【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
brunomeira06
Membro Novato
# jun/20
· votar


Qual seria a melhor opção de violão para iniciante procurando o menor custo mas que seja relativamente bom para um iniciante..

Olhando encontrei:
Giannini N-14 (400 reais)
Harmonics Gna-111 (300 reais)

Quem conhece esses violões... os 100 reais a mais do giannini vale a pena ou o harmomics tá bom para um primeiro violão

ptorr
Membro Novato
# jun/20
· votar


Comprei hoje um cort mr 600f no ML na montreal music shop, paguei 1441 lá. Se alguém do fórum tiver interesse, só pedir q conto a experiência

Koldy

E aí, tá curtindo o som? O que achou do acabamento? Valeu!

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


só pedir q conto a experiência

Qual a experiência com a loja? to precisando de uns encordoamentos e vi que eles tem uns kits com 10 cordas num preço atrativo e como eu tenho mais de um violão e troco as cordas com frequência me atraiu um pouco, mas queria infos sobre a loja

viniciusdb
Membro Novato
# jun/20
· votar


Olá pessoal do Fórum, estou querendo comprar um violão de nylon (de preferência que também seja elétrico), na faixa de 600-700 reais.Considerando que moro no RN e os fretes pra cá sempre dão uns 80-100 reais.
Já toco violão há alguns anos mas meu violão é de aço, quero começar a tocar mais mpb, bossa nova e samba.

Queria que vocês avaliassem essas opções (estou tendendo para o Giannini).

a) Memphis AC 60 -> 500,00 + 50,00 Frete = 550,00
b) Shelby sn61c -> 560,00 + 50,00 Frete = 620,00
c) Giannin GNF-1D -> 560,00 + 80,00 Frete = 640,00
d) É melhor esperar os preços caírem e comprar coisa melhor depois
e) Outra opção (???)

brunomeira06
Membro Novato
# jun/20
· votar


Existe diferença entre o giannini Start n-14 e o estudo Gn-15?
Os dois são da mesma faixa de preço..
Qual melhor para primeiro violão?

K2_Loureiro
Veterano
# jul/20
· votar


brunomeira06
Os dois parecem bastante. O GN-15 tem uma garantia no site do fabricante, mas acho bobagem. Por experiência: vá de Giannini e não vai se arrepender.
Abraço!

K2_Loureiro
Veterano
# jul/20
· votar


viniciusdb
Tenho um Giannini desde 2003 idêntico a este aí e nunca me deixou na mão. Então minha sugestão é Giannini msm.
Abraço!

Nefelibata
Veterano
# jul/20
· votar


Boa tarde, Amigos!

Toco guitarra há muitos anos, mas estou precisando de ajuda pra escolher um violão de aço entre R$2000 e 3000 e estou meio por fora.

O que me recomendariam?

Muito obrigado!
Abraço

instrumentista
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: instrumentista
· votar


O que me recomendariam?
Nessa faixa de preço tem muita coisa legal no mercado de usados, mas se quer algo novo, já falei aqui no fórum dos Rozini (só tive boas experiencias com a marca), o RX540 é um todo sólido em mogno e o acustico (sem captação) tava saindo por volta dos 2.800,00 na 4garage (já comprei com eles um ukulele e sem reclamações da loja) captado ele sobe um pouco, cerca de uns 300/400 reais. Nessa faixa é o que eu recomendo, não acho que valha a pena pagar 3 mil num violão laminado por mais que tenha uma marca mais "renomada" no headstock, e pra partir pra um violão de aço todo solido dessas marcas é pra la dos 7 mil, e ai já não compensa com tantos luthiers bons no Brasil construindo violões por esse preço ou até menos.

Fred De Luca
Membro Novato
# jul/20
· votar


Fala galera, beleza?

Gostaria de tirar umas dúvidas sobre violão 7 cordas.

Eu toco violão desde criança, atualmente tenho um 6 cordas de aço e faz tempo que estou querendo um de nylon, para tocar de forma mais adequada e confortável samba, bossa, choro, MPB e etc.

Gosto muito de ouvir Yamandu, Rabello, Rogério Caetano, Dino e cia., sempre apreciei o som desses mestres e do instrumento, então pensei em comprar um violão 7 cordas de nylon, para conseguir tocar melhor as músicas do meu repertório, que venho sofrendo pra tocar no violão de aço, aproveitando para estudar o instrumento em si (imaginando que estarei suprindo as minhas necessidades quanto às cordas de nylon e evitando um futuro gasto com outro violão de 7 cordas).

Acontece que pude tocar um violão de 7, outro dia, por uns 15 minutos apenas e confesso que levei um susto (mais do que o esperado), pois a sétima corda me tirou totalmente a referência e eu mal consegui tocar minhas músicas, mas gostei muito de brincar com as escalas no instrumento.

Apesar de ter um bom domínio técnico e teórico do violão, não sou profissional, gosto de tocar com meus amigos e criar músicas, e como, inicialmente, a ideia era a de tocar as músicas que já toco no violão 6 cordas de aço, fiquei com certo receio se irei conseguir tocar todas as músicas que tocaria igualmente no 6 cordas de nylon, devido a maior dificuldade de "mutar" as cordas, de fazer pestanas e à linguagem a qual não estou muito familiarizado (como as baixarias).

Não sei se fui muito claro, mas resumindo, eu queria saber a opinião de vocês, se, após um tempo de adaptação, conseguirei tocar no violão de 7 cordas perfeitamente e de mesmo modo (sem fazer grandes alterações na maneira de tocar) todas as músicas que tocaria no de 6, ou se terei de adaptar meu repertório inteiro à linguagem do 7 cordas.

Com um violão de 7 cordas poderei fazer exatamente tudo aquilo que faria no de 6 cordas? ou cada um tem sua função,linguagem e modo de tocar específicos, e não estarei "matando dois coelhos com uma cajadada só"?

Obrigado a atenção de vocês e desculpe pelo tamanho do texto, é que estou realmente tentado a comprar um violão de 7 cordas mas tenho esse receio.

Abraços!

Luiz Almeida
Veterano
# jul/20
· votar


Fred De Luca

Não sei se fui muito claro, mas resumindo, eu queria saber a opinião de vocês, se, após um tempo de adaptação, conseguirei tocar no violão de 7 cordas perfeitamente e de mesmo modo (sem fazer grandes alterações na maneira de tocar) todas as músicas que tocaria no de 6, ou se terei de adaptar meu repertório inteiro à linguagem do 7 cordas.

Cara, eu não entendo de violão sete cordas, mas, já vi tocar de perto.
Violão de 6 é diferente do de 7, mais na parte dos baixos, aquela firula que se faz nos bordões. Em roda de choro sempre tem o violão de 6 e o de 7 cordas juntos.
Procura alguém que toque o de sete cordas e tire suas dúvidas pessoalmente.

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


Obrigado a atenção de vocês e desculpe pelo tamanho do texto, é que estou realmente tentado a comprar um violão de 7 cordas mas tenho esse receio.

Cara essa resposta é complexa, porque obviamente você vai ter que passar por uma adaptação, mas não é como começar a tocar do zero (longe disso inclusive) é mais como começar num instrumento novo de cordas, tipo, o cara que toca violão há anos indo tocar guitarra, mesmo a técnica sendo absolutamente perfeita ele vai passar por uma curva de adaptação. Eu sofri isso quando fui começar na guitarra, ja tocava violão por 6 anos e fui começar na guitarra e mesmo as músicas que eu tocava com a mesma técnica no violão eu tive que adaptar pro novo instrumento, por diversos fatores (tamanho e formato do braço, comprimento do braço, a diferença de sensibilidade e afins). Mas voltando pro seu problema, creio que seja apenas essa adaptação, o violão 7 cordas tem um braço mais largo e uma construção um pouco diferente, mas com algumas horas de pratica acho que você se adapta bem a ele, quanto ao repertório, é "só" uma corda a mais, tudo que você faz no de 6 cordas você vai conseguir fazer no 7 cordas.

Nefelibata
Veterano
# jul/20
· votar


Boa tarde, Amigos!

Toco guitarra há muitos anos, mas estou precisando de ajuda pra escolher um violão de aço entre R$2000 e 3000 e estou meio por fora.

O que me recomendariam?

Muito obrigado!
Abraço


Alguém mais, amigos? na casa dos 2000 a 2500?

Fred De Luca
Membro Novato
# jul/20
· votar


Luiz Almeida

instrumentista

Obrigado a ajuda.

Vou dar uma perguntada nos canais do youtube que acompanho pois não conheço pessoalmente alguém que toque o 7 cordas, mas creio que irei comprá-lo em breve, já me adaptei à outros instrumentos de corda, também toco guitarra e cavaquinho, e não demorei muito para me adaptar, acho que com o 7 cordas não será tão diferente.

Abraços!

lais12345
Membro Novato
# jul/20
· votar


Olá sou estudante iniciante de violão e gostaria de saber qual seria melhor para adquirir (ambos com preco similar): um Accord ACG-18 nylon ou Harmonics NY GNA-111 nylon.

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


toque o 7 cordas
o Leo (do cifra club toca) fala com ele no instagram, geralmente ele responde bem a galera por lá. Boa sorte :)

K2_Loureiro
Veterano
# jul/20
· votar


lais12345
Parecem duas marcas bem de entrada sem diferença relevante. Compre o que mais gostar ou o que tiver melhor preço.

Abraço!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jul/20
· votar


Alguém mais, amigos? na casa dos 2000 a 2500?

Está um pouco mais em conta, mas achei de excelente qualidade.
Tagima Vancouver - Serie Canadá.
está na faixa de R$1900,00.

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jul/20
· votar


Olá sou estudante iniciante de violão e gostaria de saber qual seria melhor para adquirir (ambos com preco similar): um Accord ACG-18 nylon ou Harmonics NY GNA-111 nylon.
Nao conheço essas marcas, pra inicio, eu tentaria achar algum usado e com pouco uso, nao é raro quem compra violão, acaba desanimando e deixa o instrumento encostado.
Se achar algum já regulado por luthier, melhor ainda, já começa os estudos com um violão confortável.

frankraphael
Membro Novato
# jul/20
· votar


Bom dia pessoal,

Qual dessas opções seria a melhor, são todos com corda em aço.

Strinberg SD200C
Strinberg SD25C
Tagima Califórnia


guardiansystem
Membro Novato
# jul/20
· votar


Boa tarde!

Vou comprar um violão de nylon, sendo que estou indeciso entre o Crafter HCE 250 N e o Takamine GC1 -CE, ambos possui o mesmo valor. Na loja que estou pensando em comprar tem Luthier e me informaram o seguinte:

A Crafter tem excelencia em fabricar violões, mesmo sendo laminado, sao excelentes violoes(Me explicaram que a questao de macico x laminado depende muito da forma que foi projetado, construido, onde disseram que tem muito laminado que é superior ao macico).

A Takamine, me informaram que também é excelente, porem tem uma maior fama no brasil em relação a Crafter.

Em relação aos dois modelos que citei, o luthier disse que o Crafter é melhor do que o Takamine, ate mesmo no acabamento, etc.

Se alguem puder me ajudar nesta decisao, desde ja agradeço

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


onde disseram que tem muito laminado que é superior ao macico isso aqui é mentira, mas MUITA mentira, cara qualquer madeira por "pior" (leia-se qualidade B) que seja vai soar melhor que um violão laminado, e o motivo é simples, o violão maciço tem uma caixa mais fina e em 100% das vezes com uma madeira de densidade mais regular, e sendo um instrumento acústico, o som será melhor pois com madeiras mais regulares e construção mais fina você tem melhor resposta de vibração e projeção do som. Mas pra você agora a diferença pode nem ser significativa e valer o preço, mas tenha em mente, entre comprar um violão laminado e um violão maciço, em questão de qualidade o laminado nunca será superior. Agora vamos aos modelos, ambos são pelo preço cobrado (na minha opinião) ruins, são violões de entrada a preço de violão intermediário, não compraria nenhum deles. No seu lugar eu olharia com carinho para a Rozini e a Giannini, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é violão de nylon, diria que atrás das marcas espanholas cabe um bom violão nacional, dito isso vou te indicar violões mais baratos e melhores que o crafter, Rozini RX213 e o Giannini nwt1, ambos com tampo maciço o que como eu já disse é muito melhor, o som vai melhorar razoavelmente com o passar do tempo e vai se tornar um instrumento muito bom, o Giannini é todo maciço, apesar de não ser a madeira ideal pra construir laterais e fundo a muirapiranga é uma madeira ok, não vai ser um violão absurdamente sonoro, mas pra um iniciante ambos são muito superiores do que os dois que você já viu.

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar


guardiansystem
só mais uma coisa, esse rozini que eu te indiquei, segundo o Fábio Lima, é um violão a nível profissional (gravações e show em barzinho) pelo preço de um violão de estudo, eu gosto muito da rozini e iria nele pela facilidade de achar, esse da Giannini é mais raro de encontrar, mas ja toquei nele tem uns 6 meses e achei muito bom.

Luizgw
Membro Novato
# jul/20
· votar


Pessoal, precisava de uma ajuda. Vou comprar um violão de cordas de aço e para isso fui experimentar alguns modelos, Takamine GD93, Washburn HD30 e ao final me apresentaram o Art Luthier Americana. entre eles fiquei bem na duvida entre o Washburn e o Art Lutherie Americana, porém não conhecia esta marca. Alguém pode me ajudar?
Valeu!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jul/20
· votar


@instrumentista
@guardiansystem

Reforço o que disse sobre a diferença do laminado x maciço.
maciço é sempre melhor, o som é outro.
Se voce for muito iniciante, não vejo necessidade em pegar um maciço, mas se ja tem conhecimento do instrumento, o upgrade é válido.

Vá atras de opiniões de pessoas isentas, luthier da loja ou o proprio vendedor, nunca serão totalmente verdadeiros, sempre puxarão um pouco em benefício da loja.

Eu tenho um rozini rx-210, ele não é eletrico, mas tendo base pela qualidade da marca e pelo meu, é excelente! Eu apostaria no rozini ao invés do giannini.

No reclameaqui tem uma reclamação de um usuario que precisou trocar duas vezes o violao giannini dele, mesmo modelo que foi indicado, mas em contrapartida, a giannini trocou o violão dele as duas vezes.

o vídeo é de 2019, mas da pra ter ideia do som
https://www.youtube.com/watch?v=lA2mEYHS1hM

guardiansystem
Membro Novato
# jul/20
· votar


instrumentista

Obrigado pela ajuda!!

Poderia me indicar alguns modelos de bom custo beneficio com tampo macico?? viloão de nylon com cutway e tampo macico, um violao, violão melhor que o Crafter e o Takamine que citei. que esteja em uma melhor faixa de preço.

Desde ja agradeço

Augusto_12
Membro Novato
# jul/20
· votar


o violão montreal new canadá eq é bom?
que eu to querendo comprar um violão até 2000 reais e esse eu acho que é bom, mas to em dúvida.

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jul/20
· votar


o violão montreal new canadá eq é bom?
que eu to querendo comprar um violão até 2000 reais e esse eu acho que é bom, mas to em dúvida.


Eu conheço o Vancouver da serie Canadá, é o melhor violao que já tive, apesar de nao ter tido muitos. Comparando os dois, as madeiras são identicas em tudo, só tem uma variação no tamanho do violão, sendo o Montreal menor que o Vancouver.

instrumentista
Membro Novato
# jul/20
· votar



Poderia me indicar alguns modelos de bom custo beneficio com tampo macico?

Mano, o rozini que eu te indiquei é bem mais barato, solid top, único "defeito" é não ter cutaway que na minha opinião não é um defeito, particularmente eu prefiro violão sem, pela estética mais homogênea, mas acho que isso é muito pessoal, porém não muito relevante, num instrumento com 20 casas não vejo como super necessário um cutaway.

mahogny
Membro Novato
# jul/20
· votar


Boa Noite!

Eu to querendo vender meu Cort de aço pra comprar um violão de nylon. To pensando em vender por por uns 1400. Alguém recomenda um violão de nylon nessa faixa de preço (1000 - 1500)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda