【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
cassiolm
Membro Novato
# mai/20
· votar


valeu K2_Loureiro pela sugestão, também estava quase fechando o epi. porém, em mais uma pesquisada acabei encontrando numa loja la de Goiânia um Yamaha CPX1000 numa promoção, violão novo, mas de show room, justamente consegui por 3.000,00, daí acabei comprando. se não gostar depois eu vendo ele e sacramento o epi. mas o CPX1000 por esse valor me pareceu um bom negócio. agora só esperar chegar e ver qual é do bichinho. tenho procurado bastante Martin e Taylor usados mas não consegui nada interessante nessa faixa de preço, normalmente estão mais caros.
mais uma vez obrigado e um abraço.

K2_Loureiro
Veterano
# mai/20
· votar


cassiolm
Nossa, pegou um ótimo preço! Faz um Review pra gente (esse captador parece excelente)!

instrumentista
Membro Novato
# mai/20
· votar


cassiolm
Pelo preço esse fender não vale a pena, na minha opinião, toquei em um e existem violões de 4 mil muito melhores que esse, com esse valor você encontra violão todo maciço e com um som muito superior, ja toquei no Yamaha que você ta olhando e ele tem um ótimo custo beneficio, epiphone eu nunca peguei pra tocar então não posso afirmar nada. Como disse o amigo
K2_Loureiro Rozini é uma boa opção também, se conseguir achar esse Rx 520 pra testar é uma boa (acho que ele saiu de linha), mas a Rozini também ta com uma linha nova, toda maciça, são os violões da série custom, toquei em um pré pandemia e mesmo desregulado o som era absurdo, muito sustain e por ser todo em mogno (ta na moda) ele tem um som bem amadeirado, meio rasgado, (guardando as proporções) algo bem naquela pegada vintage country.

cassiolm
Membro Novato
# mai/20
· votar


K2_Loureiro, pois é, achei que o CPX1000 valeu a pena pelo valor. Vou esperar chegar e faço um review aqui sim.

instrumentista, realmente não conhecia os rozini, mas entrei no site deles e li os reviews aqui, principalmente do K2_loureiro e, realmente, parece uma alternativa bastante interessante. quem sabe numa próxima seja uma boa aquisição. Mas como disse anteriormente, nessa tacada de agora consegui esse CPX1000 com um valor ótimo. Vou esperar chegar e fazer um relato aqui.

valeu pessoal, muito obrigado a ajuda. sou novo no fórum e deu pra ver que o pessoal aqui é gente boníssima.

abraço

Renann
Veterano
# mai/20
· votar


Alguém já tocou algum violão da série Tranquillo da Giannini? To pensando em comprar um "NWT1 NS". Tem em Gonçalo Alves, Imbuia, Muirapiranga e Cedro. De madeira eu entendo e já escolhi qual pegar. Preciso saber se o som desse instrumento é encorpado, forte, tipo os da série C da Yamaha (C70 e C80).

Prezado amigo Rifuba1986, você comprou o Giannini? Se sim, pode me dar seu review?

Estou me decidindo um nylon, e tenho as seguintes opções:
DiGiorgio MASTER (todo maciço, acompanha case mas é china) ~R$2,8K
Rozini RX230.AT.F.CD (todo maciço, acompanha case e aparentemente é brasil) ~R$2,7K
Giannini NWT1 MUIR NS (todo maciço, SEM case e é brasil) ~R$1,5K

Se colocar na conta do Giannini um case de luxo como os DiGiorgio e Rozini, o preço final vai pra R$2K.

Assim, será que R$700 ou R$800 saindo do Giannini e indo pro Rozini ou Digiorgio valem a pena?

Para mim, DiGiorgio Master era o TOP dos TOP's, mas será que é tudo isso mesmo?

cassiolm
Membro Novato
# mai/20
· votar


olá pessoal,
então, conforme mencionei nos posts anteriores, lá vai um review do Yamaha CPX 1000:
antes de comprar li algumas opiniões pela internet de que o diferencial dele seria a captação, e que para tocar desplugado não seria assim uma maravilha.
pude perceber o seguinte: realmente, plugando e ajustando direitinho as regulagens o som é muito bom mesmo, qualidade profissional realmente. mas, ao contrário do que havia lido, o som dele desplugado é espetacular, muito limpo, com peso na medida certa e um timbre fantástico. realmente me surpreendeu a qualidade dele sem amplificação.
outra coisa que achei muito boa é a tocabilidade. MUITO confortável a movimentação no braço e a pegada dele, apesar de ser um mini-jumbo.
como falei, peguei ele numa promoção e paguei 3k nele, sendo que pelo que vi o preço normal é de uns 5 mil. olha, pelo valor que paguei valeu muito à pena. não sei comparar com um Taylor ou Martin, pois nunca toquei num desses, mas posso dizer com certeza que, dentre os violões para "mortais" é um belo instrumento.
abraço e bom final de semana a todos.

Erri
Membro Novato
# mai/20
· votar


Gostaria de comprar um violão nylon de boa qualidade, de nível intermediário, com som nítido, na faixa de uns 800 reais.
Estive pesquisando e fique entusiasmado com os seguintes modelos:

1) Rozini RX 210 studio;
2) Di Giorgio Talent 1;
3) Giannini NW1 de imbuia;
4) PHX n39;
5) Hofma ye 225.[/b]

Todos violões são lindos em acabamento, alguns tem tampo maciço e outros uma boa recomendação nos fóruns e vídeos do youtube.
Gostaria da opinião de qual seria melhor custo benefício.

K2_Loureiro
Veterano
# mai/20
· votar


Renann
Cara, como ngm te respondeu ainda, minha opinião: vendo no youtube, são violões muito proximos. Por isso, acho que o Giannini tem um otimo custo beneficio. Mas qual o uso que vc vai fazer do instrumento? Dependendo vc gasta um pouco mais e compra de luthier...

instrumentista
Membro Novato
# mai/20
· votar


cassiolm
Todos violões são lindos em acabamento, alguns tem tampo maciço e outros uma boa recomendação nos fóruns e vídeos do youtube.
Gostaria da opinião de qual seria melhor custo benefício.

Brother, eu iria preferencialmente num com solid top, entre o giannini e o rozini eu iria de rozini, eu sempre recomendo rozini pq eu acho os violões da marca muito bons, nesse período de quarentena, onde a gente não pode sair pra ir testar instrumento confiar numa mão de obra mais artesanal (como é a rozini) e com fabricação nacional é o melhor. Óbvio que você pode achar um outro instrumento melhor que esse, mas instrumento de fábrica é aquela, tem como ser muito bom e tem como não ser tão bom assim, é na sorte (comprando sem testar), então iria no que tem maiores chances de acerto

instrumentista
Membro Novato
# mai/20
· votar


Se colocar na conta do Giannini um case de luxo como os DiGiorgio e Rozini, o preço final vai pra R$2K.

Assim, será que R$700 ou R$800 saindo do Giannini e indo pro Rozini ou Digiorgio valem a pena?

Para mim, DiGiorgio Master era o TOP dos TOP's, mas será que é tudo isso mesmo?

Mano não existe milagre, tipo, é um instrumento sólido e obviamente ele vai soar muito melhor que qualquer instrumento laminado, mas não vai ser um violão suuuuuper incrivel, não existe milagre, é melhor que um laminado importado? MUITO, porém não vai ser um instrumento superior a um espanhol de mesma construção (entende o que eu quero dizer?). Como o amigo K2_Loureiro disse, se você procura um instrumento todo sólido provavelmente já é um músico mais avançado, talvez um instrumento de luthier te caia muito melhor à mão. Vai ser um violão com o acabamento muito superior e com uma qualidade de construção melhor também, mesmo que as madeiras desses violões de luthier mais de entrada não sejam as mesmas (geralmente custam mais que os 3 mil, um instrumento com as madeiras mais tops) o fator construção conta MUITO pro som final do instrumento, não adianta dar o melhor spruce e o melhor jacarandá na mão de alguém que não sabe usa-las pro melhor.

Horyon
Veterano
# mai/20
· votar


Erri

Rozini RX 210 studio

Como já te disse lá amigo, acho respeitável essa marca, tenho esse modelo em específico há oito anos mais ou menos e está como novo, por muito tempo foi o único instrumento que toquei, ficou e fica fora da capa soft case move que vem (vinha?!) com ele constantemente.

Responde bem aos vibratos, afinação confere em todos os trastes, tampo maciço (madeira criticada por alguns, muito maleável, acabei colocando um escudo gota d'água transparente, pois um toque mais forte com a unha já pode marcar o tampo).

Para meus ouvidos, esse violão soa muito nítido e cheio de harmônicos, som que inspira a tocar.

Quando fui comprar um violão de nylon (na Teodoro) queria um com cutway, mas já na primeira loja que entrei me deparei com ele, depois desci a rua, fui até o final, e voltei para buscá-lo, mesmo sem cutway. Pela bagatela de 450 reais com softcase move.

Quanto aos outros violões, não cheguei a tocar neles, por isso falo do que experimentei e recomendo.

jhowvs18
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jun/20

Eu tenho um hofma e me ajuda bastante....
falando nisso da uma olhada nesse site tem muita dicas sobre violão
https://portaltocarviolaoagora.com/

brunomeira06
Membro Novato
# jun/20
· votar


Olá pessoal. Estou pretendendo aprender a tocar violão... só por hobby mesmo pra tocar em casa.
Como já estou chegando nos 30 anos e não tenho muito tempo (vou fazer o curso on-line do Heitor Castro, q parece ser o melhor) queria um violão um pouco mais barato para iniciante, já que não sei como vai ser minha evolução, se vou me adaptar as aulas on-line e se vou conseguir ter a motivação para continuar (mas espero que sim, 30 minutos por dia acho q vai da certo).
Então não quero investir muito em um violão agora de início

Pesquisando encontrei o

Violão Giannini N 14 Start Nylon 400 reais

Mas também tem outras opções de 200 e 300 reais.

Melhor comprar esse giannini mesmo ou vcs tem alguma outra sugestão Pra iniciar ?

Renann
Veterano
# jun/20
· votar


Cara, como ngm te respondeu ainda, minha opinião: vendo no youtube, são violões muito proximos. Por isso, acho que o Giannini tem um otimo custo beneficio. Mas qual o uso que vc vai fazer do instrumento? Dependendo vc gasta um pouco mais e compra de luthier...

Mano não existe milagre, tipo, é um instrumento sólido e obviamente ele vai soar muito melhor que qualquer instrumento laminado, mas não vai ser um violão suuuuuper incrivel, não existe milagre, é melhor que um laminado importado? MUITO, porém não vai ser um instrumento superior a um espanhol de mesma construção (entende o que eu quero dizer?). Como o amigo K2_Loureiro disse, se você procura um instrumento todo sólido provavelmente já é um músico mais avançado, talvez um instrumento de luthier te caia muito melhor à mão. Vai ser um violão com o acabamento muito superior e com uma qualidade de construção melhor também, mesmo que as madeiras desses violões de luthier mais de entrada não sejam as mesmas (geralmente custam mais que os 3 mil, um instrumento com as madeiras mais tops) o fator construção conta MUITO pro som final do instrumento, não adianta dar o melhor spruce e o melhor jacarandá na mão de alguém que não sabe usa-las pro melhor.

Agradeço a todos que me responderam! Muito obrigado pela atenção.
No final das contas, acabei adquirindo nenhum dos 3 modelos, e sim um DiGiorgio Romeo Novo (fabricado em 2019), com case original, e uma promoção de R$1.999,00 em uma loja da Teodoro Sampaio.

Como estou com ele a pouco tempo (desde sexta-feira, dia 05/06/2020), é pouco tempo para dar um review adequado, mas por enquanto posso dizer que esse violão é fantástico.

Posteriormente, após amadurecer minha relação com ele, faço um review adequado.

Grande abraço!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jun/20
· votar


Olá pessoal. Estou pretendendo aprender a tocar violão... só por hobby mesmo pra tocar em casa.
Como já estou chegando nos 30 anos e não tenho muito tempo (vou fazer o curso on-line do Heitor Castro, q parece ser o melhor) queria um violão um pouco mais barato para iniciante, já que não sei como vai ser minha evolução, se vou me adaptar as aulas on-line e se vou conseguir ter a motivação para continuar (mas espero que sim, 30 minutos por dia acho q vai da certo).
Então não quero investir muito em um violão agora de início

Pesquisando encontrei o

Violão Giannini N 14 Start Nylon 400 reais

Mas também tem outras opções de 200 e 300 reais.

Melhor comprar esse giannini mesmo ou vcs tem alguma outra sugestão Pra iniciar ?


E aí Bruno, voce mora onde?
eu comprei esse curso do Heitor Castro, são todos via DVD.
estão parados la em casa, se voce tiver interesse, podemos negociar o valor.

Eu iniciei com um Yamaha C40M, foi um excelente violão, o nut(pestana) dele é um pouco maior que o padrão, mas até que foi tranquilo.
aqui na minha região (ribeirao preto) no site olx tem bastante violão iniciante por 200,00 muitos aparentemente bem novinhos, talvez seja até mais vantagem que pegar um novo pelo dobro do preço.

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jun/20
· votar


Acham que vale a pena esses modelos?:

Rozini - rx 210 - novo - R$800,00

Tagima Vegas american - pouquíssimo uso - R$500,00

compensa a diferença de valor para o Rozini?

brunomeira06
Membro Novato
# jun/20
· votar


E aí Bruno, voce mora onde?
eu comprei esse curso do Heitor Castro, são todos via DVD.
estão parados la em casa, se voce tiver interesse, podemos negociar o valor.

Eu iniciei com um Yamaha C40M, foi um excelente violão, o nut(pestana) dele é um pouco maior que o padrão, mas até que foi tranquilo.
aqui na minha região (ribeirao preto) no site olx tem bastante violão iniciante por 200,00 muitos aparentemente bem novinhos, talvez seja até mais vantagem que pegar um novo pelo dobro do preço.



vou da uma olhada na olx. Ja q vc falou do meterial,,, vale a pena mesmo? da pra aprender pelos dvds,? Estou com medo de investir e nao aprender

BanzaiPippeline
Membro Novato
# jun/20
· votar


vou da uma olhada na olx. Ja q vc falou do meterial,,, vale a pena mesmo? da pra aprender pelos dvds,? Estou com medo de investir e nao aprender


O fundamental pro aprendizado é a sua dedicação ao instrumento, pode ser com professor presencial, dvd, videoaula, por conta propria, se voce nao estudar, tocar, pegar de fato no instrumento, nada adiantará.
Eu já fiz aulas com 2 professores presenciais e esse curso pelo dvd, aprendi com os dois metodos, por incrivel que pareça, eu aprendi mais com o dvd, pois eu acessava a hora que eu quisesse, mas foi o período que eu mais me dediquei tbm, na epoca dos professores, eu tocava na aula e depois ia pegar no violao somente na outra aula, então nao adiantou muita coisa.
Enfim, ambos os metodos são bons se houver dedicação sua.

As aulas dele são didaticas, ele incentiva a não ir para a proxima aula, caso ainda não tenha aprendido a anterior, cada professor tem um metodo diferente, ele passou exercícios que os que eu tive não me mostraram, assim como o contrário também aconteceu.

K2_Loureiro
Veterano
# jun/20
· votar


BanzaiPippeline
Rozini, sem dúvida!

Abraço

Fernandes109
Membro Novato
# jun/20
· votar


Galera estou dando uma pesquisada em um violão de nylon elétrico com um preço entre 600 até 800 mais ou menos e achei interessante os seguintes modelos:
Giannini GNF-3
Tagima Tw-27
Tagima San Diego

E queria saber se tem algum entre esses três que vale mais pena nessa faixa de preço,ou se tem algum modelo melhor nessa mesma faixa.

virginia.33
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: virginia.33
· votar


Pessoal, tudo bem?

Quero a opinião de vcs:

Eu quero voltar aprender a tocar violão, eu sou bem iniciante mesmo, pretendo gastar até 400,00, sou canhota (não me adaptei à posição normal, o meu tinha corda invertida). Eu também sou pequena, tenho maos pequenas e finas, ai queria um modelo menor, pra facilitar o manuseio. E as cordas de nylon, que vi que são mais macias...

K2_Loureiro
Veterano
# jun/20
· votar


virginia.33
Olhe, se vc quiser um apenas para aprender e depois comprar um melhor, qualquer um serve.
Agora, se quer um pra usar um bom tempo, eu aconselharia o Giannini S-14 (modelo iniciante porém a marca nunca me deu problema, tenho um desde 2003).
Mesmo assim olhe na Olx e Facebook, muita gente desapegando por bons preços.
Abraço!

K2_Loureiro
Veterano
# jun/20
· votar


Fernandes109
Destes aí eu iria de Giannini. Não sei qual seu objetivo (aprender, tocar em barzinho ou na igreja) mas veja o Giannini Nylon NW1. Vai gastar nem 100 a mais e leva um tampo maciço.
Abraço!

Koldy
Membro Novato
# jun/20
· votar


Estou na dúvida entre um cort mr 600f, um tagima Vancouver série Canadá e um Hofma Hmp 350.
Tenho um certo receio do Tagima, vi a galera falando mal sobre o acabamento e que em alguns Tagimas a madeira ia verde e dps q ela amadurecia em sua casa, o braço e acabamemto ficavam tudo torto.
Hofma tem uma sonzera legal, mas um acabamemto feio. O cort tem um acabamento impecável, mas o som é meio "seco" nem chega perto do hofma.
Alguém pode me dar uma luz?
*Se quiserem recomendar algo, tbm aceito, mas dispenso tampo lâminados. Tenho orçamento de 1.600 e nd mais *

ptorr
Membro Novato
# jun/20
· votar


Fala, pessoal! Torço pra que todos estejam bem.
Então, estou procurando um violão de aço pra chamar de meu, estou disposto a gastar até R$ 2000,00. Estou pesquisando há um tempinho e nessa faixa de preço os seguintes instrumentos me chamaram atenção. A lista segue a ordem de mais barato pra mais caro e incluem tanto violões tanto de tampo laminado quanto sólido. Meus estilos musicais preferidos são rock e blues, mas gostaria de um instrumento versátil.

- Seizi Shogun Cutaway (Jumbo)
- Seizi Akira (Folk)
- Rozini RX316 (Folk)
- Cort MR500E LVBS (Folk)
- Tagima Cafe CF1000 (Jumbo)
- Rozini RX320 (Folk)(Precisaria juntar mais tbm)

Agradeço desde já, pessoal!

Koldy
Membro Novato
# jun/20
· votar


-Seizi Shogun Cutaway (Jumbo)
Não conheço essa marca. Se for acima de 1000 reais tem q ter no mínimo um tampo sólido e uma captação razoável.
- Seizi Akira (Folk)
Mesma coisa q disse do violão anterior

- Rozini RX316 (Folk)
Olhei esse violão tbm, mas deixei pra lá é tampo lâminado e tbm n curti a captação

- Cort MR500E LVBS (Folk)
Acho q não vale a pena, por pouco mais mais vc pega o cort mr 600f q vem com fishman. Tá por 1572 no ML

- Tagima Cafe CF1000 (Jumbo)
Um bom violão, mas tem ctz? Ele é acústico, algum dia vc pode precisar plugar ele e acho q vale mais um rozini RX 320 acústico do q ele, pois é uns 400 de diferença

- Rozini RX320 (Folk)(Precisaria juntar mais tbm)
Acho que na faixa dos 2000 ficaria entre esse e o cort mr 710f, tbm tem aquele tagima signature junim afram, q parece bom. Qualquer coisa pega esse só que só acústico mesmo, acho q tá por uns 1550 no ML
Agora dá uma lida no comentário anterior ao seu, tem mais uns três violões lá, q podem agradar vc.

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


E ai galera, é o seguinte, preciso de um violão pra viagem e to pensando num parlor, mas é muito raro achar violão parlor aqui no BR, os que eu achei de marca são fender chines que pelo preço eu acho um péssimo custo x benefício, os americanos é do preço de um de luthier então eu iria num de luthier, porém não consigo esperar tanto tempo. Ia fazer com o Max Rosa, maaaaas ele so consegue entregar ano que vem e se o covid permitir ano que vem vou pra França fazer um mestrado em fevereiro/março, então não tem prazo pra receber o instrumento (12 a 14 meses), vocês conhecem algum luthier que faça com um prazo mais curto? se não algum bom por um preço justo?

ptorr
Membro Novato
# jun/20
· votar


- Cort MR500E LVBS (Folk)
Acho q não vale a pena, por pouco mais mais vc pega o cort mr 600f q vem com fishman. Tá por 1572 no ML

- Tagima Cafe CF1000 (Jumbo)
Um bom violão, mas tem ctz? Ele é acústico, algum dia vc pode precisar plugar ele e acho q vale mais um rozini RX 320 acústico do q ele, pois é uns 400 de diferença

- Rozini RX320 (Folk)(Precisaria juntar mais tbm)
Acho que na faixa dos 2000 ficaria entre esse e o cort mr 710f, tbm tem aquele tagima signature junim afram, q parece bom. Qualquer coisa pega esse só que só acústico mesmo, acho q tá por uns 1550 no ML
Agora dá uma lida no comentário anterior ao seu, tem mais uns três violões lá, q podem agradar vc.


Koldy
Valeu pela resposta! Vi esse Cort mr600f e realmente parece ser mais negócio que o mr500e, estou tentando decidir entre ele e o Rozini rx320, vendo se compensa o extra $ do rozini. Valeu!

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


vendo se compensa o extra $ do rozini. Valeu!
Posso te adiantar, compensa e muito, ja falei aqui no forum algumas vezes e pra comprar as cegas (sem ir la na loja e testar o instrumento) rozini é o melhor que tem nesse valor, todos os violões intermediários pra top deles passam por processos manuais em escolha de madeiras e colagem de estruturas internas, vale muito a pena, justamente por ser menos automatizado.
É aquela, instrumento é o contrario de carro, quanto mais maquina fazendo "pior" ele pode se tornar (não é regra, mas é uma boa aproximação), e é por isso que você vê grandes marcas (Gibson, Fender, Taylor, Martin e etc) eles sempre tem uma série custom shop/custom made com instrumentos que além do material ser muito superior tem todo um processo manual mesmo de um luthier que cuida do instrumento ate o fim da produção.

Koldy
Membro Novato
# jun/20
· votar


Se o dinheiro a mais não fazer muita falta, vai de rx320. Comprei hoje um cort mr 600f no ML na montreal music shop, paguei 1441 lá. Se alguém do fórum tiver interesse, só pedir q conto a experiência

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda