Pedal Fishman AURA anula o PreAmp do violão ?

Autor Mensagem
danilo coan ramos
Veterano
# mai/10


Eu queria saber se a utilização do pedal fishman AURA anula a equalização do violão, uma vez que a intenção desse pedal é dar ao violão um toque de taylor, martin e afins..

Eaí?

Alguem manja?

Fernando
Veterano
# mai/10
· votar


Não anula.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

Cuidado! O objetivo da linha Aura NÃO É esse. Os Aura são "despiezadores", e não um simuladores. Os modelos que você seleciona não são modelos que você quer simular, e sim o modelo do TEU violão. De certa forma, o objetivo dos Aura é o oposto de um simulador. Enquanto um simulador tenta fazer o teu violão soar como outro, so Aura tentam fazer o teu violão plugado soar como o mesmíssimo violão desplugado.

Dito isso, é impossível ele "anular" o preamp do teu violão. O sinal que sai do preamp é processado, mas não é interpretado. O próprio manual de todos os pedais com a tecnologia Aura explica como se usa.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Pois é, mas eu li sobre o pedal que ele foi desenvolvido em estudio nos estados unidos através de captação e processamento do som/timbre de alguns modelos selecionados como os apavorantes!
Aí tem os Aura jumbo, dreadnought( folk no brasil ) etc.
No meu caso, o meu violão é um Jumbo Cort CJ5X e vem com um preamp da Fishman Prefix Plus-T, e o captador é da linha Fishman Matrix Acoustic.
Ou seja, ele plugado responde quase que PERFEITAMENTE, como vc pôde perceber a eletrônica dele é de muita qualidade.
Porém, quando li sobre o efeito do pedal sobre os violões plugado, e vi diversos videos no youtube, percebi a real despiezação dos timbres.
MASSSS volto a dizer que li um artigo e preciso achar isso novamente pra citar aqui, que o pedal ele imagina os timbres de taylors, martins, e os tops da takamine.
Tudo isso através da tecnologia aura, desenvolvido em estudio.

Afinal... certeza absoluta que ele é isso que eu li, ou não é mesmo?

Outra coisa, no caso do meu violão, com essa qualidade de captação e equalização, faria uma REAL diferença agradável?

Me ajuda aí BOG. ( se eu nao me engano vi em outros topicos, uma briga sobre a yamaha e crafter que foi divertida, e vc diz que mora no japão. Qual a fama da fishman por aí e dos pedais AURA ?

Valeu...

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

Sinceramente, acho que o cara que escreveu o artigo não tinha entendido como o Aura funciona. O que eles fazem é pegar um violão X e gravar microfonando e em linha ao mesmo tempo. Aí eles montam um "mapa" digital que indica a diferença entre um e o outro, e quando você toca este "mapa" é usado para reaproximar o som plugado do que eles tinham microfonado. Mas isso é para o violão X. Quando você escolhe um dos modelos naquele seletorzinho em um dos pedais Aura, você deve escolher o violão que mais se aproxima do teu - ou o próprio. No primeiro Aura, eles até mesmo construíam a imagem para você se você mandasse o violão para eles! Você PODE encontrar sons interessantes usando outras imagens diferentes, mas isso não quer dizer que ele esteja simulando um violão Y ou Z - tudo o que o Aura faz é tentar tirar o "quack" do piezo do teu violão. Ele não tenta fazer o teu violão soar como um Martin ou Taylor.

Quanto à captação, é a mesma usada para construir as imagens. Por isso mesmo, é a captação que dá os melhores resultados com o Aura. O que quer dizer que se tem uma captação para a qual o Aura faz uma REAL diferença, é a Fishman Matrix.

Quanto à fama, a Fishman é bem vista no geral. De certa forma, é um "standard" - usada como parâmetro de comparação quando se fala de outras marcas ("este aqui é quase tão bom quanto Fishman", "este aqui é bem melhor que Fishman", etc).

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Cara que beleza.. me esclareceu.. valeu aí.

O duro é que aqui sai em torno de 1,000 reais.

Mas deve valer a pena.

Vou guardar dinheiro heheh

Obrigado brother.

xandão glorifica
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

Olá, eu comprei um fishman aura dreadnought recentimente. Tenho um Washburn D10 com captação fishman prefix pró. Posso te dizer que o Aura melhora expressivamente o timbre do violão plugado. 16 tipos de "imagens de sons", é até engraçado esse termo, que vc pode misturar à captação do seu violão. Não é o caso de vc escolher uma imagem que se aproxime do seu, e sim a possibilidade de vc misturar o som do seu violão um timbre bem mais acústico voltado para o grave, ou mais voltado para o médio e ou um timbre mais agudo. Tem várias opções, eu to achando sencasional... Minhas últimas pesquisas estão voltadas para um D.I, para melhorar o sinal que sai do peal para uma P.A. Andei olhando um pre amp da Tonebone o PZ Pré, que faz a função de DI. equalizador, booster, notch, além de der um loop de efeitos, onde quero ver se dá pra trabalhar juntamente com o Aura.

xandão glorifica
Veterano
# mai/10
· votar


Desculpe os erros de portugues... eu to no trabalho e digitei na correria...

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Valeu ai cara!!

Quanto ao DI saca ali na lista de topicos, que tem um que estamos em discussão e acho que chegamos a algum consenso.

valeu

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


UP UP UP!!!

Fala Galera!

Já dei uma pesquisada na linha AURA da Fishman e vi q tem varios pedais com varias funções pude notar um novo ( nem tão novo) mas no Brasil tudo é novidade Rss..

o Aura Sixteen q se trata de um pedal de simulações ao estilo do Zomm A2.1U e também é claro da uma limpada boa no som piezo. O motivo do UP é pra saber se alguém aqui do FCC já testou ou tem um desses pra dar um parecer melhor pois todo o material q Eu encontrei são de sites e alguns reviews em ingles q não entendo nada.. Se puderem ajudar ficarei grato.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Esses pedais da Fishman deixam o som parecido com um captador da fishman? mesmo usando um captador no violão que não seja assim tão bom?

Pergunto isso pq tinha uma guitarrinha vagabunda no passado da Dolphin, e dps q comprei um Wah-Wah cryin baby da onner o som melhorou tanto que parecia outra guitarra com outros captadores !

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Não.. o principal da serie é o Aura Spectrum DI ele limpa o som e coloca ele praticamente microfonado, melhora o som limpando o som piezo e melhora até dos captadores da propria Fishman esse Aura Sixteen q Eu estou pesquisando ele além de limpar o som é uma especie de simulador q carrega até 16 imagens de violões TOP e pode ser escolhidas em uma galeria no site da Fishman.

mesmo usando um captador no violão que não seja assim tão bom? o captador não precisa ser necessariamente da Fishman mas quanto melhor for melhor será o resultado

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama

Pelo preço desses aura, acho que é melhor comprar um captador fishman mesmo :P

Tá na faixa de 800 reais !

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Mas ele melhora o som e ainda simula outros violões se não Me engano possui outros efeitos. Dei o UP mas ver se alguem já testou ou tem um desses.

Ele simula Jumbos, Folks, Flats e outros de diversas marcas e modelos

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama

O ideal seria testar um né pra ver como é. Eu digo testar num violão que não tenha captação das melhores, pq imagino que um pedal fishman junto com um captador fishman não tem como ficar ruim né hehe.

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

o complicado é q tem q contar com a experiencia dos outros na minha city só por encomenda e ainda de brinde custa quase o dobro... Só resta compra na NET da vida mesmo.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama

Talvez isso ajude um pouco:





Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

essa aí é o Aura Spectrum custa uns 1.200, 400 reais mais caro q o Sixteen. Por isso estou pesquisando esse Aura Sixteen pra ver se realmente compensa

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama
o Aura Sixteen q se trata de um pedal de simulações ao estilo do Zomm A2.1U

Não é, cara. Ele também é um despiezador. Você deve normalmente selecionar uma imagem de um violão similar ao seu. O objetivo não é fazer o teu violão soar como outro instrumento. (num dos vídeos que o Pé de chinelo postou, o cara fala isso com todas as letras, por sinal)

se não Me engano possui outros efeitos

E os "outros efeitos" são compressor, equalizador, anti-feedback e afinador.

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

o Aura Sixteen q se trata de um pedal de simulações ao estilo do Zomm A2.1U pior q é verdade.. Ele realmente é um SIMULADOR e não somente dispiezador ( o q é somente dispiezador e tem essa função de carregar UMA IMAGEM SIMILAR ao violão usado é o AURA SPECTRUM DI e não o Aura Sixteen)

o proprio nome indica Aura SIXTEEN ou seja 16 imagens q poderão ser usadas em simulação

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


Natanael Gama
Ele realmente é um SIMULADOR

Não é cara. Onde exatamente você viu/leu que ele era um simulador?

Se você não acredita em mim, leia o manual do Aura Sixteen. Ele não fala em simulação. Em lugar nenhum. Por outro lado, ele diz que:

To get the most realistic tone from Aura Acoustic Imaging, you should
always match your Images with the instrument type you're playing. For
example, choose dreadnought Images when plugging in a dreadnought
body style guitar; choose mandolin Images if you're playing a mandolin.
Don't hope to derive a mandolin sound from a dreadnought or try to turn
your orchestra body style guitar into a 12-string.


http://www.fishman.com/files/aura_sixteen_user_guide.pdf

Natanael Gama
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

Ok!

Eu reconheço quando erro.. Rss realmente cometi um equivoco não é bem simulação as imagens q podem ser escolhidas entre diferentes shapes e madeiras na verdade são variações de madeiras e microfones usados. Servem mesmo como uma especie de simulador ( IMAGINING) uma forma de imaginar e fazer com q o violão com aquela imagem venha a soar como ele é microfonado.. Fiz confusão pelas propagandas q vi e como já tinha o Aura Spectrum DI tirei de cogitação q esse modelo teria o mesmo proposito mas pelo q vi o Aura Sixteen é um pedal mais acessivel com a mesma funcão principal do Spectrum.

Valeu e Desculpe o equivoco

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama

As variações de madeira também não são bem simulações, o recomendado é você procurar uma imagem que se aproxime o máximo do seu instrumento. Já os microfones sim, esses são "simuláveis".

Na verdade, existe uma razão técnica para funcionar assim, e não como um simulador de violões. A técnica embaixo do Aura é assim: em um ambiente controlado, eles capturam o sinal saído do captador e o som microfonado. Com técnicas que não vêm ao caso, eles montam uma função linear que aproxima o sinal captado do microfonado. A partir deste modelo (que é a imagem) você tem uma função que transforma qualquer sinal captado numa versão "microfonada" do mesmo sinal. O problema é que para isso funcionar, o sinal captado precisa manter as mesmas características do sinal original que eles capturaram em laboratório. Daí a importância de você escolher uma imagem para um violão parecido com o teu. E é também por isso que eles recomendam usar captadores piezo, e se possível um modelo específico. Porque quanto mais próximo você chegar das condições que eles tinham no laboratório, mais próximo o sinal transformado será daquele sinal microfonado.

Eles poderiam tentar simular violões? Na verdade, poderiam. Mas simulações com base em um sinal desconhecido normalmente precisam forçar MUITO a barra, porque precisam "adivinhar" uma série de parâmetros. É por isso que os melhores simuladores de instrumentos (como o Sistema VG da Roland e a Variax) trabalham com uma captação especial - o objetivo é sempre tentar produzir um sinal tão parecido quanto possível daquele usado para gerar a função de transformação.

Em outras palavras, DSP magic. =P

Natanael Gama
Veterano
# jan/12 · Editado por: Natanael Gama
· votar


Bog

Eu sei que para ficar realmente bom é bem complicado mas pensei q se tratava de um pedal com o mesmo proposito do Zomm A2.1U que na verdade é um quebra galho mas até q é bom se não fosse tão caro pois acho q não vale o preço, Mas sendo da Fishman pensei q seria com o mesmo proposito mas melhorado e com uma qualidade melhor... Esse foi o motivo da minha confusão

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Natanael Gama

Hehe, sim sim, estamos esclarecidos. Só estava tentando falar um pouco mais sobre o conceito por trás do Aura.

Eu tenho curiosidade de experimentar a versão da Yamaha... er... "inspirada" no Aura. Eles foram mais radicais nessa idéia de "reproduzir as condições", porque o sistema vem incorporado no violão, e é customizado para cada modelo - é como ter uma imagem do Aura feita para o mesmíssimo modelo de violão que você usa (curiosamente, na primeira versão do Aura, a Fishman fazia uma imagem se você enviasse o violão para eles!!!)

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Natanael Gama

Eu tenho 2 versões do Aura, o Spectrum e o Ellipse. O Ellipse veio instalado no Gibson SJ-200 com 4 imagens customizadas para ele. Essas "imagens" variam um pouco em brilho e corpo sonoro, mas todas são usáveis.

De toda forma, tem um programa da Fishman junto que tem um banco de imagens enorme e serve para trocar as imagens contidas nos equipamentos. Não tem sentido trocar as imagens do Gibson... Mas para usar os outros violões, é muito bom, inclusive para usar com guitarra com piezo.

Uma coisa que não foi dita, o pedal tem o melhor desempenho para captação de rastilho apenas, então não é para qualquer captador ou configuração. No próprio manual eles pedem para desligar os captadores mais complexos com microfone embutido ou aqueles sensores de tampo (tirar e deixar só o rastilho).

Natanael Gama
Veterano
# jan/12 · Editado por: Natanael Gama
· votar


Bog


na primeira versão do Aura, a Fishman fazia uma imagem se você enviasse o violão para eles!!!

Poh Legal hein.. pena q enviar o violão pra Alemanha é complicado caro e perigoso Rss

MMI

o pedal tem o melhor desempenho para captação de rastilho apenas

disso Eu não sabia.. valeu pela dica

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


MMI
Uma coisa que não foi dita, o pedal tem o melhor desempenho para captação de rastilho apenas

Foi sim! =P

Me citando: é também por isso que eles recomendam usar captadores piezo, e se possível um modelo específico.

Renato Franklin
Veterano
# jan/12
· votar


Porra, sou louco por este Pedal. Tenho um Epiphone Jumbo EJ 200 CE, deve ficar massa plugado neste pedal!

Pensei em comprar pelo ebay, mas tenho medo de taxar! Capaz de mesmo taxado sair mais barato do que aqui no Brasil, hehe.

EmersonPBA
Veterano
# mar/12
· votar


to numa dúvida entre esse aura spectrum e o boss ad8

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal Fishman AURA anula o PreAmp do violão ?