Como fazer a musica de fundo de igreja?

    Autor Mensagem
    leandrogf
    Veterano
    # set/10


    Poise galera, ja disse que estou pensando em tocar na igreja. Ai eu lembrei daquela musica de fundo que o violonista faz quando o padre esta falando ou passando alguma mensagem. Não sei se tem isso nas outras igrejas, pois só vou na catolica.

    O cara que fazia isso antes ja saiu faz tempo, e na epoca eu nao sabia tocar ainda, por isso nao prestava atençao. Os outros caras que entraram agora sao do mesmo "nivel" que eu, e tambem não fazem isso.

    E então como se faz essa música de fundo? Tem algum dedilhado padrão ou algo do tipo? E será que da pra aprender a temida teoria por essas apostilas que vendem por ai? Alias, falta pouco pra eu me render a um professor e começar as aulas.

    Valeu

    LeandroP
    Moderador
    # set/10
    · votar


    leandrogf

    Eu acho que a "temida teoria" vai lhe ajudar a escolher os acordes certos pra fazer um pano de fundo enquanto o padre ou pastor faz o seu discurso.

    Algumas cadências são bem legais, como esta (tonalidade menor):

    | IVm | bVII7 | I7M | bVI7M | IVm | V7 | Im7 | I7 | repete

    Coloquei em "graus" pra você escolher o tom, mas digamos que você toque em Lá menor, então ficaria assim:

    | Dm | G7 | C7M | F7M | Dm | E7 | Am7 | A7 | repete

    Toque dedilhado, com andamento bem lento.

    Se quiser variar um pouco, toque Dm - Em7 várias vezes, e depois volte à harmonia anterior.

    leandrogf
    Veterano
    # set/10
    · votar


    LeandroP
    depois dessa, acabei de decidir, vou começar as aulas
    alguma sugestao de dedilhado?
    sou pessimo em inventar dedilhados :/

    andregui7
    Veterano
    # set/10
    · votar


    É muito importante prestar atenção na altura do instrumento. A voz de quem tá pregando deve sempre sobrepor os instrumentos.

    Já vi ouvi gente fazendo fundo atrapalhando quem tava falando.

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    leandrogf
    alguma sugestao de dedilhado?
    sou pessimo em inventar dedilhados :/

    dá uma lida e veja o video da parte do dedilhado. tem umas dicas basicas

    Batida no Violão - Tópico Central
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/182493/

    Iltinho
    Veterano
    # set/10
    · votar


    toque suave
    não importa o que você toque... toque suave, em baixo volume!

    É uma desgraça alguém falando e aquele cara no violão/guitarra/ piano fazendo aquela zueira desgraçada incomodando quem tá falando e quem tá ouvindo!

    acho que a principal dica é: use tons menores, dedilhando suavemente numa cadência como a sugerida pelo LeandroP.

    Bomsteen
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Bomsteen
    · votar


    Como a galera falou: tocar algo suave...
    Eu gosto muito de sétimas maiores. tipo G7+, D7+, etc...

    Só não recomendo que se toque sempre em tons menores, pois de repente o padre/ministro está falando de algo vivaz e o músico botando um som fúnebre no fundo... Não acho q fica bom.

    Bacana usar cadências harmônicas como recomendou o amigo LeandroP, fica ótimo!

    Apenas procure não generalizar e se prender sempre em fórmulas.

    Com o tempo você descobre novas harmonias e enriquece ainda mais seu "repertório de fundo".

    Uma coisa que eu gosto muito de fazer é lembrar de uma música bonita, cujo tom/harmonia combine bem com o que está sendo ministrado e começo a tocá-la suavemente. Parece que dá mais vida à palavra!

    Espero ter ajudado. Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer a musica de fundo de igreja?