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dene1975 Veterano |
# mar/10
peço por favor quem poder me ajudar a tirar essa duvida; nessa escala de F#=F#,G#,A#,B,C#,D#,F,F# minha duvida é :um colega me disse que nao se pode repetir duas notas maiores , nesse caso (F e F#) e que eu deveria usar E# no lugar do F isso existe mesmo? E# ? quem poder me ajude obrigado; obrigado galera.
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Minow Veterano |
# mar/10 · Editado por: Minow
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Sim, existe E#. Você pode repetir notas, mas pra casos mais específicos, pra enarmonizar certas escalas mais complicadas, tipo de acordes alterados e etc. Mas nesse caso, é a nota que faz parte da escala.
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Lord-g Veterano |
# mar/10
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dene1975 Cara o que responderia sua pergunta seria armadura de claves. Dá uma olhada existem 14 na clave de sol por exemplo.
Neste caso seria SOL Bemol maior = Gb => Gb,Ab,Bb,Cb,Db,Eb,F
Desta forma se voce tirar os acidentes (bemois)nenhuma nota se repete .G,A,B,C,D,E,F .
E cara posso tá errado mais essa do E# nunca vi !!!!
flw
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makumbator Moderador
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# mar/10
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Lord-g
Claro que existe E#, assim como B#, Cb e Fb
Até porque, fora do temperamento igual(como nos sistemas de afinação barrocos), há a diferença sonora entre os "enarmônicos" que no temperamento igual são o mesmo som. Em um sistema de temperamento desigual, o Bb soa diferente do A#. Até por conta disso(mas não somente), há o E#, B#,Cb, Fb
Essa nomenclatura foi mantida no temperamento igual.
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Minow Veterano |
# mar/10 · Editado por: Minow
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Lord-g Ué? Seguindo a mesma premissa, ciclo de quintas, vamos lá:
F, C, G, D, A, E, B.
Ou seja, em F# terá um E# e em C# terá tanto um E# quanto um B#.
E nos bemóis, você vai fazer o contrário, certo?
B, E, A, D, G, C, F.
Mesmo esquema, vai ter Cb e Fb.
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Lord-g Veterano |
# mar/10 · Editado por: Lord-g
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makumbator Minow Seguite galera ... rsrs voces teem toda razão e só tenho a agradecer a voces ,graças a essa discussão q fui saber sobre temperamentos musicais , discrepancia entre 12 quintas justas a chamada "Coma pitagórica" e acredito até que nossa discussão discorreu tbm em torno disso .
Mas um assunto pra me interar melhor , vlw
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makumbator Moderador
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# mar/10
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Lord-g
Hheheh...estamos calmos(eu estou e garanto que o mano Minow também está!).
Minha intervenção foi só para lembrar que esses intervalos existem mesmo na música atual(apesar da enarmonia). Muita gente acha que eles não existem pois aparecem pouco na música dita popular, (até por surgirem mais facilmente em tonalidades com muitos acidentes, pouco comuns na música pop).
Na prática cotidiana do temperamento igual, a gente pode até dizer que o E# é igua ao fá, mas sempre lembrando que ele existe na teoria e na prática! Mesmo soando igual à outra nota.
Valeu!
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dom de Deus Veterano |
# mar/10
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Minow makumbator
F#=F#,G#,A#,B,C#,D#,F,F#
então essa escala tá correta?
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Carregando Veterano |
# mar/10 · Editado por: Carregando
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dom de Deus
F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#
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dene1975 Veterano |
# mar/10
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galera muito obrigado, percebo que irei aprender muito com vcs voces sao feras; valeu.
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dene1975 Veterano |
# mar/10
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CARREGANDO, desculpe minha ignorancia se for o caso mais parece que nao se pode usar bemois em escala crescente ou estou errado ? desde ja obrigado.
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LeandroP Moderador |
# mar/10
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dene1975
Os bemóis podem ser usados assim como os sustenidos.
Através do ciclo de quintas você obtém as escalas com sustenidos e através do ciclo de quartas você obtém as escalas com bemóis.
As escalas com bemóis são (pela ordem de bemóis): F maior, Bb maior, Eb maior, Ab maior, Db maior e Gb maior.
Aqui ensina como montar escalas pelos ciclos de 4as e 5as: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
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dom de Deus Veterano |
# mar/10
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Carregando
F#, G#, A#, B, C#, D#, Eb, F#
D# e Eb são a mesma nota! tem algo errado ai.
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Eddie.Rod Veterano |
# mar/10
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A escala para Fá # maior será:
F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#.
Vocês podem fazer até o esquema de intervalos que é bem usado em cursos de teoria musical, para iniciantes:
Escala maior: T, T, ST, T, T, T, ST Escala menor primitiva: T, ST, T, T, ST, T, T
T = Tom ST = Semitom
Ou seja:
C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A (T) B (ST) C
A (T) B (ST) C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A
Espero ter ajudado!
Abraços!
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LeandroP Moderador |
# mar/10
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Uma análise direta:
Escala de Fá maior:
F, G, A, Bb, C, D, E, F
Pra escala de F# basta elevar cada grau em um semitom. Pra isso usamos o sinal de sustenido (#).
F#, G#, A#, Bb#, C#, D#, E#, F#
Uma coisa estranha acontece com a nota Bb que recebe um sinal completamente oposto ao sinal existente. O # anula o efeito do b.
F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#
Podemos concluir que todas as notas desta escala, com excessão à nota B, recebem o sinal #.
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Carregando Veterano |
# mar/10
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dom de Deus
vlw, troquei, hehehe
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Penta_Blues Moderador |
# mar/10
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Boa tarde!!!
dene1975 Pra mim, isso se deve a dois fatores: Primeiro pela definição de Escala Diatônica, onde todas as notas estão presentes em intervalos de Tons e Semi-tons. Segundo pela necessidade de "simplificar" a notação musical em um Pentagrama, já que seria necessário incluir acidentes no meio deste, ao passo que não repetindo notas, reconhecemos a que Escala se refere uma determinada pauta pelo número de acidentes existentes na armadura da clave. Valeu!!!
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