[Review] Tagima Jumbo Tuner (com muitas fotos)

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia


Fala galera!

Especificações do site da Tagima:

Violão Aço
Braço: Mahogany
Tampo: Spruce Sólido
Lateral/Fundo: Mahogany
Cavalete: Rosewood
Escala: Rosewood 25.5"
Nut (capo traste): 43mm
Bojo: 95mm x 114mm
Captação: Piezo
Pré: Tagima TEQ-7 by Artec, ativo de 4 bandas e afinador digital
Controles: Phase, Controle de volume, grave, médio, agudo, presence
Tarraxas: Cromadas e blindadas
Cores: Natural, Preto
*Não acompanha case

Comprei esse violão há exatos 3 meses pois queria um som acústico mais encorpado que o meu Eagle GL-36, que atende perfeitamente plugado. Com toco nos churrasquinhos da galera o som go Eagle sumia... Enfim, optei por um modelo Jumbo pois queria mais graves mas...

Preço: R$679,00

Construção/Acabamento: Muito bom. Trastes sem rebarbas e encaixe do braço perfeito. Afinação correta. O violão é muito bonito. Made in China.

Fotos: http://img830.imageshack.us/img830/4120/taacabamentobracomontag.jpg
http://img832.imageshack.us/img832/4857/taacabamentotrastesmont.jpg
http://img40.imageshack.us/img40/7399/taponte.jpg

Tarraxas: Seguram bem a afinação. Sem problemas.

Madeira: Aí que vem o drama. O violão é uma "casquinha" e com isso o som não produz a acústica que eu imaginava assistindo vídeos pelo Y2B (Santa Ignorância Batman! Mifú, hehe). Foi uma decepção. Li que era tampo sólido, com partes em Mogno no site da Tagma, mas pelo visto é Nato (que é um mogno asiático) até pq tá escrito isso num adesivo no violão e o código é Jumbo-T-NA (esse "NA" deve significar Nato). Nem sei se o tampo é sólido... Enfim, o violão é muito leve e isso me assustou. Pra efeito de comparação, o Eagle GL-36 tem um madeiramento bem superior. Basta segura os dois violões que dá pra notar a diferença no ato!

Fotos: http://img840.imageshack.us/img840/3114/tadetalhemadeiramontage.jpg
http://img834.imageshack.us/img834/7811/tadetalhedentromontagem.jpg

Sonoridade: Gostei do som plugado. O afinador é legal e muito útil mesmo, mas de dia, com a claridade, não dá pra enxergar muito bem o visor. A equalização funciona muito bem. Mas foi uma decepção a resposta acústica do instrumento. O som tem muitos médios e agudos. Os graves que eu queria se perdem na "casquinha" que é a madeira desse violão. Fazer uma batida forte resulta em um som mais metálico que outra coisa. Achei muito fraco no quesito acústica. Pra quem já tocou em muito violões desde 1985, como eu, foi frustrante.

Foto: http://img844.imageshack.us/img844/8933/taafina.jpg

Pegada: Bem legal pra mim. Ajustei o tensor e o rastilho, coloquei cordas Martin Eric Clapton 012 e ficou confortável. Nada a reclamar.

Suporte ao Cliente: Passei um e-mail fazendo uma pergunta mas nunca fui respondido. Não me surpreendeu...

Conclusão: Eu não gostei do produto. Fui no instinto e me dei mal pois imaginava um som acústico bem mais encorpado. Sugiro que os interessados nesse modelo testem antes e não façam com eu que comprou via Internet, pela comodidade, e baseado em vídeos no Youtube.

Abs


*************** Atualização do Review ****************

(04/07/2011)

PROBLEMA SÉRIO! (ver outros problemas "menores" na próxima página)

Bom, tenho tido muita dificuldade pra ajustar a altura das cordas. Já tinha feito de de tudo e não estava entendendo o que estava fazendo errado. Tenho usado cordas Martin Clapton Choice 012 e de repente resolvi dar uma olhada no tampo. Sim, ele estava empenado devido a tensão do encordoamento. Por causa da protuberância, as cordas ficam longe demais da escala. Afinei em "A" e o tampo deu uma melhorada. É brincadeira????

Mais uma prova que esse modelo é um "casquinha" e frágil como tenho dito. Só lembrando que ele vem com 011 de fábrica... Ou seja, muito estranho.

Abs

Lori_Dw
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Esse é exatamente o meu maior medo em comprar qualquer produto pela internet, sem o conhecer ao vivo!!
Graças a Deus, nas vezes em que eu arrisquei, nunca me decepcionei ... mas eu penso bem antes de tomar a decisão final ... e só compro se tiver a certeza, e a opinião de outras pessoas, com uma definição bem clara me ajuda muito nessas compras!!

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


Fala grande Maurício. Finalmente comprou o violão maior?
Pena que o som não tenha lhe agradado.
O tampo parece spruce sólido sim. E as laterais e fundo são de laminado (uma espécie de mogno ensaduichando uma madeira branca, possivelmente leve e barata). Embora eu acredite que o "NA" na descrição seja de "Natural", indicando a cor/acabamento do instrumento, acho que a madeira avermelhada nele é toda ela Nato.

Curioso é que tenho um Eagle EG689 com configuração parecida (a diferença está nas laterais e fundo de Brazilian Rosewood-Laminado também) que esbanja grave, mesmo tendo uma caixa de ressonância menor que o Jumbo. Quanto ao peso, é pesadinho. Até mais pesado do que eu gostaria.

Já tive um GL 36 também, e vivi o mesmo drama que vc. Plugado era uma maravilha, mas acusticamente numa roda de amigos faltava volume.

Vc comprou esse Tagima na loja? Testou, comparou com outros do mesmo modelo? Costuma dar diferença.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lori_Dw: mas eu penso bem antes de tomar a decisão final

Eu pensei bem, mas tomei a decisão errado... Eita! hehe

Ant--: Vc comprou esse Tagima na loja? Testou, comparou com outros do mesmo modelo? Costuma dar diferença.

Não. Cara, eu comprei sem testar. Uma burrice.

É Nato mesmo pq tem um adesivo (não tirei foto) escrito Nato. O problema nem é ser em Nato, mas o som não tem aquele grave que já ouvi em folks por exemplo.

Percebeu a medida da madeira? 1,2 mm..

Abs!

Lori_Dw
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Pois é véio ... meus pesames!! hahahaha

Não sério ... o cara até brinca, mas é triste o cara programar pra dar td certo, e acontece uma cagada dessas, hehehe.
Tipo, tu ja tava até projetando o som mais encorpado dele e tals, e quando pega o bitcho, se surpreende negativamente!!
Deve ser froids!!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Cara, também não entendi se o tampo é maciço ou não. Me parece que o tampo tem três "camadas" que são identificáveis pela coloração, mas não sei se são três folhas de madeira coladas (o que já descaracteriza o tampo maciço) ou se estas partes mais escuras estão assim pelo fato de estarem embebidos pelo verniz.

A espessura do tampo, pelo o que eu vi na foto, é o "padrão". Meu Di Giorgio Talent I tem tampo maciço e a espessura é mais ou menos esta, uns 2 mm (mas não tem estas colorações diferentes).

Se já não tivessem passados 3 meses da compra, eu trocaria o violão por outro alegando propaganda enganosa. Pra mim este tampo está mais pra laminado do que pra sólido...

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Percebeu a medida da madeira? 1,2 mm..

Parece que só aquela branca do meio tem 1,2mm né? Juntando tudo dá uns 2mm de lâmina.

De qualquer forma, a espessura da madeira não é a vilã. Como é um instrumento acústico, quanto mais fina e firme, melhor. Eu tenho um Del Vecchio de 12 cordas, que acredito ser dos anos 60 (eu o comprei de um Hippie quarentão em 1981) que tem as laterais de Jacarandá maciço, mas é uma lâmina tão fininha que apertando com o polegar ela afunda. Se forçar rompe. Como o violão já era detonado, alguns lugares vieram até trincados. Mas isso nunca atrapalhou em nada o som. Pelo contrário, sempre causou boa impressão.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


erico.ascencao: Me parece que o tampo tem três "camadas" que são identificáveis pela coloração, mas não sei se são três folhas de madeira coladas (o que já descaracteriza o tampo maciço) ou se estas partes mais escuras estão assim pelo fato de estarem embebidos pelo verniz.

Pois é... Mas o Ant-- diz ser normal. Eu também achei estranhão! Nem dá pra trocar pq eu já troquei rastilho por osso, coloquei pickguard. O violão tá melhor, mas ainda não me satisfez. Vou esperar mais um tempo, quem sabe não vendo. Vamos ver.

Ant--: Parece que só aquela branca do meio tem 1,2mm né? Juntando tudo dá uns 2mm de lâmina.

Isso.

Vlwsss!!!!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Conheço um cara que tem um jumbo da Strinberg. O cara é apaixonado pelo violão e fez algumas gravações muito legais com ele. Procura no Google por Adelino Bilhalva, se pá você acha o palcomp3 dele e ouve uns sons do violão pra ter referência.

Quanto a um violão para tocar com amigos, você quer outra dica? Que tal aqueles Lauren? Eles custam R$150 e têm um som do caralho de bom. Tudo bem que ele é bastante frágil (se este Tagima tem o tampo de 2 mm, o Lauren tem de 1 mm :S), mas ele tem um som muito bom mesmo. Se você achar por aí dá uma testada pra sentir qual é a dele. Se não achar e tiver R$150 que não vai usar, pode arriscar comprar um que eu acho que as chances de você gostar são maiores do que não gostar.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Valeu pela dica. Cara, esse Tagima Jumbo dá pra tocar desplugado tanquilamente e ninguém (leigo) vai notar. :-) Mas eu esperava algo com mais "porrada", com mais graves e volume, como costumei tocar. Eu tive por muito anos um Di Giorgio Folk de 1972 e lembro muito bem a acústica poderosa. Mas, é isso... Quem sabe, com o tempo, a madeira desse Tagima melhora? Otimismo já! hehe

Abs

xavy
Veterano
# jul/10
· votar


Conheço um cara que tem um jumbo da Strinberg

Eu tenho um Jumbo da Strinberg... Adoro ele também rsrs

Lawren's são legais sim... cumprem um bom papel pelo preço super acessível que são. Já toquei em um e não diria que custam menos de 180 reais nunk.

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10
· votar


Eu tenho ele :P

Acho bem alto e encorpado.

Lori_Dw
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Seu violão é um desse??
http://loja.eimusica.com.br/loja/produto-138323-1822-violao_eletrico_a tivo_tagima_aco_jumbo_tuner_com_afinador

Bom, se for, realmente parece ser um baita violão!!
Não me espanto que tenho comprado no "escuro"!! hehehehe

O estranho que vc (presumo que seja) deve ter comprado tbm por ter lido no anuncio Tampo: Spruce sólido ... e agora surgiu a "dúvida" de ser um tampo não sólido, de ser com camadas coladas!!
Estranho ... pelo anuncio, e pelo preço (custo/beneficio) eu tbm cairia de cara na compra de um instrumento desses!!

Aí que entra o "erro" de comprar pela net, sem conhecer o instrumento não é? Tipo, se vc tivece ido na loja, e tocado, e visto o violão com as mãos, hehehe ... provavelmente teria visto, e até sentido o som, e talvez não iria comprar!!

Mas é isso ... um alerta pras compras via net!! Valew.

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10
· votar


Lori_Dw
Eu digo que isso é uma grande verdade.
Quando fui comprar o meu, testei 3 diferentes e a diferença era gritante.

xavy
Veterano
# jul/10
· votar


compras pela net são perigosas... ainda bem que só perdi uns 50 conto nas minhas extravagâncias virtuais huashuashuas

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
erico.ascencao: Me parece que o tampo tem três "camadas" que são identificáveis pela coloração, mas não sei se são três folhas de madeira coladas (o que já descaracteriza o tampo maciço) ou se estas partes mais escuras estão assim pelo fato de estarem embebidos pelo verniz.

Pois é... Mas o Ant-- diz ser normal.


Maurício, pensei que aquilo era foto da LATERAL do violão (tirada do buraco do EQ) e não do tampo. Se é do tampo, o que vc fez para tirar a foto? Como o acabamento é NATural, não vi como o spruce estar ensanduichado por duas casquinhas mais escuras. Explique melhor isso pra gente :)

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Netinho Rodriguez: Acho bem alto e encorpado.

Pra mim é alto e estridente! :-)

Lori_Dw: Seu violão é um desse??

Sim, postei fotos inclusive. Bom, mais uma dele atualmente, com escudo. :-) http://img340.imageshack.us/img340/2262/jumbotuner.jpg

Ant--

Aquilo é foto da lateral, onde fica o afinador!

Abs

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Se der grava algo pro pessoal ouvir :P

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Netinho Rodriguez

Estou gravando o Tributo ao AC/DC com ele. hehe Parece estranho, mas estou fazer uma versão acústica! :-) Estou microfonando a violão. Ele tem um som bonito, mas o problema que EU percebo, é na hora da "paulada"! :-)

Abs

MMJr
Veterano
# jul/10
· votar


Pegada: Bem legal pra mim. Ajustei o tensor e o rastilho, coloquei cordas Martin Eric Clapton 012 e ficou confortável. Nada a reclamar.

MauricioBahia

Brother.....Na foto la em cima observei que o rastilho estas "atolado" no cavalete praticamente no zero........Do jeito que ta o angulo das cordas saindo dos pinos ate o topo do rastilho......Nao sei nao.. acho que voce esta perdendo sonoridade ali....ta muito baixo brother......

Regule o braco primeiro ...deixando o mais "reto" possivel....e, so depois, regule a altura do rastilho......


Faz uns testes ai .. acho que o som vai melhorar com um rastilho mais alto...


Valeu....

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMJr: Brother.....Na foto la em cima observei que o rastilho estas "atolado" no cavalete praticamente no zero........Do jeito que ta o angulo das cordas saindo dos pinos ate o topo do rastilho......Nao sei nao.. acho que voce esta perdendo sonoridade ali....ta muito baixo brother......

Essa foto inicial tá com o rastilho original que eu havia lixado demais. Eu já troquei e deixei mas alto:

http://img688.imageshack.us/img688/3623/rastilho.jpg

Abs e obrigado!

Lori_Dw
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Cordinhas bem grossa né?? É pra dar uma pancada!!! hehehee
... pow, esse violão(aparencia) é mto show!!
Axei ele mó bonito!! haha

Krindh
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Poxa,
Que pena.
Apesar do violão nao ser TOP, parece realmente ser um baita violão.
Ainda mais pelo fato de ser jumbo, e estar com cordas 0,12. Como é possivel que falte peso? hehe
Uma pena.

Eu nao compraria pela internet, de maneira alguma, especialmente instrumentos musicais (nem a jaqueta de couro que eu to querendo, nao quero comprar pelo site, foda que fica em serra negra^^)
mas entendo o porque de voce ter comprado.

Bom, é tampo solido. Possivelmente ele vai melhorar a acustica com o tempo, so que para isso voce vai ter que aguentar uns 2 anos com ele para ver se da alguma diferenca...
tomara que tudo se ajeite para voce cara.

Krindh - World's theory

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Ant--

Aquilo é foto da lateral, onde fica o afinador!


Ah, então eu tinha entendido certo. O erico.ascencao é que está achando que o tampo tem 3 camadas, mas na verdade vc não postou nenhuma foto mostrando a lateral da madeira do tampo (cortada). Eu reafirmo que é maciço sim, e que a falta de grave seja algum problema nas laterais e/ou fundo (que são de laminado).
Mas talvez com o tempo ele "abra" o som e ganhe os graves que vc espera :)

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lori_Dw: Cordinhas bem grossa né??

012. De macho! hehe

Krindh:Possivelmente ele vai melhorar a acustica com o tempo, so que para isso voce vai ter que aguentar uns 2 anos com ele para ver se da alguma diferenca...

Ant--: Mas talvez com o tempo ele "abra" o som e ganhe os graves que vc espera :)

Assim espero!

Vlws!!!!

MMJr
Veterano
# jul/10 · Editado por: MMJr
· votar


MauricioBahia


Eh...
Melhorou um pouco....

:-)


E o braco??? ...como ta o braco...???.
Praticamente reto ou tem alguma curvatura..????..

Voce ta ligado que primeiro regula o braco...e depois o rastilho..nao tenho duvidas...

Uma coisa que eu tambem aprendi foi, nunca lixar o rastilho original... Comprar um rastilho novo e usar o original como base para angulo e altura e o recomendado...

So curiosidade agora...Onde voce "descolou" este segundo rastilho. Qual eh o material...??

Valeu...

Gus dz
Veterano
# jul/10
· votar


Essas cordas aí Clapton`s Choice são MUITO boas. Pena que não duraram muito pra mim mas certamente vou encomendar mais jogos!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMJr: Voce ta ligado que primeiro regula o braco...e depois o rastilho..nao tenho duvidas...

Cara, eu usei o rastilho original como base pra tudo (eu lixei o original retinho marcando com uma caneta, então ângulo permaneceu). O braço tá ok, com pouca curvatura. Regulei o tensor pra minha pegada, levando em conta o calibre das cordas.

Comprei o GraphTech Tusq Acoustic Saddle 1/8" numa loja do E-bay.

O material é um que imita o marfim, chamado Tusq. Usado nos Taylor, Gibson, etc...

Abs

ps. aproveitei pra comprar um capo nessa loja! hehe Veio sem taxas.

MMJr
Veterano
# jul/10
· votar


O material é um que imita o marfim, chamado Tusq. Usado nos Taylor, Gibson, etc...


To ligado...
Meus violoes estao todos usando graph tech...

Por isso que eu perguntei....me pareceu familiar...

http://www.graphtech.com/product-204-2/


Vale a pena usar os pinos tambem...

Valeu...

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


MMJr: Vale a pena usar os pinos tambem...

Agora só mudo algo nesse violão daqui a 2 anos! hehe

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Tagima Jumbo Tuner (com muitas fotos)