Porque não existem as cordas C e F?

    Autor Mensagem
    Trezoitao
    Veterano
    # jul/10


    Título auto-explicativo

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    se quiser afinar as cordas com um C ou um F, esteje a vontade.
    Violão tem 6 cordas por convenção.
    Nas antigas, muita gente fazia com 4 cordas, afinava do jeito que queria e inventava uma técnica para tirar som de uma cigar box guitar.
    Voltando aos instrumentos 'clássicos', é apenas por convenção usar 6 cordas, afinação em E, mas tem aí vários outros tipos de afinação e jeito de tocar.
    Tá aí na net pra vc pegar. Procure por afinações diferentes GADGAD, open G e afins que são outros modos de se utilizar o instrumento.
    Dá pra afinar em open F ou open C se quiser.
    Esteje à vontade, rs.

    em miiudos: alguém inventou e a maioria usa assim mesmo. Simples assim.

    amplexos

    T.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Trezoitao
    voce ja aprendeu a tocar violao?

    as cordas sao afinadas por quartas, por isso possuem a sequencia ebgdae

    Stalingrado
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Por que não existem as cordas C, C#, D#, F, F#, G#, A#?

    Questão de padronização.

    two
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Porque não existem as cordas C e F?
    Mas também não existem cordas E B G D A E e sim as cordas são afinadas nestes tons, isso se afinadas no diapasão. Eu mesmo não utilizo esta afinação, eu uso Eb Bb Gb Db Ab Db, pra mim é melhor pelas músicas que eu toco.

    Badico
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Que duvida tosca...

    As cordas não tem nome nenhum. Não existe uma corda chamada E (Mi), e sim ela é afinada em E.

    Krindh
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Badico
    Que duvida tosca...

    As cordas não tem nome nenhum. Não existe uma corda chamada E (Mi), e sim ela é afinada em E.


    Po, velho.
    Respeita o cara.
    A dúvida não é tosca, não.
    É muito pertinente, na verdade!

    A explicação já foi dada pelos outros Usuários.

    Caio Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Badico

    Eu duvido que você fala numa vídeo-aula por exemplo:

    - Pessoal, agora vamos tocar a quinta corda afinada em Lá na terceira casa.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    lembrei que quando eu era pequeno nao entendia por que tinha 6 cordas se existiam 7 notas...
    se eu soubesse que duas eram mi ia ficar mais encucado ainda.

    T-Rodman
    Stalingrado
    em miiudos: alguém inventou e a maioria usa assim mesmo. Simples assim.
    não é só isso não...

    a afinação em quartas tem um motivo de ser, a meu ver é pelo alcance da mão.

    temos quatro dedos disponíveis (o dedão não usa né), e temos quatro casas da pestana até a 5a casa (dã), e aí vem a proxima corda. assim a gente alcança varias notas sem mudar de posição da mão.

    na verdade fica até eprto demais, a mão alcança bem mais.
    a familia do violino é afinada em 5a (menos o baixo), e não tem problemas. mas eles não fazem acordes.

    a afinação em 4as deixa as notas mais próximas, o que facilita os acordes. tem uma lógica aí que funciona mutio bem.
    as afinações abertas por exemplo são menos versateis, é dificil fugir do tom delas.

    resumindo, não é mero acaso do que ficou mais popular.

    Badico
    Porque não existem as cordas afinadas em C e F?

    xavy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Em quartas?

    mas EADGBE tem um caso que não dá quarta da nota vejam:

    blz... de de E para A, de A para D, e de B para E são quartas mas de G para B não...

    estou equivocado?

    Rafael A.
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    xavy
    estou equivocado?

    Não, não está. Se a afinação fosse toda em 4as, seria EADGCF

    Por isso a dúvida do Trezoitao é pertinente... mas também não saberia dizer o pq. Talvez seja por convenção mesmo, ou talvez para harmonizar com o outro E...

    Abs

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Rafael A.

    ou talvez para harmonizar com o outro E.

    É possível... e também pra faciliar a tocabilidade.

    Experimentem tocar na afinação EADGCF e fazer um acorde com pestana!!!!!
    Complicaria, né?

    Acho que é uma afinação "padrão" por questões de praticidade mesmo.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei
    Rafael A.
    xavy
    é isso mesmo, tem essa pequena roubada de uma terça, se não não ia bater direito pra fazer os acordes.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Belo tópico. Esse tipo de curiosidade ou dúvida, chama a atenção para detalhes que passavam despercebidos. O pessoal mandou bem. Parabens!

    Iltinho
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    interessante como uma dúvida aparentemente "tosca" pode resultar em novos conhecimentos assimilados.

    Eu por exemplo, nunca havia me atinado para o fato que a afinação é em quartas e quando li o post do Kiki que a afinação é em quartas fui conferir e também percebi que existe uma exceção.

    No mais é estudar a história do violão e ver quem/quando se convencionou essa maneira de afinação.
    abraços

    Iltinho
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    olha só... não sou mais membro "novato", hehehehe...

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pedro_Borges



    Belo tópico. Esse tipo de curiosidade ou dúvida, chama a atenção para detalhes que passavam despercebidos. O pessoal mandou bem. Parabens!(2)

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iltinho

    olha só... não sou mais membro "novato", hehehehe...(2) não tinha visto faz tempo que não entro não sou mais novato rsrsr

    Pedro_Borges
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    dom de Deus

    olha só... não sou mais membro "novato", hehehehe...(2)

    Eu ia te falar isso. Lembra que pedí prá ter paciência?

    Bom, você pediu prá fazer 18 anos, só para poder entrar no cinema. Agora lute contra os "janeiros". Hehehe.

    teuabreu
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Simples!!!

    Para se obter um C, é so afinar a corda B meio tom acima, e para se obter F é so afinar as E meio tom acima, assim temos as notas correspondentes com cordas com o mesmo calibre, tipo 0.9 e desnecessário 0.97, por exemplo.

    JeancarloF
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Badico
    Cara, a dúvida não é tosca não.

    Pra não criar um novo tópico, resolvi ressuscitar esse aqui.
    Todos sabem que as cordas foram dispostas pela regra de 5ªjusta. Então porque a segunda corda do violão é em B e, num baixo de seis cordas, a primeira corda é C?

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JeancarloF

    5ª justa se considerar da mizinha para a mizona, mas 4ª justa se for da mizona para a mizinha. Sem esquecer da diferença de afinação da 3ª para a 2ª corda (em 3ª maior) que ajuda bastante nos desenhos de escalas e na formação dos acordes.

    Acho que foi praticidade mesmo. Como o Kiki falou, tem afinações alternativas também, mas geralmente limitam o músico a seguir o tom da afinação. A afinação Standard serve pra tocar uma pancada de estilos, de clássica até funk do Rio de Janeiro.

    Essa dúvida sobre a diferença da afinação do violão para o contrabaixo: primeiramente, são dois instrumentos distintos. O violão usa muita pestana, o baixo praticamente não usa. Sem falar nos padrões de digitação que são peculiares em cada instrumento.

    No mais essa dúvida pode ser tirada no fórum de contrabaixo, por um baixista, que certamente terá um pouco de vista um pouco mais esclarecido do que o meu.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    JeancarloF
    eu acho que a corda si foi feita assim pra bater a ultima corda como sendo mi, pra ficar igual a 1a e a 6a (o que facilita muito o raciocinio).
    de alguma forma isso facilita a montagem de acordes.

    acho que no caso do baixo como nao tem a mizinha, e nao precisa montar acordes como no violao, optaram por manter a afinação pra manter os shapes.
    (eu só toco baixo de 4 cordas, mas se tocasse um de 6 ia me confundir todo, talvez preferisse usar como corda si mesmo.).

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    No mais essa dúvida pode ser tirada no fórum de contrabaixo, por um baixista, que certamente terá um pouco de vista um pouco mais esclarecido do que o meu.

    Desculpe, quis dizer acima ponto de vista.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    kiki
    acho que no caso do baixo como nao tem a mizinha, e nao precisa montar acordes como no violao, optaram por manter a afinação pra manter os shapes.
    .


    A explicação é justamente essa, mantendo o padrão de intervalos entre as cordas.

    (eu só toco baixo de 4 cordas, mas se tocasse um de 6 ia me confundir todo, talvez preferisse usar como corda si mesmo.)

    Que nada, você também se acostumaria rápido. Eu praticamente só toco em 6 cordas no elétrico, e não me atrapalha em nada em relação à guitarra. A gente se acostuma e se adapta sem problemas. No fim eu altero automaticamente as digitações entre o baixo de 6 cordas e a guitarra para acomodar a mudança de afinação entre os dois instrumentos.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    kiki
    a afinação em quartas tem um motivo de ser, a meu ver é pelo alcance da mão.temos quatro dedos disponíveis (o dedão não usa né), e temos quatro casas da pestana até a 5a casa (dã), e aí vem a proxima corda. assim a gente alcança varias notas sem mudar de posição da mão.na verdade fica até eprto demais, a mão alcança bem mais. a familia do violino é afinada em 5a (menos o baixo), e não tem problemas. mas eles não fazem acordes.a afinação em 4as deixa as notas mais próximas, o que facilita os acordes. tem uma lógica aí que funciona mutio bem.as afinações abertas por exemplo são menos versateis, é dificil fugir do tom delas.resumindo, não é mero acaso do que ficou mais popular.


    já vi em algum lugar que era essa a explicação! Facilitar a vida do individuo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque não existem as cordas C e F?