【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Thrash80s
Membro Novato
# dez/18
· votar


soriano19

Crafter DE7N é um ótimo violão, tenho um e o indico

Thrash80s
Membro Novato
# dez/18
· votar


Caros,

Vou comprar um novo violão de nylon, principalmente para tocar desplugado violão clássico e bossa nova.

Quero um violão bom em torno dos R$3.500. A princípio me interessei pelos Yamaha linha NCX e NTX. Alguém sabe dizer algo sobre eles ou indicar outro violão?

Obrigado

RCH90
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: RCH90
· votar


Bom dia pessoal,

Pesquisei de forma ampla por este tipo de questionamento, porém não encontrei algum que tivesse um comparativo desses modelos de violão.

Sou iniciante no instrumento e pretendo tocar para engajar meus filhos na música.

Meus estilos favoritos são: Pop Rock, Surf Music e MPB.

Após uma boa pesquisa, fiquei na dúvida entre dois modelos de violão de segunda mão e um modelo novo, na caixa. Segue os modelos e os valores. Meu orçamento atual é de R$ 400,00

> Di Giorgio estudante n° 18: Usado, R$ 250,00.
> Yamaha C40M: Usado, em torno de R$ 350,00
> Giannini Nf 14 Flat Cutaway: Novo, R$ 370,00.


Vale mencionar que por agora, tenho preferência por violão de nylon. Um diferencial bacana seria poder conectar o instrumento no garage band para brincar com as ferramentas desse software.

Agradeço desde já quem puder dar dicas e sugestões baseado nessas informações para que eu possa comprar meu primeiro violão.

Obrigado!

victor_cabral
Membro Novato
# jan/19
· votar


Ola,
Estou em dúvida entre dois violões que toquei em uma loja recentemente.
Ambos me soaram muito parecido, os preços estão idênticos e os materiais são praticamente os mesmos. Estou buscando um Dreadnought de tampo sólido para tocar majoritariamente em casa, com grupo de amigos, etc.
Logo, minha dúvida fica sobre a qualidade da construção, durabilidade e preferência do som por terceiros (não toco nunca sozinho, Hehe).
A captação pra mim é importante mas menos do que o som desplugado, pois como disse, não faço shows ou gravações (nesse sentido o Fender levaria fácil, pois tem Fishman).
Minhas duas opções:

- Takamine ED4DC;
- Fender CD-60SCE.

Achei pouca coisa sobre os dois violões aqui no fórum e na internet. Primeiro pq a série D da taka só distribui em alguns países... sobre o Fender, vejo ótimas reviews nos EUA mas aqui no BR a marca não é muito bem vista nessa área de acústicos. Então as reviews gringas podem ser enviesadas, pois é uma empresa de lá.

Alguém poderia me ajudar?
Obrigado!

Kauêzovisky
Membro Novato
# jan/19
· votar


Galera me ajudem porfavor, meu violão quebrou (por meu descuido) e eu queria saber se tem concerto e quantos reais mais ou menos fica o concerto.
Fotos;
https://imgur.com/a/TdvFnEj

https://imgur.com/a/qWoiaQF

Moonwalkah
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: Moonwalkah
· votar


Pessoal, boa noite. Uma ajuda por favor:
Pretendo comprar um violão de nylon eletroacústico voltado para samba, bossa nova e mpb para tocar plugado ou desplugado em rodas de samba entre amigos, nada formal.

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até 1500 reais.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Doméstico e informal entre amigos, plugado ou desplugado, para estilos como samba, bossa nova, mpb, reggae e rock nacional.

d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
- Como será usado em rodas de samba, luais, etc., preciso de um som alto, encorpado.
- Tampo maciço.
- Acesso às últimas casas: cutaway.
- Braço (pestana) um pouco menor do que o dos clássicos: pois sofri uma queda há muito tempo, e até hoje quando toco por muito tempo, sinto dor no dedão esquerdo (sou destro), portanto creio que um braço um pouco menor me traria maior conforto.

Um violão que me chamou atenção foi o Violão Flat Elétrico Rozini Presença Brasil Nylon Rx515at
Perco muito por ele ser FLAT para a finalidade a qual me refiro?

Gostaria de sugestões de violões de outras marcas para estas finalidades, por gentileza.
Agradeço desde já a todos.

Wilsooon
Membro Novato
# jan/19
· votar


Yamaha c80, Giannini C1, Admira Paloma ou Rozini RX210?

Bom dia/tarde/noite.

Estou buscando um violão para estudar violão erudito e encontrei esses 4, todos girando na faixa de 500 reais.

O C1 aparentemente é o mais velhinho dos que encontrei, o Yamaha parece ser bem cuidado e o Admiria a dona disse que o marido que é espanhol trouxe de lá, tentou aprender, mas mal tocou. O Rozini é novo, entretanto pelo que eu vi ele tem um braço um pouco menor o que teoricamente atrapalharia em digitações mais complicadas, por sua vez ele e o C1 são os únicos que tem tampo maciço.

O que vcs acham?

Desde já agradeço a atenção

EuRenan
Membro Novato
# jan/19
· votar


Pessoal, preciso de uma ajuda URGENTE:

Qual violão comprar com até R$ 400,00?

Não tenho preferência para que seja eletroacústico e de aço, mas se for melhor.

Músicas que quero tocar: gospel (principalmente) e sertanejo.


Obrigado!

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


Opa, boa tarde.

Qual violão comprar com até R$ 400,00?

Não tenho preferência para que seja eletroacústico e de aço, mas se for melhor.

Duas perguntas:
Você já toca violão há algo em torno de um ano?

Tem pretensão de continuar tocando e fazer um som plugado, seja na igreja, ou na confraternização com os amigos?

Caso suas respostas sejam Sim, o mais indicado é você procurar algum violão usado eletroacústico e com cordas de aço dentro da faixa de preço que você pode gastar, assim você acha um violão um pouquinho melhor em questão de sonoridade, e opções de regulagem.

Sugiro que você teste os Tagima da linha Dallas, que é um violão mini jumbo e o da linha Kansas, que é um violão Dreadnought (o famoso violão folk) e veja qual estilo de corpo e de braço você se adequa mais. Aproveite para ouvir o som deles e veja qual te agrada mais.

Uma outra boa opção para usado seria o Shelby, modelo SGD 195C. Também é um violão Folk.

Esses modelos costumam ser mais robustos (os velhos de guerra), aguentando inclusive tensões mais pesadas, mesmo sendo modelos de baixo custo.

Caso queira comprar um violão novo, nessa faixa de preço (talvez uns R$50 ou R$60 mais caro) suas opções seriam o Giannini GD-1, tem o Harmonics GE-21, o Memphis MD 18 e o Winner WF-10. Todos bons violões dentro da faixa de preço, mas você fica mais restrito a opções de regulagem e tensão de cordas.

Espero ter ajudado.

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


Yamaha c80, Giannini C1, Admira Paloma ou Rozini RX210?


Boa tarde!!!
Todos são excelentes opções, mas pensando no longo prazo, o Paloma ou o C80, pelo custo da revenda, caso um dia pretenda se desfazer.
Para o clássico são ótimos, pois possuem o braço específico para este estilo.

O RX 210 é um ótimo violão também, vale considerar.

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


Um violão que me chamou atenção foi o Violão Flat Elétrico Rozini Presença Brasil Nylon Rx515at
Perco muito por ele ser FLAT para a finalidade a qual me refiro?


Boa, é um excelente violão, sim, mas infelizmente, não será possível um alto volume quando desplugado.
Os Rozini chegaram muito bem posicionados no mercado e possuem instrumentos muito bons nas categorias.

Veja se consegue investir um pouco mais e pegue o CGX122 da Yamaha, ou procure por esse modelo usado, quem sabe.

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


Galera me ajudem porfavor, meu violão quebrou (por meu descuido) e eu queria saber se tem concerto e quantos reais mais ou menos fica o concerto.

Opa, boa tarde!!!
Bicho, conserto tem sim, viu, é que muitas das vezes o custo da mão de obra se aproxima ou até ultrapassa o valor do violão, por isso muitos profissionais acabam não pegando o serviço por não compensar

Por acaso esse é o Hofma 240? Esse violão é show de bola.

Você é de SP mesmo?

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


victor_cabral

Cara, ja toquei com um CD 60 SCE e posso afirmar que é um baita violão.. Esse Takamine eu confesso que não pessoalmente ainda. Pelo que vemos no mercado sobre as duas marcas, os dois possuem timbres bem diferentes.. O Taka, normalmente tem um negócio um pouco mais ardido, enquanto o Fender soa um pouco mais quente. Fato é que são dois violões perfeitamente ajustáveis e um bom encordoamento pode fazer toda a diferença nesse caso.

Se voce usar um Elixir 012 phosphor bronze no Fender, compensaria a "falta de brilho" e equilibraria MUITO o som.

No Takamine, certamente você conseguiria um bom timbre já com um 011 nanoweb.

Não se engane com a captação fishman.. Só é a mais conhecida, pois nestes instrumentos, a maioria vem com o PreSys, que é o mais fraco dos Fishman. Hoje em dia, qualquer instrumento consegue sair de fabrica com essa linha, pois é fabricação chinesa.

Só um adendo sobre o Fender, As tarraxas deixam muito a desejar, portanto, vale a pena o investimento na troca por tarraxas melhores.

EuRenan
Membro Novato
# jan/19
· votar


dcduarte, obrigado por responder.

Cara, eu nunca toquei violão, por isso não quero gastar muito, quero algo para aprender mesmo.

E não, não vou tocar na igreja, é pq eu gosto de gospel mesmo.

Eu queria um violão que desse pra tocar as músicas que eu gosto. Mas você acha que nessa faixa de preço não encontro nenhum que vai tocar aquilo que eu quero?

rdgpk
Membro Novato
# jan/19
· votar


Boa noite, estou querendo adquirir um novo violão.
Estou vendo o Eagle-CH889, alguém pode me dizer se é um bom violão? Também, caso queira e possa me indicar um violão na mesma faixa que este em estado novo (até R$1200). Obrigado!


**infelizmente meu orçamento se limita a isso, e não penso em adquirir usados**

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


EuRenan

Eu queria um violão que desse pra tocar as músicas que eu gosto. Mas você acha que nessa faixa de preço não encontro nenhum que vai tocar aquilo que eu quero?

Encontra sim, claro.. O único ponto é que voce ficaria restrito a uma regulagem básica, com tensão de cordas relativamente leves, o que é ótimo para quem esta começando.

Como te disse, dentro dessa faixa de preço, busca aquelas opções que eu mencionei (o Giannini, o Memphis, o Harmonics, ou o Winner) e você consegue aprender e tocar qualquer música que você estiver afim. Afinal, quem vai tirar o som é você. A marca pouco importa nesse caso. Todos os violões vão te levar ao mesmo lugar nesse processo de aprendizagem. Com o tempo você pensa em adquirir melhores opções.

Espero ter ajudado.

dcduarte
Membro
# jan/19
· votar


rdgpk

Boa noite, estou querendo adquirir um novo violão.
Estou vendo o Eagle-CH889, alguém pode me dizer se é um bom violão? Também, caso queira e possa me indicar um violão na mesma faixa que este em estado novo (até R$1200). Obrigado!



Opa, bom dia!!!
É um bom violão violão sim. Vale bastante a pena investir nesse modelo.

Você faz muita questão do cutway?
Caso não faça, uma outra excelente opção é o Yamaha FX 310, a longo prazo ($$) seria uma melhor opção, pois a desvalorização é menor.

EuRenan
Membro Novato
# jan/19
· votar


Ajudou e muito!

Muito obrigado, dcduarte!!!

murilove
Membro Novato
# jan/19
· votar


Galera,

Uma dúvida, há anos sou entusiasta de violão, sempre toquei pra me divertir. Tenho um Strindberg Eletro-acústico e sinto que preciso evoluir a minha experiência em tocar violão e evoluir o meu equipamento, por isso, estou em busca de um novo "amiguinho".

Queria um eletro-acústico com ênfase em tocar desplugado, estou disposto em investir até 2 mil reais na brincadeira. Sou grande e curto os modelos Folk, Jumbo e derivados.

Estava fuçando nas lojas e me interessei por diversos modelos;
- Cort SFX ST OP
- Epiphone AJ100 CE
- Takamine GN 15 CE
- Crafter HDE 250 BRS
- Ibanez PF 15 ECE
- Fender FA-125ce
- Yamaha Cpx600
- Cort MR 710 F
- Fender CC 60

Quais recomendam? Dá um help ae

valeu :)

dcduarte
Membro
# fev/19
· votar


murilove
tudo certo?
Ótimas opções e bem diferentes umas das outras, hein?!

O Epiphone AJ 100 entra na linha de violão para iniciante, a diferença é que é um modelo importado e de muito renome, portanto chega no Brasil a um preço bem salgado.
O mesmo vale para o Takamine GN15, o Cort SFX ST e o Fender CC60.

Sugiro reduzir sua lista para o CPX 600 da Yamaha, o FA125, da Fender, o MR 710, da Cort e, se me permitir duas sugestões, procure pelos Sigma DMC STE, ou até mesmo os TW40, da Tanglewood (Usado você encontra estes modelos dentro do seu orçamento). São ótimos violões Dreadnought,, com som bem encorpado e com graves muito bem definidos.

Caso você não queira pegar um usado, então sugiro ir de YAMAHA CPX600, FENDER FA125, ou CORT MR710.

Grande abraço.

macedorafael
Membro Novato
# fev/19
· votar


Pessoal, eu tinha um Gianinni Nº18 nylon e quero comprar um violão novo. Não precisa ser eletroacústico. Meu orçamento está em R$500. Qual modelo custo beneficio indicariam? Pode ser com cordas de aço. Obrigado.

viniciuslira0
Membro Novato
# fev/19
· votar


Boa noite, galera. Adoraria uma opinião daqui

Pretendo comprar um violão de nylon eletroacústico pra tocar plugado ou desplugado, nada muito formal.

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Entre 1000~2000 reais.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Doméstico e informal entre amigos, plugado ou desplugado, para estilos como samba, bossa nova, mpb, reggae e rock nacional.

d) Qual é o seu nível técnico?
Toco há 5 anos com uma boa regularidade

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
- Preciso de um som alto, encorpado.
- Tampo maciço.
- Acesso às últimas casas: cutaway.

Tava dando uma olhada em modelos Takamine, mas fiquei curioso pelos Rozini. Ouvi falar de alguns modelos da Yamaha, mas não sei se vale a pena nessa faixa de preço.

Tem um agravante pra achar um bom modelo, porque sou canhoto, o que tem dificultado muito achar um violão por aí :(

Agradeço!

LipeeMG
Membro Novato
# fev/19
· votar


dcduarte

Eu estou em uma situação parecida que o amigo que você ajudou,
se puder me aconselhar, ou alguém mais que tenha conhecimento.
Pois sou iniciante ao violão (4 meses) e quero comprar um violão pois o que eu tenho aqui é emprestado.
E quando vamos procurar violão na internet somos bombardeados com informações estou bem perdido.
Com a pesquisa que fiz estou disposto a pagar entre 1500 a 2600 reais
Estava procurando um violão de tampo maciço nessa faixa de preço (o que nao é facil xD)
O primeiro que esta na minha lista mas com um certo receio pois nao é barato e o dinheiro que irei pagar é bem suado.
takamine ed4dc que esta ai na faixa de 2400.
Mas vi muitos falando que takamine é muito nome e que posso achar violão na mesma qualidade ou melhor nessa faixa de preço, mas geralmente quem fala isso nao diz qual. :(
Eu ouvi falar que o violao cort tem um otimo custo beneficio.
Tem os yamahas tbm...
Aguem pode me indicar algum modelo com um bom custo beneficio nessa faixa???? ou que tenha o takamine ed4dc e posso falar sobre o violao.
De preferencia em tampo maciço, cordas de aço. e que nao tenha um braço muito "comprido" pois minha mão é pequena e tem violoes que ja testei de braço "comprido" que dificulta muito a pestana (dedo indicador pequeno :( )

dcduarte
Membro
# fev/19
· votar


LipeeMG

Opa, tudo certo?

Tem muitos violões por aí e muita informação também bons e ruins para os dois pontos, o que acaba confundindo muito mesmo.

Talvez o que eu fale também te confunda um pouco mais, mas juro que vou tentar ajudar mais do que confundir..
Segue aí. Qualquer dúvida, só mandar outra msg que a gente vai trocando ideia.

Ótimo violão esse Takamine sim. Caso tenha testado e gostado do braço, vai na fé. Só te aconselho a fazer uma boa regulagem nele.. Compre um encordoamento Elixir (mínimo .012), leve num luthier de confiança, peça uma regulagem de tensor para o calibre da corda que você comprar e também para altura de cordas. Isso vai fazer com que o instrumento fique mais "macio" mesmo com tensão pesada de cordas.

Você mencionou os Yamaha e na minha opinião eles são tiro certo porque tem boa construção e acabamento, bom valor de revenda e ótima sonoridade (exceto pelos piezo das linhas de entrada da Yamaha, mas isso vale um investimento futuro em uma captação melhor se for o seu caso lá na frente). A linha FGX tem ótimo custo benefício e vale a pena o investimento, mas se quiser, pode buscar um usado da linha A, que pode te acompanhar pro resto da vida, ou juntar um pouquinho mais e pegar um novo. Linha A você deve encontrar em torno de R$2800 novo.

Os Cort também são muito bons, mas não tem tanto prestígio no Brasil, acho que por falta de espaço com o fornecedor brasileiro. Tem um modelo super jumbo que é bem bacaninha, que é o da linha CJ. Ele tem um estilo meio Vintage e vale a pena caso você queira um som grave, encorpado e com muito volume.

Você conhece os LAG? São violões fantásticos em Design e sonoridade. É uma marca francesa que fabrica na China. Os violões nylon são bem prestigiados na Europa, da uma pesquisada, veja se encontra em alguma loja próximo de você para poder conhecer melhor.


A Pergunta que você precisa responder pra decidir é: Que tipo de som você pretende fazer?
Porque isso pode definir muita coisa, principalmente o modelo do corpo do violão.

Por exemplo, se quiser um som versátil, pra tocar de tudo um pouco, os dreadnought/ Folk vão satisfazer na boa. Esse é o caso do Takamine que você esta na dúvida. Normalmente os Folk tem o braço um pouquinho mais fino. Também há os modelos Auditorium, com sonoridade um pouco mais puxada para os médio agudos.
Pro Rock and Roll temos os violões Jumbo, os médio jumbo e até mesmo os Triple 0 (mais usado em blues, mas faz a vez com tranquilidade).

Estes são ótimos instrumentos, mas não basta só comprar e sair tocando. É necessário que você leve para regular de acordo com o calibre de cordas que você vai usar e com a altura de cordas que mais te agrade.

Se ficou com mais dúvidas, manda aí que a gente tenta ajudar, mas espero ter conseguido ajudar um pouco.

Grande abraço e vai no que o seu feeling te diz, afinal, é você que vai tocar o instrumento.

dcduarte
Membro
# fev/19
· votar


viniciuslira0

Rozini são ótimos violões nacionais. Pecam um pouco no acabamento, mas no geral, são muito bons e ótimo custo benefício na comparação com os gringos.

MPB, Bossa Nova e Samba pedem um violão Nylon.
É impossível conciliar as características que você citou em um único violão, infelizmente.

Óbvio que nada te impede de fazer uma bossa nova num violão com cordas de aço, mas o resultado não vai ser o mais fiel. Ainda assim, quem sabe não nasce uma bossa nova universitária, aí.. (hahaha desculpa a brincadeira)..

O modelo que mais pode se adequar para você provavelmente será o Flat com cordas de aço.

Se falarmos de Yamaha, a série APX é bem bacana e pode suprir sua necessidade em muitos desses pontos que você citou, mas tem o custo mais elevado (o único ponto negativo é o piezo de entrada da yamaha).

Com o Rozini temos a linha RX, que é muito bem construída (peca no acabamento e no pré) e bem mais em conta.

dcduarte
Membro
# fev/19
· votar


macedorafael

Opa, tudo certo??
Man, procura os violões Dolphin, que estão bem legais, ou investe um pouquinho mais e pega um Rozini, que é bom negócio.

Abraço!

LipeeMG
Membro Novato
# fev/19
· votar


dcduarte
Primeiramente muito obrigado pelas dicas.
Sobre o tipo de musica que eu quero tocar ,acredito que de tudo um pouco,.
Mas realmente gosto mais de musica folk/pop/rock como Ray LaMontagne, Ed sheeran, Bon Iver, Jake Bugg etc,
Dei uma pesquisada na serie A da yamaha e encontrei esse modelo AC1M, que esta com desconto nas Americanas e saindo a 2564 (preço do takamine ed4dc). Mas pelo que vi o modelo do corpo dele nao e folk correto?
E teria que comprar pela internet pois na minha cidade e região não tem loja que vende yamaha. Na descrição do site da yamaha diz ser braço fino o que acredito ser essencial para eu ter mais conforto tocando.(mas nao tem como testar)
Qual dos 2 você me recomenda? (ou se quiser citar algum outro)
Detalhe pretendo tocar ele pelo menos no momento 90% do tempo desplugado, roda de amigos etc.
Pesquisando nos forum etc, lembro de ler sobre o yamaha nao ser muito bom desplugado, mas são tantas informações como você mesmo disse boas e ruins, que realmente quanto mais pesquiso mais em duvida fico. HAHA

biihfranca
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: biihfranca
· votar


Olá,

Toco violão há +/- 10 anos, nunca tive aula ou orientação, aprendi lendo cifra e assistindo, vez ou outra, aula no youtube. Herdei um violão di giorgio estudante 1987 da minha mãe, pelo braço ser mais largo, nunca consegui aprender a fazer pestana efetivamente, exceto pestanas que não tenham que pressionar todas as cordas.
Ano passado passei a integrar um grupo de voluntários que vai todo final de semana ao hospital para tocar e cantar para crianças, o repertório mais vasto possível, sem amplificadores. Por não conseguir fazer pestana, acabo não conseguindo tocar algumas músicas, o que me incomoda bastante.
Dito isso, resolvi buscar um violão com braço mais fino que pudesse facilitar a minha vida. Encontrei dois que me interessaram mais, porém não consigo me decidir entre eles, até por não conhecer as marcas, são eles:

- Tagima Kansas Mahogany (R$ 629,00)
- Strimberg SD20c Mahogany (R$ 584,00)
- SGD195C STNT Satin Natural Fosco Shelby (R$ 449,00)


Por qual deles deveria optar? Existe algum outro, nessa faixa de preço, que vocês poderiam me recomendar?

Agradeço desde já a ajuda.

dcduarte
Membro
# mar/19
· votar


biihfranca
O Shelby é um violão bem bacana nessa faixa de preço, assim como o Kansas, da Tagima. Vale a pena pegar um desses sim.
Caso tenha fácil acesso a uma loja em sua região e queira uma outra opção, tente procurar uma série mais recente da Tagima chamada Woodstock, são ótimos violões, muito bem acabados e soam muito bem, principalmente o modelo TW 29. Vale a pena testar presencialmente e ver qual voce vai se adaptar melhor.

biihfranca
Membro Novato
# mar/19
· votar


O Shelby é um violão bem bacana nessa faixa de preço, assim como o Kansas, da Tagima. Vale a pena pegar um desses sim.
Caso tenha fácil acesso a uma loja em sua região e queira uma outra opção, tente procurar uma série mais recente da Tagima chamada Woodstock, são ótimos violões, muito bem acabados e soam muito bem, principalmente o modelo TW 29. Vale a pena testar presencialmente e ver qual voce vai se adaptar melhor.


O Shelby é bom mesmo? Andei pesquisando pela internet e vi gente reclamando apenas da fragilidade dele, mas tendo cuidado acho que não tenha problemas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda