Técnica do Apoio

    Autor Mensagem
    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11


    Buenas pessoal!

    Estou com uma dúvida cruel, mas para compreendê-la é necessária uma pequena explicação:
    Comecei a tocar violão popular há um tempo, mas depois de um ano, aproximadamente, me interessei muito por violão erudito. Procurei em todos os lugares um professor (pois já tinha tentado aprender acordeon sozinho e quando veio o professor a coisa deslanchou) mas não encontrei nenhum.
    Tamanha era minha loucura que resolvi aprender sem professor mesmo. Fiz o download do método do Henrique Pinto (Iniciação ao Violão I e II) e caí de cabeça nos estudos.
    Fiz tudo certinho, até surgir problemas: a dor nos dedos, o volume muito baixo e a ausência total de precisão. Fiquei vagando por aí atrás de ajuda até que vendo um vídeos de violonistas ví que muitos recomendavam o uso do apoio nas cordas para tocar. Começei a utilizar esta técnica e... Tcharam!!!! Todos os meus problemas acabaram: a dor sumiu (tomei Doril, brincadeira), começou a sair um som bem mais satisfatório e a precisão ficou 100%.
    Mas como alegria de pobre dura pouco... percebi que em alguns exercícios o apoio não poderia ser utilizado, pois ao início do compasso era ferida uma corda, que deveria soar o resto do compasso, mas a nota seguinte era na corda imediatamente abaixo desta. Resultado: usando o apoio eu abafaria uma nota, desobedecendo a partitura. Tentei não usar o apoio somente nesta nota, mas acontece é que isso gera um contraste, pois as outras notas possuem um volume e timbre padrão e apenas aquela notinha ficaria com um voluminho, mas a partitura não indica dinâmica.
    Ajuda ao pessoal do violão erudito aqui do fórum, quanto ao uso do apoio, pois o método diz que não deve ser usado, mas é MUITO MELHOR. Não adianta mandar eu arrumar professor que eu não tenho grana!!!!!!!!!!!!!

    Desde já muito obrigado!

    slow134
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, nao entendi muito bem o que vc quis dizer com esse apoio de cordas, mas te falando rapidamente, tudo que uma pessoa vai aprender no inicio vai ser sempre dificil. As dores com o tempo some pq os seus dedos vao criando um calo, e o som abafado depois tbm some e as notas ficam mais precisas, mas continue e nao desista

    Abraços

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Gaiteiro15
    · votar


    O apoio que eu me refiro é aquela técnica de ferir uma nota e repousar o dedo na corda acima, esta técnica te fornece uma força muito maior.
    Os calos já surgiram (geralmente quem toca há dois anos tem que ter), a dor que eu me refiro são nas articulações dos dedos.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Será que ninguém pode me dar uma mãozinha? Alguém pode me dar umas indicações sobre como usar ou aplicar esta técnica ou como aperfeiçoar o toque sem apoio?

    knvb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15

    Toque sem o apoio! verás que apesar das dores iniciais (que são normais), o ataque será mais livre ganhando assim em agilidade e na propria liberdade de movimentos.
    Não existe uma regra, mas em geral o bom é tocar sem apoio.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o problema é o volume...

    knvb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15
    o problema é o volume...

    O problema é a pressa! treine com paciência e perseverança e conseguirás!

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Atualização:

    Ando treinando umas 4 horas por dia e a agilidade realmente aumenta sem o apoio. Defini os padrões assim: o toque sem apoio como regra geral e com apoio para dar um destaque especial.
    O legal de tocar Violão em vez de piano é esta, você produz os timbre que quiser com diversas intensidades, está tudo na ponta dos dedos.

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Acho que é bem por aí, o apoiado é como um efeito que tu podes usar às vezes, o normal é tocar com os dedos livres...

    Sobre o volume e precisão, pode ser a posição da tua mão, as unhas, o jeito de tocar as cordas. Tira um tempo e presta bem atenção de como tais tocando, tenta achar onde estão os problemas, isso vale mais do que repetir a tarde inteira o movimento errado...

    E, se tais sentindo dor, tem alguma coisa errada. Talvez muita tensão, carga de estudos muito grande... não é bom ignorar uma dor que aparece, depois pode virar lesão...

    Uma dica: a parte mais forte do dedo é a que junta o dedo com a mão, não as juntas do meio. É dali que começa o movimento de cada dedo, entende? Se usar só a parte do meio do dedo pode cansar mais e sentir dor...

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Loues
    Era justamente esta a causa da dor, tocar os os dedos curvados.

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15
    É, não é que é pro dedo ficar reto, mas a força deve vir dos grupos musculares mais fortes principalmente...

    E, se puder fazer aulas, recomendo... isso por exemplo me foi ensinado na primeira aula que fiz... Já pensou em fazer quinzenal ou mensal? Também é bom ficar sempre atento, às vezes surge alguma oportunidade de fazer por um preço mais em conta, comigo foi assim...

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não tem professor aqui em Parobé (fica mais ou menos depois do lugar onde o vento faz a curva, na esquina onde Judas perdeu as botas)

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Bem, se tu mesmo falou que procurou em todos os lugares... boa sorte então...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica do Apoio