【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Abadia
Veterano
# set/20 · Editado por: Abadia
· votar


Eai Pessoal,
Tudo certo?

Alguem teve experiência com Epiphone aj220Sce, Fender Sce Sonoran Thinline, Crafter LITE DE/SP ou DE/CD?
Estou pensando em comprar um dos modelos e queria saber o que acham destes modelos.
Abraço

rodrigooab
Membro Novato
# out/20
· votar


Bom dia,

Surgiu a oportunidade de trocar meu violão Tagima Kansas num violão CRAFTER DE7 ou num violão FENDER CD140SCE, ambos usados. Compensa a troca? Qual deles vocês escolheriam?

warto
Membro Novato
# out/20 · Editado por: warto
· votar


rodrigooab

Eu possuo um violão Fender CD140SCE, e particularmente não venderia, acho um bom violão na sua faixa de preço (mas hoje com dólar alto, mais pandemia sem perspectiva de melhora na economia até 2022, os preços praticados no Brasil não estão tão justos).
Crafter também faz violões bem interessantes, vendo as especificações desse modelo em questão, além da diferença do tampo de Cedro dele com Spruce do Fender (que também possui versão em Mogno), é a captação L R Baggs x Fishman, então possivelmente são violões equivalentes.
Baseando em novos, ambos possuem uma diferença de +- 3000 reais com o Tagima Kansas.
Agora você tem que avaliar se essa diferença se mantém ou diminui bastante para o seu Kansas na questão de usados para servir como parâmetro. Ambos violões vão te oferecer uma experiência interessante por tampo sólido, captação legal.
Mas também com especificações parecidas você encontra o Cort MR600F, Cort MR710F e outras opções e até mais baratas em outras marcas com tampo sólido.
Mas veja se o valor da troca em usados nesses não será superior a 3000 reais senão não compensaria.

rodrigooab
Membro Novato
# out/20
· votar


Então, vou ter que voltar de diferença no Fender CD140SCE R$ 1.000,00, estou achando um bom negócio devido a alta do dólar.

warto
Membro Novato
# out/20 · Editado por: warto
· votar


rodrigooab

Aparentemente está bom o valor.
Mas apenas teste o violão, vendo se não há empeno ou torção no braço, ou qualquer avaria no tampo, laterais e fundo e também na captação e equalização.
E depois leve num luthier de confiança e seja feliz com a nova aquisição.

Boa sorte.

Hyran
Membro Novato
# out/20
· votar


Fui na Teodoro na sampaio para experimentar alguns violões de aço, e dentre os que testei esse modelo foi um dos que me chamou mais atenção, Phx Mini Px-36.
https://www.rckaudio.com.br/violao-phx-mini-px-36-aco-eletroacustico?p arceiro=1127&gclid=CjwKCAjwzvX7BRAeEiwAsXExo8M37LznhHt4x_Mg244XPk_0tvX Lq1PLyaDgPuro1i9LLDdzdQD-9BoCMOMQAvD_BwE
Só que encontrei esse modelo em apenas uma loja e na internet vi poucos lugares vendendo este violão. E sobre reviews no youtube achei apenas dois
https://www.youtube.com/watch?v=woBSyXsOM_o
https://www.youtube.com/watch?v=uNYBRv6KiH8
Na loja eu gostei bastante do som que escutei, era realmente o som que estava procurando, mas fico na dúvida já que não conheço a marca e não sei se são violões que são bons a primeiro momento e estragam fácil depois, ou se tem muito problema ao decorrer do tempo, alguém sabe opinar sobre este modelo e marca?
Aqui estão as especificações do violão
• PHX 36 BK Mini
o Preço: R$796,00
o Tampo: Mogno
o Lateral: Mogno
o Fundo: Mogno
o Braço: Linden
o Escala: Jacarandá
o Cavalete: Jacarandá

Obrigado.

Over-Drive
Veterano
# out/20 · Editado por: Over-Drive
· votar


Bom dia pessoal!
Tenho um violão Folk, da Strinberg, modelo AF65C, relativamente antigo.
Considerei a troca por um violão da Michael, modelo VM925, sem cutaway, inspirado no Gibson Hummingbird. Vale a pena realizar a troca? Ou são violões equivalentes? Ou então, pior ainda, há a possibilidade do Michael ser inferior ao meu Strinberg atual? Se possível, também aceito sugestões de outros modelos de violão, na mesma faixa de preço do Michael.
Agradeço desde já.

AF65C:
Braço: Nato;
Faixa e Fundo: Nato Plywood;
Tampo: Spruce Plywood;
Escala em Rosewood;
Controles: Grave, Médio 1, Médio 2, Agudo, Presence
Equalização: Ativo, 5 bandas + afinador embutido;

VM925:
Tampo de Spruce
Laterais e fundo em mahogany
Escala em Blackwood
Braço em mahogany
Equalizador Michael (com afinador digital / visor LCD / botão de phase / controles de volume, graves,médios, agudos e presença)
Captador Piezo
Saídas P10/XLR (Balanceado)

No site da michael, eles informam que o corpo do violão, especificamente laterais, faixas e fundo são laminados. Não há nenhuma informação sobre o braço.

warto
Membro Novato
# out/20
· votar


Over-Drive

Particularmente eu não vejo vantagem nessa troca.
Já toquei no Michael VM925, e considero ele um bom violão de aço elétrico para iniciantes (de entrada), apesar do valor alto dele, mas considere o cenário atual, pandemia + dolar alto, entre outros.
Se você tiver uma boa experiência, pense num violão um passo acima, por exemplo algum modelo com tampo sólido e uma captação Fishman ou LR Baggs. E daí você consegue achar de diversas marcas e valores (a partir de +- 1500 reais), como Tagima, Takamine, Fender, Crafter, Epiphone, Cort.

Boa sorte nas compras.

instrumentista
Membro Novato
# out/20
· votar


Over-Drive
como disse o brother warto são bem iguais, e eu desconfio muito dessas escalas blackwood... sei lá, pode ser uma alternativa ao desmatamento dos jacarandás e ébanos, mas nunca vi nada falando bem dessa madeira pra violões além da beleza... eu acho que pelo nível dos violões eu não trocaria, na verdade pularia pra um nível acima, e veria essas marcas que o amigo citou, E ROZINI, hand made in Brasil, ou seja, você não vai sofrer tanto com o dólar ja que apesar do preço da madeira variar em dólar a mão de obra é nacional e o produto não é importado, o que significa menos imposto. E claro, eu amo rozini, é bem acabado, é bonito e é nacional com qualidade superior à de violão importado da china :)

miguek
Membro Novato
# out/20
· votar


Vmf361 michel ou Giannini GDC-1
Os dois estão com basicamente o mesmo preço, por qual vcs optariam ?

warto
Membro Novato
# out/20
· votar


Hyran

Basicamente é um instrumento de entrada.
Não tem muito falar, apenas que é um violão de entrada, naquela proposta de instrumentos de viagem, com um tamanho reduzido como o Taylor Baby.
Existe um concorrente desse PHX que seria o Tagima Baby, que também é de entrada, o que não significa que um instrumento de entrada é ruim.
Apenas experimente porque a construção por tamanho reduzido não terá a mesma projeção sonora acústica de um violão maior.
E leve a um Luthier e seja feliz com a aquisição.

Boa sorte.

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


O que acham do violão Eagle CH 800?

Sou canhoto, e entre as poucas ofertas que encontrei, vi este violão.

Não tenho experiência com essa marca Eagle. Sei que era a antiga Golden.

instrumentista
Membro Novato
# nov/20
· votar


LeandroP caraaaa, é um bom violão viu, mas realmente achar violão canhoto é complicado, o que ce pode fazer é achar um sem cutaway e levar num luthier pra ele refazer o nut e o rastilho

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


instrumentista

Eu não me importo muito com cutway.

O problema é também a parte elétrica. Se fosse um de destro, teria que comprar ele somente acústico, senão o pré fica invertido também :/

Eu comprei este pela Internet rs
Tô esperando chegar pra ver melhor

warto
Membro Novato
# nov/20
· votar


LeandroP,

Eu já tive um Eagle CH-888, o qual fiquei por longos anos. Só me desfiz dele, pois eu dei ele a um amigo violonista que não tinha condições financeiras para adquirir um violão elétrico na época, e eu quis presentea-lo com esse violão.
Nessa faixa de valores de elétricos “chineses” de aço novos de 800 a 1000, eu normalmente sigo esta lógica (por experiência tocando nessas marcas): Eagle =~ Michael > Stringberg > Tagima > Vogga.
Espero que você tenha a mesma felicidade que eu tive com Eagle.
Sucesso.

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


warto

Valeu!
Peguei um de náilon :)

JFreitas99
Membro Novato
# nov/20 · Editado por: JFreitas99
· votar


Pessoal, estou procurando um violão e preciso da ajuda de vocês

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até ~R$ 850,00.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Lazer.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
No momento estou sem.

d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Curto tocar diferentes estilos, mas principalmente rock e blues. Estou procurando um violão com cordas de aço.

Pesquisando me interessei no Strinberg SD200c, alguém já tocou e sabe se é um bom violão? Teria algum outro mais interessante dentro destas características e faixa de preço?

Muito obrigado!

instrumentista
Membro Novato
# nov/20
· votar


senão o pré fica invertido também :/
Perdoa cara, tem tanto tempo que não compro violão com pré que pra mim nem existem mais kkkkkk, eu particularmente prefiro até acustico e você instala depois uma captação melhor por um preço bem mais baixo do que a diferença do elétrico pro acustico. Óbvio que se for colocar um cap lr baggs ce vai gastar o preço do violão kkkk, mas tem o cap da schaller muito bom e é so os discos e o piezo (não tem pré), enfim, tem vários muito bons, tem um artesanal nacional, harmonika se não me engano. Dei essa ideia justamente por não usar violão nenhum mais com pré na lateral

instrumentista
Membro Novato
# nov/20
· votar


JFreitas99
Brother, então, ce curte blues e rock né, te recomendo pegar um violão orchestra, ou auditório, esse que ce viu é um dreadnought pra rock ele funciona bem, pra blues ele ja não é o mais recomendado. Se fosse você ia atrás de algum modelo orchestra, ce deve achar inclusive o mesmo strinberg com o formato do corpo diferente

JFreitas99
Membro Novato
# nov/20
· votar


instrumentista
Muito obrigado pela ajuda! Acha que essa linha da strinberg está valendo, ou me indicaria outro modelo?

instrumentista
Membro Novato
# nov/20
· votar


JFreitas99
cara, assim, pela realidade atual, o valor do dólar alto não vejo como um violão ruim. Como eu sempre falo aqui, olharia alguma coisa da Rozini nessa faixa também, por ser produzido aqui o dólar não influencia tanto e você acaba conseguindo algo melhor por um preço mais acessível.

felipenobrega
Veterano
# dez/20
· votar


Olá, pessoal. Estou querendo trocar meu violão Hofma HMD 275 NT por um outro de melhor qualidade (aço).

Eu toco muito fingerstyle e esse violão é um pouco duro pra isso, além de ter uma escala muito fina e pequena (na largura). Isso acaba atrapalhando, fazendo as notas embolarem.

Já mandei 2x pra Luthier. Troquei pestana e rastilho pra osso, o que deixou o som bem legal. A regulagem agora está ok, mas ainda está um pouco alta e a primeira casa tá ruim. Vou tentar regular eu mesmo. No entanto, o fato do braço ser fino e pequeno me incomoda.

Por isso, quero outro violão. Vou colocar as infos mais detalhadas abaixo, mas estou entre um Crafter GA 6 (irei testar essa semana) e um Yamaha AC1M (sem a possibilidade de testar, só review de internet) - usados.
Em loja testei alguns, nenhum me agradou e deixou com aquela paixão de "nossa, que violão!". Na verdade teve um que me agradou bastante, um Crafter Baby Mino. Ele arrebentou todos os outros da loja de corpo maior. Takamine, Crafter, Washburn, LAG etc. Sério mesmo, incrível o bixinho. Mas foge do meu orçamento, e eu queria um violão maior.


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Por volta de 2500.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Tocar em casa. Sou professor de inglês tbm. Costumo tocar na escola com a molecada (mas isso só depois que as aulas voltarem).

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho um ótimo amp (Boss Katana 100), 2 guitas boas, alguns pedais, 1 violão nylon e 1 ukulele.
Tbm adquiri um Captador com Ressonância da China que quero colocar no violão, pq os efeitos já saem direto na caixa acústica (parecido com os Yamaha Transacoustic, Lava ME e Seizi Mirai).
Como comprei esse cap, já quero colocar em um violão bom, por isso o motivo da troca tbm.

d) Qual é o seu nível técnico?
Não sei dizer. Consigo tirar de tudo.
O foco no violão é fingerstyle, minha paixão. Já tenho um repertório e estou sempre estudando pra aprimorar as técnicas.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Violão que tenha um corpo confortável, sonoridade boa e, sobretudo, um braço confortável (e que não seja de largura fina, pois fica difícil pra dedilhar se for assim, como é o caso do meu violão atual).

Desde já agradeço!

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


felipenobrega
Olá! Amigo, entre estes modelos que vc comentou eu iria de Yamaha. Achei que o custo x beneficio compense mais.

Porém as medidas da pestana são praticamente as mesmas do seu Hofma. Acredito que vc não vá encontrar um modelo folk com braço maior que 44mm de pestana.

Dê uma olhada em outros modelos (auditorium, jumbo) que suas opções de tamanho de pestana serão maiores. Ou até violões de Luthier.

Abraço!

bluesquare
Veterano
# dez/20
· votar


Olá amigos! Quero adquirir um violão e na loja de minha cidade tem as seguintes opções na faixa de preço que posso pagar:

Tagima Dallas R$ 950,00
Hofma HMA 285 R$ 820,00
Tagima TW29 R$ 890,00
Malibu Everest R$ 899,00

Dentre estes, qual vocês me recomendariam? Já tenho alguma experiência, toco guitarra a muito tempo, então queria um violão confortável de tocar, se é que me entendem!

Vou na loja no sábado para tocar pessoalmente neles e escolher, mas gostaria de já ir com uma opinião pré-formada. Se puderem me ajudar agradeço!

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


bluesquare
Minhas opiniões sobre cada um:
Tagima Dallas - não gosto do som dele, acho muito genérico
Hofma HMA 285 - parece bom. Não conheço essa madeira "teca", usada no tampo, fundo e laterais
Tagima TW29 - ficaria com esse. O braço é bem parecido com de guitarra, deve ser confortável
Malibu Everest - marca nova no mercado. Nunca ouvi falar. Vale a pena testar.

Abraço!

LeandroP
Moderador
# dez/20
· votar


bluesquare

Eu já tive um Tagima Dallas e odiei. Violão horrível! Timbre penoso!

felipenobrega
Veterano
# dez/20
· votar


K2_Loureiro
Olá! Amigo, entre estes modelos que vc comentou eu iria de Yamaha. Achei que o custo x beneficio compense mais.

Cara, acabei comprando o Yamaha AC1M usado. Era oq tava procurando mesmo, violão bem confortável. Só que oq comprei tava com os trastes gastos, meio desregulado (foda comprar pela internet). Aí o cara deu um desconto de praticamente 500 (tinha pago 3000 ficou 2500).

Levei prum Luthier bem foda, que é referência em construção de instrumentos aqui da região. Fiquei 1h30 conversando com ele. Ele me mostrou vários detalhes e todos os problemas.

Vai ter que trocar todos os trastes, regular umas coisas e tudo mais. Vai ficar caro, mas meu, confio no cara.
Eu falei pra ele que esse violão ainda foi um dos mais confortáveis que peguei pra testar (testei vários antes desse). Ele falou que tava duro.

Aí ele disse que não costumava fazer isso, mas ficou indignado e pegou um violão que ele construiu que custa 30.000 reais (isso mesmo!) pra me mostrar. Ele tocando o negócio era mágico. Depois passou pra mim... não preciso nem dizer que foi o violão mais foda que toquei na vida, né? Perfeito.

Ele disse que ia deixar o meu Yamaha com um conforto parecido. Botei fé e tá lá com ele.

Tô doido pra ver como vai ficar. Só vou pegar em janeiro.

Imbellao
Membro Novato
# dez/20
· votar


Fala pessoal, tranquilo?

Estou no processo de comprar um violão novo e to atrás de um violão baby, encontrei esses três que me interessaram: Taylor Baby BT2, Little Martin LX1 ou Rozini RX120. O Taylor e Martin me interessaram bastante, mas estão bem mais caros do que o Rozini, e não sei se comprando um desses dois é garantia que vão ser melhores que o Rozini que está muito mais barato e é feito no Brasilzão, enquanto os outros dois são feitos no méxico. Em qual vocês acham que eu devo ir?

viniciusaj
Veterano
# dez/20
· votar


Imbellao

Eu comprei um Rozini rx120 e achei bem interessante,ele tem um som equilibrado, não um som de lata mesmo tendo um corpo menor, claro que com menor projeção. O acabamento dele não é totalmente perfeito, mas eu não deixaria de comprar por conta disso, o meu é o acústico e o preço é bem justo.

Nunca toquei no baby martin ou baby taylor, mas pelo preço que eles estão sendo vendidos aqui no Brasil eu iria de rozini.

felipenobrega
Veterano
# jan/21
· votar


Imbellao

Cara, não botava muita fé nesses baby (tinha testado um Seizi Supreme e achei bem marromeno) até testar um Crafter Baby Mino. Quando testei na loja, era melhor que os outros maiores, sério. Bixinho tinha um baita som e projeção sonora. Fiquei espantado.
Mas, obviamente, o bixinho tinha um preço considerável. $3500. Não sei se tá na faixa de preço que vc tá pensando, mas compensa dar uma olhada nele. Muito bom. Além de ter um ótimo som, também era bem confortável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda