caso, pois vc nao vai calcular distancia entre trastes.
E se posicionar a medida da do nut ate a 12ª casa igual da 12ª casa ate po rastilho tb nao vai afinar devido a regulagem das oitavas.
Mantenha sempre a mesma distancia original do violao.
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
Espetinho
Obrigada pelo esclarecimento (:
Abraços
|
monstrona Veterano |
# abr/11
· votar
Espetinho
existe alguma regra para se colar o Headstok corretamente? ou é só colar e colou?
|
linhares80 Veterano |
# abr/11
· votar
meinteressa isso aew tb hein... to achando melhor eu ir em sao paulo no luthier. monstrona quanto sera que fica?
|
# abr/11
· votar
monstrona
No caso vc fala de recolar algo quebrado ou pra se construir um instrumento?
|