Violão Básico para Iniciantes (Aprenda)

Autor Mensagem
Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


Remo Yaconi
Você já deve ter percebido que quanto mais andamos para o corpo do violão, menor fica as espessuras das casas, portanto fica mais dificil executar uma pestana, outra observação é que os acordes formados perto do corpo do violão quase sempre são formados com os 4 dedos...os dedos 1 e 2 ficam quase sempre a atras dos dedos 3 e 4, eles funcionam como uma semi-pestana, apertando a Tônica e a dominante do acorde q esta sendo formado.

Abraços!!!

zaamboni
Veterano
# jan/11
· votar


Thiago Affran,
pow mano voce ME AJUDOU DEMAIS .. intendi perfeitamente a sua explicação, e tentei todas as possibilidades que voce citou, e todas soaram com um som muito bom .. e a ideia de trocar o D, por D/F# tb, deu uma sonorização muito boa .. obrigado pelo post .

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


zaamboni
Que bom cara, fico feliz de ter te ajudado.

Abraços!!!

zaamboni
Veterano
# jan/11
· votar


aproveitando sua boa vontade, queria tirar algumas duvidas .. como que pode saber o tom da musica? tem algo haver com campo harmonico?
e em relação ao campo, todos os acordes de um campo harmonico soam bem com ele ?ex: campo harmonico de G - (G, Am, Bm, C, D, Em, F#°), quer dizer que todos esse acordar juntamente com G tem uma som legall, ou nao ? valeu;

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


zaamboni
Vamos lá...

aproveitando sua boa vontade, queria tirar algumas duvidas .. como que pode saber o tom da musica? tem algo haver com campo harmonico?

Tem sim... Tem TUDO haver com campo harmônico, geralmente o tom de uma música é a sua primeira nota, mas em alguns casos é diferente, um exemplo é a sua música, ela começa em Mi menor(Em) mas esse não é seu Tom.
O campo harmônico de G é : G, Am, Bm, C, D, Em, F#°
O campo harmônico de Em é:Em, F#º, G, Am, Bm, C, D

Perceba que são as mesma notas, pois a escala de Em é a relativa da Escala de G.

Então por que o tom dela não em Mi menor(Em)? Porque ela não apresenta o V grau que é sua dominante, nesse caso o Bm. Entrentanto ela tem um D, que se vc observar é o quinto grau de G, portanto seu tom é Sol(G).

em relação ao campo, todos os acordes de um campo harmonico soam bem com ele ?ex: campo harmonico de G - (G, Am, Bm, C, D, Em, F#°), quer dizer que todos esse acordar juntamente com G tem uma som legall, ou nao ?

Basicamente, Sim... todas essas notas estão harmonizadas com a escala de G, e encaixam em uma música com o tom de G. Mas pode-se obter outras harmonizações nessa mesma escala usando Acordes de Emprestimos modais, harmonia funcional e etc.

Abraços!!!

zaamboni
Veterano
# jan/11
· votar


parece que existe meio que uma regra pra saber o campo hamornico ne ? tanto de maiores quanto de menores, maiores tem algo parecido com [ I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7M VIm7 VIIm7(b5) ] certo?

entao deixa ver se intendi: como na minha musica nao apresenta a nota Bm que á quinta do campo de Em, mais aparece D que a quinta do campo de G, o tom entao é G?

se minha musica tivesse Bm, no lugar de D, seria tom de Em?

Thiago Affran
Veterano
# jan/11 · Editado por: Thiago Affran
· votar


zaamboni

parece que existe meio que uma regra pra saber o campo hamornico ne ? tanto de maiores quanto de menores, maiores tem algo parecido com [ I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7M VIm7 VIIm7(b5) ] certo?
O campo harmônico maior é assim mesmo...

entao deixa ver se intendi: como na minha musica nao apresenta a nota Bm que á quinta do campo de Em, mais aparece D que a quinta do campo de G, o tom entao é G?
Correto a sua observação

se minha musica tivesse Bm, no lugar de D, seria tom de Em?
Não apenas isso, a sua música q esta no tom de G possui as seguintes notas Em,C,G,D que são respectivamente VI, IV, I, V graus do campo harmonico de G, para a música ser no tom de mi menor(Em) teria que ter as seguintes notas, C, Am, Em, Bm que são os VI,IV, I e V graus do campo harmônico de Em.

ABRAÇOS!!!

zaamboni
Veterano
# jan/11
· votar


muito obrigado pelas explicações, e disculpa qlqr coisa ai .
abraços, valeu

Rick Rock
Veterano
# fev/11
· votar


Up

Thiago Affran
Veterano
# fev/11
· votar


Upp

Yosenkay
Veterano
# mar/11
· votar


Não li tudo, mas, já salvei em favoritos.
Grato Thiago, pela iniciativa e boa vontade.

Thiago Affran
Veterano
# mar/11
· votar


Yosenkay
Obrigado... é sempre bom poder ajudar

Rick Rock
Veterano
# jul/11
· votar


Up....Este tópico é muito importante para quem está começando

Ariel Ferreira
Veterano
# jul/11
· votar


Thiago Affran
Cara boa noite e parabéns por este ótimo tutorial e por toda paciencia que tu teve para cria-lo e ajudar aos iniciantes.

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


Legal o tópico! Tbm criei uma aulinha. Em breve, vou procurar assuntos legais para debater.

Thiago Affran
Veterano
# jan/12
· votar


Obrigado a Todos... fico feliz que tenham gostado do tópico... Peço desculpas pelo enorme tempo ausente mas não pude responder antes devido ao trabalho.

llLucky
Membro Novato
# nov/16
· votar


Depois vou ler com calma. Acho que isso serve para me ajudar, mas a falta de imagens dificulta um pouco no entendimento de algumas partes. Tem a questão dos vícios para ser evitados, e eu vi uns vídeos do cifra club que falava sobre isso, então acho muito bom aborda isso para as pessoas não pegarem vícios ao começar a tocar violão. Tem a questão da postura, o jeito que deve deixar e posicionar a mão na hora da batida, a forma como se faz os acordes com os dedos, a pestana e outras coisa que eu observei. Eu também sou novo, não entendo muita coisa, as coisas que eu conheci foi pesquisando pela internet, só estou esperando meu violão chegar para começar a treinar de verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão Básico para Iniciantes (Aprenda)