【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Abadia
Veterano
# 22/set/20 23:15 · Editado por: Abadia
· votar


Eai Pessoal,
Tudo certo?

Alguem teve experiência com Epiphone aj220Sce, Fender Sce Sonoran Thinline, Crafter LITE DE/SP ou DE/CD?
Estou pensando em comprar um dos modelos e queria saber o que acham destes modelos.
Abraço

rodrigooab
Membro Novato
# 04/out/20 08:30
· votar


Bom dia,

Surgiu a oportunidade de trocar meu violão Tagima Kansas num violão CRAFTER DE7 ou num violão FENDER CD140SCE, ambos usados. Compensa a troca? Qual deles vocês escolheriam?

warto
Membro Novato
# 04/out/20 12:48 · Editado por: warto
· votar


rodrigooab

Eu possuo um violão Fender CD140SCE, e particularmente não venderia, acho um bom violão na sua faixa de preço (mas hoje com dólar alto, mais pandemia sem perspectiva de melhora na economia até 2022, os preços praticados no Brasil não estão tão justos).
Crafter também faz violões bem interessantes, vendo as especificações desse modelo em questão, além da diferença do tampo de Cedro dele com Spruce do Fender (que também possui versão em Mogno), é a captação L R Baggs x Fishman, então possivelmente são violões equivalentes.
Baseando em novos, ambos possuem uma diferença de +- 3000 reais com o Tagima Kansas.
Agora você tem que avaliar se essa diferença se mantém ou diminui bastante para o seu Kansas na questão de usados para servir como parâmetro. Ambos violões vão te oferecer uma experiência interessante por tampo sólido, captação legal.
Mas também com especificações parecidas você encontra o Cort MR600F, Cort MR710F e outras opções e até mais baratas em outras marcas com tampo sólido.
Mas veja se o valor da troca em usados nesses não será superior a 3000 reais senão não compensaria.

rodrigooab
Membro Novato
# 04/out/20 14:51
· votar


Então, vou ter que voltar de diferença no Fender CD140SCE R$ 1.000,00, estou achando um bom negócio devido a alta do dólar.

warto
Membro Novato
# 04/out/20 15:29 · Editado por: warto
· votar


rodrigooab

Aparentemente está bom o valor.
Mas apenas teste o violão, vendo se não há empeno ou torção no braço, ou qualquer avaria no tampo, laterais e fundo e também na captação e equalização.
E depois leve num luthier de confiança e seja feliz com a nova aquisição.

Boa sorte.

Hyran
Membro Novato
# 08/out/20 17:27
· votar


Fui na Teodoro na sampaio para experimentar alguns violões de aço, e dentre os que testei esse modelo foi um dos que me chamou mais atenção, Phx Mini Px-36.
https://www.rckaudio.com.br/violao-phx-mini-px-36-aco-eletroacustico?p arceiro=1127&gclid=CjwKCAjwzvX7BRAeEiwAsXExo8M37LznhHt4x_Mg244XPk_0tvX Lq1PLyaDgPuro1i9LLDdzdQD-9BoCMOMQAvD_BwE
Só que encontrei esse modelo em apenas uma loja e na internet vi poucos lugares vendendo este violão. E sobre reviews no youtube achei apenas dois
https://www.youtube.com/watch?v=woBSyXsOM_o
https://www.youtube.com/watch?v=uNYBRv6KiH8
Na loja eu gostei bastante do som que escutei, era realmente o som que estava procurando, mas fico na dúvida já que não conheço a marca e não sei se são violões que são bons a primeiro momento e estragam fácil depois, ou se tem muito problema ao decorrer do tempo, alguém sabe opinar sobre este modelo e marca?
Aqui estão as especificações do violão
• PHX 36 BK Mini
o Preço: R$796,00
o Tampo: Mogno
o Lateral: Mogno
o Fundo: Mogno
o Braço: Linden
o Escala: Jacarandá
o Cavalete: Jacarandá

Obrigado.

Over-Drive
Veterano
# 14/out/20 09:35 · Editado por: Over-Drive
· votar


Bom dia pessoal!
Tenho um violão Folk, da Strinberg, modelo AF65C, relativamente antigo.
Considerei a troca por um violão da Michael, modelo VM925, sem cutaway, inspirado no Gibson Hummingbird. Vale a pena realizar a troca? Ou são violões equivalentes? Ou então, pior ainda, há a possibilidade do Michael ser inferior ao meu Strinberg atual? Se possível, também aceito sugestões de outros modelos de violão, na mesma faixa de preço do Michael.
Agradeço desde já.

AF65C:
Braço: Nato;
Faixa e Fundo: Nato Plywood;
Tampo: Spruce Plywood;
Escala em Rosewood;
Controles: Grave, Médio 1, Médio 2, Agudo, Presence
Equalização: Ativo, 5 bandas + afinador embutido;

VM925:
Tampo de Spruce
Laterais e fundo em mahogany
Escala em Blackwood
Braço em mahogany
Equalizador Michael (com afinador digital / visor LCD / botão de phase / controles de volume, graves,médios, agudos e presença)
Captador Piezo
Saídas P10/XLR (Balanceado)

No site da michael, eles informam que o corpo do violão, especificamente laterais, faixas e fundo são laminados. Não há nenhuma informação sobre o braço.

warto
Membro Novato
# 14/out/20 12:44
· votar


Over-Drive

Particularmente eu não vejo vantagem nessa troca.
Já toquei no Michael VM925, e considero ele um bom violão de aço elétrico para iniciantes (de entrada), apesar do valor alto dele, mas considere o cenário atual, pandemia + dolar alto, entre outros.
Se você tiver uma boa experiência, pense num violão um passo acima, por exemplo algum modelo com tampo sólido e uma captação Fishman ou LR Baggs. E daí você consegue achar de diversas marcas e valores (a partir de +- 1500 reais), como Tagima, Takamine, Fender, Crafter, Epiphone, Cort.

Boa sorte nas compras.

instrumentista
Membro Novato
# 14/out/20 23:31
· votar


Over-Drive
como disse o brother warto são bem iguais, e eu desconfio muito dessas escalas blackwood... sei lá, pode ser uma alternativa ao desmatamento dos jacarandás e ébanos, mas nunca vi nada falando bem dessa madeira pra violões além da beleza... eu acho que pelo nível dos violões eu não trocaria, na verdade pularia pra um nível acima, e veria essas marcas que o amigo citou, E ROZINI, hand made in Brasil, ou seja, você não vai sofrer tanto com o dólar ja que apesar do preço da madeira variar em dólar a mão de obra é nacional e o produto não é importado, o que significa menos imposto. E claro, eu amo rozini, é bem acabado, é bonito e é nacional com qualidade superior à de violão importado da china :)

miguek
Membro Novato
# 15/out/20 18:06
· votar


Vmf361 michel ou Giannini GDC-1
Os dois estão com basicamente o mesmo preço, por qual vcs optariam ?

warto
Membro Novato
# 15/out/20 19:35
· votar


Hyran

Basicamente é um instrumento de entrada.
Não tem muito falar, apenas que é um violão de entrada, naquela proposta de instrumentos de viagem, com um tamanho reduzido como o Taylor Baby.
Existe um concorrente desse PHX que seria o Tagima Baby, que também é de entrada, o que não significa que um instrumento de entrada é ruim.
Apenas experimente porque a construção por tamanho reduzido não terá a mesma projeção sonora acústica de um violão maior.
E leve a um Luthier e seja feliz com a aquisição.

Boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda